a importância da alimentação saudável a importância da alimentação saudável

A importância da alimentação saudável e como conquistar

9 minutos para ler

Diante de uma rotina corrida, parece bem difícil aderir a uma dieta equilibrada, não é mesmo? Afinal, nem sempre reservamos um tempo adequado para comer corretamente durante o dia, mantendo os horários das refeições. Com esses hábitos, a saúde acaba ficando em segundo plano, o que é bem prejudicial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Por isso, é necessário entender qual a importância da alimentação saudável e os meios que podem ser adotados para incluí-la no dia a dia. Se você também sente dificuldades para se alimentar da forma ideal, continue lendo este artigo. Apresentaremos as principais dicas sobre o assunto!

A importância de uma alimentação saudável

Já percebeu que, quando você se alimenta mal, além do impacto na estética do corpo, isso também atrapalha a sua rotina? Isso acontece porque a qualidade dos alimentos que ingerimos tem ligação direta com a nossa disposição.

Ao consumirmos grande quantidade de produtos recheados de açúcares e carboidratos, a tendência é nos sentirmos mais cansados. Buscar o equilíbrio é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.

Além disso, como a importância da alimentação saudável é um assunto que está em voga na TV, no papo entre amigos e nas mais variadas plataformas da internet, certamente, você já ouviu falar a respeito. Mas será que conseguiu entender a verdadeira necessidade de aderir a uma dieta mais balanceada?

Ao adotar uma alimentação que faça bem para o organismo, é possível notar benefícios em pouco tempo, como o aumento da disposição e a sensação de bem-estar. Enquanto isso, ainda existe a possibilidade de reduzir a ocorrência de problemas de saúde, regular o funcionamento do intestino, fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças crônicas decorrentes do ganho de peso.

Aliás, para quem deseja controlar as medidas, adotar uma alimentação equilibrada é essencial. Sendo assim, comer bem é importante não só para a estética, mas para a saúde mental e a física.

A composição de uma alimentação saudável

Nesse sentido, para adotarmos uma alimentação mais balanceada, é fundamental termos atenção à composição das nossas refeições. Elas devem nos saciar e nos proporcionar os nutrientes necessários para nos dar disposição e energia no nosso dia a dia. Assim, a alimentação deve ser composta por:

  • macronutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas;
  • micronutrientes: vitaminas e minerais, presentes nos alimentos;
  • fibras: que auxiliam na digestão.

Os perigos da má alimentação para o organismo

São várias as consequências de uma alimentação inadequada e sem equilíbrio para a nossa saúde e qualidade de vida. Confira, a seguir, algumas delas.

Aumento do risco de obesidade

A obesidade é um problema de saúde cada vez mais comum e preocupante, decorrente do aumento de peso em função de uma alimentação com excesso de açúcar, gordura e ultraprocessados.

Surgimento de doenças cardiovasculares

Alguns fatores relacionados a má alimentação, como diabetes tipo 2, nível de colesterol alto e hipertensão, podem contribuir para o surgimento e o agravamento de doenças cardiovasculares.

Prejuízos ao sistema imunológico

A falta de nutrientes e vitaminas pode ser crucial para o sistema imunológico, contribuindo para deixar o organismo mais vulnerável ao surgimento de doenças, como gripes e resfriados.

Piora no funcionamento do intestino

Uma boa alimentação, rica em fibras, é essencial para o bom funcionamento do nosso intestino. Problemas no sistema digestivo, como constipação e gastrite, podem estar relacionados a uma alimentação ruim.

Diminuição da qualidade do sono

A insônia pode ter relação com a falta de equilíbrio na alimentação. Nesse sentido, mudar os hábitos alimentares ajuda a solucionar esse problema e a melhorar a qualidade do sono.

Falta de energia e redução da capacidade de concentração

O nosso organismo precisa de energia para funcionar de maneira plena e em sua capacidade total. Assim, quando nos alimentamos mal, nosso raciocínio é afetado e, geralmente, temos dificuldade em nos concentrar, o que pode comprometer o desempenho nas tarefas do dia a dia.

Como melhorar a sua alimentação

A maioria das pessoas sabe que ter uma alimentação saudável faz bem para todo o corpo, mas o que nem sempre elas descobrem é como fazer isso. Afinal, é fácil falar e difícil fazer, certo?

Para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, ou antes não se importava em cuidar da alimentação, promover essa mudança pode causar um impacto logo no começo. Isso acontece porque hábitos de anos — talvez, décadas — precisarão ser radicalmente modificados.

Nesse contexto, é importante destacar o seguinte: estima-se que os hábitos sejam criados após 21 dias de insistência em determinada atividade. Logo, você precisa fazer um grande esforço apenas no primeiro mês, depois, tudo se resolve.

Daí surge o questionamento: na prática, como adotar uma alimentação saudável? Para isso, listamos alguns dos principais costumes que podem ser aderidos.

Estabeleça horários para as refeições

Para criar uma rotina regrada de alimentação, o primeiro passo é estabelecer os horários para as refeições, sem pular nenhuma — ainda que você não tenha apetite. Nesse caso, o ideal é diminuir a porção, pois é importante não ficar muito tempo sem comer. Por isso, é recomendado dar um intervalo de, no máximo, três ou quatro horas a cada refeição.

