consulta online consulta online

Consulta online: descubra como funciona e suas vantagens!

9 minutos para ler

É comum usarmos a internet para diversas tarefas do dia a dia. Fazer compras, comunicar-se com familiares e amigos, trabalhar e estudar são apenas alguns exemplos que mostram a versatilidade dessa ferramenta em nossa vida. Agora, cuidar da saúde também é possível com apenas alguns cliques, por meio da consulta online, sabia?

É claro que se consultar presencialmente é essencial. Entretanto, nem sempre há a disponibilidade para sair de casa. Especialmente, agora, com a recomendação máxima a respeito do distanciamento, devido à pandemia de Covid-19.

A consulta online entra em cena, então, como uma alternativa rápida e prática para solucionar pequenos problemas de saúde e conversar com seu médico de confiança. Quer saber como ela funciona? Confira tudo a respeito do assunto com a leitura deste artigo, que conta com os comentários de um de nossos especialistas, o cardiologista Marcílio Batista.

O que é uma consulta online?

A consulta online nada mais é do que uma consulta médica usual, mas realizada de maneira remota. É feita com a ajuda de tecnologias seguras de comunicação online, como programas ou aplicativos de videoconferência, em geral, desenvolvidos para esse fim, oferecendo um atendimento mais certeiro e direcionado.

A única exigência é que médico e paciente tenham acesso a dispositivos apropriados, como computadores, tablets e smartphones, além da conexão à internet. O agendamento é realizado por telefone ou pelo próprio site do hospital ou clínica, caso a opção esteja disponível.

É possível realizar atendimentos de urgência, acompanhamento e supervisão, em diversas especialidades médicas que incluem radiologia, dermatologia, geriatria, cardiologia, psiquiatria, reabilitação e muito mais. A definição de Marcílio Batista a respeito dessa modalidade é objetiva: “a telemedicina vem para oferecer segurança, tranquilidade e comodidade para pessoas que não podem sair de casa, levando até elas o atendimento médico de qualidade.”

Como ela funciona?

Por meio de um software ou sistema de agendamento online, o paciente tem acesso à agenda de horários do médico com quem deseja se consultar. Dessa forma, fica mais simples escolher um período favorável que se encaixe, de acordo com seus compromissos pessoais.

Não há qualquer burocracia para que isso seja feito. No máximo, os dados pessoais e de contato terão que ser preenchidos, principalmente, se for a sua primeira consulta e se o paciente ainda não tiver um registro prévio na plataforma ou na própria clínica.

Por fim, a central da clínica entra em contato com o paciente por meio do recurso escolhido para que a consulta seja realizada. Assim, ela ocorre normalmente e com total privacidade, diretamente entre médico e paciente.

Esse é um recurso muito mais econômico para ambas as partes e que ajuda a agilizar a orientação para algum procedimento mais específico ou presencial.

O que é permitido nesse tipo de atendimento?

O atendimento via consulta online é um procedimento permitido pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM), ainda não que possa ser considerado como uma consulta completa. Segundo Marcílio Batista, “a legislação permite consultas para orientação e avaliação quanto à necessidade de atendimento presencial.”

De maneira remota, o médico pode entender o quadro clínico do paciente, considerar o risco de desenvolvimento de doenças perante os fatores relatados e levantar o potencial nível de urgência ou gravidade da situação apresentada. O atendimento remoto também pode contar com orientações a respeito de um tratamento recomendado e a receita de medicação.

A única impossibilidade dessa condição é a realização de exames, mas o encaminhamento e a solicitação podem ser feitos virtualmente, sem problema algum. Isso também facilita bastante a vida do paciente e o livra de burocracias.

Quando a consulta online pode ser feita?

“Todas as consultas podem ser online, desde que não haja nenhum sinal de gravidade, como dor ou falta de ar intensa, ou perda dos movimentos e sentidos”, afirma o cardiologista. Ou seja, sempre que você sentir necessidade de falar com um médico ou apresentar algum sintoma que não seja usual, pode ter a tranquilidade de ser atendido virtualmente.

É importante reforçar as vantagens desse método. Primeiro, a consulta remota permite que muito tempo seja poupado, inclusive, de deslocamento e espera do paciente. A flexibilidade de horários também deve ser mencionada, uma vez que alguns especialistas fazem plantões e têm a disponibilidade estendida.

