Muitas pessoas se questionam recorrentemente “como encontrar um dentista perto de mim?”, pois ainda não é muito comum observarmos profissionais de odontologia cobrando preços acessíveis para atendimentos e tratamentos, o que acaba dificultando o acesso de pessoas que não possuem planos de saúde ou dependem exclusivamente da disponibilidade de unidades básicas de saúde.
Todavia, as clínicas populares chegaram ao mercado odontológico há alguns anos para mudar essa situação, trazendo consultas e procedimentos de qualidade para todos os públicos, sendo fáceis de encontrar em qualquer região.
Aqui, você saberá qual a importância de recorrer à serviços viáveis de um dentista bom e barato e descobrirá qual profissional está mais próximo a você:
No que um dentista pode ajudar?
Mesmo que você realize a escovação dos dentes regularmente com uso de enxaguante bucal e fio dental, a ajuda do dentista ainda é necessária e extremamente importante, visto que existem inúmeras alterações dentárias que podem surgir e evoluir, sem você ao menos perceber. Afinal, algumas condições nem sequer apresentam sintomas nos primeiros estágios.
Quando a identificação se torna possível, as alterações já estão em um estado crônico que interfere na saúde da arcada dentária e na aparência do sorriso. Assim, é provável que seja preciso passar não só pela consulta inicial com um dentista, como também por determinados procedimentos complexos, como uma intervenção cirúrgica, por exemplo.
Sendo assim, os cuidados que o profissional de odontologia pode oferecer é indispensável, tendo em vista de que ele não trata somente o visual do sorriso mas também o estado da estrutura dos dentes e a estrutura óssea da face.
Tanto que, o especialista tem o poder de recomendar exames necessários para verificar e diagnosticar diversos problemas, deficiências e doenças internas na região buco-maxilo-facial.
Essas disfunções trazem várias complicações, como dor latejante nos dentes, inchaços na bochecha e na gengiva, sensibilidade local (especialmente em contato com temperaturas extremas), febre, halitose e anormalidades que comprometem a qualidade de vida.
Em razão das alterações dentárias, o paciente começa a ter dificuldade de mastigar ou engolir alimentos, respirar com precisão, dormir adequadamente e articular palavras de forma correta e compreensível.
Qual a importância de consultar periodicamente com um dentista?
Algumas pessoas possuem medo ou receio de se consultar com um dentista, principalmente se for o primeiro contato. A demora para receber assistência pode ser bastante perigosa devido os problemas que a falta de cuidado pode causar, por isso, é muito importante recorrer ao atendimento, mesmo que esteja um pouquinho assustado.
No dia da consulta, o profissional realiza uma avaliação precisa, estabelecendo um diálogo honesto de paciente para dentista, momento em que o indivíduo relata, se for o caso, uma possível gestação (ou se contêm planos de engravidar em breve), ou se está enfrentando alguma enfermidade, como diabete, doenças cardiovasculares e câncer.
Caso seja preciso, o especialista solicitará exames complementares, como a radiografia da boca, método de imagem que permite visualizar todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não estão apontados. A partir dessa análise, há como ter um ponto de partida para o tratamento mais adequado.
No geral, as etapas que o dentista precisa seguir vão desde a higienização completa até as medidas de prevenção. Já na primeira consulta o indivíduo consegue ter uma limpeza bucal adequada, dependendo de qual clínica optará.
Nesta fase, também é observado a provável presença de cáries e o estado em que se encontra a gengiva, bem como a saúde da salivação e a movimentação do maxilar.
O dentista instruirá quais são os hábitos necessários de inserir constantemente na rotina para que o paciente não enfrente nenhum malefício.
Normalmente, as medidas a serem adotadas consistem em escovar os dentes no mínimo três vezes por dia por pelo menos 2 minutos e o uso do fio dental, realizando movimentos de trás para frente. Isso evita a tão temida formação de placa bacteriana, responsável por acumular tártaros.
O processo de utilização do fio dental também ajuda a alcançar as áreas mais difíceis de serem enxergadas, como a parte de trás dos últimos dentes. Superfícies como a gengiva e a língua devem ser priorizadas da mesma forma. Nessas regiões, é comum que haja um excesso de resíduos alimentares, urgindo a necessidade de serem removidos rapidamente.
Por essa razão, com o acompanhamento odontológico, o paciente tem uma extensa segurança que protege profundamente a arcada dentária das disfunções do dente. Desse modo, é possível dizer adeus ao cálculo dental, deteriorações e inflamações na gengiva.
Qual a frequência ideal para consultar com um dentista perto de mim?
