8 dicas para manter a pele saudável no verão

6 minutos para ler

É comum que as pessoas tenham atenção aos cuidados com a pele no inverno, devido à facilidade de ressecamento, por exemplo. No entanto, as demais épocas do ano também exigem práticas importantes para manter o corpo saudável.

Com a mudança da estação, é hora de se preparar para o calor do verão e adotar alguns cuidados com a pele. A exposição ao sol pode deixá-la seca, com manchas ou queimaduras. Além disso, nesse período as pessoas ficam mais vulneráveis a algumas doenças, como as micoses, o que exige medidas de proteção.

Exatamente por isso, preparamos este conteúdo listando os principais cuidados com a pele que você deve adotar no verão. Confira, a seguir, as dicas dos nossos dermatologistas!

1. Use protetor solar sempre

O protetor solar é indispensável em qualquer época do ano, mas durante o verão os riscos de queimadura são maiores, uma vez que, nesse período, é comum que as pessoas fiquem expostas ao sol por muito tempo.

O ideal é que o filtro tenha, pelo menos, 30 FPS — quem tem pele mais clara ou alguma sensibilidade deve optar por fatores maiores de proteção. Para o rosto, vale a pena comprar produtos específicos, indicados para essa região.

Ele deve ser aplicado com cerca de meia hora antes de sair ao sol e reaplicado a cada duas horas ou após contato com água. Outro ponto importante é: sempre que possível, não se exponha ao sol nos horários de maior intensidade de raios, entre as 10 e as 16 horas. Essa prática previne o envelhecimento precoce da pele, queimaduras, manchas e, até mesmo, o câncer de pele.

2. Evite procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos costumam exigir alguns cuidados com a pele e, normalmente, envolvem evitar a exposição ao sol. Para aproveitar o verão da melhor forma, os profissionais recomendam que esses tipos de tratamentos sejam realizados no outono ou no inverno.

Se não for possível adiar, opte sempre pelos tratamentos menos agressivos e redobre a atenção durante a recuperação. Deixar de seguir as recomendações do profissional pode atrapalhar os resultados e resultar em manchas e até feridas na pele.

3. Mantenha a pele hidratada

É bastante comum que as pessoas deixem de aplicar produtos hidratantes para evitar a oleosidade, porém, isso é um erro. Sem dúvidas, um dos principais cuidados com a pele no verão é a hidratação, já que ela é mais agredida pela exposição solar e outros agentes prejudiciais nas praias ou piscinas.

Existem diversos produtos desenvolvidos com foco em hidratar a pele e combater a oleosidade, então você pode investir nessas opções para ficar mais confortável. Se tomar sol em excesso, redobre os cuidados com a hidratação e a proteção, evitando novas exposições da área queimada.

Caso tenha uma insolação, com vermelhidão intensa da pele — que pode vir acompanhada de febre, vômito ou diarreia —, procure atendimento médico. Essas situações exigem tratamentos específicos para diminuir o desconforto e riscos de infecção.

4. Use acessórios de proteção

Mesmo aplicando o protetor solar, é preciso usar acessórios de proteção que amenizem os efeitos do sol na pele. Por isso, use chapéus, bonés ou viseiras e vista roupas leves, que deixem a pele respirar e diminuam a sensação de calor.

Os óculos de sol devem ser usados para proteger os olhos dos raios ultravioletas (UVA e UVB). A exposição prolongada sem esse cuidado pode causar lesões no olho e resultar em problemas graves, como a catarata. O acessório também ajuda na proteção da pele em volta da região ocular.

5. Siga uma rotina de limpeza da pele

Nessa época, a obstrução dos poros costuma ser mais frequente, ocasionando a acne. Assim, os cuidados com a pele no verão também envolvem a rotina de limpeza. É preciso lavar o rosto para retirar as impurezas e o suor produzido e, depois, aplicar um tônico para finalizar.

Para ajudar, você pode fazer uma esfoliação semanalmente para eliminar células mortas e renovar a pele. Como as recomendações sobre a frequência de limpeza e produtos indicados variam de acordo com o tipo de pele, é importante consultar um dermatologista para saber quais são os mais adequados.

6. Tome banho após sair do mar ou piscina

Sempre que sair da praia ou da piscina, o ideal é tomar um banho de chuveiro logo em seguida ou, pelo menos, uma ducha para retirar o excesso de substâncias nocivas. Esse é um cuidado com a pele essencial no verão, pois o cloro da piscina e o sal do mar podem ressecá-la.

Portanto, assim que possível, tome um banho com água morna para retirar todos os resíduos e use sabonetes de qualidade, de acordo com o seu tipo de pele. Outro cuidado importante é sempre secar bem todas as áreas de dobras do corpo, como axilas, virilhas, dedos etc., a fim de prevenir micoses.

7. Coma alimentos ricos em betacaroteno

Quem gosta de aproveitar o verão para bronzear a pele pode investir em uma alimentação rica em betacaroteno, uma fonte abundante de vitamina A. Alguns exemplos de alimentos que têm essa propriedade são:

  • cenoura;
  • abóbora;
  • batata-doce;
  • mamão;
  • beterraba;
  • espinafre;
  • rúcula;
  • manga;
  • couve;
  • repolho;
  • brócolis;
  • agrião.

A substância funciona como antioxidante, protegendo a pele, e ajuda a tonalizar de forma mais duradoura. Isso acontece porque ela contribui com a produção de melanina, que ajuda na proteção contra os raios UV.

8. Tome muito líquido

Não basta apenas passar cremes para hidratar a pele no verão: é fundamental ingerir líquidos para manter o bronzeado e evitar que a pele resseque ou descasque. Além disso, procure evitar ou maneirar o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para a desidratação, exigindo que você aumente o consumo de outros líquidos, como água e sucos naturais.

Mantendo esses cuidados com a pele no verão, será mais fácil se manter saudável durante a estação para aproveitá-la da melhor forma. E, para ter mais segurança, conte sempre com a ajuda de um dermatologista.

Gostou das dicas? Então, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como manter a pele saudável no verão!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta