banner_blog_abril
manchas na pele manchas na pele

Manchas na pele: conheça as principais doenças causadoras

10 minutos para ler

Os cuidados com a saúde são essenciais para prevenir uma série de complicações, entre elas, as manchas na pele. Elas podem ser causadas por muitos fatores, que vão desde a exposição excessiva aos raios solares até doenças, como o vitiligo. Por meio da cor dessas manchas, o dermatologista consegue avaliar se o problema é estético ou algo mais sério.

Por estar mais exposta ao sol, a pele é o órgão do corpo que sofre bastante com o aparecimento de manchas. No Brasil, por exemplo, o câncer de pele é o tipo mais comum, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), correspondendo a cerca de 30% dos registros de tumores malignos no país.

Neste post, vamos mostrar quais as principais doenças que causam manchas e como os cuidados diários com a pele são capazes de minimizar a situação. Confira!

O que são manchas de pele

A melanina é o pigmento responsável pelo tom da pele. Ela oferece uma coloração natural e ajuda a proteger contra a radiação solar. Mas, ao longo da vida, essa coloração pode passar por desequilíbrios devido a vários motivos, provocando marcas mais escuras ou mais claras. As manchas de pele são modificações causadas por alguma anormalidade na pigmentação da pele e podem aparecer por diferentes razões.

As principais delas são genética, alterações hormonais e, essencialmente, exposição ao sol sem o uso do protetor solar. Essas alterações também podem indicar que algo na saúde não vai bem. Além disso, maus hábitos de vida, como tabagismo, falta de cuidados, lesões na pele e estresse podem gerar as manchas de pele.

Os tipos de manchas de pele

As manchas de pele, geralmente, aparecem nas áreas mais expostas do corpo, como ombros, rosto, dorso das mãos e colo. O tipo e a coloração vão depender do motivo que levou ao aparecimento daquela alteração. Conheça os cinco principais tipos de manchas de pele.

Melanose solar

Surge devido ao excesso de exposição solar sem a devida proteção. Pode aparecer no colo, nas costas, no dorso das mãos e em outras áreas que ficam mais desprotegidas.

Popularmente, são conhecidas como “manchas de idade”, já que pessoas costumam apresentar essa alteração com mais facilidade conforme os anos passam. A melanose solar pode ser evitada com o uso constante de um bom protetor solar.

Efélide

As efélides são mais conhecidas como sardas e, em geral, têm características genéticas e são causadas pelo excesso de melanina na pele. Mas o principal motivo para o surgimento das sardas é o excesso de exposição ao sol. Essas famosas pintinhas aparecem com mais facilidade em pessoas de pele clara ou ruivas.

Melasma

O melasma surge com mais frequência no rosto, mas pode aparecer também nos braços, no colo e no pescoço. Esse tipo de mancha de pele surge, principalmente, em mulheres no período da menopausa ou que fazem uso de anticoncepcional. O melasma também pode aparecer devido a exposição exagerada ao sol.

Cloasma

O cloasma, conhecido também como cloasma gravídico, costuma aparecer em mulheres na fase de gravidez, devido a alterações hormonais típicas desse período. São manchas escuras que surgem, principalmente, na testa, no nariz e no lábio superior.

Hiperpigmentação pós inflamatória

Esse tipo de mancha de pele ocorre, geralmente, após a cicatrização de processos inflamatórios. É bastante comum aparecer em pessoas que sofrem com acne, mas também pode ser causada por procedimentos estéticos, como tratamento com laser e peelings químicos.

mancha na pele

As diferentes cores para essas manchas

As manchas de pele podem apresentar cores diferentes, que variam conforme for o motivo do surgimento dessas alterações. Elas são classificadas de duas formas:

  • hipercromia: manchas escuras causadas pelo excesso de pigmentação;
  • hipocromia: manchas claras, resultado da falta de pigmentação.

A tonalidade das manchas na pele diz muito sobre qual o tipo de doença. Elas podem se apresentar na cor branca, vermelha, marrom, preta ou roxa. As pintas escuras ou pretas, na maioria das vezes, são benignas, mas podem aumentar de tamanho e de forma ao longo do tempo. As brancas, geralmente, são causadas por algum tipo de fungo, já as vermelhas ou rosáceas indicam doenças crônicas.

Por isso, é sempre bom lembrar que são muitos os fatores que levam ao seu aparecimento, como alergia, micose, inflamações, vitiligo, rubéola e sarampo. Por isso, para um diagnóstico preciso, é fundamental consultar um profissional especializado.

