banner_blog_abril
retorno de consulta se paga retorno de consulta se paga

Retorno de consulta se paga? Confira como funciona!

4 minutos para ler

O acompanhamento médico regular é fundamental quando visamos uma boa qualidade de vida. Porém, muitas pessoas que costumam passar por consultas médicas frequentes não compreendem quais são seus direitos em relação ao retorno.

Aqui, abordaremos o tema para que você entenda quais são suas garantias, as diferenças entre consulta e retorno, e se o retorno de consulta se paga ou não. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Quais são as diferenças entre consulta e retorno médico?

Existem características que diferem a consulta e o retorno médico. A consulta ocorre quando o paciente vai ao consultório para obter um diagnóstico a partir de alguns sintomas de saúde. Nesse momento, se necessário, o médico faz exames, conversa com o paciente sobre seu histórico e, se for o caso, já inicia o tratamento.

Porém, dependendo dos sintomas e da demanda, o médico pode precisar de exames que demoram mais tempo para ficar prontos, e o diagnóstico é deixado para uma consulta posterior, com os novos exames em mãos. Essa próxima consulta é chamada de retorno.

Isso porque a avaliação feita pela primeira vez que o paciente foi ao médico ainda não foi finalizada. É importante lembrar: só será considerada uma nova consulta médica quando o paciente quiser tratar de outro problema de saúde, com diferentes implicações e diagnósticos.

consulta de retorno é cobrada

O retorno deve ser cobrado?

O retorno não pode ser cobrado, pois é considerado a segunda visita do paciente por causa dos mesmos sintomas ou doença apresentados anteriormente. Quando a pessoa retorna ao médico para revisar seus exames e dar continuação aos questionamentos sobre o mesmo problema de saúde, é considerada uma continuação da consulta médica.

Caso o paciente apareça com um novo sintoma relacionado a outra condição, o consultório pode cobrar pela consulta médica.

Quantos retornos podem ser feitos?

Apenas um retorno pode ser feito sem a cobrança. Também é importante lembrar que o prazo do retorno médico é estabelecido pelo profissional e, geralmente, ocorre dentro de 30 dias após a consulta. É importante anotar as datas das consultas e dos retornos, pois, se a clínica cobrar, você poderá explicar e exigir seus direitos.

Quais são os deveres do paciente?

Os prazos são extremamente necessários na hora de garantir os direitos em relação à consulta e ao retorno. Se o paciente perder esse prazo, ele pode não conseguir fazer a segunda visita gratuitamente.

Prestar atenção às datas de realização de exames, de resultados, dias de medicação e prazo estabelecido pelo médico são essenciais para fazer um retorno sem custos adicionais.

retorno de consulta

Retorno com o AmorSaúde

O tema saúde envolve diversas questões que geram receio nas pessoas. Primeiro, por ser um dos assuntos mais importantes da nossa vida, devemos confiar em quem nos cuida e trata. Segundo, os valores para que ocorram tratamentos adequados também são preocupantes.

O AmorSaúde é uma rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil e busca um atendimento de qualidade com preços justos. Assim, de forma acessível, fica muito mais fácil cuidar da sua saúde e de quem você ama.

Resumindo: se você achava que retorno de consulta se paga, agora já sabe que não, pois faz parte do mesmo processo da consulta. Também, como previsto por lei, resolução 1.958, a necessidade de retorno é definida exclusivamente pelo médico, com o objetivo de dar continuidade ao diagnóstico da queixa inicial, mediante observação e os exames necessários.

O retorno com o AmorSaúde é gratuito e faz com que o paciente se sinta acolhido e bem diagnosticado.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

78 thoughts on “Retorno de consulta se paga? Confira como funciona!

  1. Bom Dia,

    Gostaria de saber porque tenho que pagar o valor de uma consulta, se estarei levando os exames do meu filho para avaliação do pediatra?
    O blog, e o Codigo de Direito do Consumidor, esta bem claro que retorno nao se paga

    1. Aqui vcs falam que retorno não pode ser cobrado, porém achei o cúmulo ter que pagar pelo retorno , ao qual todo paciente tem o direito, no caso não tem vantagem nenhuma ter o cartão, sendo que paguei duas vezes primeira para passar e segunda para saber o resultado do exame .

      1. Olá, Ricardo!
        Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
        Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

      2. Infelizmente isso é um cúmulo. Hoje fui pro retorno chegando lá a recepcionista fala que tenho que pagar porque eles não trabalham com retorno.