Consuma frutas, legumes e verduras

Se a sua praia é apenas frituras e produtos industrializados, comece a incluir alimentos mais saudáveis na sua rotina. Para isso, não passe um dia sem comer frutas, legumes e verduras, já que eles têm nutrientes indispensáveis para o ser humano e precisam ser consumidos diariamente.

Reduza a ingestão de carnes gordurosas

Se consumidas em excesso, as carnes de porco e vermelha podem se tornar inimigas de uma vida saudável, já que têm bastante gordura saturada. Sendo assim, vale a pena reduzir o consumo desses alimentos no dia a dia.

Aumente o consumo de fibras

Alimentos com alto teor de fibras, como grãos e cereais, auxiliam na regulação do intestino e promovem a saciedade por mais tempo. Por causa disso, procure aumentar a ingestão desses produtos.

Mastigue bem os alimentos

Nesse mundo dominado pela pressa, em que nos sentimos ansiosos com frequência e precisamos estar em diversos lugares em um dia só, parece impossível ter calma para fazer uma refeição e mastigar os alimentos com tranquilidade, não é mesmo? No entanto, isso é fundamental para digerir a comida e absorver os nutrientes. Por isso, não deixe de lado esse cuidado.

Cozinhe os seus próprios alimentos

Talvez essa seja uma das principais dicas para aderir a uma alimentação saudável. Ao cozinhar as próprias refeições, é possível selecionar ingredientes mais saudáveis e controlar melhor a porção deles. Se você não tem muito tempo durante a semana, faça o preparo no dia em que estiver livre e organize as marmitas para o almoço do trabalho.

Beba bastante água

Ela tem uma função essencial no nosso organismo, por isso, cultivar o hábito de beber bastante água ao longo do dia é fundamental para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.

A hidratação é importante para transportar os nutrientes para as células e para os tecidos corporais, além de ser essencial para funções fisiológicas, como digestão, absorção e excreção. A média ideal de consumo, geralmente, é de dois litros por dia, mas é interessante fazer o cálculo conforme o peso, a rotina e as necessidades do organismo.

Consuma menos sal e açúcar

O excesso de sal e açúcar, além de ser prejudicial para a saúde, pode interferir na sensação de prazer ligada à saciedade, fazendo com que a gente coma além do necessário.

Coloque mais cor no prato

Preze por uma alimentação variada e colorida, que contenha todos os grupos alimentares, e priorize a chamada “comida de verdade”. Um prato mais colorido é um sinal de que estamos consumindo uma variedade maior de nutrientes, ao contrário de uma comida monocromática.

O Guia alimentar para a população brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, pode ajudar nessa tarefa de montar um prato nutritivo, equilibrado e cheio de cor.

Dicas para eliminar alguns alimentos da sua vida

Dicas para eliminar alguns alimentos da sua vida

Produtos industrializados são os verdadeiros queridinhos de quem não tem tempo — ou tem preguiça — de fazer a própria comida. Mas você sabia que eles podem fazer muito mal ao ser humano?

Os aditivos químicos encontrados nesses alimentos têm ligação com diabetes, hipertensão, obesidade e câncer. Isso acontece porque esses produtos apresentam substâncias como corantes, adoçantes, aromatizantes e conservantes — bons para o paladar, mas não para a saúde física.

Reduzir o consumo desses itens até eliminá-los é um passo necessário para iniciar uma vida mais saudável. Com isso, a primeira parte do processo é entender que as mudanças não vão acontecer do dia para a noite. É necessário ter paciência e fazer as substituições aos poucos.

Se você tem o costume de beber refrigerantes e sucos de caixinha, comece reduzindo esse hábito e substituindo a bebida por sucos naturais, água e chás. Logo, os líquidos são os primeiros a participarem dessa mudança.

Depois, é a vez dos sólidos. Nesse caso, comece deixando de lado a comida congelada, reduzindo o sal e o açúcar na preparação dos alimentos e diminuindo o consumo de produtos enlatados. Assim, você passa a se sentir preparado para, eventualmente, eliminar de vez o antigo estilo de vida.

Percebeu como, na verdade, não é muito difícil ter uma dieta mais equilibrada? Com o tempo, o que era visto como obrigação passa a se tornar um prazer. Então, você não vai sofrer muito no processo de mudança, já que entende qual a importância da alimentação saudável.

E aí, está pensando em melhorar os hábitos alimentares? Deixe um comentário contando quais dessas dicas você pretende incorporar em sua rotina!

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

4 thoughts on “A importância da alimentação saudável e como conquistar

  1. Em Londrina o atendimento para exames é totalmente desorganizado, é agendado para fazer o exame e mesmo assim quando chega precisa pegar senha e esperar atendimento junto com quem ainda está para marcar exame, orçamento, pegar resultado de exame, e só depois é encaminhado para esperar ainda mais para ser chamado a fazer exame. Horrível a desorganização e despreparo.

    1. Oi William, Boa tarde. Tudo bem? Por favor, poderia entrar em contato conosco através das nossas redes sociais: facebook.com/amorsaudebrasil e @amorsaudebrasil (Instagram)? Lá iremos saber mais sobre a sua questão, visando melhor te auxiliar e as melhorias em nossos atendimentos. 😊

Deixe um comentário