Doenças que podem causar manchas na pele

A pele é o maior órgão do corpo e tem diversas funções, entre elas, proteger o organismo e metabolizar. Além disso, fornece muitos indicativos de que algo não anda bem com a saúde.

Por isso, é muito importante manter os cuidados com a pele. Afinal, as manchas têm a chance de ser originadas de alguma simples alergia ou de um problema mais sério. Veja algumas doenças que podem se manifestar a partir desses vestígios.

Urticária

Essa irritação cutânea se manifesta por meio de manchas levemente inchadas e avermelhadas que causam bastante coceira. Elas tendem a ser pequenas e isoladas ou aglomeradas, formando uma grande placa vermelha. Sem formato específico, há a possibilidade de que essas manchas apareçam em qualquer parte do corpo.

Vitiligo

É uma doença genética e autoimune que ocorre quando o sistema de defesa do organismo ataca as células responsáveis pela produção dos melanócitos, ou seja, o pigmento da pele. Por isso, acontece a perda de coloração no local afetado pela doença. A diminuição ou ausência dessas células, responsáveis pela formação de melanina, também pode ter relação com questões emocionais.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica que se apresenta em manchas vermelhas, causando coceira e descamação da pele. Costuma aparecer nas juntas, nos joelhos, nos cotovelos, nas mãos e no couro cabeludo.

Afeta, geralmente, pessoas antes dos 30 anos e após os 50 anos. O tratamento é feito com pomadas anti-inflamatórias, e é importante evitar o consumo de produtos industrializados e comidas gordurosas.

Dermatite

São inflamações que aparecem na pele com tom avermelhado e com possibilidade de descamação. Em alguns casos, também apresentam bolhas vermelhas. Entre os tipos de dermatite estão a de contato (normalmente, com algum tipo de substância), a atópica (alergias) e a seborreica (alteração da composição do sebo).

Rosácea

Trata-se de doença inflamatória crônica que se manifesta com manchas vermelhas na região do rosto, como testa, nariz e bochechas. A pele pode ficar mais sensível, com temperatura elevada e inchada.

Entre outros fatores, essa doença pode ser influenciada por alimentação inadequada ou problemas emocionais. Não existe cura e o tratamento deve ser realizado com sabonetes e hidratantes neutros, além do uso de medicamentos.

Melanoma

O melanoma é um câncer de pele que aparece em forma de pintas mais escuras, ou com muitas cores, e de diferentes formatos e tamanhos. Essas pintas podem crescer e até sangrar. Para esse tipo de mancha de pele, o diagnóstico precoce é muito importante e a cirurgia é o tratamento mais indicado.

Micose

A micose é uma doença de pele provocada por fungos, que gera coceira, descamação e vermelhidão. As manchas costumam ser grandes e ter forma bem limitada à região afetada.

Essa doença é bastante frequente no verão, já que o suor e o calor aumentam as chances da proliferação dos fungos na pele. Antibióticos e remédios antifúngicos são utilizados no tratamento.

Hanseníase

hanseníase é uma infecção crônica que se manifesta por meio de manchas claras ou vermelhas. Elas diminuem a sensibilidade e causam sensação de fraqueza e dormência nos pés ou nas mãos. Essa doença afeta a pele, os olhos, os nervos periféricos e o nariz. O tratamento é à base de terapia e medicamentos, e o diagnóstico precoce é fundamental.

Rubéola

As manchas provocadas pela rubéola são avermelhadas, pequenas e um pouco elevadas. Começam atrás das orelhas e no rosto e se espalham por todo o corpo. Essas manchas duram cerca de três dias e o tratamento deve ser de acordo com as prescrições médicas.

Sarampo

As manchas do sarampo causam dor, não coçam e se espalham rapidamente por todo o corpo. O tratamento indicado é o repouso, muita água e remédio para controlar febre e dores.

Zika vírus

Ao ser infectada pelo zika vírus, a pessoa pode apresentar pequenos pontinhos vermelhos na pele — que é um dos sintomas. Acompanhadas de coceira, essas pintas aparecem cerca de três dias após a picada do mosquito.

As manchas surgem, primeiramente, no rosto, e se espalham por todo o corpo, permanecendo por até cinco dias. Hidratação, repouso e medicações para aliviar dores e febre são indicados no tratamento.

Dicas para cuidar da pele

Para manter a pele bonita e saudável, é importante praticar alguns hábitos diários em todas as épocas do ano. Com o intuito de evitar as doenças mais comuns, é essencial manter a pele limpa e bem hidratada, usar protetor solar diariamente, ingerir bastante líquido e utilizar óculos escuros, blusas e chapéus ao se expor aos raios solares.