        1. Olá, Egneide!
          Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
          Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

      1. Olá, Valéria!
        Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
        Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  2. Fiz uma consulta na clinica amor e saude de vila velha ES e não fem nem 15 dias e terei que pagar outra consulta apemas para mostrar exame. Não acho justo isso. Pelo que sei com menos de 15 dias não se paga.

    1. Oi Regina Moura, Boa tarde. Tudo bem? Pedimos que entre em contato diretamente com a Unidade para verificar mais detalhes sobre a seguinte questão.

  3. Minha primeira consulta com o médico foi dia 29/08 ele pediu vários exames pra poder me dar um diagnóstico,fui marcar o retorno para dia 19/09 e estão cobrando a consulta novamente já falei na unidade responsável e só ficando jogando de um pro outro.Passei na na uniade de Piracicaba São Paulo

    1. Oi Gabriele, Bom dia. Tudo bem? Para sabermos mais sobre a sua situação e melhor te auxiliarmos, pedimos que entre em conosco através do direct das nossas redes sociais. Acesse: faceboook.com/amorsaudebrasil e instagram.com/amorsaudebrasil. Estamos te esperando! 😊

  4. Boa noite, passei no médico dia 02/09, o médico pediu uma série de exames, agora fui marcar o retorno e me disseram que tenho que pagar outra consulta, por lei o médico não fechou nenhum diagnóstico então tenho direito ao retorno uma vez que realizei os exames todos dentro do prazo.
    Tentei agendar pessoalmente e pelo contato telefônico e infelizmente me informaram que o médico tinha que me dar uma autorização e pedido de retorno, mas os pedidos de exames já caracterizam retorno. Espero que possam me ajudar. A unidade é de Santo André, na Rua Xavier de Toledo/ Centro

  5. Bom dia, ontem dia 14/09 escrevi uma reclamação e vcs removeram sem me dar resposta.
    Eu printei a tela caso vcs necessitem ver novamente.

    Márcia O. Galácio disse:

    15 de setembro de 2022 as 00:05

    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.

    Boa noite, passei no médico dia 02/09, o médico pediu uma série de exames, agora fui marcar o retorno e me disseram que tenho que pagar outra consulta, por lei o médico não fechou nenhum diagnóstico então tenho direito ao retorno uma vez que realizei os exames todos dentro do prazo. Tentei agendar pessoalmente e pelo contato telefônico e infelizmente me informaram que o médico tinha que me dar uma autorização e pedido de retorno, mas os pedidos de exames já caracterizam retorno. Espero que possam me ajudar. A unidade é de Santo André, na Rua Xavier de Toledo/ Centro

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Nome*

    E-mail *

    +

    AGENDE PELO ZAP

    1. Oi Márcia, Bom dia. Tudo bem? Para sabermos mais sobre a sua situação e melhor te auxiliarmos, pedimos que entre em conosco através do direct das nossas redes sociais. Acesse: faceboook.com/amorsaudebrasil e instagram.com/amorsaudebrasil. Estamos te esperando! 😊

  6. Em Passo Fundo – RS não existe isso, pura propaganda enganosa… lá se paga sim as reconsultas. Vergonha isso…o médico solicita exames e quando você volta, paga de novo…sacanagem hein amor e saúde….

    1. Oi Cassiane, Boa tarde. Tudo bem? Por gentileza, poderia nos contactar através do direct em nossas Redes Sociais? Acesse: faceboook.com/amorsaudebrasil e instagram.com/amorsaudebrasil . Lá saberemos mais sobre a sua situação para melhor te auxiliar, visando também as melhorias em nossos atendimentos. Estamos te esperando! 😃

  7. Meu filho fez um atendimento hoje com o dermatologista e o mesmo pediu o retorno do meu filho para daqui a 8 dias, quando ele foi marcar o retorno a atendente lhe informou que no dia 04/10 quando ele for para o retorno ele irá ter que pagar novamente o mesmo valor da primeira consulta sendo que é um retorno é e menos de 15 dias da primeira consulta. Perante a informação que ele me passou eu entrei em contato com a unidade daqui de Boa Vista/RR para saber o motivo da cobrança e a atendente me respondeu que a clínica não trabalha com retorno gratuito . Eu passando aqui para informar que está propaganda de vc e mentirosa e que eu vou procurar meus direitos como consumidora no Procon da minha cidade.

    1. Oi Adriana, Boa tarde. Tudo bem? Por favor, poderia entrar em contato conosco através do direct em nossas Redes Sociais? Acesse: facebook.com/amorsaudebrasil e instagram/amorsaudebrasil . Queremos saber mais sobre a sua situação para melhor te auxiliar, visando também as melhorias em nossos atendimentos. Estamos te esperando!

