banner_blog_abril
tosse seca tosse seca

Tosse Seca: dicas simples e eficazes para aliviar os sintomas

12 minutos para ler

A tosse seca pode surgir por vários motivos. Desde inalação de poeira até alergia e uso de cigarro. Dependendo da sua duração e da presença ou não de outros sintomas, esse tipo de tosse pode indicar problemas passageiros ou doenças mais graves. Por isso, é importante ter atenção a todos os sinais.

Neste artigo, vamos detalhar mais sobre o que é a tosse seca, quais doenças podem causá-la e em que situações ela pode ser considerada preocupante. Explicaremos, ainda, que tipo de médico você deve procurar e qual a melhor alternativa para se consultar. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de acompanhar este material. Boa leitura!

O que é tosse seca?

A tosse seca é a expulsão rápida de ar pelos nossos pulmões e garganta, sem a presença de catarro. O objetivo é limpar as vias respiratórias de qualquer partícula ou micro-organismo prejudicial. Esse é um tipo de tosse mais incômoda, pois a falta de lubrificação faz a garganta ficar irritada e dolorida.

o que é bom para tosse seca

Quais os sintomas?

A tosse seca muitas vezes vem acompanhada dos seguintes sintomas:

  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • febre acima de 38 graus;
  • presença de sangue;
  • tontura ou desmaio;
  • nariz entupido;
  • dificuldade para respirar;
  • perda de peso.

Esses sinais podem estar associados a diversas doenças, como veremos a seguir.

Quais as causas mais comuns?

A tosse seca é uma reação do nosso corpo a algum desses fatores:

  • entrada de “corpos estranhos” — como poeiras e ácaros — nas nossas vias respiratórias;
  • reação alérgica a pólen, pelos de animais, fungos e outros elementos;
  • inflamações como sinusite, bronquite, asma e rinite;
  • infecções por vírus, fungos ou bactérias;
  • refluxo gástrico.

Veja a seguir um pouco mais sobre as principais doenças relacionadas.

Gripes e resfriados

Gripes e resfriados são causados por vírus, e têm alguns sintomas parecidos, como tosse, coriza e dor de garganta. Porém, as duas doenças têm características distintas. O resfriado é causado por vários vírus diferentes. Ele costuma ser mais leve, pois ataca somente as vias respiratórias superiores (nariz e garganta). Sua duração é de 2 a 5 dias.

Já a gripe é causada pelo vírus Influenza e, além do nariz e garganta, pode atacar o pulmão também. Ela causa, além dos sintomas respiratórios, dores musculares, fraqueza no corpo e febre acima de 38 graus. Em média a gripe dura até 5 dias, porém ela pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia e sinusite.

Alergia

As alergias respiratórias também geram tosse seca, que pode ocorrer de maneira intensa, várias vezes ao dia. Deve-se evitar o contato com a causa da alergia. Para aliviar a crise, recomenda-se tomar um antialérgico prescrito pelo médico e ingerir bastante água. O tempo seco também favorece a tosse alérgica, principalmente à noite. Por isso, recomenda-se colocar um balde de água no quarto para umidificar o ar.

Rinite e sinusite

A rinite é a inflamação do revestimento interno do nariz, que pode causar tosse seca, espirros, sensação de coceira e outros sintomas. Ela é causada por uma reação alérgica ao aspirar partículas, ou pelo contato com vírus, bactérias e fungos. Também pode surgir ou piorar devido à fumaça de cigarro e ar poluído.

A sinusite também surge a partir de uma reação alérgica ou infecção. Porém, ela atinge o revestimento das cavidades ósseas ao redor do nariz. O quadro inclui dores de cabeça, de ouvido e febre, e pode ser uma complicação de outros problemas como rinite, asma e resfriados.

Asma e bronquite

A tosse seca também é sintoma de asma e bronquite. A asma pode ser hereditária, ou causada por contato com poluição, fumo, poeira, mofo e outros fatores. As crises ocorrem com o estreitamento e inflamação das vias respiratórias, tornando difícil a passagem do ar.

Já a bronquite se dá com a inflamação dos brônquios, causada por infecção viral ou bacteriana. Poluentes no ar, produtos químicos e fumaça de cigarro também podem desencadear a doença.

Refluxo

O refluxo ocorre quando os alimentos, após ingeridos, retornam ao esôfago (canal que liga a garganta até o estômago). Quando isso acontece, os ácidos da digestão podem entrar em contato com os órgãos respiratórios que ficam na região — laringe e faringe — e causar incômodo e tosse.

Quando devo me preocupar?

Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.

