consulta online consulta online

Entenda como funciona a consulta online

6 minutos para ler

É comum usarmos a internet para diversas tarefas do dia a dia. Fazer compras, comunicar-se com familiares e amigos, trabalhar e estudar são apenas alguns exemplos que mostram a versatilidade dessa ferramenta em nossa vida. Agora, cuidar da saúde também é possível com apenas alguns cliques, sabia?

É claro que se consultar presencialmente é essencial. Entretanto, nem sempre há a disponibilidade para sair de casa. Especialmente agora, com a recomendação máxima a respeito do isolamento, devido à pandemia da Covid-19.

A consulta online entra em cena, então, como uma alternativa rápida e prática para solucionar pequenos problemas de saúde e conversar com seu médico de confiança. Quer saber como ela funciona? Confira tudo a respeito do assunto com a leitura deste artigo, que conta com os comentários de um de nossos especialistas, o cardiologista Dr. Marcílio Batista.

O que é uma consulta online?

A consulta online nada mais é do que uma consulta médica usual, mas realizada de maneira remota. É feita com a ajuda de tecnologias seguras de comunicação online, como programas ou aplicativos de videoconferência, em geral desenvolvidos para esse objetivo. Isso permite um funcionamento mais certeiro e direcionado.

A única exigência é que médico e paciente tenham acesso a dispositivos apropriados, como computadores, tablets e smartphones, além da conexão à internet. O agendamento é realizado por telefone ou pelo próprio site do hospital ou clínico, caso a opção esteja disponível.

É possível realizar atendimentos de urgência, acompanhamento e supervisão, em diversas especialidades médicas que incluem radiologia, dermatologia, geriatria, cardiologia, psiquiatria, reabilitação e muito mais. A definição do Dr. Marcílio Batista a respeito dessa modalidade é objetiva.

“A telemedicina vem para oferecer segurança, tranquilidade e comodidade para aquelas pessoas que não podem sair de casa, levando até elas o atendimento médico de qualidade.”

Como ela funciona?

Por meio de um software ou sistema de agendamento online, o paciente tem acesso aos horários vagos do profissional com quem deseja se consultar. Assim, fica mais fácil escolher um período favorável que se encaixe de acordo com seus compromissos pessoais.

Não há qualquer burocracia para que isso seja feito. No máximo, os dados pessoais e de contato terão que ser preenchidos, principalmente, se for a sua primeira consulta e se o paciente ainda não tiver um registro prévio na plataforma ou na própria clínica.

Por fim, a central da clínica entra em contato com o paciente por meio do recurso escolhido para que a consulta seja realizada. Assim, ela ocorre normalmente e com total privacidade, diretamente entre médico e paciente.

Esse é um recurso muito mais econômico para ambas as partes e que ajuda a agilizar a orientação para algum procedimento mais específico ou presencial.

O que é permitido nesse tipo de atendimento?

O atendimento via consulta online é um procedimento permitido pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM), ainda não que possa ser considerado como uma consulta completa. Segundo o Dr. Marcílio Batista, “a legislação permite consultas para orientação e avaliação quanto à necessidade de atendimento presencial.”

De maneira remota, o médico pode entender o quadro clínico do paciente, considerar o risco de desenvolvimento de doenças perante os fatores relatados e levantar o potencial nível de urgência ou gravidade da situação apresentada. O atendimento remoto também pode contar com orientações a respeito de um tratamento recomendado e a receita de medicação.

A única impossibilidade dessa condição é a realização de exames, mas o encaminhamento e a solicitação podem ser feitos virtualmente sem problema algum. Isso também facilita bastante a vida do paciente e o livra de burocracias.

Quando a consulta online pode ser feita?

“Todas as consultas podem ser online, desde que não haja nenhum sinal de gravidade como dor ou falta de ar intensa ou perda dos movimentos e sentidos”, afirma o Dr. Marcílio Batista. Ou seja, sempre que você sentir necessidade de falar com um médico ou apresente algum sintoma que não seja usual, pode ter a tranquilidade de ser atendido virtualmente.

É importante reforçar as vantagens desse método. Primeiro, a consulta remota permite que muito tempo seja poupado, inclusive de deslocamento e espera do paciente. A flexibilidade de horários também deve ser mencionada, uma vez que alguns especialistas fazem plantões e têm a disponibilidade estendida.

A tecnologia também permite que você tenha uma interação clara e objetiva com o médico. Desde que você esteja em um local calmo e com boa conexão, dificilmente terá que enfrentar algum tipo de interrupção.

Além da consulta, esse sistema de telemedicina também pode emitir laudos de exames à distância, com acesso fácil e simplificado para o paciente, e a teleassistência, para conferir diagnóstico e fornecer detalhes para monitoramentos realizados pelo médico. Em alguns casos, o contato online também pode contar com a atuação de dois especialistas simultaneamente.

Como funcionam as consultas online no AmorSaúde?

Para se consultar online em uma das unidades do AmorSaúde, basta fazer o seu agendamento normalmente. O especialista responsável receberá a programação completa de atendimentos com antecedência, para que possa se preparar adequadamente para as consultas do dia.

“A plataforma utilizada pela clínica é a Freegow. O próprio sistema encaminha as receitas e solicitações para os pacientes via SMS ou e-mail, após a nossa assinatura eletrônica com certificado digital”, explica o Dr. Marcílio.

Todos os profissionais têm acesso a smartphones, tablets e computadores com microfone e câmera. Mas caso você não tenha esses equipamentos em casa, não há problema. Tudo pode ser feito com segurança por telefone, pelo menos para que a sua condição atual seja identificada e o especialista possa sugerir seu próximo passo.

A depender do caso, pode ser que uma consulta presencial seja solicitada, especialmente para diagnósticos mais específicos. No entanto, o Dr. Marcílio Batista reforça que, se bem usada, essa tecnologia pode ajudar muito, até mesmo, em um cenário mais sério.

Com tudo isso, conte conosco para mediar todo esse processo, combinado? Será um prazer atender você e oferecer um meio seguro e rápido de deixar a sua saúde sempre em dia.

Não perca mais tempo! Faça o seu agendamento agora mesmo e entenda o passo a passo de como funciona a nossa consulta online por videochamada.

Posts relacionados

Deixe um comentário