avaliação da terapia comportamental avaliação da terapia comportamental

Terapia comportamental: quais técnicas existem na abordagem?

9 minutos para ler

Os pensamentos negativos fazem com que a energia fique ruim e tudo parece dar errado, não é mesmo? Os impactos causados acarretam tanto sintomas emocionais quanto físicos. Por isso, a terapia comportamental se faz extremamente importante. 

Esse processo terapêutico tem como objetivo analisar como os pensamentos e olhares podem interferir nas emoções e comportamentos. Com isso, a finalidade principal é descartar todas as angústias que atrapalham o bem-estar, de modo com que as pessoas aprendam a lidar com a realidade de uma maneira mais didática. 

Saiba mais aqui o que é terapia comportamental, o que um terapeuta comportamental faz, para quem o processo é indicado e quais são as técnicas usufruídas:

Terapia comportamental o que é?

Um pensamento errôneo que muitas pessoas possuem é que durante uma consulta de psicologia o paciente apenas senta em uma cadeira esperando que o psicólogo tome suposições a respeito dele. Além de ser uma afirmação constituída por ignorâncias, pode ser totalmente contrariada. 

Na área da psicologia, existem diversas táticas que permitem avaliar a saúde mental de um paciente, bem como trazer melhorias e prevenir maiores complicações. Entre elas, destaca-se a terapia comportamental, a qual você conhecerá melhor ao longo do artigo. 

Seu foco principal consiste nos pensamentos, emoções e comportamentos. Isso quer dizer que o método visa avaliar como um pensamento negativo consegue influenciar nas ações de uma pessoa. 

A partir disso, o terapeuta trabalha de modo a trazer melhorias significativas no padrão de comportamento de seus pacientes. Além do mais, durante as sessões de terapia comportamental são abrangidas mudanças positivas que serão capazes de criar um novo estilo de vida saudável. 

O mecanismo é proveniente do Behaviorismo – uma teoria e método de investigação psicológico cuja análises do comportamento humano são feitas de maneira objetiva, tendo como base os estímulos e as reações. 

Ela explora as formas que um indivíduo pensa, sente e reage em diferentes situações, obtendo uma explicação para as atitudes adotadas por ele. Este método da terapia comportamental é bastante eficiente e ainda se faz presente em diversas clínicas de psicologia. 

Diferente de outras abordagens desta área, o Behaviorismo é concentrado na manifestação do comportamento a fim de diminuir reações céticas. À vista disso, cada sessão é planejada de modo a abordar métodos responsáveis por diminuir impactos influentes na ação dos pacientes.  

terapeuta aplicando técnicas de terapia comportamental

Terapeuta comportamental, o que faz?

Na terapia comportamental, os pensamentos e sentimentos não são só os resultados de determinadas ações, como também são vistos como os próprios comportamentos. Nessa visão, eles aparecem na forma que um indivíduo os demonstra. 

Por esse motivo, eles são extremamente importantes para uma avaliação completa e eficaz, servindo de recurso para técnicas aplicadas pelo terapeuta. 

Em vista disso, o terapeuta comportamental consegue ter um norte sobre quais foram as razões de determinada atitude, deixando as sessões de terapia mais humanizadas. O que estamos nos referindo nada mais nada menos é do que a capacidade de levar em consideração tudo aquilo que motivou um contexto específico. 

Em primeiro lugar, o especialista avalia as individualidades de cada paciente para então promover sua atuação. Portanto, pode-se dizer que a análise funcional da terapia comportamental consiste em uma das avaliações mais utilizadas. 

Nessa técnica, o terapeuta coleta informações que estipulam hipóteses a respeito dos efeitos de um comportamento específico. O critério leva em conta a observação precisa por parte do profissional, sendo capaz de analisar contingências responsáveis pelas atividades. 

Com isso, o paciente obtém um maior controle de suas reações, tanto positivas quanto negativas. Assim, é possível se livrar de atitudes nocivas e substituí-las por ações mais adequadas ao contexto, até que fique mais fácil aderi-las. 

Os pensamentos que podem ser modificados na terapia comportamental são, em suma:

  • Pensamentos negativos sobre a personalidade;
  • Pensamentos negativos sobre a vida pessoal, amorosa, social, acadêmica e profissional;
  • Pensamentos negativos sobre o mundo.

Para quem a terapia comportamental é indicada?

Todas as pessoas podem tirar proveito dos benefícios da terapia comportamental, mas ela é precisamente indicada para aquelas que almejam consertar os efeitos de determinada ação. Entender aquilo que move alguma atitude prejudicial e colocar em prática métodos que auxiliam no desenvolvimento de sua melhoria é muito importante. 

Para isso, é preciso que o psicólogo e o paciente estejam envolvidos diretamente com as intervenções. Até porque, de nada adianta a atuação de somente uma das partes. Estamos falando de um trabalho coletivo, que necessita de colaboração para ir para frente. 