  8. Na unidade de São Vicente informam que a primeira consulta com o médico especialista são 32 reais e se retornar a ter consulta com o mesmo médico são 60 reais. Essa pratica é permitida pelo Amor Saúde? Pois nos sites não informam isso. Já tentei o canal de atendimento e eles não sabem informar.

  9. Passei pelo médico em 03/11/22 na unidade de Itapecerica da Serra/SP e foi pedido uma serie de exames. Em 22/11/22 para apresentar os exames para o diagnóstico, tive que pagar nova consulta.Essa prática é normal pra Amor e Saude?

    1. Oi Wladimir, Boa tarde. Tudo bem? Pedimos que encaminhe a sua reclamação para o e-mail [email protected], juntamente com seu nome completo, telefone para contato com DDD e CPF apenas, indicado a Unidade de Atendimento onde foi o ocorrido. Estamos esperando para melhor te auxiliar, visando também as melhorias em nossos atendimentos!

  10. Olá eu estou tentando marca meu retorno de 15 dias com minha obstetra na unidade Amor Saúde Pimentas para mostrar exames a única data disponível 27/12.
    Devido está data eu perco meu direito do retorno gratuito.
    Errado isto pq se tenho direito e a clínica não tem data o problema já não é meu então o correto seria eu não pagar está consulta.

  11. Bom dia ,
    Creio que vocês precisam explicar melhor a questão do retorno . Pois no site diz uma coisa e as clínicas dizem outra. Sempre querem cobrar pelo retorno . E de acordo com o site temos direito ao retorno para ter o diagnóstico do médico.

    1. Oi Débora, Boa tarde. Tudo bem? Informamos que recebemos a sua reclamação através do nosso e-mail e já realizamos o registro e encaminhamento para a Unidade de Atendimento informada.

  12. Eu fiz uma consulta recentemente nessa clínica em Dourados MS, a dra me pediu retorno em 10 dias, fui fazer o agendamento e olha a resposta que tive :
    o retorno sem pagamento é disponível somente em consultas particulares para quem não tem o cartão de todos, onde o paciente paga 105,00 na consulta, e tem direito a um retorno gratuito em até 14 dias após a consulta
    com o cartão de todos não trabalhamos com retorno
    Isso procede?

    1. Olá, Fernando!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  13. Os próprios funcionários dessa clínica informam que lá eles não fazem retorno como se tivesse acima da lei. O jeito é procurar os direitos na justiça mesmo, eles não cumprem a lei.

    1. Olá, Diego!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  14. Acabei de agendar um retorno com o pediatra para minha filha. E me foi passado que tenho que pagar o mesmo valor da consulta. Não faz sentindo tendo em vista que aqui no site consta que o retorno é gratuito. Diante disso, como devo proceder?

    1. Olá, Ingrid!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  15. Fiz uma consulta, tenho que mostrar os exames pedidos e vou ter que pagar novamente outra consulta para tratar de uma mesma coisa, liguei para lá questionando e eles falaram que o médico deveria ter feito o papel do retorno. Se é um direito meu isso não precisaria. Visto que estaria em retorno pois não faz nem 30 dias da consulta. é osso ,já efetuei o pagamento caro pelo exame, a consulta anterior foi paga também e agora lá vai eu pagar uma nova consulta de retorno. o plano que era para ajudar está saindo mais caro.

    1. Olá, Gabriela!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  16. Boa noite,meu esposo está na mesma situação passou por consulta dará 8 dias entre consulta e o exame,com certeza vai dar tempo de marcar consulta antes de 15 dias,e já disseram que irão cobrar consultade retorno. Pra que serve o código do consumidor. Unidade sumare São Paulo,por favor faça valer o direito do consumidor .

    1. Olá, Zenira!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  17. Todas as clínicas AmorSaude precisam ser devidamente orientadas quanto a esse direito do consumidor, pois comigo sempre acontece de ter conversar com o responsável pela unidade ou até mesmo ter que pagar o retorno para ser atendida. Isso é muito constrangedor.
    Da mesma forma que a clínica tem os seus direitos, os clientes também tem e esses direitos precisam ser respeitados.

  18. Fiz uma consulta no dia 12/07/23 com a gastro Camila Caroline Leal Oliveira ,na Clínica localizada na Av José Faria da Rocha – Contagem /MG , hoje (31/07) ao ligar na clínica para realizar o agendamento do retorno fui informada pela atendente Claudiane que teria que pagar novamente pra apresentar meus exames … informei que seria retorno e que por isso não poderia pagar e ela novamente insistiu com a informação dizendo que eu teria que pagar 105,00 …
    Já tive uma péssima experiência na primeira consulta , com mais essa eu não indico essa rede de “clínica” para ninguém.

    1. Boa tarde, Sabrina!
      Te encaminhamos um e-mail hoje para falar sobre esse assunto, qualquer dúvida, responda o nosso e-mail, ok?
      Um abraço!

  19. FIZ UMA CONSULTA COM A GINECOLOGISTA E A MESMA SOLICITOU EXAMES E MANDOU MARCAR RETORNO SENDO QUE VCS ESTAO ME COBRANDO PELO RETORNO, TENHO O CARTÃO DE TODOS E ISSO É ERRADO PAGAR POR RETORNO POIS TEMOS POR DIREITO ATE 30 DIAS. SE NAO RESOLVER VOU ATRAS DOS MEUS DIREITOS.

    1. Olá, Ligia!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

      1. Fiz uma consulta com uma especialista em clínica geral e ela me solicitou alguns exames laboratoriais, li aqui no site que NÃO SE PODE COBRAR O RETORNO, porém a recepcionista informou que é opcional do médico cobrar pelo retorno, pelo valor da consulta ser acessível! Isso procede?

        1. Olá, Elton!
          Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
          Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  20. Consultei minha filha com o pediatra ele pediu emograma completo e outro édenes e foi marcado retorno e vcs me cobraram o retorno isso é um absurdo pois fiz exames pela clínica IMA e eles não cobraram o retorno acho isso abusivo da parte do cartão de todos

    1. Olá, Wallison!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  21. Fiz uma consulta na unidade da Praia Grande e o médico solicitou alguns exames, precisei agendar o retorno e estão me cobrando novamente a consulta. O site e o Código de Direito do Consumidor, diz que o retorno não se paga. Tentei entrar em contato pelo telefone 0800 723 8773 no dia 24/08/23 às 10:55h, onde o atendente Patrick desligou o telefone quando questionei o caso, depois disso, tentei diversas vezes ligar novamente, e quando atendiam na central simplesmente eles desligavam a ligação.

    1. Olá, Marcus!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  22. Não entendi o porque deles me cobrar retorno , sendo que não é uma nova consulta , por lei não deveria cobrar , fiquei chateada, pq falaram que eles não trabalha assim .

    1. Olá, Jusciara!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  23. Unidade de Cotia, péssimo treinamento sobre retorno de pacientes. Não dão informados adequadamente sobre retorno ser gratuito. Pois a consulta já foi paga, tratar do mesmo assunto ser cobrada o mesmo valor da consulta e uma sacanagem com a população.
    Indignação por esse consultório AMOR&SAÚDE de Cotia .

    1. Olá, Carol!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  24. Bom dia!
    Gostaria de saber pq aqui vocês informam que o retorno não pode ser cobrado e eu acabou de ser cobrado pelo retorno no oftalmologista, não entendi. Aqui a unidade de São Miguel Paulista.

    1. Olá, Renato!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  25. Aí me pergunto uma empresa que não respeita leis tem credibilidade ?
    Veja a Resolução nº 1.958/2010 do conselho federal de medicina
    O retorno é um direito do paciente e vcs negam
    Creio ser momento de rever conceitos e evitar uma demanda judicial pois estão tratando vidas e saúde que tem agravante
    Foi me negado aqui na clínica de vcs em sjcampos

    1. Olá, Emerson!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  26. Passei com minha mãe no ortopedista, levei todos os exames que o geriatra havia pedido, porém faltou o rx para que ele dissesse qual seria o tratamento, fiz e levei em 1 semana para ele, foi cobrado o retorno, passou algumas aplicações p serem feitas mas a impressão foi feita em rascunho e não dava p entender quantas eram e em quais joelhos, me informaram que eu deveria pagar outra consulta para ele fazer um novo pedido, briguei falei q estava errado e acabaram me enviando o pdf, ele disse q ela precisava de cirurgia mas não fez a solicitação, e agora tenho q pagar outra consulta p poder pegar a solicitação de cirurgia, pasmem foi me dito q eu não preciso levar ela, sem contar que estou tentando receber o pdf dos exames dela pq estão ilegíveis e não liberam no sistema tenho q ir buscar o impresso eu mesma scanear e enviar para o aplicativo para que o medico tenha acesso.