A tecnologia permite que você tenha uma interação clara e objetiva com o médico. Desde que você esteja em um local calmo e com boa conexão, dificilmente terá que enfrentar algum tipo de interrupção.

Além da consulta, esse sistema de telemedicina também pode emitir laudos de exames a distância, com acesso fácil e simplificado para o paciente, e a teleassistência, para conferir diagnóstico e fornecer detalhes para monitoramentos realizados pelo médico. Em alguns casos, o contato online também pode contar com a atuação de dois especialistas, simultaneamente.

A consulta online tende a perdurar, mesmo depois da pandemia?

A consulta online, sem dúvida, foi impulsionada pela pandemia de Covid-19, como forma de realizar os atendimentos de forma mais segura para o paciente e para o profissional de saúde. Esse tipo de tecnologia vem se aprimorando durante esse período e se adequando às necessidades e condições clínicas do paciente.

Essa expansão da demanda por soluções de telessaúde e telemedicina levou a avanços no mercado digital e na forma de tratar e diagnosticar doenças. A crise do coronavírus, de fato, ajudou a popularizar esse tipo de atendimento, e a tendência é que a consulta online perdure após a pandemia, devido a sua segurança e facilidades.

consultas online

Quais as vantagens da consulta online para os pacientes?

A telemedicina oferece vários benefícios aos usuários. A consulta online criou oportunidade de pacientes que moram em locais mais remotos terem acesso aos serviços de cuidados básicos com a saúde. Além disso, tem o fator conveniência, que proporcionou atendimentos mais rápidos e eficientes. Veja outras vantagens da teleconsulta.

Economia de tempo

A vida corrida de qualquer pessoa pede que os processos diários sejam rápidos e eficientes. Os teleatendimentos economizam tempo do usuário, evitando o deslocamento até o local da sua consulta médica.

Além disso, a consulta online é muito mais criteriosa, já que o paciente não precisa escolher o consultório mais próximo da sua casa. Assim, ele pode optar por um profissional mais qualificado e que atenda longe da sua região.

Comodidade

A comodidade é outro fator interessante das consultas online. Basta ter uma boa conexão com a internet e que áudio e vídeo estejam funcionando no aparelho de celular, computador ou tablet, e a consulta pode ser realizada de qualquer lugar.

Dessa forma, não é preciso faltar ao trabalho para realizar um atendimento médico. As consultas online podem ser feitas de casa, do trabalho ou até de uma viagem.

Rapidez

Outro ponto importante é a rapidez com que as consultas online são realizadas, quando comparadas às consultas presenciais. Isso porque o tempo de espera por uma teleconsulta tende a ser menor que para uma visita em consultório. A própria marcação de um horário também pode ser mais rápida que o sistema tradicional.

Redução de riscos

As consultas online reduzem riscos, principalmente, de contaminações, protegendo pessoas mais vulneráveis e de grupos específicos, especialmente, nesse momento em que vivemos a pandemia de Covid-19. Essa é uma forma de manter esses pacientes seguros em casa, dando continuidade aos tratamentos médicos que eles necessitam.

Salas de espera de clínicas e hospitais têm grande fluxo de exposição a doenças infectocontagiosas. Ao realizar a consulta online, esse risco é eliminado, preservando a saúde dos doentes e dos profissionais.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários para a marcação e atendimento das consultas online favorece os pacientes. Como não existe a necessidade de deslocamento até a clínica ou hospital, os atendimentos podem ser facilmente encaixados dentro da sua rotina, mantendo o controle da saúde em dia.

Como funcionam as consultas online no AmorSaúde?

Para se consultar online em uma das unidades do AmorSaúde, basta fazer o seu agendamento normalmente. O especialista responsável receberá a programação completa de atendimentos com antecedência, para que possa se preparar adequadamente para as consultas do dia.

“A plataforma utilizada pela clínica é a Freegow. O próprio sistema encaminha as receitas e solicitações para os pacientes via SMS ou e-mail, após a nossa assinatura eletrônica com certificado digital”, explica Marcílio.

Todos os profissionais têm acesso a smartphones, tablets e computadores com microfone e câmera. Mas caso você não tenha esses equipamentos em casa, não há problema. Tudo pode ser feito com segurança por telefone, pelo menos para que a sua condição atual seja identificada e o especialista possa sugerir seu próximo passo.

