diferença entre artrite e artrose diferença entre artrite e artrose

Qual é a diferença entre artrite e artrose? Entenda!

7 minutos para ler

Tanto a artrite quanto a artrose são doenças que agridem a cartilagem que cobre as articulações dos ossos, acometendo, principalmente, pessoas a partir da meia-idade. Apesar de se parecerem, existe diferença entre artrite e artrose. A primeira pode ter causa genética, já a segunda acontece devido ao envelhecimento natural.

Apesar de ter um sintoma em comum — dores intensas nas articulações —, essas duas doenças têm origem e características muito específicas, e só um diagnóstico preciso é capaz de apontar o tratamento mais eficiente. Neste post, vamos explicar melhor as duas doenças, mostrando suas diferenças e como pode ser feita a prevenção. Confira!

O que é artrite?

A artrite se inicia na membrana que reveste as articulações, chamada de sinoval. Essa inflamação pode ser causada devido a um traumatismo, alimentação inadequada, excesso de peso, desgaste natural da articulação ou até por conta de alterações no sistema imune de pacientes com pré-disposição genética.

Dependendo da causa, essa doença pode se apresentar em diversos tipos, como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite gotosa, artrite reativa ou artrite psoriática. Por isso, para diagnosticar a artrite, é preciso exames muito específicos.

O que é artrose?

A artrose ocorre quando há uma degeneração crônica da articulação e se inicia na cartilagem. Essa doença surge devido ao desgaste natural das articulações com o avanço da idade ou por conta da realização repetitiva de movimentos, traumatismos, excesso de peso ou histórico familiar.

A artrose não tem cura, mas alguns tratamentos são capazes de aliviar seus sintomas. Além disso, é importante fazer fisioterapia regularmente para melhorar a mobilidade da região afetada e ajudar a controlar o desenvolvimento da doença.

qual a diferença entre artrite e artrose

Qual é a diferença entre artrite e artrose?

Artrite e artrose são doenças que fazem parte do quadro de reumatismo. Em geral, tudo que ataca as juntas é artrite. Essa é uma inflamação na articulação que está relacionada a um distúrbio do sistema imunológico.

Por causa desse processo inflamatório, as articulações acometidas ficam praticamente imóveis e, em geral, a região mais atingida é o punho ou próximo dele. A doença pode atingir desde crianças até os idosos. É comum que a artrite apresente diversas causas, entre elas:

  • distúrbios metabólicos;
  • lesões ou traumas nas articulações;
  • movimentos repetitivos;
  • acúmulo de ácido úrico;
  • histórico de doença autoimune e gota;
  • infecções que atingem as articulações.

Já a artrose acontece quando a cartilagem responsável por proteger os tecidos entre os ossos, evitando o atrito entre eles, se gasta. Como consiste em um problema de envelhecimento natural do corpo, é mais comum que se desenvolva em pessoas de 40 a 60 anos.

As articulações mais atingidas são as que se encontram próximas das unhas, em que acontece a formação de pequenos nódulos, conhecidos como nódulos de Heberben. Esse quadro se equivale ao bico de papagaio, que se desenvolve na coluna.

Nessa doença, primeiro, há uma modificação na cartilagem. Depois, à medida que essa cartilagem sofre o processo inflamatório e desgasta a articulação, o osso prolifera e os nódulos se formam. Quando chega nesse momento, a doença já saiu da sua fase inicial e esses nódulos não mais desaparecerão.

Banner agende sua consulta 60 reais

Quais são os sintomas de cada uma?

Os sintomas da artrite e da artrose são bem parecidos, como dores intensas nas articulações, mas as causas e os tratamentos são diferentes. Artrite, normalmente, gera sintomas como dor, dificuldade no movimento e inchaço nas regiões acometidas. Veja os principais sinais:

  • dor na articulação;
  • vermelhidão na região;
  • rigidez e dificuldade de realizar movimentos na articulação, comumente, pela manhã;
  • inchaço e deformação na articulação.

Artrose provoca sintomas como rigidez nas juntas, dores nas costas e dificuldade para fazer movimentos, podendo levar ao comprometimento das articulações, por exemplo, do joelho, da coluna e do ombro. Conheças os principais indícios:

  • dor crônica na articulação acometida;
  • dificuldade de realizar movimentos;
  • inchaço e vermelhidão no local;
  • rigidez na articulação, em geral, ao acordar.

qual a diferença de artrite e artrose

Como é feito o tratamento dessas duas doenças?

O tratamento recomendado para artrite consiste, basicamente, em diminuir os sintomas da doença, como as dores, aliviando o processo inflamatório. São indicados medicamentos e mudanças no hábito de vida do paciente — é preciso evitar esforços físicos, por exemplo. Remédios, como paracetamol e ibuprofeno, e pomadas podem ser prescritos por um clínico geral ou ortopedista.

Além disso, fisioterapia é indicada e, em alguns casos, quando a articulação está muito desgastada, pode ser recomendada cirurgia para colocação de uma prótese no local afetado. Já a artrose é uma doença que não tem cura, por isso, o tratamento é feito com a utilização de remédios anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar as dores e a inflamação nas articulações.

Sessões diárias de fisioterapia e exercícios também são sugeridos pelo médico, para manter a movimentação da articulação, fortalecendo e melhorando o movimento. Durante o tratamento, aparelhos eletroestimuladores e de ultrassom podem ser usados para estimular a articulação, diminuir a inflamação, facilitar a cicatrização e controlar a dor.

Quando a artrose está relacionada ao excesso de peso, o paciente precisa ser acompanhado por nutricionista para iniciar uma dieta. Nos casos em que o tratamento não é suficiente e se não houver impedimentos, o procedimento cirúrgico é o mais indicado.

Como prevenir essas duas doenças?

É inevitável, ao longo do tempo, que nossos ossos e tendões passem por transformações que limitam a amplitude do movimento. Mas alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir a artrite. Praticar atividade física regularmente está entre as principais recomendações médicas para a prevenção de doenças e o envelhecimento saudável.

Exercícios leves, como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou fazer hidroginástica, são ótimas alternativas e devem ser praticados, pelo menos, três vezes na semana. Além disso, não fumar, dormir bem, controlar o excesso de peso e ter bons hábitos alimentares ajuda a prevenir a artrite.

Já a artrose é uma doença degenerativa crônica, e uma das principais formas de tratamento é a prevenção. Por isso, alguns cuidados devem ser seguidos:

  • evite excesso de peso;
  • mantenha boa postura corporal;
  • corte a realização de exercícios repetitivos e trabalhos forçados;
  • não faça levantamento de peso, principalmente, na região do ombro.

Portanto, apesar de ter sintomas parecidos, existe diferença entre artrite e artrose. Por isso, é fundamental consultar um especialista para que exames específicos possam detectar a doença e o melhor tratamento para cada caso. Além disso, a prática de atividades físicas e a alimentação saudável ajudam a prevenir artrose e artrite, e diversas outras doenças.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário