campanha outubro rosa campanha outubro rosa

Saiba o que é e como surgiu a campanha Outubro Rosa!

7 minutos para ler

O câncer de mama é um dos tipos que mais acometem as mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença pode se desenvolver de forma rápida ou lenta, por isso, a importância de detectar cedo qualquer alteração. A campanha Outubro Rosa marca o calendário de saúde para conscientizar a população sobre esse tema.

A ampla divulgação do câncer de mama no Outubro Rosa visa a informar para todo o público, principalmente, para as mulheres, as formas de tratamento, a importância de descobrir a doença ainda na fase inicial e, principalmente, a prevenção.

Quer saber mais sobre essa campanha tão essencial? Neste post, vamos explicar melhor o sentido do Outubro Rosa, para que serve, qual sua importância e como participar e apoiar esse movimento. Confira!

O que é a campanha Outubro Rosa?

Realizada mundialmente durante todo o mês de outubro, a campanha tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce para o tratamento eficiente do câncer de mama. O movimento é simbolizado por um laço na cor rosa.

Durante o período da campanha, instituições públicas e privadas realizam exames gratuitos ou com menor preço, com o objetivo de encorajar as mulheres a realizarem essa avaliação. Assim é possível tratar precocemente qualquer problema que possa ser detectado, ainda nos estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

O câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que causa problemas de saúde pública mundial. É a segunda causa de morte de mulheres por câncer em todo o mundo. Os sintomas são vários, entre eles, alterações na pele que recobre as mamas e a presença de nódulos na região. O tratamento consiste em sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e, em alguns casos, é recomendado a realização da cirurgia, conhecida como mastectomia.

O diagnóstico precoce é essencial para a eficácia do tratamento. Além disso, a prevenção é muito importante. Nesse contexto, a campanha Outubro Rosa surgiu, justamente, para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, e aumentar as chances de cura, reduzindo a mortalidade.

Para que ela serve?

O câncer de mama, quando detectado no início, tem grandes chances de cura. A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença. Porém, mesmo com todo esse movimento que é feito durante o mês de outubro, parte dos diagnósticos ainda são tardios.

Muitas instituições aproveitam o mês de outubro também para falar sobre outros tumores que podem acometer o aparelho reprodutor feminino, como o câncer do colo do útero e de ovário.

Como ela surgiu?

A história do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, em 1990, chegando ao Brasil somente em 2002. No início do movimento, alguns lugares promoviam ações isoladas e as cidades eram enfeitadas com laços rosas para chamar atenção das mulheres para o tema. Com o tempo, essas iniciativas foram ampliadas, ganhando mais visibilidade, até que o congresso estadunidense oficializou outubro como o mês de prevenção ao câncer de mama.

Uma das instituições mais significativas na divulgação da campanha foi o Instituto Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, fundado por Nancy Brinker. Em 1982, a implantação dessa organização teve como objetivo promover estudos e espalhar informações sobre o câncer de mama.

Em 1983, o instituto queria dar mais visibilidade para a importância do tema e do projeto desenvolvido, além de arrecadar fundos para pesquisas. Para isso, a instituição realizou, em Dallas, a primeira “Campanha pela Vida”. O evento recebeu cerca de 800 participantes, marcando o início de um movimento que ganharia dimensões mundiais.

Em 1991, durante a Caminhada pela Vida, em Nova York, as famosas fitas rosas foram distribuídas para todos os participantes, fazendo delas o símbolo oficial da campanha. A instituição também realiza corridas anuais em benefício da luta contra a doença. Para sensibilizar ainda mais a população, o laço rosa enfeita as cidades em locais públicos e durante eventos nesse período.

No Brasil

No Brasil, a primeira ação da Campanha Outubro Rosa foi em 2002, em São Paulo, no Parque Ibirapuera. Nessa ocasião, o principal monumento do parque foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres que se simpatizavam com a causa.

Somente a partir de 2008, as ações voltadas para esse tema ficaram cada vez mais frequentes. Assim, várias entidades relacionadas ao câncer de mama começaram a iluminar prédios e monumentos de rosa para deixar clara a mensagem da importância de prevenção para o combate à doença.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: como fazer a prevenção ao câncer de mama?

outubro rosa campanha

Qual é a importância dessa campanha?

A Campanha Outubro Rosa é fundamental para chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de consultar regularmente um médico ginecologista para a realização de exames de rotina e mamografia. Além disso, visa a estimular o autoexame das mamas, tão essencial para o diagnóstico precoce da doença.

A mamografia ajuda a detectar a doença antes mesmo que ela desenvolva algum sintoma. Por meio da radiação, é possível criar imagens dentro da mama para revelar a presença de tumores ainda bem pequenos, menores que um centímetro.

Boa parte das mulheres identificam o câncer a partir do autoexame, ou seja, apalpando as mamas e regiões próximas em busca de alguma alteração. Mas é bom lembrar que ele não substitui a mamografia, já que o primeiro, muitas vezes, só identifica o tumor quando já está em estágio um pouco mais avançado.

A prevenção é essencial para monitorar as mamas e, caso haja alguma alteração, o tratamento do câncer de mama realizado logo no início da doença aumenta as chances de cura da paciente.

Como participar e apoiar a campanha?

No mês dedicado à saúde da mulher, é muito importante que todos saibam que podem ajudar na conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Existem instituições e plataformas espalhadas por todo o Brasil que realizam ações voltadas para a campanha Outubro Rosa. Além disso, você pode:

  • chamar atenção para sua casa: enfeite portas e janelas com luzes rosas e com os famosos laços usados na campanha;
  • divulgar nas redes sociais: faça posts nas suas redes sociais levando informações que conscientizem as mulheres sobre a importância da campanha;
  • participar das caminhadas: instituições de todo o Brasil realizam, anualmente, caminhadas e corridas solidárias;
  • ser um voluntario: procure uma instituição de confiança e realize ações para melhorar a vida de quem precisa;
  • fazer doações: você pode doar dinheiro e cabelo, por exemplo, para aquelas mulheres que passaram por quimioterapia e perderam seus fios.

A campanha Outubro Rosa é fundamental para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenir e realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando suas chances de cura. Todo mundo pode ajudar nesse movimento, seja fazendo um post nas redes sociais, seja com algum tipo de doação. Ajude você também!

Gostou deste post? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube e fique por dentro de todas as novidades!

A AmorSaúde também está por dentro da Campanha de Outubro Rosa!

Agora que você já sabe sobre a importância da campanha, que tal comentar o que achou? Não perca tempo e deixe sua opinião aqui no blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário