óculos de grau tem validade óculos de grau tem validade

Óculos de grau têm validade? Descubra!

6 minutos para ler

Se os óculos de grau têm validade ou não, definitivamente, é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Após a consulta no oftalmologista, é indicado aos pacientes que têm problemas de visão, como miopia e astigmatismo, usar esse acessório, essencial para os indivíduos enxergarem com mais clareza, especialmente, os detalhes.

Essas pessoas costumam ter dificuldade em ver objetos que estejam distantes ou, até mesmo, muito próximos aos olhos. Graças ao uso de óculos de grau, conseguem realizar as tarefas diárias sem incômodos. Mas durante qual período é recomendado usar esses acessórios? Quanto tempo eles duram?

Elaboramos este conteúdo para tirar a sua dúvida de uma vez por todas. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Qual a importância do uso de óculos de grau?

Os óculos de grau servem para aprimorar a visão das pessoas que sofrem de miopia, astigmatismo e outros problemas. Assim que elas são diagnosticadas com essas condições, é recomendado o uso desse item.

As óticas costumam oferecer diversos modelos de óculos de grau para que os clientes encontrem os ideais. No entanto, o foco desse produto está em fazer com que as pessoas enxerguem melhor, e não na estética.

Os óculos de grau são recomendados para os indivíduos que sentem desconforto durante a leitura ou fazem esforço visual para enxergar detalhes. Esses são os sinais mais recorrentes e que resultam na indicação do acessório para resolver esses problemas. As lentes desse produto vão corrigir as falhas na visão e tornar a vida desses indivíduos mais prazerosa e sem preocupações.

A saúde dos olhos é tão importante quanto o bem-estar de outras áreas do corpo, não podemos deixá-la para depois. A sensação de vista cansada por tentar enxergar algo que esteja muito perto ou longe dos olhos pode gerar complicações mais sérias no futuro.

Por isso, é fundamental ter o hábito de agendar uma consulta com o oftalmologista para verificar como está a visão. O ideal é fazer essa visita a cada 12 meses.

Mas óculos de grau têm validade?

Se você deseja manter os olhos saudáveis, será necessário trocar os óculos após determinado período. Quando começamos a perceber que surgiram alguns arranhões na lente, chegou a hora de trocar de óculos.

Caso a armação esteja folgada e o encaixe no rosto esteja sendo prejudicado, também é recomendado fazer um novo exame. Ter óculos de grau com lentes novas é de grande importância para manter os olhos saudáveis. Chega de ter dores de cabeça e mal-estar causado por óculos antigos, certo?

O período de validade não é surpresa, temos que trocar as lentes em algum momento porque elas ficam desgastadas. A periodicidade deve ser informada exclusivamente pelo oftalmologista, já que costuma variar entre os pacientes.

De forma geral, a falta de nitidez é um dos sinais de que os óculos de grau estão com o prazo de validade vencido. A falta de foco nas lentes é causada pelo uso de muitos meses, que causaram riscos e manchas no material.

A perda de transparência também é outro problema sobre o qual os pacientes se queixam dos óculos ultrapassados. Após um período, o grau pode ser alterado e o acessório antigo não será útil.

Como funciona a validade dos óculos de grau?

óculos de grau tem validade

Como mencionamos, é essencial acompanhar os sintomas ao utilizar os óculos de grau. No entanto, não são somente os desconfortos e as dores de cabeça justificam a troca desse item, mas a maneira como ele é manuseado.

Utilizar panos ásperos ou inapropriados para fazer a higienização das lentes resulta em grandes chances de reduzir a vida útil do produto. Não devemos deixar os óculos de grau fora da caixa em estantes ou na poltrona porque eles podem cair e quebrar.

É essencial sempre higienizá-los com algum produto específico para lentes de óculos — não use detergente ou outros produtos de limpeza. Esses cuidados de manuseio e limpeza devem ser mantidos para preservar os óculos, assim como prolongar a validade do produto.

No caso de dúvidas, entre em contato com o seu oftalmologista. Esse é o profissional adequado para resolver questões relacionadas à validade dos óculos de grau. É comum que as óticas entreguem o produto com um manual de uso.

Embora seja fácil cuidar desse acessório tão importante, às vezes, estamos cansados e acabamos cometendo algum equívoco. Por essa razão, tenha bastante atenção ao cuidar dos óculos.

Como realizar a troca das lentes?

Seguindo uma rotina de consultas para preservar a saúde dos olhos, pode acontecer de o oftalmologista indicar uma troca das lentes. Caso elas estejam fora da validade, mas a armação esteja em boas condições, não há necessidade de substitui-la. É uma forma de economizar na compra de óculos novos. Faça o orçamento das lentes com as especificações desejadas.

As mais comuns são a lente azul e a antirreflexo. Veja qual delas seu oftalmologista vai indicar e entregue a receita na ótica. A validade da receita médica costuma durar entre seis e 12 meses, por isso, não demore para fazer os óculos de grau novo.

Afinal, eles serão a solução dos incômodos e desconfortos para as pessoas que sofrem de condições como miopia, hipermetropia e astigmatismo. No momento em que muitos profissionais estão trabalhando a distância, é válido ter óculos para proteger a vista do brilho da tela de computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Com lentes novas, as pessoas podem utilizar smartphones e notebooks com mais conforto e tranquilidade, bem como ler textos que estejam próximos ou distantes dos olhos. Pode parecer algo simples, mas quando estamos com óculos de grau novos, temos mais disposição e entusiasmo.

Agora, você já sabe que óculos de grau têm validade, assim como qualquer outro produto utilizado com frequência. Caso o item esteja em condições precárias, com lentes arranhadas e embaçadas, significa que já passou da hora de trocar por um novo. Mesmo que o oftalmologista na clínica identifique que o grau dos pacientes não foi alterado, é preciso investir em óculos de grau com lentes novas.

Esperamos que tenha gostado do texto! Se você utiliza óculos de grau, precisa continuar acompanhando o conteúdo do nosso blog nas redes sociais. Aproveite que já terminou a leitura do artigo e siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário