Os tratamentos para câncer de próstata são ainda mais eficientes nos casos em que a doença é diagnosticada de forma precoce. Para isso, os homens devem recorrer a realização de exames preventivos de forma regular, assegurando que ficará tudo bem com o estado geral de saúde.
Assim que um profissional de saúde é contatado, trabalha de modo a avaliar as queixas, identificar a existência de lesões e indicar a alternativa mais indicada para cada situação. Com isso, há como observar melhorias significativas com o passar do tempo.
Saiba mais aqui quais são os tratamentos para câncer de próstata e como funcionam:
O que é câncer de próstata?
Em suma, o câncer de próstata é um tumor que se forma a partir do momento em que as células da próstata evoluem de maneira irregular. Basicamente, o local afetado corresponde a uma estrutura situada na parte interna do sistema reprodutor masculino, abaixo da bexiga de modo a envolver a uretra.
De modo geral, o seu acontecimento acontece muito devagar e os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças. Por esse motivo, urge a necessidade de realizar exames preventivos de forma regular. Detectar a presença do tumor de forma precoce é uma das melhores maneiras de evitar a evolução da doença e obter a cura, realizando os tratamentos para câncer de próstata de forma adequada.
O que causa o câncer de próstata?
Os fatores responsáveis pelo câncer de próstata ainda não são completamente definidos, mas é possível afirmar que eles estão associados ao consumo excessivo de cigarro ou exposição excessiva a produtos químicos.
Uma vez que o surgimento do tumor é mais comum durante o processo de envelhecimento, acometendo homens acima de 60 anos de idade, acredita-se que ele também contém relação com esse fator.
Mas, além disso, existem outros fatores que podem influenciar na manifestação do problema, como é o caso de genética, obesidade e diabetes. Quando há essa influência, ocorrem mutações no DNA responsáveis pelo crescimento desregulado das células da próstata. É por esse motivo que esses pacientes precisam realizar os tratamentos para câncer de próstata com uma maior incidência.
Sintomas de câncer de próstata
Muitas vezes, os sintomas de câncer de próstata são confundidos com outros problemas de saúde que envolvem o aparelho reprodutor masculino e o sistema urinário. Alguns exemplos disso são hiperplasia prostática benigna (HPB), bexiga hiperativa e infecção urinária.
No entanto, o surgimento de sinais que geram desconfiança devem ser avaliados de maneira minuciosa por profissionais de saúde experientes e qualificados em sua área de trabalho na medicina, visando apontar os melhores tratamentos para câncer de próstata depois do diagnóstico.
Entre os principais incômodos que podem indicar a presença da doença, destacam-se:
- Vontade persistente e urgente para urinar;
- Sensação de bexiga cheia mesmo depois da micção;
- Dor durante a ejaculação;
- Dor ou sensação de ardência ao urinar;
- Jato urinário enfraquecido;
- Dificuldade em iniciar a micção;
- Presença de sangue na urina ou sêmen;
- Impotência sexual;
- Dor em regiões do corpo (coluna, quadril, costas, coxas e ombros);
- Sensação de enfraquecimento ou dormência nos membros inferiores.
Como detectar o câncer de próstata?
É possível detectar o câncer de próstata por meio da realização de exames preventivos. O exame de toque retal possui uma grande influência quando se trata da descoberta da doença, de maneira a identificar sinais que indicam a presença.
Mas o procedimento também consegue identificar outras doenças, como é o caso da prostatite (processo inflamatório da próstata) e hiperplasia (aumento do tamanho da próstata).
O exame de PSA é um deles, devendo ser feito por pacientes que apresentam sintomas nocivos ou fazem parte de algum grupo de risco (histórico médico familiar ou estilo de vida). Quando alguma alteração é encontrada, o paciente precisa passar por uma biópsia para confirmar a existência do câncer.
Durante esse método, o profissional de saúde remove pequenas porções da próstata para encaminhá-la ao laboratório. No ambiente laboratorial, o material é avaliado e logo depois apresenta resultados precisos. Logo, o especialista decide quais são os melhores tratamentos para câncer de próstata.
Quais são os tratamentos para câncer de próstata?
Os tratamentos para câncer de próstata são muitos e variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Em algumas situações, eles não são iniciados de forma rápida, levando em consideração que a doença se desenvolve de maneira lenta.
