O urologista é o médico especializado nos cuidados do sistema genital masculino, que também é capaz de diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário. Sendo assim, ele é indicado quando um paciente está enfrentando problemas na bexiga, uretra, ureteres e rins. Fora que, também cuida de disfunções associadas a glândulas suprarrenais.
Sua atuação é bastante conhecida pois trata-se de um profissional que tem um papel muito importante na saúde dos homens. Tanto que, o público masculino costuma fazer check-up regularmente a fim de garantir a sua segurança.
Saiba mais aqui mais a respeito do médico urologista e veja 6 sinais que indicam que você precisa procurá-lo:
O que é urologista?
O médico urologista é um profissional que passou pela faculdade de medicina e se especializou em cirurgia geral e urologia durante um período de estudo de, pelo menos, onze anos, a fim de se habilitar a tratar as disfunções que envolvem a urologia clínica e cirúrgica.
Esse especialista costuma acompanhar os homens desde a infância e adolescência, tendo em vista que trata doenças relacionadas com o sistema urinário e reprodutor. Seus cuidados são direcionados a bexiga, uretra, ureteres, rins e glândulas suprarrenais.
Durante seu trabalho, exerce muitos papéis importantes como atendimento em consultório, acompanhamento de pacientes hospitalizados, realização de exames, diagnósticos, tratamentos e intervenções cirúrgicas.
Urologista é médico de homem?
Quando falamos sobre esse especialista muitas pessoas se perguntam se urologista é médico de homem, quando na verdade ele é responsável por diagnosticar e definir o tratamento correto de problemas urológicos para qualquer pessoa, independente do sexo. Portanto, todos estão propícios a receber uma melhor qualidade de vida, bem-estar e recuperação diante dos cuidados que esse profissional consegue promover.
De fato, suas atuações têm um papel muito forte e marcante na saúde do homem, abrangendo uma bateria de exames preventivos e check-up, como é o caso do exame de próstata, que identifica precocemente um possível câncer na região.
Nesse caso, também verifica o sistema reprodutor masculino como um todo, avaliando possíveis alterações nos testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais e pênis.
Dessa forma, é possível solucionar problemas provenientes de disfunção erétil, doenças sexualmente transmissíveis, hiperplasia prostática benigna, infertilidade masculina, prostatite, varicocele e vasectomia.
No entanto, isso não quer dizer que seu conhecimento não pode ser aplicado para o tratamento em mulheres. Além disso, crianças e idosos também estão propensos a sua consulta.
Frequentemente, o público feminino recorre a essa especialidade quando está sofrendo com problemas de infecção de urina e perda de controle da bexiga, cálculos renais e câncer de bexiga e do rim.
No caso do público infantil, os tratamentos baseiam-se em tratar enurese noturna (xixi na cama), criptorquidia (ausência de testículo no saco escrotal) e tumores geniturinários.
Para que serve urologista?
“Urologista cuida de quê?” ou “urologista é médico de que?” são algumas das perguntas mais frequentes referentes à urologia, que até mesmo você deve ter feito algum dia. Além daquelas pessoas que acham que esse especialista é médico de homem, existem ainda aquelas que nem sequer sabem qual a sua verdadeira atuação.
Assim como mencionamos ao decorrer do artigo, esse profissional de saúde é apto a fazer o tratamento clínico e cirúrgico de doenças relacionadas com o trato urinário de todas as pessoas, independente do sexo e faixa etária, e do sistema genital dos homens, além de diagnosticar e solicitar exames. Nessas situações, os check-ups e exames de prevenção se tornam indispensáveis.
Portanto, percebe-se que não se limita somente na andrologia (saúde do homem), como também atende mulheres, crianças e idosos com muita responsabilidade. Inclusive, costuma acompanhar os pacientes ao longo de todo o seu tratamento.
Entre as doenças comumente tratadas por um urologista estão a infecção de urina e outros problemas relacionados a micção, pedras nos rins, câncer de próstata, do pênis e do testículo, hiperplasia prostática benigna e disfunção sexual masculina.