Como dito anteriormente, visitar o dentista constantemente é extremamente fundamental para garantir que a saúde de sua boca funcione conforme o esperado. Geralmente, o período indicado para recorrer a assistência de clínicas odontológicas varia de, no mínimo, 4 a 6 meses.
Contudo, os pacientes que sofrem de problemas mais abrasivos como as cáries, periodontite ou gengivite, devem solicitar um atendimento mais ligeiro do que as outras pessoas costumam ter, tornando frequente as consultas necessárias. Nesses casos, os indivíduos recebem ainda mais instruções para dar continuidade a higienização bucal até a próxima consulta.
Principais problemas de não ir a consultas odontológicas
Por mais que não seja um assunto muito discutido, alguns hábitos nocivos como roer unhas, consumir alimentos açucarados excessivamente e abrir embalagens com os dentes, criam fissuras que não podem ser notadas mas são capazes de provocar uma quebra de dentes a qualquer instante.
A situação é ainda mais perigosa quando o indivíduo apresenta dificuldade de acesso a tratamentos, um caso muito comum e observado no Brasil.
Em clínicas populares, não há demora para ser atendido, na maioria das vezes o tempo de espera pedido é de, no máximo, 7 dias úteis quando há uma maior demanda, diferentemente das unidades básicas de saúde e outros meios de atendimento do Sistema Público de Saúde (SUS).
Além do mais, os preços das consultas e dos procedimentos a serem realizados são bem mais acessíveis. Todo esse processo previne o surgimento de doenças da boca e combate as que já existem.
Entre essas doenças e outras irregularidades que podem aparecer neste local, estão:
- Cáries;
- Placa bacteriana;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Abscessos odontogênicos;
- Perda óssea dentária;
- Candidíase oral;
- Câncer bucal.
Onde encontrar dentista perto de mim?
Pode ser difícil encontrar um dentista bom e barato por perto, o que pode fazer com que os tratamentos odontológicos não sejam tão acessíveis. No entanto, a AmorSaúde possui mais de 301 clínicas em ativa, atuando em especialidades como cardiologia, oftalmologia, ginecologia e odontologia, tornando possível que você tenha acesso a serviços de saúde bucal em qualquer momento, e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Portanto, se você está se perguntando constantemente “onde encontrar dentista perto de mim?”, saiba que estamos presente em diversas regiões do norte, sul, centro-oeste e sudeste do país. Basta consultar qual é a unidade mais perto de você para contar com um atendimento médico e odontológico de qualidade e humanizado.
Os serviços prestados são ainda mais benéficos para os indivíduos que não têm acesso a planos de saúde ou não conseguem aguardar meses ou anos por consultas, exames ou procedimentos na fila dos centros de saúde.
Entre as principais áreas de atuações odontológicas estão a clínica geral, implantodontia, ortodontia e prótese:
Clínica geral
O clínico geral tem a responsabilidade de resolver leves problemas identificados em pacientes que recorrem à assistência odontológica.
Nos casos mais complexos e de maior gravidade, cumpre a função do atendimento primário, ficando encarregado de encaminhar os indivíduos a outros especialistas.
Implantodontia
Assim como o nome já indica, a implantodontia é responsável por conduzir os implantes dentários, que funcionam com o auxílio de um implante instalado no osso do maxilar ou mandíbula por intervenção cirúrgica.
Em pacientes que apresentam a falta de um ou mais dentes, é realizada a fixação de implantes de titânio, também chamados de “pinos”, para substituir o elemento perdido.
À vista disso, podemos entender que o tratamento tem como principal objetivo reconstruir as funções estéticas e mastigatórias dos indivíduos, fazendo com que tenham o bem-estar e a autoestima resgatadas precisamente.
Ortodontia
Enquanto isso, o ramo da ortodontia tem a missão de melhorar a aparência do sorriso de pacientes que necessitam ajustar o alinhamento dentário (dentes tortos ou que não se encaixam da maneira esperada).
Algumas pessoas contêm uma assimetria, que pode ser moderada ou acentuada, na posição dos dentes e dos ossos maxilares. Por esse motivo, a área busca solucionar alterações de mordida, respiração e fala.
Prótese
Assim como a atuação citada anteriormente, a área da prótese também pretende alcançar a meta de reconstruir as disfunções causadas por problemas de fala, mastigação e formação de toda a arcada dentária.
Desse modo, além de obter uma maior qualidade de vida e conforto, os dentes de pacientes com prótese costumam se assemelhar bastante a dentes naturais, o que acaba sendo uma grande vantagem.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!