Por meio da adoção das técnicas necessárias durante o dia a dia, as pessoas passam a conquistar habilidades que conseguem detectar e sobrepor pensamentos e funções desvirtuadas. Em consequência, são alterados os comportamentos obtidos a partir deles. 

Devido a isso, a terapia comportamental deve ser aplicada durante o presente de modo a promover soluções de empecilhos com a realização das sessões. 

Por exemplo, uma pessoa que está enfrentando algum tipo de transtorno psicológico não é mais capaz de ter um raciocínio lógico isoladamente. Para isso, ela precisa ter um auxílio profissional, que nada mais é do que a terapia comportamental. 

Quais são os pensamentos e emoções que englobam uma atitude específica? Esta é uma das perguntas que deve ser feita pelo especialista e paciente a fim de descobrir motivações para ações que podem estar atrapalhando seu convívio pessoal ou bem-estar.

A reavaliação é capaz de entregar mais autoconhecimento, inteligência emocional e percepções diferentes a respeito dos arredores. Um paciente depressivo tende a sentir um vazio que muitas vezes faz com que ele não tenha nenhuma perspectiva sobre o futuro, então, a técnica trabalha com o objetivo de trazer visões diferentes. 

Como nada acontece de um dia para o outro, tudo isso é trabalhado. As melhorias vão sendo observadas ao longo da terapia, abrindo caminhos e espaços para uma saúde mental mais vantajosa. 

Basicamente, ela ajuda no controle de pensamentos que não fazem sentido existir. E, assim, reduz comportamentos que acabam sendo abrasivos em todos os âmbitos. 

Desse modo, aquilo que antes era uma crença impossível de ser substituída deixa de marcar presença. Em razão disso, o indivíduo se sente melhor consigo mesmo e com familiares e amigos que o circulam.  

paciente fazendo técnicas da terapia comportamental

Quais são as técnicas da terapia comportamental?

As técnicas da terapia comportamental tem como função auxiliar no destaque de atitudes que podem atuar de forma positiva na vida do paciente. Ou seja, ela faz com que a pessoa consiga colocar em prática ações que são melhores para sua qualidade de vida. Conheça-as a seguir. 

Reforço

Todos nós sabemos que reforçar um comportamento faz com que ele apareça de forma mais frequente. Às vezes, os indivíduos até perdem o controle de suas ações, à vista de que passam a aplicá-las sem ao menos perceber.

Quando uma técnica de reforço é inserida, tende a aumentar as chances de obter uma reação mediante uma recompensa. Então, isso não deveria ser feito de uma maneira mais positiva?

É exatamente isso que a terapia comportamental visa. Existem reforços positivos e negativos, mas o ideal é que o indivíduo passe a ser mais minucioso quanto aos seus comportamentos para conquistar resultados aprimorados.  

Punição

Enquanto o reforço positivo ou negativo é utilizado para aumentar a frequência de um comportamento, a punição consiste em quaisquer alterações resultantes de um comportamento, capaz de diminuir as chances de que esse comportamento volte a ocorrer novamente. 

Sendo assim, entende-se que ela é usada com a finalidade de reduzir e remover por completo a aparição desses efeitos, como uma forma de aprendizagem. 

Relaxamento

As técnicas de relaxamento são fundamentais para reduzir as tensões na musculatura de modo com que o paciente fique mais relaxado. Como o próprio nome já indica, elas são capazes de trazer mais equilíbrio e serenidade. Com o tempo, as respostas obtidas nesse método são ainda melhores. 

À vista disso, pode-se notar que a terapia comportamental também tenta mudar reações fisiológicas que podem ser provenientes de transtornos psicológicos. Afinal, os impactos da saúde mental não interferem somente no emocional, mas como também no físico. 

Ensaio comportamental

Assim como a técnica anterior, o ensaio comportamental é bem sugestivo. Sua própria nomeação nos remete ao que ela significa. Esse método da terapia comportamental é usado para estimular a realização de comportamentos almejados a base do incentivo. 

Assim, o paciente deve praticar os pensamentos, emoções e ações que pretende mostrar para si e para as pessoas ao seu redor. À medida em que a terapia é feita, mudanças podem ser observadas.

LEIA TAMBÉM: Terapia integrativa: descubra as vantagens deste método!

Modelagem e modelação

A modelagem é uma estratégia ainda mais conquistada pelo incentivo e é capaz de modificar gradualmente os comportamentos desejados, através do treino e aproximações sucessivas. É um tipo de reforço da terapia comportamental que leva até o comportamento que se deseja alcançar. 

Já na modelação, o paciente deve observar minuciosamente o comportamento de outras pessoas. Com um espaço de tempo gradual, ele passa a ter igualmente.

Dessensibilização sistemática

Dessensibilização sistemática é o nome que se dá a uma técnica da terapia comportamental que coloca o paciente de cara com suas maiores aflições, só que nesse caso existe uma aprendizagem de como lidar com elas de forma consciente. Dessa maneira, ele revive momentos estressantes para aprender a controlar suas emoções e reações.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário