Muitos homens possuem preconceito em usufruir dos recursos disponibilizados na urologia em razão da fama do exame de toque retal, que previne o câncer de próstata. Assim, nem sequer se perguntam “urologista trata o que?”.
Esse médico tem um papel muito importante em diversos âmbitos, promovendo um tratamento especializado nos órgãos e funções genitais e urinárias. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mulheres também devem recorrer à assistência.
Saiba mais aqui sobre o que trata o urologista, quais os cuidados realizados no homem e na mulher, quais as doenças tratadas e quando procurá-lo:
O que é um urologista?
Conhecido por seu papel exclusivo e fundamental na saúde do homem, o urologista é o profissional que detecta e trata problemas e doenças relacionadas ao aparelho urinário de todas as pessoas e ao sistema reprodutor dos homens. Seu vasto conhecimento é obtido através de formações que incluem a medicina, a cirurgia geral e a urologia.
Por essa razão, seu atendimento é disponibilizado em diversas clínicas e hospitais, locais onde são feitos exames complementares de diagnóstico e intervenções cirúrgicas. Além do mais, ele também zela pelo acompanhamento de pacientes hospitalizados, assim como as visitas periódicas.
O urologista trata o que?
Talvez você já tenha ouvido a pergunta “o urologista trata o que?”, e não soube como responder com precisão e assertividade. Isso se deve ao fato de que essa especialidade é mais conhecida por cuidar da saúde do homem, quando na verdade também fornece atendimento para crianças, mulheres e idosos.
No caso do público masculino, além do sistema urinário, o tratamento é direcionado para o aparelho reprodutor, que abrange próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Enquanto nas mulheres, os cuidados são exclusivos para bexiga, uretra, ureteres e rins.
Vale ressaltar que o especialista também identifica e trata disfunções relacionadas com as glândulas suprarrenais, que produz hormônios como aldosterona, cortisol, androstenediona, adrenalina e noradrenalina.
O que um urologista trata em um homem?
A urologia é uma área da medicina que tem como maior destaque seus exames preventivos relacionados à saúde do homem, como é o caso do exame de toque retal e de PSA, que detectam ou evitam o surgimento do câncer de próstata.
Essa é uma medida que garante mais segurança, visto que há grandes chances de cura quando a doença é diagnosticada de maneira precoce. Com ela, é possível definir o tratamento mais adequado para o quadro.
O que um urologista trata em um homem consiste em problemas como infertilidade, impotência sexual, fimose, curvatura peniana, tumores benignos ou malignos e ejaculação precoce.
Além de que, é responsável por tratar infecções sexualmente transmissíveis, como Vírus do papiloma humano, gonorreia, sífilis, clamídia, AIDS e herpes genital.
O que urologista trata em mulheres?
No caso das mulheres, o médico urologista possui um papel importante no aparelho urinário, que muitas vezes é dispensado ou negligenciado, já que é conhecido como “médico do homem”.
Essa importância é ainda maior em situações de infecção urinária recorrente, que corresponde a um dos maiores fatores responsáveis pela busca desse atendimento. Fora isso, também trata disfunções como a incontinência urinária e o câncer da bexiga e do rim.
Quais as doenças que o urologista trata?
O questionamento a respeito de que tipo de doença o urologista cuida é bastante comum em razão de sua extensa atuação, que consegue cuidar de problemas e doenças como infecção de urina, tumores benignos ou malignos, cálculo renal, enurese noturno e síndrome da bexiga hiperativa.
1. Infecção do trato urinário
Popularmente conhecida como infecção de urina, essa condição acontece quando microrganismos invadem alguma parte do aparelho urinário, como a bexiga, a uretra e o rins.
Essa infecção é ainda mais comum em mulheres em razão de sua anatomia, como é o caso do tamanho da uretra. Geralmente, ela acontece nessa região ou na bexiga, mas também há como se agravar, evoluindo para pielonefrite, que é a inflamação do rim.
Seus sintomas baseiam-se no aumento da frequência urinária, presença de sangue e cheiro forte na urina, dor pélvica e lombar, dor nas costas e diminuição do volume urinário.
2. Tumores benignos ou malignos
O médico urologista também é responsável por diagnosticar e tratar tumores benignos ou malignos, como é o caso dos cânceres urológicos, também chamados de tumores do trato urinário superior, que acometem regiões como a bexiga, uretra, ureter e rins.
Além disso, faz o tratamento de tumores do aparelho genital masculino, como câncer de próstata, dos testículos e do pênis, ressaltando a importância de suas visitas periódicas e exames preventivos.
3. Cálculos renais
Os cálculos renais também são chamados de pedras nos rins, como é mais conhecido, por se tratar de massas duras e sólidas consequentes da cristalização dolorosa que acomete os rins e as vias urinárias.
Quando atingem o aparelho urinário provocam um desconforto muito grande, sendo difícil de suportar. Normalmente, esses incômodos são instalados próximos ao flanco e à lombar, contendo a possibilidade de se irradiar para o abdômen e virilha.
O médico urologista deve ser consultado quando há sinais de náuseas e vômitos, vontade constante e urgente de urinar e presença de sangue na urina.
4. Enurese noturna
A enurese noturna trata-se da condição que conhecemos como “xixi na cama”, em que há uma perda involuntária de urina enquanto o paciente está dormindo. O médico urologista costuma observar a forte presença do distúrbio em crianças e idosos. Por esse motivo, as queixas são maiores nesses grupos.
5. Síndrome da bexiga hiperativa
A síndrome da bexiga hiperativa ou simplesmente bexiga hiperativa é um quadro que atrapalha o funcionamento adequado desse órgão, levando à necessidade constante e urgente de ir ao banheiro, o que tem como consequência o aumento do número de micções por dia.
LEIA TAMBÉM: O que o urologista faz na primeira consulta? Saiba aqui!
Quando é necessário procurar um urologista?
Como você viu logo no início do artigo, o médico urologista, apesar de se tratar de um profissional tão importante e eficaz, às vezes não é muito consultado em razão do forte preconceito proveniente do público masculino.
O motivo do preconceito consiste no receio de fazer o exame de toque retal, que na realidade é responsável por salvar inúmeras vidas, sendo o melhor caminho para se prevenir do câncer de próstata.
Por isso, os homens precisam ter consciência de tal importância e se sentirem mais confiantes e seguros em receber esse cuidado, já que não há nada do que temer.
Enquanto isso, as mulheres realizam ainda mais visitas periódicas ao urologista, dando a devida atenção às intercorrências decorrentes do aparelho urinário.
De qualquer forma, a acessibilidade desse atendimento deve estar disponível para todas as pessoas, de maneira a evitar que maiores complicações e riscos surjam com o tempo. Assim como em todas as especialidades, o diagnóstico precoce da urologia faz toda a diferença para uma vida saudável.
Pensando nisso, procure o médico urologista sempre que apresentar os seguintes sintomas:
- incontinência urinária;
- dor ou ardência ao urinar;
- diminuição do volume urinário;
- urina escura ou com cheiro forte;
- presença de sangue na urina;
- dores lombares ou cólicas renais;
- dor nas costas;
- ausência de libido;
- impotência sexual;
- ejaculação precoce.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!