A depender do caso, pode ser que uma consulta presencial seja solicitada, especialmente, para diagnósticos mais específicos. No entanto, o cardiologista reforça que, se bem usada, essa tecnologia pode ajudar muito, até mesmo, em um cenário mais sério.

Portanto, a consulta online visa a facilitar a vida do paciente e oferecer mais segurança em tempos como esse, da pandemia de Covid-19. Com tudo isso, conte com o AmorSaúde para mediar todo esse processo, combinado? Será um prazer atender você e oferecer um meio seguro e rápido de deixar a sua saúde sempre em dia.

Não perca mais tempo! Siga o AmorSaúde no Facebook e Instagram e fique pode dentro de todas as novidades.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

12 thoughts on “Consulta online: descubra como funciona e suas vantagens!

  1. Minha esposa passou com a médica e foram receitadas medicações nas quais precisa de prescriçao médica. Recebemos a prescrição, mas nao tem a assinatura digital. Como posso proceder, já que nao consegui um canal direto para resolver isso?

    1. Olá Giancarlo, Boa tarde. Tudo bem? Por favor, entra em contato através do direct das nossas redes sociais. Lá daremos segmento ao seu atendimento: instagram.com/amorsaudebrasil e facebook.com/amorsaudebrasil . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  2. Bom dia! Sou paciente a muito tempo e sempre encontro dificuldades no processo, para marcar a consulta é necessário efetuar o pagamento antecipado, só que as notas fiscais nunca enviam e quando a gente liga solicitando, sempre tem desculpa, estamos providenciando, houve imprevisto está sendo normalizado. E nunca enviam, contatos por email, via whats, via telefone e nada.
    Todo contato vem acompanhado de desculpa, o setor responsável é s[o contato via email, e será respondido em 5 dias úteis, já se passaram muitos 5dias úteis e ninguém responde.

    Muito insatisfeita com o gerenciamento da telemedicina e parece que não tem interesse em melhorar a qualidade.

    Agradeço um breve retorno

    1. Oi Marli, Boa tarde. Tudo bem? Pedimos que entre em contato conosco através do Direct do Instagram ou Facebook para darmos andamento a sua questão, beleza? instagram.com/amorsaudebrasil e facebook.com/amorsaudebrasil . Estamos te esperando! 😊

  3. Há mais de um mês fiz dois agendamentos via Telemedicina, já enviei diversos emails no sac e estou sem solução do meu caso.

    Psiquiatria: fiz o pagamento via cartão de crédito, mas a plataforma do Amor Saúde não identificou, cancelando assim a minha consulta na data da mesma, sendo assim não consegui realizá-la.

    Psicologia: fiz o cancelamento da consulta 2 dias antes da data, gostaria de saber se o valor pago é ressarcido ou fica algum crédito para um futuro agendamento.

    1. Oi Mabile, Boa tarde. Tudo bem? Por favor, poderia entrar em contato conosco através das nossas redes sociais: facebook.com/amorsaudebrasil e @amorsaudebrasil (Instagram)? Lá iremos saber mais sobre a sua questão, visando melhor te auxiliar e as melhorias em nossos atendimentos. 😊

    1. Oi Maria Helena, Boa tarde. Tudo bem? É fundamental você procurar uma orientação médica para saber mais detalhadamente sobre a sua situação e obter as orientações necessárias. Que tal ter aquele cuidado que só o AmorSaúde, tem? Encontre a Unidade mais próxima de você e agende já: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍

  4. Agendei e efetuei o pgto da consulta, minha duvida por ser primeira vez, como faco na hora agendada o atendimento com o medico. O medico entra em contato por chamada de video para iniciar a consulta?

    1. Olá, Luiz Gustavo!
      Para acessar a sua consulta, você pode acessar o site https://paciente.amorsaude.com.br/

      1 – Faça o seu Login no canto superior direito, clicando no bonequinho: Digite o CPF cadastrado e a sua senha;
      2 – Após o login realizado, clicar em Minhas Consultas;
      3 – Selecionar a opção “Mim” que é referente ao seu atendimento e clicar em “Pesquisar”;
      4 – Vai aparecer as informações da sua consulta, com 5 minutos de antecedência da sua consulta, irá habilitar o botão com uma câmera, para que você clique e acesse a sala de atendimento.

      Obs.: É extremamente importante, que se o botão habilitar antes, que entre na sala, faltando apenas 5 minutos, ok? 💙❤️

Deixe um comentário