Pneumonia

A pneumonia geralmente é causada por vírus e bactérias que atacam os pulmões. Ela pode ocorrer sozinha ou como uma complicação de gripes e resfriados. Seus principais sintomas são a tosse seca ou com muco, febre alta, falta de ar, dor no peito e mal-estar geral. Deve-se tomar cuidado especial com crianças e idosos.

Tuberculose

A tuberculose é uma infecção por bactéria e o seu principal sintoma é a tosse. Também pode ocorrer perda de peso sem motivo aparente, suor noturno e febre. Ela é transmitida por gotículas de saliva, por isso o doente deve ser isolado e não compartilhar objetos de uso pessoal. O tratamento é feito com antibióticos.

 

como aliviar tosse seca

Como buscar um médico especialista?

Como já dito antes, se a tosse estiver associada a outros sintomas, pode ser necessário procurar um médico. Dependendo do caso, um clínico geral, infectologista, pneumologista ou otorrinolaringologista podem ajudar. A equipe de especialistas da AmorSaúde oferece um atendimento humanizado e de qualidade, em consultas online ou presenciais.

A tosse seca é um sintoma incômodo, que pode estar relacionado a problemas simples ou complexos. É importante ter atenção à duração da tosse e à ocorrência de outros sintomas. Em caso de suspeita de doenças graves, como pneumonia, tuberculose, deve-se procurar um médico quanto antes.

Como aliviar tosse seca? 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a resposta mais eficaz para “como aliviar tosse seca” corresponde a procurar um profissional de saúde para avaliar o sintoma o mais rápido possível. A urgência é ainda maior quando o incômodo é persistente e de difícil controle.

A partir do momento em que o sintoma aparece de forma isolada, sem estar acompanhado de outros desconfortos nocivos, é recomendado ter uma primeira consulta com o clínico geral. 

O profissional realiza a anamnese, um processo em que verifica as queixas do paciente juntamente da observação clínica. Posteriormente, existe a possibilidade do médico solicitar mais exames complementares de diagnóstico ou fazer um encaminhamento para outro especialista. 

Nos casos em que a pessoa já tenha histórico de doenças respiratórias crônicas, o mais indicado é procurar diretamente por um pneumologista. Entre os principais procedimentos a serem indicados por ele, destacam-se radiografia torácica, espirometria e oximetria de pulso

Por fim, o tratamento mais indicado varia de acordo com a doença que está causando o problema. Por esse motivo, é indicado não negligenciar esse cuidado tão importante. 

O que é bom para tosse seca?

Muitas pessoas procuram por o que é bom para tosse seca e se esquecem de procurar a ajuda de um profissional qualificado e experiente. A seguir, você verá algumas dicas que podem ser usadas junto ao tratamento médico adequado, não devendo substituí-lo. 

1. Beber bastante água

Como você sabe, o ato de beber bastante água é essencial para diversos âmbitos da vida, sendo ainda mais benéfico para diminuir os sintomas da tosse seca. Essa atividade é responsável por promover mais umidade para a garganta, além de tirar as impurezas situadas no esôfago.

Para manter a hidratação de forma adequada, não é indicado beber um vasto volume de água em um pequeno espaço de tempo, à vista de que isso provoca desconfortos em razão do acúmulo de líquidos. 

2. Dormir com a cabeça elevada 

Quando nos deitamos, as secreções da garganta ficam presas no local, sem conseguir fluir de maneira rápida. Em consequência, o paciente sente uma irritação ainda maior, responsável pelos episódios de tosse seca.  

Levando isso em consideração, é indicado dormir com a cabeça elevada para que o muco e a saliva sejam direcionados ao estômago. Desse modo, imediatamente torna-se possível sentir menos desconforto. 

3. Manter as janelas abertas

Manter as janelas da casa aberta é essencial para aliviar a tosse seca. Essa atitude tende a deixar o ar circular de uma maneira mais adequada, permitindo que os microrganismos saiam dos cômodos. Consequentemente, o paciente fica menos vulnerável às chances de infecção. 

Sem contar que, isso é excelente para retirar o mofo, uma formação de vários fungos capazes de piorar os quadros de doenças respiratórias crônicas. Esse cuidado é ainda mais importante para as pessoas que possuem asma ou bronquite, por exemplo. 

4. Manter a casa higienizada 

Se você está com tosse seca, uma das práticas mais recomendadas é nada mais nada menos do que manter a casa higienizada. Assim, um simples ato torna-se capaz de amenizar um incômodo enorme. Durante a higienização, todas as impurezas do ambiente são removidas, de modo a deixar o local mais purificado. 