Normalmente, essa possibilidade é recomendada para homens mais velhos ou que possuem outras condições de saúde afetadas. Sendo assim, o melhor a ser feito é optar pela vigilância ativa ou conduta expectante, as quais você verá a seguir junto a outras alternativas.
Vigilância ativa
Esse é um dos tratamentos para câncer de próstata em que há uma grande proximidade entre paciente e médico, tendo em vista que é feito um acompanhamento intenso por meio da realização de exames de PSA e de toque retal.
Os procedimentos são feitos regularmente a cada seis meses. Dependendo da situação, é possível realizar a biópsia para visualizar como a doença está progredindo. Portanto, caso seja observado a presença da evolução ou demais alterações, torna-se necessário verificar outros tipos de tratamento.
Conduta expectante
Nesse caso, o acompanhamento funciona de uma forma menos intensa. Em consequência, o paciente não precisa realizar tantos exames. Mas, dependendo das irregularidades apresentadas nos resultados do procedimento, urge a necessidade de verificar qual a melhor alternativa de tratamento a ser seguida.
Intervenção cirúrgica
A intervenção cirúrgica mais indicada para o câncer de próstata consiste na prostatectomia. Na maior parte das vezes, é feita a prostatectomia radical. Esse procedimento é feito para retirar a glândula e suas estruturas em volta (vesículas seminais) por completo.
De qualquer forma, é importante ressaltar que somente o profissional de oncologia é indicado para recomendar o melhor tipo de cirurgia a ser realizada, visando garantir que tudo ocorra bem. Assim, o paciente consegue manter as boas condições de saúde geral com a realização dos tratamentos para câncer de próstata.
Radioterapia
Com os avanços da medicina, é possível obter a cura do câncer de próstata somente com a aplicação do tratamento radioterápico. Geralmente, os profissionais consideram essa possibilidade quando a terapia é aplicada em tumores que não apresentam metástase. Ou seja, é válido para aquelas lesões que não se disseminaram para outras partes do corpo.
Entretanto, alguns especialistas indicam a radioterapia até mesmo para as situações em que o câncer já está em estágio avançado. Mesmo nesse caso, há como observar uma melhoria esperada e a elevação da expectativa de vida do homem, proveniente da realização adequada dos tratamentos para câncer de próstata.
Criocirurgia
Enquanto isso, a criocirurgia funciona com base no congelamento do câncer de próstata que não evoluiu para metástase. Ou seja, ele é indicado para homens que possuem tumor localizado e estão enfrentando os estágios iniciais da doença, os quais não oferecem riscos severos às condições de saúde. Essa indicação também é direcionada para pacientes que não podem fazer outros tipos de tratamentos para câncer de próstata, como é o caso de intervenções cirúrgicas ou radioterapia.
Hormonioterapia
A hormonioterapia é nada mais nada menos do que a terapia de privação de andrógeno, cuja finalidade é diminuir os níveis dos hormônios masculinos no corpo. Tais hormônios correspondem a testosterona e a di-hidrotestosterona (DHT), responsáveis pela estimulação do crescimento das células do câncer de próstata.
Com essa redução, há como diminuir o tamanho dos tumores ou até mesmo fazer com que eles evoluam de maneira mais lenta. Entretanto, é importante ressaltar que apenas esse tratamento não é o suficiente para curar a doença, urgindo a necessidade de analisar outros tratamentos para câncer de próstata.
Imunoterapia
Entre os tratamentos para câncer de próstata, é possível observar a eficácia da imunoterapia. Nesse processo, utiliza-se medicação para fazer com que o sistema imunológico do homem afetado reconheça a situação e destrua as células cancerígenas de uma maneira mais eficiente.
Quimioterapia
Por fim, a quimioterapia faz parte dos tratamentos para câncer de próstata, combinando medicações para trabalhar na destruição do tumor. Em determinadas situações, o seu objetivo também pode ser fazer com que o tumor evolua de forma mais lenta.
Para isso, são feitas administrações na veia ou por via oral. Quando se trata de quimioterapia sistêmica, a administração é feita pela corrente sanguínea a fim de afetar as células cancerígenas de todo o corpo.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!