Os cuidados com a pele no inverno também são fundamentais para evitar ressecamento, sensibilidade e possíveis lesões. Veja algumas dicas para as épocas do ano com temperaturas mais baixas:

  • utilize hidratantes faciais adequados ao seu tipo de pele;
  • proteja os lábios com hidratante labial;
  • hidrate e esfolie as extremidades com produtos específicos;
  • aplique protetor solar mesmo em dias frios e sem sol;
  • evite banhos muito quentes e demorados;
  • consuma alimentos ricos em nutrientes que favoreçam a pele, como vitamina E e selênio;
  • beba bastante água.

Além de todos esses cuidados, é fundamental procurar ajuda médica especializada ao surgir qualquer tipo de mancha na pele. O acompanhamento diário da evolução dessas incidências também é de suma importância.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

24 thoughts on “Manchas na pele: conheça as principais doenças causadoras

  1. estou desesperada ,pois apareceram manchas como se fossem queimaduras em meu rosto do lado esquerdo uma linha vertical em meu queixo e do lado esquerdo do lado do meu labio esta assim tbm . isso é grave ,devo procurar um medico com urgencia ?

    1. Olá Simone, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar um médico, o quanto antes, para entender melhor o seu problema. E que tal se for em uma de nossas clínicas, hein? Agende já: amorsaude.com.br . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  2. E que minha neta do nada apareceram manchas marrom no dorso das mãos parecendo sinais de nascença pensei que fosse alguma tinta ou similar mas não pode me ajudar

    1. Olá Antonia, Bom dia. Tudo bem? Importante consultar um médico, o quanto antes, para uma melhor avaliação. E que tal se for com um cuidado e amor que só o AmorSaúde tem? Agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  3. A minha mãe saiu umas manchas nas costas marrom e ela descaca e as vezes de tanto ela descascar sai sangue e doe e está saindo no corpo umas verrugas no braço nas pernas e ela disse q doi

    1. Oi Francisco, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  4. Boa trd,tem umas duas semana q apareceu uma mancha vermelha q coça,mais essa mancha secou e ficou rocha,mais tá demorando pra sair essa mancha rocha

    1. Olá Edegildo, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

    2. Olá, eu também tenho uma mancha roxa nais minhas cortas a mais de 10 anos e corsa muito, quando estou nervosa ou preocupada. E a cada dia a mancha só aumenta, é muito grande e tenho vergonha de mostrar as costas.

      1. Oi Estenia, Bom dia. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades. Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  5. À dois meses começaram a surgir manchas vermelhas e claras no meu corpo, começaram a aparecer nos braços e agora estão em todo o corpo elas não coçam, nem sinto dor ou nada do tipo. Devo me preocupar??

    1. Oi Arthur, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  6. Apareceram manchinha vermelhas na base da mama esquerda ,foi diagnosticada como Erpis de Zoster fiz tratamento com Aciclovir 400gr. 10dias ,total de 100 comprimidos , depois disso apareceu na base da outra mama ,agora está com manchas vermelhas e grandes , com muita dor queimando e fincadas , o que seria ,. Já fazem quase 1 mês.

    1. Oi Maria Helena, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  7. Bom dia.
    Meu filho trabalhou no sol sem camisa. As suas costas ficou muito vermelha,tipo uma queimadura. Depois formou umas bolhas d’água e ele tirou a pele.
    Nesse local ao qual ele tirou a pele,formou umas manchas vermelhas,tipo uma intoxicação. Que ele fala que coça e dói ao mesmo tempo. Tá muito feio mesmo. Tá parecendo até um tipo de fungo. O que pode ser?

    1. Oi Maria, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades. Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  8. Apareceu uma mancha vermelha no meu braço parecendo um chupao , estranho q não bati com o braço em lugar nenhum ! T algum tipo de alergia na pele com características de chopao ….pior q minha mulher não acreditou e disse com toda certeza q era um cupao ….

    1. Olá, Oldair!
      As manchas têm a chance de ser originadas de alguma simples alergia, estresse, ou outros fatores, é sempre importante ir monitorando, mas para um diagnóstico mais preciso, é fundamental procurar ajuda médica especializada, que poderá identificar e medicar a mancha.

    1. Olá, Luciana! Tudo bem?
      É importante você levá-lo ao dermatologista pois somente ele poderá verificar do que se trata essa mancha.
      Ele irá entender o histórico, passar alguma medicação paliativa ou até mesmo um exame caso não melhore a princípio, ok?
      Se você precisa de algum profissional, é importante confirmar com a clínica da sua cidade a disponibilidade da especialidade na sua cidade.
      Um abraço!

Deixe um comentário