    1. Olá, Maria!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  27. Boa tarde , vocês tem que desativar essa pagina ou reformular, pois passei com minha filha em uma consulta no dia 30/08/2023, a médica solicitou outros exames que deram em torno de $200,00, vim até a clínica,mesma clinica da primeira consulta em Itanhaém Sp ,e foi me cobrado novamente o valor da consulta sendo que tem 20 dias que paguei a primeira, então existe uma contradição,quando questionei as meninas nos caixas disseram que são ordens da administração ,e agora?? Fico no prejuízo?
    Aguardo retorno
    E-mail: [Moderado]
    Ou tel zap [Moderado]

    1. Olá, Kalvi!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  28. Olá! Minha mãe passou em consulta médica e agora está retornando dentro do prazo de 30 dias, para avaliação dos resultados dos exames pedidos pelo médico. Os atendentes disseram que terá que pagar R$ 35,00 para entregar o resultado dos exames ao médico, pois consideram consulta. Se nesse blog está escrito que não há cobrança, porque a Clinica Amor Saúde, unidade Diadema está cobrando?

    1. Olá, Ana Paula!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  29. Boa tarde! Levei minha filha a pediatra em 20/9/23. Ela estava com quase 37°. Passou pela profissional mais ou menos as 17h. Porém chegando em casa quase 18h ela chegou com 38° de febre, as 2h da manhã já estava com 39.5° e mesmo ministrando d*&^#$@a a febre não cedia. Tentei retorno mas fui informada que somente pagando outra consulta que a clínica não trabalha com retorno. Paguei outra consulta, dessa vez clinica, a profissional disse que não poderia receitar nada porque não era pediatra e pediu para procurarar a especialidade.
    Mas se aqui diz que temos direito a retorno por não temos na vida real?
    Me senti comprando o gato e não a lebre.

    1. Olá, Flavia!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  30. Estou para retornar no cardiologista dia 18/10 mas querem me cobrar o retorno. Unidade do valparaiso de go – no shopping sul. A lei e inclusive vocês confirmam que esse retorno não pode ser cobrado, mas eles insistem em me cobrar, dizendo que quem faz pelo cartão de todos tem que cobrar. Quero que resolva essa situação, isso é um absurdo.

    1. Olá, Marcos!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

  31. minha irmã foi marcar o retorno para mostrar os exames ao médico, e estão cobrando esse retorno, unidade guarapari/ES, irei abrir reclamação ao procon.

    1. Olá, Leonardo!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

      1. problema resolvido na clinica depois de um tempo de espera, mas irei passar aqui o que foi dito la no local. Que o médico deveria falar sobre o retorno, e que o paciente deveria falar com o médico se é necessário o retorno ou não. no meu caso especifico, acho que não seria necessário eu falar com o médico sobre o retorno, pq o resultado do exame já seria um documento comprovante a necessidade deste retorno, e acho tambem que não é obrigação do paciente perguntar sobre, e sim, o médico informar. Segundo, antes da situação resolvida no local, liguei para o procon e fui informado que eles foram no local e pediram para colocar um banner falando justamente sobre isso, e no local não tinha esse banner, perguntei o pq o banner não estar lá, fui informado que trocaram por causa do outubro rosa. resumindo, o médico q deveria ser responsavel para falar sobre o retorno como diz o inciso 1 do artigo 1 da resolução 1958/2010 do CFM, e não o paciente perguntar sobre isso, até pq o aritgo 4 diz que a identificação das hipoteses na resolução cabe somente o médico assistente, quando do atendimento, então na minha opinião é preciso informar isso ao médico.

        1. Olá, Leandro!
          No dia de ontem (08/11) enviamos um e-mail para você, para que pudéssemos ajudá-lo com essa questão.
          Estamos aguardando o seu retorno por lá, para que não haja exposição dos seus dados.

  32. Estou tentando marcar meu retorno na amor e saúde zona leste, localizada em Manaus no Amazonas.

    Possuo o cartão de todos, e se recusaram a marcar o retorno porque não tenho direito a retorno segundo os atendentes.

    Na resolução em questão do artigo, não relata nada sobre a perda do direito de retorno por utilizar um cartão de descontos.

    Gostaria de uma resposta de vocês, pois tenho direitos. Retorno é um direito, não um favor.

    1. Olá, Roberta!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  33. Olá! Minha filha passou em consulta médica e agora está retornando dentro do prazo de 30 dias, para avaliação dos resultados dos exames pedidos pelo médico. Os atendentes disseram que terá que pagar R$ 35,00 para entregar o resultado dos exames ao médico, pois consideram consulta. Se nesse site está escrito que não há cobrança, porque a Clinica Amor Saúde, unidade de Palhoça SC está cobrando?

    Aguardo retorno

    1. Olá, Robson!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

Deixe um comentário