Fora isso, também é possível que ele trabalhe em diversos segmentos, tais como:
Andrologia: semelhante a ginecologia para mulheres, trata problemas associados ao sistema reprodutor e sexual dos homens, além de tratar aqueles que possuem relação com a saúde urinária;
Uroginecologia: especialidade na qual o urologista se prontifica a diagnosticar, tratar e até mesmo prevenir os problemas relacionados à saúde urinária e sexual feminina;
Urologia pediátrica: com responsabilidade médico-cirúrgica, trata as desordens funcionais do aparelho urinário e genital de bebês, crianças e adolescentes;
Endourologia: atua com abordagem minimamente invasiva as doenças urológicas por meio da endoscopia;
Uro-oncologia: realiza o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção dos tumores que se desenvolvem em qualquer estrutura do trato urinário e sexual, como é o caso do câncer de próstata.
Em qual idade procurar um médico urologista?
É extremamente importante que os homens iniciem as suas consultas com um médico urologista a partir dos 50 anos, de maneira a manter um acompanhamento e monitoramento, mesmo que não haja sintomas que indiquem alguma alteração.
Afinal, é durante essa etapa que as chances de desenvolvimento de câncer de próstata aumentam. Por essa razão, uma série de exames preventivos não devem ser deixados de lado.
Contudo, os pacientes que possuem histórico familiar desse carcinoma ou são afrodescendentes devem começar o seguimento com esse profissional de saúde a partir dos 45 anos.
Assim, deve-se fazer o exame de toque retal em intervalos indicados pelo especialista, visando analisar o estado de saúde da próstata e prevenir a manifestação de maiores problemas, como citado anteriormente.
Durante a consulta com o urologista é imprescindível sanar todas as suas dúvidas a respeito do que está enfrentando ou de suspeitas de complicações específicas. Com isso, uma maior segurança e tranquilidade é passada de médico para paciente, à vista de que esse profissional é apto a tratar doenças relacionadas ao sistema urinário e genital.
Quando consultar um urologista?
Agora que você já sabe o que é urologista, é hora de saber quando recorrer ao seu auxílio. Mesmo que haja uma idade recomendada para homens começarem a visitá-lo, é indicado que todas as pessoas procurem essa assistência médica assim que os sintomas citados abaixo forem manifestados.
Saiba aqui o que o urologista trata e quando procurá-lo:
1. Dores abdominais
A dor abdominal é um grande indicativo da necessidade de procurar um médico urologista, tendo em vista que na maioria das vezes elas são consideradas incomuns, podendo demonstrar a existência de maiores problemas como pedras nos rins, tumores benignos e malignos e infecção de urina.
As pedras nos rins, também conhecidas como cálculo renal, são vistas como uma das maiores queixas observadas nos consultórios urológicos. Esse problema corresponde a formação de massas sólidas endurecidas no sistema urinário, que dificulta o seu funcionamento correto.
Nesse caso é necessário realizar um exame de imagem para detectar a sua existência, como raio x simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou urografia excretora.
Todavia, existem problemas que podem ser diagnosticados através de exames de sangue ou até mesmo por meio de uma teleconsulta com o urologista, devido às suas marcantes características.
2. Lombalgia
A lombalgia, popularmente chamada de dor lombar, pode ser causada por diversos fatores, mas é muito importante se atentar aos sinais que ela apresenta, especialmente quando demonstram bastante complexidade e aparecem de forma constante.
As dores na lombar são indicativas de uma infecção de urina, mas também pode acontecer devido a presença dos cálculos renais, que quando não são tratados adequadamente podem causar maiores complicações. Fora que, em alguns casos esse sinal é proveniente da formação de tumores.
3. Dor testicular
A dor testicular costuma ser causada por intercorrências como o trauma físico e uso de roupas muito justas ou por obstruções dos vasos linfáticos. Quando é provocada por torções, inflamações (epididimite), pedras nos rins ou ínguas, necessita de uma maior atenção.
Os casos mais severos são considerados de emergência, mas as situações mais simples também devem ser investigadas, a fim de evitar maiores danos ao órgão. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento de diversas doenças ligadas ao testículo.
4. Sinais nocivos do trato urinário
Às vezes, o trato urinário costuma apresentar alguns sinais nocivos que são um alerta para a necessidade de consulta com um médico urologista. Por essa razão, é muito importante que o paciente preste atenção em sintomas associados à vontade constante de urinar e mudanças na aparência da urina.
Levando isso em consideração, deve-se estar atento em indicativos como aumento da vontade de urinar a noite, dor e ardência durante a micção, gotejamento, incontinência e dificuldade miccional, presença de sangue na urina e redução do fluxo urinário.
Dessa forma, há como tratar precocemente determinadas alterações que podem ser muito prejudiciais para a saúde, aumentando a chance de bons resultados do tratamento recomendado pelo profissional de saúde.