5. Elevar a umidade do ar 

O uso do umidificador de ar é uma excelente opção para as pessoas que sofrem com a tosse seca e persistente. Além de aliviar esse desconforto, a umidade também ajuda a diminuir sintomas como o nariz entupido e a dificuldade para respirar. 

Caso seja desejável, é possível estender uma toalha molhada ou colocar um balde com água no local. A ação ajuda até mesmo a ter um sono mais regulado. De todo modo, o ambiente arejado não deve sobrepor o tratamento médico essencial, mas serve de grande ajuda. 

6. Consumir chás 

Antes de tudo, é fundamental deixar claro que os chás servem para proporcionar mais qualidade de vida e não deve ser usado como um substituto para o tratamento médico ideal. Afinal, a tosse seca costuma ser uma resposta do corpo a infecções por bactérias ou fungos. 

Quando a bebida é associada com o tratamento prescrito por um profissional de saúde, tende a apresentar resultados positivos. Entre os ingredientes que podem ser usados para reduzir a tosse seca, estão: limão com mel, capim-limão, gengibre, romã, canela e cravo, alcaçuz, hortelã, tomilho, alecrim e eucalipto. 

7. Aumentar a quantidade de vitamina C 

Os alimentos que possuem vitamina C são extremamente vantajosos para aumentar a força do sistema imune, evitando a piora do quadro de tosse seca. Por esse motivo, uma dica é consumir mel, gengibre, canela, laranja, própolis, romã, agrião, abacaxi, alho e hortelã. 

8. Aposte na nebulização

A vaporização é uma técnica que pode ser feita no conforto do próprio lar, sendo responsável pelo descongestionamento das vias respiratórias. Durante esse procedimento utiliza-se o soro fisiológico com o auxílio de um compressor de ar ou oxigênio.

O processo também é responsável por umidificar o muco e fazer com que ele saía mais rapidamente. Para otimizar os benefícios do alívio da tosse seca, recomenda-se usar o salbutamol (remédio utilizado para o alívio da asma), visando deixar a musculatura das paredes dos brônquios relaxadas. Assim, as vias aéreas são desentupidas, entregando a diminuição dos sintomas e promovendo o bem-estar. 

9. Pratique a mudança de hábitos

Como é de vasto conhecimento, o consumo do cigarro é responsável por trazer inúmeros riscos para a saúde de modo geral, e não seria diferente nesse caso. O fumo faz com que as vias aéreas sofram com um processo de irritação. 

O tabaco é um importante irritante das vias aéreas, tanto nasais como brônquicas e pode estimular as glândulas a produzirem mais muco. Além disso, apresenta toxinas capazes de enfraquecer o sistema imunológico e alterar as células dos pulmões. Pensando nisso, é de extrema importância manter-se longe do vício. 

10. Use medicamentos para diminuir a dor de garganta

O uso de determinados medicamentos pode ajudar a diminuir a dor de garganta e consequentemente aliviar o incômodo da tosse. Mas, para isso, é necessário que sejam prescritos por um profissional de saúde. Assim, o médico pode indicar a utilização de analgésicos para combater a inflamação. O tratamento deve ser mantido até o período indicado pelo especialista. 

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

31 thoughts on “Tosse Seca: dicas simples e eficazes para aliviar os sintomas

  1. Estou gripado a 20 dias fui no médico duas vezes ,e não consegui melhorar da minha gripe , agora aumentou a tosse seca , não tem catarro , não tem febre nem dor de cabeça , a vontade de me alimentar é muito pouca

    1. Olá Filipe, Boa tarde. Tudo bem? Importante procurar um médico para uma melhor avaliação. Se for com os cuidados da AmorSaúde, melhor ainda. Agende já: amorsaude.com.br . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  2. Meu filho de 24 anos está com sintomas de febre e tosse seca ja fazem 32 dias. Já é a segunda vez que o problema se manifesta. Geralmente ocorre mais na parte da tarde e da noite. Ele Já fez todos os exames inclusive diversas tomografias, diversos exames de sangue, e não foi nada detectado. Já levamos ele no hematologista, infectologista e num outro mefico especialista em doenças auto imune sendo que o último pediu alguns exames mais específicos. Estamos aguardando o resultado desses exames agora. Estamos muito preocupados com a saude dele principalmente porque não descobrem o problema que ele tem. A primeira vez ele passou muito mal e teve que ser internado por duas semanas com febres altíssimas. O ultimo medico já receitou antibióticos assim como os outros médicos que trataram dele no hospital da primeira mas o problema voltou agora depois de 5 meses. Gostaria de um parecer dos Srs para melhor nos orientar…….Mto obrigado………. Luiz

