banner_blog_abril
fazer terapia fazer terapia

Por que é importante fazer terapia? Veja como ajuda a sua saúde mental

7 minutos para ler

No atual cenário de pandemia, os impactos sobre a saúde mental e emocional contribuíram para o surgimento de diferentes doenças. Nesse sentido, fazer terapia é uma alternativa que está ajudando muitas pessoas na superação desses problemas.

Pensando nisso, vamos apresentar os benefícios da terapia para tratar dificuldades emocionais, comportamentais e psicológicas. Veja o que é terapia, como é feita e como pode promover mudanças profundas no modo de pensar e agir e, assim, melhorar a qualidade de vida.

Afinal, o que é terapia?

Ultimamente, aumentou a preocupação da Saúde Pública com os transtornos mentais. Com isso, foram criadas campanhas, como a do Setembro Amarelo, para ajudar quem precisa superar os desafios emocionais que comprometem a vida pessoal, social e profissional.

O objetivo do Setembro Amarelo é divulgar informações sobre a importância de cuidar da saúde mental. Sendo assim, o mês de setembro foi escolhido para falar, mais abertamente, sobre problemas ligados à ansiedade e à depressão e sobre outros distúrbios mais graves que podem levar ao suicídio, por exemplo.

Nesse sentido, essa data também serve para estimular a fazer terapia, já que manter o acompanhamento profissional é fundamental nesses casos. Mas, afinal, o que é terapia? São encontros periódicos com profissionais como psicólogos, psicopedagogos ou psicanalistas que utilizam abordagens estratégicas para tratar problemas psicológicos.

Há diferentes métodos de tratamento, que são definidos de acordo com as necessidades do paciente. Mediante uma avaliação do caso, o profissional determina qual a melhor forma de ajudar no alívio de dores emocionais que tanto incomodam. Além disso, também é possível ajudar o paciente a perceber as causas de seus problemas e propor soluções.

Em geral, o que pode ser tratado com terapia?

Fazer terapia pode trazer vantagens significativas para quem tem dificuldade de lidar com certas situações. Listamos alguns problemas que podem ser tratados com esse tipo de intervenção. Veja quais são:

  • Ansiedade e depressão
  • Dificuldade para realizar as tarefas de rotina
  • Mudanças no humor que duram dias ou semanas
  • Alterações no sono
  • Dor de cabeça e no corpo
  • Mudanças de peso

1. Ansiedade e depressão

A ansiedade e a depressão podem levar a uma variedade de sintomas que provocam outras doenças e comprometem a qualidade de vida da pessoa. Do ponto de vista psicológico, esses distúrbios também podem afetar os relacionamentos sociais e profissionais e gerar conflitos familiares.

Nesse sentido, é necessário buscar ajuda especializada de um terapeuta para controlar esses sintomas. De acordo com o grau da doença, esses problemas psicológicos podem exigir a necessidade de medicamentos. Nesses casos, os remédios devem ser indicados e acompanhados por um médico psiquiatra.

2. Dificuldade para realizar as tarefas de rotina

Um dos sinais que indicam a necessidade de fazer terapia é a dificuldade de concentração no estudo ou no trabalho. Geralmente, os problemas emocionais causam desânimo, e, com isso, a pessoa fica desmotivada e não consegue cumprir com as tarefas de rotina.

3. Mudanças no humor que duram dias ou semanas

Normalmente, as pessoas podem ter variações de humor no dia a dia. De igual modo, é comum que, em alguns momentos, surjam sentimentos de tristeza, insegurança e assim por diante. No entanto, mudanças significativas de humor que duram mais de duas semanas indicam a necessidade de terapia.

4. Alterações no sono

No geral, os distúrbios do sono falam muito sobre a condição de saúde emocional de uma pessoa. Além disso, quem tem muita dificuldade para dormir ou para se manter dormindo a noite toda se torna mais propenso a desenvolver outros problemas de saúde.

Nessas circunstâncias, o ideal é procurar ajuda profissional o quanto antes para resolver as questões que estão afetando a qualidade do sono. Dormir bem é necessário para a manutenção da saúde mental e física, pois, durante o sono, são liberadas importantes substâncias que controlam as funções do organismo.

5. Dor de cabeça e no corpo

Muitas são as condições psicológicas que influenciam o surgimento de doenças físicas, principalmente aquelas que não aparecem nos exames. Assim sendo, muitos quadros de dores de cabeça, de estômago e musculares têm relação direta com desequilíbrios emocionais.

6. Mudanças de peso

Alguns transtornos emocionais podem afetar o padrão alimentar e provocar perda ou ganho de peso com muita rapidez. Pessoas muito ansiosas tendem a buscar a solução para os problemas na comida, principalmente nos doces. Nesses casos, o terapeuta pode orientar e ajudar quem precisa melhorar a relação com a comida e ser mais feliz.

Nesse sentido, não é aconselhável ignorar mudanças rápidas no apetite ou no peso. Na maioria das vezes, isso pode ser um sinal de que a pessoa necessita de ajuda de um terapeuta. Outro aspecto que merece atenção é que as alterações no apetite podem surgir acompanhadas por pensamentos negativos, queda da autoestima e outros contrapontos que pioram a saúde mental.

porque fazer terapia

Quais são os benefícios de fazer terapia?

Como visto, fazer terapia resulta em benefícios significativos para o bem-estar geral. Confira:

  • desenvolver hábitos saudáveis que estimulam a saúde mental;
  • descobrir pontos fortes e qualidades e saber como utilizá-las;
  • melhorar os relacionamentos interpessoais e profissionais;
  • superar perdas importantes e situações traumáticas;
  • lidar melhor com o medo e a insegurança;
  • aumentar a autoconfiança e a autoestima;
  • melhorar o desempenho profissional;
  • desenvolver a inteligência emocional;
  • lidar com os sentimentos negativos;
  • encontrar motivação para a vida;
  • livrar-se de hábitos prejudiciais;
  • tratar transtornos mentais;
  • superar a insônia.

LEIA TAMBÉM: 7 benefícios da terapia que você deveria conhecer!

Qual é a importância de fazer terapia?

Em linhas gerais, a psicoterapia é uma forma interessante de ajudar a quem precisa melhorar aspectos emocionais e superar desafios que envolvem a saúde mental. Além disso, uma conversa humanizada com um bom terapeuta pode trazer um importante alívio nos momentos de aflição.

Outro aspecto crucial é que os terapeutas utilizam técnicas específicas que ajudam o paciente a perceber os pontos que precisam de mudança. Às vezes, o que tanto incomoda nem são os sintomas em si, mas a dificuldade de encontrar uma maneira de lidar com as adversidades da vida.

Em alguns casos, é necessário buscar auxílio de um profissional que possa orientar e direcionar a pessoa para enfrentar melhor essas questões. Por essa razão, ter o acompanhamento de um psicólogo pode resultar em transformações significativas.

Portanto, ao fazer terapia, é possível identificar as causas e os padrões comportamentais que estão impedindo uma vida mais tranquila e harmônica. O principal objetivo dessa assistência é promover um estado de confiança suficiente para atingir o equilíbrio emocional e resgatar a qualidade de vida.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário