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As 8 vitaminas do complexo B e sua importância

10 minutos para ler

Para uma vida longa e saudável, é necessário seguir bons hábitos no dia a dia, o que inclui uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas. No entanto, por conta da rotina agitada e, muitas vezes, da falta de acompanhamento médico, é comum que as pessoas tenham deficiências no organismo. Assim, as vitaminas do complexo B são essenciais para manter a nossa saúde.

Cálcio, vitaminas e ferro, por exemplo, não estão sendo ingeridos diariamente, de acordo com as necessidades do corpo. Falando especificamente sobre as vitaminas do complexo B, elas são necessárias para uma série de funções vitais no organismo. Afinal, elas atuam no metabolismo, são antioxidantes e combatem os radicais livres, por exemplo.

Para identificar se o seu organismo está com o nível ideal desses nutrientes, é preciso procurar um médico que, por sua vez, vai indicar os exames necessários para uma avaliação. Neste post, listamos cada uma delas, explicamos sua importância e as principais fontes de alimentos em que você consegue obtê-las. Confira!

O que é o complexo B?

O complexo B se destaca entre o grupo das vitaminas por oferecer um importante valor nutricional para a nossa vida. Elas fornecem energia para o organismo e ajudam no cuidado da saúde mental de maneira mais natural.

Nesse grupo, oito vitaminas diferentes têm como característica em comum o fato de ser hidrossolúveis. Além disso, normalmente, estão disponíveis nas mesmas fontes alimentares.

Como o nosso organismo não produz as vitaminas do complexo B, elas precisam ser ingeridas e, por isso, a alimentação é fator primordial para mantermos em nosso organismo nível adequado desses nutrientes. O complexo B pode ser encontrado em diversos alimentos, como carnes de aves, atum, fígado, leite e ovos.

Para que servem as vitaminas desse complexo?

As vitaminas do complexo B ajudam a controlar a produção de energia para o organismo, mantendo a saúde do sistema nervoso, dos cabelos, da pele e do intestino. Elas transformam o alimento em energia e fortalecem as defesas do organismo.

O complexo B também garante melhor funcionamento para o coração. São importantes porque essas vitaminas previnem quadros de anemia e fortalecem o sistema imunológico, além de combater os radicais livres. Elas também ajudam no combate de outras doenças e problemas, como:

  • cansaço;
  • sensações de irritabilidade;
  • inflamações na boca e na língua;
  • dores de cabeça;
  • formigamento nos pés;
  • alergias de pele;
  • anemia;
  • gases e diarreia;
  • demência;
  • depressão.

Quais são as principais características do complexo B?

As vitaminas do complexo B facilitam a digestão e a absorção de proteínas, carboidratos e gordura. No estômago, elas estimulam a liberação e controlam o suco gástrico, auxiliando a absorção e digestão dos nutrientes.

Elas fazem parte do grupo dos hidrossolúveis e não são armazenadas em grande quantidade no organismo. Por isso, seu consumo deve acontecer diariamente.

São muitas as funções que as vitaminas do complexo B desempenham no nosso organismo e, normalmente, elas atuam com enzimas para a realização de diferentes processos metabólicos. Por isso, a falta dessas vitaminas pode afetar diferentes partes do corpo. Os sintomas mais comuns da carência do complexo B no organismo são fadiga, irritabilidade, anemia e lesões na pele.

Quais são as vitaminas do complexo B?

São várias as vitaminas que compõem o complexo B e todas são de grande importância para o funcionamento adequado do nosso organismo. Abaixo, vamos falar sobre cada uma delas e como funcionam no nosso corpo.

1. Vitamina B1: tiamina

A vitamina B1 atua no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Entre as suas principais funções, podemos destacar o seu papel no cérebro humano, já que ela inibe a morte de células nervosas, ajuda a melhorar a memória, a capacidade de concentração e de raciocínio.

A tiamina também auxilia na preservação da saúde do fígado, tem função antioxidante e favorece até o ganho de massa muscular. A falta da vitamina B1 no organismo pode trazer uma série de prejuízos, afetando a função digestiva e o sistema nervoso, por exemplo.

Entre as principais fontes de alimentos em que a tiamina pode ser encontrada estão as carnes bovina, suína e de aves, peixes, grãos integrais, como trigo e arroz, feijão preto, leite, iogurte natural, milho, frutas e verduras, como o espinafre.

2. Vitamina B2: riboflavina

A riboflavina é uma vitamina facilmente encontrada em leite, peixe, carne e nas verduras de cor verde-escura. Ela é essencial para que o metabolismo funcione bem, e também é responsável por estimular a produção de sangue.

De forma geral, suas principais funções são auxiliar o funcionamento do sistema nervoso, ajudar na saúde de olhos, pele e boca, atuar no crescimento e desenvolvimento e, por ser antioxidante, também ajuda no combate ao câncer.

Para manter o bom nível de vitamina B2 no organismo, não se esqueça de incluir na alimentação diária opções como couve, brócolis, ervilhas, repolho, semente de girassol e laticínios.