Vale ressaltar que, além de uma infecção urinária, esses sinais também podem indicar problemas mais perigosos, como os tumores.
5. Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos
Na maioria das vezes, o tratamento de sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos é negligenciado, devido ao fato de que alguns homens possuem vergonha de recorrer ao médico urologista nessa situação.
Entretanto, sinais de ejaculação precoce, ausência de libido ou orgasmo, impotência sexual, presença de sangue no esperma, corrimento, incômodos durante atividades sexuais e verrugas penianas, devem ser relatados com urgência a esse profissional. Nessas situações, é possível que haja infecções e disfunções no sistema reprodutor.
6. Sinais de infecções sexualmente transmissíveis
Como o próprio nome já diz, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são decorrentes de uma transmissão ocasionada durante uma relação sexual, e costumam ser bastante perigosas, podendo provocar sérias complicações irreversíveis.
Normalmente, os sintomas provenientes desses problemas são:
- dor ou queimação ao urinar;
- prurido;
- vermelhidão;
- corrimento anormal do pênis;
- verrugas penianas;
- dor durante a ejaculação;
- inchaço, bolhas e feridas nos órgãos genitais;
- dor durante a relação sexual;
- odor forte nos órgãos genitais.
Como é a primeira consulta no urologista?
Sabendo o que o urologista trata, é importante descobrir o que ele faz na primeira consulta. Quando o médico é procurado por pacientes a anamnese é feita com muita atenção, de modo a identificar qual é o motivo da visita e quais sintomas estão causando o incômodo relatado, através de perguntas sobre o histórico familiar em relação a disfunções do sistema urinário e reprodutor, por exemplo.
Esse processo funciona como uma entrevista e é muito importante para verificar como está o estado de saúde do homem e da mulher, visando transmitir mais segurança ao tratar ou prevenir possíveis alterações. Além disso, há como indicar exames que avaliam a fertilidade masculina.
Como o urologista examina?
A respeito dos exames citados anteriormente, o seu objetivo consiste em obter um diagnóstico seguro e preciso, sem ser suscetível a erros, não se baseando apenas no exame físico para avaliar os rins.
Então, o que faz um urologista também engloba solicitar exames laboratoriais, a fim de verificar o estado de saúde da bexiga e detectar doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. Entre eles, podemos citar:
- exames de sangue (creatinina, uréia, ácido úrico, contagem de leucócitos e marcador tumoral PSA);
- exames de imagem (ultrassom e ressonância magnética);
- espermograma;
- biópsia vesical;
- exame urodinâmica;
- fluxometria;
- uretrocistoscopia;
- exame de toque retal;
- avaliação peniana.
Entretanto, somente o profissional de saúde contém permissão para avaliar cada situação e analisar quais exames são importantes para alcançar um diagnóstico eficiente.
Onde encontrar um urologista perto de mim?
Pode ser difícil encontrar um urologista bom e barato por perto, o que pode fazer com que os tratamentos do sistema genital masculino e trato urinário não sejam tão acessíveis.
No entanto, a AmorSaúde possui mais de 301 clínicas em ativa, atuando em especialidades como cardiologia, oftalmologia, ginecologia e urologia, tornando possível que você tenha acesso a serviços de saúde geniturinária em qualquer momento, e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Portanto, se você está se perguntando constantemente “onde encontrar urologista perto de mim?”, saiba que estamos presente em diversas regiões do norte, sul, centro-oeste e sudeste do país. Basta consultar qual é a unidade mais perto de você para contar com um atendimento médico e urológico de qualidade e humanizado.
Os serviços prestados são ainda mais benéficos para os indivíduos que não têm acesso a planos de saúde ou não conseguem aguardar meses ou anos por consultas, exames ou procedimentos na fila dos centros de saúde.
Quanto custa uma consulta com urologista?
Nas clínicas particulares, o valor de uma consulta com um médico urologista costuma variar entre R$150,00 (cento e cinquenta reais) e R$200,00 (duzentos reais), mas isso não quer dizer que não há lugares mais acessíveis.
Por exemplo, na AmorSaúde é possível encontrar preços mais baratos e que cabem no bolso. Nesse caso, o valor de uma consulta particular é de R$105,00 (cento e cinco reais), que pode ser pago à vista ou em três vezes no cartão de crédito. Além de que existem meios que também existem descontos, oferecendo mais saúde e lazer.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Bbb