banner_blog_abril
quais os sintomas de problema de coração quais os sintomas de problema de coração

12 sinais de problemas cardíacos que exigem atenção!

9 minutos para ler

Você sabe quais são os sintomas de problema de coração que podem indicar que algo está errado com sua saúde cardíaca? Qual foi a última vez que você passou por um check-up médico completo, incluindo exames para avaliar esse órgão vital?

Alimentação ruim, sedentarismo, hipertensão, obesidade, colesterol alto e tabagismo são alguns dos principais fatores que prejudicam a saúde do coração. Por isso, é preciso ter hábitos saudáveis e fazer visitas regulares ao médico para garantir uma boa qualidade de vida.

Muitas pessoas não conhecem os sinais de problemas cardíacos e, quando chegam ao consultório médico, se deparam com situações alarmantes. Se você tem dúvidas sobre o assunto, listamos alguns dos principais indícios desses problemas. Confira!

Quais os sintomas de problemas de coração?

Os sintomas que podem indicar algum problema cardiovascular podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, é fundamental ter atenção aos primeiros sinais de que algo não está bem com a saúde do coração e procurar ajuda médica. Conheça os principais sintomas de problemas cardíacos.

1. Fadiga e sensação de esgotamento

A fadiga, que é aquela sensação de cansaço intenso, está relacionada a inúmeras doenças, como anemia, diabetes, depressão e problemas cardíacos. Esse sintoma pode indicar que o coração não está conseguindo bombear o sangue para os músculos e pulmões com toda a sua eficiência.

Doenças cardíacas, como arritmia, angina, insuficiência cardíaca e a pressão alta, podem se manifestar por meio de sintomas como a fadiga. Mas é preciso saber identificar a causa, já que em situações de grande emoção, por exemplo, é normal sentir palpitações e até uma sensação forte de cansaço.

A fadiga frequente e sem motivos aparentes deve ser investigada, pois além de doenças cardíacas, pode indicar que a sua saúde não está bem por diversos outros motivos. Ao perceber o sintoma, preste atenção na frequência e, se sentir algo diferente do normal, não hesite em procurar ajuda médica.

2. Falta de apetite

Uma série de causas podem estar relacionadas à alimentação e à falta de apetite, como problemas emocionais, digestivos ou mesmo infecções. Porém, vale alertar que esse quadro também pode estar ligado a algum problema no coração.

O que pode estar acontecendo, nessa situação, é um inchaço na região do intestino, causado pelo mau funcionamento do coração. Com a retenção de líquidos na área digestiva, atrapalhando outra função vital, sintomas como náuseas e falta de apetite podem surgir, o que requer atenção.

3. Desmaios e perda de consciência

Desmaios são consequências da queda de pressão, ou seja, quando há uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Desidratação, falta de algumas vitaminas no organismo e uso de certos medicamentos são causas comuns associadas aos desmaios.

Entretanto, esse pode ser um sinal de doença cardíaca. A arritmia, por exemplo, pode ocasionar desmaios e perda de consciência. Mas, além disso, esse tipo de doença que causa alterações no ritmo dos batimentos cardíacos também é responsável, em situações mais sérias, por paradas cardíacas.

4. Inchaço nas pernas e nos pés

O inchaço nas pernas é um problema bastante comum que pode acontecer por diversos motivos. Má circulação do sangue, mudanças hormonais, calor excessivo e doenças cardíacas são algumas das possíveis causas. Quando a situação se torna recorrente, o indicado é procurar um médico para que ele possa identificar e tratar o problema.

A insuficiência cardíaca — quando o coração não consegue bombear a quantidade de sangue necessária para o seu corpo — pode ocorrer devido a pressão alta, diabetes e doença cardíaca congênita, por exemplo. Um dos seus sintomas mais comuns é o inchaço nas áreas da perna e dos pés.

Preste atenção, também, se você sente dores intensas nas pernas após algum tipo de exercício, como caminhada, corrida, ou mesmo após uma atividade que tenha exigido esforço físico. Se são dores persistentes, pode indicar AVC ou infarto.

5. Tosse durante a noite

Comumente, quadros de tosse são associados a resfriados e alergias, mas esse sintoma também pode estar relacionado a doenças bem sérias, como câncer no pulmão e enfermidades no coração. Então, ao perceber que a tosse é frequente, sem motivos aparentes e que dura mais do que semanas, será preciso uma investigação médica.

O coração e o pulmão estão interligados e, quando há insuficiência cardíaca, pode ocorrer a chamada congestão do pulmão. Nessa circunstância, o coração não bombeia o volume de sangue necessário, causando um acúmulo de líquidos no pulmão. Um dos sintomas que indicam esse quadro é a tosse crônica — que acontece, principalmente, quando deitamos.

6. Dificuldades na respiração

Para quem é sedentário, atividades simples, como alguns minutos de corrida ou subir alguns lances de escada, podem resultar em um leve cansaço, o que é normal. No entanto, quando há complicações, como sensação de falta de ar e dificuldades para respirar, os sinais podem indicar, também, insuficiência cardíaca.

Ao fazer pequenos esforços ou atividades comuns do dia a dia e perceber dificuldades para respirar, necessidade de mais ar e sensação de afogamento, novamente, o mais correto a se fazer é procurar um médico. Essa falta de fôlego pode ser resultado de insuficiência cardíaca.

7. Sangramento nas gengivas

Quem tem problemas crônicos relacionados à saúde bucal, como a gengivite e periodontite, corre mais riscos quanto a doenças cardíacas. Isso acontece porque bactérias relacionadas a esses problemas podem ir para os vasos sanguíneos, causando enfermidades cardiovasculares.

Por isso, é essencial cuidar da saúde como um todo, inclusive, indo ao dentista regularmente. Sinais como dores e sangramentos das gengivas, principalmente, devem ser avaliados por um especialista sempre que recorrentes.

8. Dor no peito

Um sintoma clássico de infarto, e o mais conhecido, é a dor no peito. Porém, esse sintoma não é exclusivo dos problemas do coração e pode estar relacionado, também, a gases, problemas respiratórios e ataques de pânico. Por isso, a dor no peito é, muitas vezes, desvalorizada, mas pode estar relacionada à obstrução das artérias e evoluir para quadros graves de infarto do miocárdio.

Uma das principais características que indicam que a dor no peito está relacionada às questões cardiovasculares é a intensidade da dor. Ela costuma ser bastante elevada e com sensação de ardência. Além disso, o incômodo, muitas vezes, se apresenta de forma prolongada e aguda, dura mais de 20 minutos e pode se espalhar para pescoço, mandíbula, costas e braços.

9. Suor frio

Pessoas portadoras de diabetes sentem esses sintomas com frequência, principalmente, os pacientes que fazem uso e insulina para controlar o aumento de glicose, e que acabam desenvolvendo baixa concentração de açúcar no sangue. Porém, o suor frio ou excessivo também pode ser sinal de infarto do miocárdio.

10. Enjoo

Enjoo, náuseas, azia e perda de apetite podem indicar o início de algum problema cardíaco. Esses sintomas acontecem devido à sobrecarga do aparelho cardiovascular, que se reflete nos órgãos relacionados ao sistema digestivo.

11. Fazer mais xixi que o normal no período da noite

Outro sintoma que pode passar despercebido é levantar várias vezes durante a noite para fazer xixi. Quando isso acontece fora do habitual, pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca. Como, nesses casos, a circulação não está fluindo adequadamente, o volume de urina durante o período noturno tem relação com a retenção de líquidos.

12. Frio intenso em mãos e pés

Sentir frio constante e intenso em mãos e pés pode ser sinal de que algo não anda bem com a saúde do coração. Quando existe a insuficiência cardíaca, o corpo tende a levar o sangue quente para outros órgãos vitais. Assim, extremidades, como mãos e pés, sofrem com as consequências. Pacientes portadores de hipertensão arterial apresentam essa sensação devido à redução da circulação do sangue nos pés e mãos. Tenha atenção!

quais os sintomas de problema no coração

Quando procurar ajuda profissional?

Muitas pessoas não conhecem os sintomas do infarto e, por isso, acabam negligenciando a visita ao médico, resultando na evolução do quadro, que pode levar até à morte. Existem muitas pessoas que acham, por exemplo, que a dor no peito não está relacionada ao infarto, e não procuram ajuda médica.

Por isso, o recomendado é que o atendimento profissional seja buscado logo nos primeiros sintomas. Dor no peito prolongada, que se irradia para pescoço e braços, e dura mais de 20 minutos, são sintomas importantes, e um médico deve ser procurado imediatamente.

Esperar para pedir ajuda médica é um risco grave, já que o fator tempo é essencial para evitar a interrupção súbita de fornecimento de sangue para o coração. O AmorSaúde é uma rede de clínicas populares e conta com um corpo clínico especializado para atender aos mais diversos casos de forma rápida e eficiente.

As doenças cardiovasculares são algumas das principais causas de mortes em todo o mundo, por isso, a importância de se fazer exames preventivos do coração periodicamente para se certificar de que esse órgão vital está bem. Agora que você sabe quais os sintomas de problemas do coração, preste atenção e, a qualquer sinal, procure um médico para que seja rapidamente investigado.

Quer agendar um horário e monitorar a saúde do seu coração?

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

2 thoughts on “12 sinais de problemas cardíacos que exigem atenção!

    1. Olá, Cristina!
      Para entender mais sobre os sintomas é importante passar em uma consulta na área de cardiologia, para que assim, o profissional que a atender, possa solicitar os exames, chegar a um diagnóstico e passar as orientações e/ou medicações necessárias.
      Para agendar a consulta, você pode acessar o nosso site https://paciente.amorsaude.com.br/ ok?
      Um abraço!

Deixe um comentário