3. Vitamina B3: niacina

A vitamina B3 ou niacina se destaca por ajudar a melhorar a circulação do sangue no organismo e os níveis de colesterol, além de controlar o diabetes e diminuir problemas de enxaqueca. Mas não é só isso. A niacina tem papel na produção de energia para as células, melhora os efeitos colaterais da artrite e ajuda na prevenção de doenças sérias, como câncer e Alzheimer.

A recomendação da quantidade diária a ser ingerida de vitamina B3 vai depender da faixa etária da pessoa, mas mulheres, em geral, devem consumir 18 mg. Entre as principais fontes de niacina estão peixes, como o atum, frango, fígado, amendoim e leguminosas.

4. Vitamina B5: ácido pantotênico

A vitamina B5 desempenha três grandes papeis no organismo humano: é importante para a saúde do coração, combate o estresse e atua como sintetizadora. Quanto ao coração, o ácido pantotênico ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e a pressão arterial.

No que diz respeito ao estresse, a vitamina ajuda a diminuir esse problema, além de estar associada à melhora de outras doenças mentais, como depressão e ansiedade. Já a sua capacidade sintetizadora quer dizer que ela é importante para a formação de proteínas, gorduras e aminoácidos no corpo.

Alimentos ricos em vitamina B3 são carnes bovina e de frango, salmão, cogumelos, ovos, laticínios, cereais, semente de girassol, abacate, laranja, amendoim, nozes, batata doce, lentilha, soja, couve, repolho e brócolis.

5. Vitamina B6: piridoxina

Essa vitamina é bem presente tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Entre suas principais funções estão diminuir os efeitos da TPM e artrite reumatoide, prevenir quadros de depressão e doenças cardíacas, melhorar o sistema imunológico, além de estimular a produção de energia.

A falta de vitamina B6 no organismo, normalmente, se dá por problemas de má absorção da mesma, fatores genéticos, tabagismo e alcoolismo. Carnes, leite, ovos, batata, banana, aveia, abacate, cereais e nozes são alguns dos alimentos que oferecem essa vitamina.

6. Vitamina B7: biotina

Nos últimos tempos, a vitamina B7 ou biotina ficou muito popular entre as pessoas que se preocupam em manter cabelos compridos e saudáveis. Tudo isso não é por acaso, já que essa vitamina é benéfica para os cabelos, a pele, as unhas, além de estar relacionada ao metabolismo.

A falta da biotina pode causar alterações na pele, dores musculares e até depressão. Entre os principais alimentos em que você pode encontrar a vitamina B7 estão arroz, amendoim, farelo de aveia, nozes, ovo e fígado de vaca.

7. Vitamina B9: ácido fólico

A vitamina B9 é muito conhecida pelo nome de ácido fólico, principalmente, entre as mulheres que desejam engravidar, pois ela é fundamental para o bom desenvolvimento do feto. Por isso, antes mesmo do início da gestação, a mulher já começa a tomar essa vitamina em forma de suplementação, seguindo as recomendações do seu médico pessoal.

A vitamina B9 é importante para o cérebro, o coração, a pele, os cabelos e as unhas, além de ajudar na imunidade e atuar na prevenção de câncer. Entre as fontes naturais de ácido fólico estão couve, brócolis, espinafre, cereais integrais, vísceras e feijão.

8. Vitamina B12: cobalamina

A vitamina B12 ou cobalamina desempenha papel importante na formação das células vermelhas no sangue. Além do mais, é essencial para funções do sistema nervoso central e ajuda na prevenção da anemia megaloblástica.

A ausência dela no organismo pode ter diversas manifestações, como problemas de concentração, falta de memória, fadiga e pele amarelada. Os alimentos ricos em vitamina B12 são de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios.

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Qual é a importância dessas vitaminas para o nosso corpo?

As vitaminas do complexo B são responsáveis por desempenhar funções fundamentais para o nosso organismo, além de ser essenciais para regular e garantir o bom funcionamento do nosso corpo. Elas são catalisadoras e fazem com que as transformações químicas ocorram de uma maneira mais simples e eficiente no organismo.

Quais alimentos contém essas vitaminas?

As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos. Entre os alimentos que as fornecem ao organismo, temos grãos de cereais integrais, hortaliças verdes — como rúcula e espinafre —, ovos, carnes, peixes, levedo de cerveja, abacate, fígado, amendoim, batata, queijo cottage e feijão.

Existem, também, suplementos vitamínicos que podem ser facilmente adquiridos em qualquer farmácia, mas a automedicação não é recomendada. É preciso consultar um médico para saber se o seu corpo precisa ou não de suplementação. Como essas vitaminas são encontradas nos alimentos, muitas vezes, somente será preciso melhorar a dieta.

Vimos que as vitaminas do complexo B são extremamente importantes para o seu organismo e precisam ser consumidas diariamente. Além disso, lembre-se de seguir uma rotina periódica de check-ups para garantir que o seu corpo tenha os níveis ideais de vitaminas e minerais, além de manter cuidados com a alimentação.

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7 thoughts on “As 8 vitaminas do complexo B e sua importância

  1. Post excelente, muito importante para o esclarecimento sobre as vantagens da utilização das vitaminas do complexo B.

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