    1. Olá Luiz, Boa tarde. Tudo bem? Importante buscar, o quanto antes, uma orientação médica para entender mais sobre a sua situação: amorsaude.com.br . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

    2. Olá. Minha mãe tem crises de tosse seca e esses dias essa tosse está bem mais intensa. Nunca teve febre, catarro, coriza ( só nos momentos em que está tossindo)

      1. Olá Adilson, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

      2. Oi. Tudo bem. Queria saber se a tosse da sua mãe passou? Estou a muito tempo. A mesma tosse. Já fiz de tudo e nada. Tem dia q esta mais calma. Mas tenho todos os dias. As vezes a tosse é tanta q chego urinar. 😓

  3. Olá estou com dor de garganta e tossindo muito e dor na barriga por tosse muito eu estou com medo de ser um infarto por que eu já tive um infarto a 3 anos e estou com medo

    1. Olá Rita, Bom dia. Tudo bem? Importante consultar um médico, o quanto antes, para uma melhor avaliação. E que tal se for com um cuidado e amor que só o AmorSaúde tem? Agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  4. Eu mi chamo Monica eu tenho tempo que tô com uma tosse seca e só a noite que mi ataca tosso tanto que chego vomitar o que eu devo tomar n aguento mais chega mi dar até falta de ar

    1. Olá Monica, Bom dia. Tudo bem? Importante consultar um médico, o quanto antes, para uma melhor avaliação. E que tal se for com um cuidado e amor que só o AmorSaúde tem? Agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

    1. Olá Valdirene, Bom dia. Tudo bem? Importante consultar um médico, o quanto antes, para uma melhor avaliação. E que tal se for com um cuidado e amor que só o AmorSaúde tem? Agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  5. Boa Noite minha filha de 2 anos quando vai dormir costuma tossir muito pós gripe e começa a fazer ancia de vômito o que pode ser

    1. Olá Lucas, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa clínica! 😍

  6. Boa noite estou com uma tosse que começou hoje do nada uma conceira na garganta cosa e o tempo todo aquela.vonyafr de tossi não tem secreção a guardando chega arde de tantomtossi

    1. Olá Marcos, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

    1. Oi Lucius, Bom dia. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  7. Tbm não vou relatar o que estou sentindo pois já vi pelos colegas que de nada adiantou …se for pra ser ajudado assim ,vou procurar a Medipreve…pensei que poderiam pelo menos dar um parecer ,mas nem isso? Essas resposta de vcs é uma gravação eletrônica , bela consideração!

    1. Oi Marise, Bom dia. Tudo bem? Compreendemos a sua questão. Contudo, de fato, o ideal é procurar uma orientação médica para ter um diagnóstico mais claro, preciso, e como tratar com todo cuidado e amor. Por sinal, o AmorSáude tem, hein? Estamos te esperando para cuidar da sua saúde! 😍

    1. Olá, Loreci!
      O ideal é que procure um médico para que ele possa entender se você está somente com a tosse seca ou se existe algum outro sintoma, assim ele poderá indicar o melhor tratamento para você. Então não perca tempo, agende uma consulta em uma de nossas clínicas. Aqui na AmorSaúde, temos os melhores profissionais para cuidar de você. 😉

  8. Olá, boa noite. Minha filha tem bronquite alérgica, e quando ataca ela começa a tossir desesperada o dia todo, a tosse é persistente, devo procurar um especialista. Dicas?

    1. Olá, Tamires!
      Se a tosse estiver associada a outros sintomas, pode ser necessário procurar um médico. Dependendo do caso, um clínico geral, infectologista, pneumologista ou otorrinolaringologista podem ajudar. A tosse seca é um sintoma incômodo, que pode estar relacionado a problemas simples ou complexos. É importante ter atenção à duração da tosse e à ocorrência de outros sintomas. Em caso de suspeita de doenças graves, como pneumonia, tuberculose e Covid-19, deve-se procurar um médico quanto antes. Saiba que as nossas clínicas estão preparadas para te atender, para agendar é fácil, basta acessar o site https://paciente.amorsaude.com.br criar o seu cadastro e procurar a especialidade desejada.

    1. Olá, Luana!
      Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Se precisar pode agendar a consulta pelo nosso site https://paciente.amorsaude.com.br/ ok? 😉 Um abraço! 💙❤️

    1. Olá, Iara!
      Te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para que possa nos relatar sobre a sua reclamação.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

Deixe um comentário