acne tem cura acne tem cura

Acne tem cura? Entenda mais sobre o assunto

6 minutos para ler

Alguns cuidados com a pele são fundamentais para mantê-la bonita e saudável. O uso de filtro solar e hidratantes são algumas das medidas que podem evitar muitos problemas, como o surgimento de acne e espinhas. Aqui, a segunda é uma manifestação da primeira, ou seja, a acne pode levar à formação de diversas lesões, entre elas, as espinhas.

Mas acne tem cura? Atualmente, existem tratamentos bastante eficazes para controle desse tipo de inflamação. Quanto antes forem iniciados, melhores serão os resultados.

Neste post, vamos falar sobre esse problema que atinge muitas pessoas, sejam elas jovens, sejam adultas. Entenda, a seguir, tudo sobre a acne!

O que é acne?

A acne é uma inflamação que ocorre nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos — região em que nascem os pelos. Quando esses poros ficam obstruídos por células mortas ou sebo, acabam inflamados, gerando cravos, espinhas, caroços, cicatrizes e cistos. A acne é mais comum de aparecer nas regiões do rosto, pescoço, costas, peito e ombros. Existem alguns tipos de acne, conforme mostraremos, a seguir.

Acne neonatal

Acomete cerca de 20% dos recém-nascidos e pode acontecer por conta dos hormônios que os bebês recebem da placenta da mãe, pouco antes do nascimento. Outro motivo do aparecimento de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo da criança liberar hormônios. Esse é um tipo de acne leve e desaparece naturalmente.

Acne infantil

Os bebês de 3 a 16 meses podem desenvolver acne infantil, como cravos e espinhas. Essas lesões costumam desaparecer até os dois anos e dificilmente deixam marcas. Níveis hormonais mais elevados que o normal podem ser os causadores da acne infantil.

Acne vulgar

A acne vulgar é o tipo mais comum dessa inflamação e aparece, mais frequentemente, em adolescentes e jovens, normalmente, na fase da puberdade.

Acne conglobata

Essa é uma complicação da acne, mais rara, grave e acomete, principalmente, os homens jovens. A acne conglobata são espinhas grandes que se desenvolvem no rosto, peito, braços, costas e coxas. Esse é um tipo de acne mais difícil de tratar e tende a deixar cicatrizes.

Acne fulminante

A acne fulminante é uma forma grave da conglobata e, geralmente, se desenvolve em meninos adolescentes. Um elevado número de espinhas aparece muito rapidamente no peito e nas costas. Pessoas que sofrem de acne fulminante podem ter febre e dor muscular. Além disso, esse tipo de lesão deixa graves cicatrizes.

Quais os graus da acne?

A acne pode se desenvolver tanto de forma mais leve, sem deixar grandes marcas, quanto pode ser grave e precisar de tratamentos mais sérios e contínuos. Por isso, ela é classificada pelo nível de gravidade da sua manifestação e dividida em cinco graus:

  • grau 1: caracteriza-se pela formação apenas de cravos abertos ou fechados;
  • grau 2: além da lesão do grau 1, aparecem feridas pequenas, como as espinhas, avermelhadas, inflamadas e, algumas vezes, com pus;
  • grau 3: são lesões maiores, císticas e nodulares, com tom escuro, feridas pequenas e cravos, além de pequena elevação da epiderme;
  • grau 4: lesões conglobatas, nodulares e císticas, que se encontram e formam pus, levando a cicatrizes;
  • grau 5: é um quadro raro, envolvendo a acne fulminante, que pode evoluir para úlceras e sintomas sistêmicos, como a presença de febre.

A acne tem cura?

A acne é um processo inflamatório que não tem cura, mas deve ser tratado de forma adequada para diminuir os danos na pele. Muito comum na adolescência, também pode acometer os adultos, sendo a acne nas mulheres bem mais comum.

Os malefícios estéticos que a acne causa podem atingir o psicológico das pessoas que sofrem com a inflamação, levando a insegurança e a baixa autoestima.

cicatriz de acne tem cura

Quais são os tratamentos mais comuns para acne?

A acne deve ser tratada, independentemente da idade, com produtos indicados pelos dermatologistas. Cremes caseiros, desconhecidos e soluções milagrosas não devem ser usados. Dependendo da gravidade do quadro, a acne causa sofrimento emocional e deixa cicatrizes indesejáveis na pele.

Ao longo do tempo, tratamentos eficientes foram desenvolvidos e, quanto mais cedo iniciados, mais chance de controlar as lesões sem deixar marcas profundas na pele e na autoestima da pessoa. De acordo com o grau e a evolução da acne, o procedimento indicado pelo dermatologista pode ser feito por via oral ou local.

Para tratamento local, é indicada a aplicação de cremes, loções, géis e sabonetes. Nos casos dos métodos via oral, podem ser receitados antibióticos e isotretinoína. Os dermatologistas também chegam a recomendar tratamentos complementares, como extração de comedões, drenagem ou punção de nódulos, pústulas (elevações da pele) e pseudocistos.

Além disso, quando necessário, podem ser solicitados alguns procedimentos para infiltração local de medicações específicas, como os corticoides. Já o tratamento das cicatrizes costuma ser realizado com aplicação de peelings, laser e outros procedimentos, como dermoabrasão, subincisão, preenchimentos cutâneos com ácido hialurônico ou gordura.

As manchas na pele deixadas pelas acnes são cuidadas com procedimentos realizados em consultório ou em casa. Alguns métodos, como a fototerapia com luz azul, também podem ser recomendados pelos especialistas.

Como prevenir a acne?

O hábito de espremer e cutucar espinhas deve ser evitado ao máximo, já que pode piorar a irritação da pele e agravar as cicatrizes. Além disso, não use produtos oleosos no rosto e tenha cuidado com a alimentação. Alimentos com alto índice de açúcares podem aumentar a oleosidade da pele, gerando as temidas acnes.

Manter uma rotina de skincare também é fundamental para apoiar a integridade da pele, melhorando suas condições. Para isso, use hidratante e filtro solar diariamente e evite a exposição excessiva ao sol. Também é essencial realizar a higiene diária e adequada da pele, fazendo uso de sabonetes ou produtos de limpeza dermatologicamente testados.

Quem já tem tendência a desenvolver essa inflamação deve dar preferência a produtos para pele oleosa ou acneica. Mas, fique atento, porque lavar em excesso pode ser prejudicial e causar irritações, agravando as lesões.

Portanto, a acne não tem cura, mas existem muitos tratamentos que oferecem resultado satisfatório aos pacientes. Ter uma pele bonita e saudável melhora a autoestima e proporciona mais qualidade de vida às pessoas. Para isso, procure ajuda de um dermatologista, use produtos de qualidade e realize os cuidados diários corretamente.

Quer saber mais sobre a acne ou outros problemas relacionados à saúde? Entre em contato com os consultores do AmorSaúde e tire todas as suas dúvidas!

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, entre em contato conosco!

Posts relacionados

2 thoughts on “Acne tem cura? Entenda mais sobre o assunto

  1. tenho acne conglobata, acne grau IV, não tenho condições de fazer uma consulta com dermatologista e tenho quase certeza de que se eu fazer, irão me receitar antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína os quais são muito caros. Tenho acne conglobata a 1 mês e só piora e se forma mais delas, algum conselho pra tratar isso ou uma noção de quanto tempo ate curar ?

    1. Olá Wellyton, Boa tarde. Tudo bem? Importante buscar, o quanto antes, uma orientação médica para entender mais sobre a sua situação: amorsaude.com.br . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

Deixe um comentário