O que não pode faltar na rotina de cuidados diários com a pele?

6 minutos para ler

O maior órgão do corpo é a pele, que atua como um cartão de visitas nosso. Ao observarmos o rosto das pessoas, podemos deparar com uma pele saudável e bem cuidada, assim como com sinais de olheira, envelhecimento, flacidez e manchas. Porém, pessoas de todas as idades devem adotar uma rotina de cuidados com a pele não só por estética, mas pela saúde e bem-estar.

Estresse, alimentação e disfunção hormonal podem influenciar a saúde desse órgão. Ainda, partículas como poeira e poluição, além de células mortas, maquiagem e outros resíduos, se não forem removidos, podem causar desequilíbrio cutâneo.

O aumento da oleosidade e de impurezas no rosto pode levar ao aparecimento de acne e inflamações — sem contar o aspecto cansado e sem vida provocado pela falta de uma boa limpeza. Mas o que fazer para cuidar da pele de maneira adequada? É disso que trataremos neste artigo! Acompanhe!

Como cuidar da derme?

Limpeza

Em caso de alergias, pele oleosa ou outra condição, utilize um sabonete específico ou tratamento especial recomendado por um dermatologista. É importante optar por produtos suaves, específicos para a pele do rosto. A limpeza da pele pode ser feita durante o banho. Como o excesso de lavagem na pele oleosa estimula as glândulas sebáceas a produzir oleosidade, o ideal é que esse procedimento seja feito apenas duas vezes ao dia.

Tonificação

A limpeza, seguida de esfoliação da pele, tende a abrir os poros. Os tônicos faciais funcionam para o fechamento dos poros abertos, processo que evita o acúmulo de sujeira e maquiagem.

Alguns benefícios, como a limpeza profunda e o combate à oleosidade e ao ressecamento, podem ser obtidos com a utilização desses tônicos. As indicações e contraindicações devem constar nos rótulos.

Hidratação

A hidratação deve ser de dentro para fora. O aspecto da pele está diretamente relacionado à quantidade de água ingerida ao longo do dia. Assim, o consumo de líquidos é fundamental. Entretanto, não deixa de ser imprescindível a utilização de cremes, loções ou géis hidratantes, atuando também de fora para dentro.

A pele ressecada perde brilho e elasticidade e é mais propensa à formação de rugas. Ainda, é importante destacar que peles oleosas precisam ser hidratadas, pois a oleosidade não deve ser confundida com hidratação.

No caso da pele desidratada e com tendência à oleosidade, a reação natural do corpo é produzir ainda mais sebo, para compensar a falta d’água. Isso quer dizer que a pouca hidratação pode ser a causa de problemas de oleosidade excessiva.

Esfoliação

A esfoliação em peles oleosas e mistas pode ser feita diariamente. Já em peles normais e secas, deve ser realizada com menor frequência, para evitar o ressecamento. Assim, o ideal é a pele estar úmida antes da aplicação do esfoliante, que pode ser feita no banho, com movimentos circulares, enxaguando em seguida.

Proteção solar

O uso do filtro solar é fundamental. A escolha do fator de proteção é imprescindível e depende do tempo e de quanto você se expõe ao sol. Protetores com FPS acima de 30 são recomendados para alta exposição, e o 30, para quem fica só dentro do escritório. Menos que isso não é o ideal.

Depois, vem a escolha da textura do produto — seco ou gel para peles oleosas e emulsões ou loções cremosas para peles normais ou secas. Protetores solares com base também podem ser adotados, desde tenham o FPS adequado.

Ainda, é importante ressaltar que o produto usado por um amigo pode não ser recomendado para você, já que cada um tem um tipo de pele: normal, seca, oleosa ou mista. Encontrar o protetor mais adequado à sua pele pode ser um trabalho árduo.

Quais as consequências da falta de cuidados com a pele?

Envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce da pele consiste na presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, essas características não se apresentam. Esse processo depende mais dos hábitos de vida do que da genética, variando de uma pessoa para outra.

O uso de dermocosméticos com ativos rejuvenescedores, como o retinol, ajuda a retirar as células mortas, permitindo a penetração de outros ativos, além de estimular a formação de colágeno. Já a formação de radicais livres pode ser diminuída com os antioxidantes, como as vitaminas E e C, o resveratrol e o ácido ferúlico.

Acne

Textura espessa, poros dilatados e oleosidade em excesso na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo), além do surgimento de lesões de cravos e espinhas, são características da pele oleosa e com acne. No verão, o excesso de brilho e as inflamações tendem a piorar.

Perda de viço

O brilho é uma das características de uma pele jovem e saudável. A poluição, variações de temperatura e exposição aos raios UV contribuem para deixar a pele opaca e sem brilho. Hábitos como tabagismo, alimentação desequilibrada, estresse e sono acumulado também refletem na vitalidade e luminosidade da pele.

Ressecamento

O ressecamento da pele não é um problema sério, sendo apenas consequência da falta de uma quantidade apropriada de água na camada mais superficial da pele — a epiderme. A umidade do ar, banhos quentes e temperaturas elevadas ou muito frias são fatores que interferem na hidratação natural desse órgão.

Como fazer acompanhamento com o dermatologista?

O tratamento das doenças da derme e das alterações decorrentes do envelhecimento precoce pode ser feito por um dermatologista. Ele também atua no embelezamento de cútis saudáveis, para manutenção da boa aparência.

Esse profissional guiará as etapas do tratamento, como a aplicação de botox, preenchimentos, laser, peeling, cicatrização de acne e depilação a laser. Esses procedimentos devem ser realizados com um profissional de confiança e numa clínica bem estruturada, pois podem apresentar complicações.

O profissional pode orientar, ainda, sobre os melhores dermocosméticos e como usá-los. De qualquer forma, é muito importante seguir as dicas de cuidados diários com a pele que apresentamos aqui, usando produtos adequados.

Gostou de conhecer esses cuidados com a pele? Quer marcar uma consulta com um dermatologista ou tirar suas dúvidas sobre o assunto? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta