casal enfrentando sintomas de dependência emocional casal enfrentando sintomas de dependência emocional

8 sintomas de dependência emocional para você ficar de olho!

9 minutos para ler

Os sintomas de dependência emocional são capazes de atrapalhar severamente a qualidade de vida de uma pessoa, o que faz com que ela deixe de pensar no seu próprio bem-estar.

Com isso, a prioridade vira o outro. Então, os pacientes pensam que estão em um estado abaixo de seus parceiros, passando a se menosprezar e tendo uma queda brusca na autoestima.

Sendo assim, confira aqui quais são os sintomas de dependência emocional e saiba como se livrar deles:

O que é dependência emocional? 

A dependência emocional é um tipo de autossabotagem que faz uma pessoa acreditar que não é suficiente para nada. Isso atrapalha em diversos âmbitos da vida, especialmente nos relacionamentos. Dentro das relações, os pacientes dependentes acreditam que precisam de uma companhia para se sentir bem. 

Por essa razão, é possível perceber que não apreciam a solitude e não priorizam suas próprias vontades ou sonhos. Com isso, cria-se um enorme buraco dentro de si. Assim, se propõe a fazer tudo que o parceiro quer, a qualquer custo, independente se isso vai afetar alguma questão pessoal. 

Consequentemente, a pessoa entra em um círculo vicioso. Caso ela não busque ajuda e faça terapia, mesmo que termine seu relacionamento, partirá para outras relações tóxicas ou abusivas, visto que não consegue ficar sozinha. À vista disso, fazer o tratamento terapêutico para reconhecer os sintomas de dependência emocional é extremamente importante.

O que causa dependência emocional? 

A dependência emocional é uma condição que impede a manutenção de estabilidade e satisfação nos relacionamentos. A partir disso, a pessoa passa a criar conflitos e não consegue se sentir totalmente feliz, tendo em vista que desaprova tudo que o companheiro faz sem a sua companhia. 

Então, o outro fica responsável por suprir suas necessidades, como se ele não fosse somente um complemento de sua felicidade e sim toda a razão para ela. Por essa razão almeja ter controle de seu companheiro, criando uma situação de possessão. 

Com isso, um dos sintomas de dependência emocional é querer toda a atenção do mundo para si, o que acaba deixando a outra pessoa sufocada. Na maior parte das vezes, os fatores responsáveis pelo problema contém relação com o receio de errar e de ser rejeitado. 

Além do mais, o medo de ficar sozinho também possui grande influência. Geralmente, a origem desses fatores corresponde ao zelo excessivo ou traumas durante a infância. Querendo ou não, os pacientes começam a projetar isso na vida adulta, visando ser reconhecido.

adolescente com sintomas de dependência emocional

LEIA TAMBÉM: Saiba 5 causas para dependência emocional no relacionamento!

Os sintomas de dependência emocional afetam apenas casais?

Os sintomas de dependência emocional não aparecem somente em um namoro ou casamento. Na verdade, eles também podem ser visualizados em uma amizade ou na família. 

Para entender melhor, é importante entender como cada uma funciona. Quando a condição acomete um casal, provoca bastante insegurança no relacionamento. Isso acontece quando um componente despeja todas as suas frustrações no outro. Quando a pessoa não recebe o reconhecimento que quer, não consegue ficar de bom humor. 

Tudo isso é reflexo do medo de ficar sozinho. Enquanto isso, quando o problema é decorrente do ambiente familiar, faz com que o paciente se sinta inseguro com tudo que vem de fora dele. Então, a família acaba sendo um refúgio. 

Já a dependência decorrente de ciclos sociais é marcada por uma vontade imensa de ser valorizado e reconhecido por parte do indivíduo afetado. Nesse caso, tudo que ele quer é ser aceito. 

Por conseguinte, o paciente perde as suas características pessoais e começa a reproduzir o que mais acha viável para aceitação, por meio dos sintomas de dependência emocional. Mesmo que isso cause sofrimento, para ele o mais importante é não estar “invisível”. 

Quais são os sintomas de dependência emocional?

Muitas pessoas se fazem a seguinte pergunta: como saber se tenho dependência emocional? Mas, é importante levar em conta que não há uma regra mágica para essa descoberta. A única coisa a se fazer é avaliar os sintomas e buscar a ajuda de um terapeuta.

Também é válido conversar com familiares e amigos, com o objetivo de captar percepções diferentes a respeito de suas ações. Vale evidenciar que esse conselho deve vir de pessoas de confiança.

A seguir, saiba quais são os sintomas de dependência emocional:

  • Vontade de ganhar atenção
  • Ciúme excessivo
  • Medo do abandono ou de ficar sozinho
  • Falta de autonomia
  • Insegurança e sentimento de insuficiência
  • Não priorizar os próprios planos
  • Necessidade de aprovação
  • Idolatria

1. Vontade de ganhar atenção

A vontade de ganhar é um dos principais sintomas de dependência emocional. Numa relação tóxica ou abusiva, a pessoa se propõe a fazer de tudo para obter reconhecimento, mesmo que o seu parceiro não esteja disposto a dar.

Isso acaba criando um clima chato, fazendo com que o outro se sinta sufocado, tendo em vista que acaba sendo bombardeado por inúmeras necessidades que não são as suas. Esse fator também coloca a dependente emocional como uma “minoria”, ou seja, como alguém que está “abaixo” de seu companheiro. 

2. Ciúme excessivo

O ciúme excessivo é um dos sintomas de dependência emocional que parte de uma tentativa de ter controle sobre a vida do parceiro. Caso ele converse com outras pessoas, o dependente emocional passa a ter comportamentos irracionais por pensar que vai acabar ficando sozinho. Ou seja, as suas ações são reflexos do medo da solidão.

Isso acaba criando uma situação doentia, em que uma pessoa tem a necessidade de posse. Consequentemente, um vasto sofrimento é acarretado. Na maioria das vezes, esses comportamentos vêm de pessoas com baixa autoestima, insegurança e negatividade.

3. Medo do abandono ou de ficar sozinho

Como você viu, o medo do abandono ou de ficar sozinho está completamente integrado às causas da dependência emocional. Isso faz com que uma pessoa esteja submetida a enfrentar situações severamente desagradáveis.

Basicamente, ela prefere ficar em um relacionamento ruim e suportar inúmeros desagrados do que separar. Então, mesmo que ela passe por agressões verbais ou traições, ainda se sujeita à relação por receio de não ter mais ninguém.

4. Falta de autonomia

A falta de autonomia é um dos sintomas de dependência emocional que acontece quando uma pessoa não consegue dizer não e não toma decisões por conta própria. Um paciente dependente emocional sempre irá pedir a opinião do seu parceiro em primeiro lugar.

Com isso, muitas vezes acaba vivendo os sonhos do outro e deixa de se dedicar à própria vida. Apesar de não receber nada em troca, o que importa é manter o companheiro por perto e impedir que ele vá embora. 

5. Insegurança e sentimento de insuficiência

Normalmente, a insegurança e sentimento de insuficiência podem ser expressados na tentativa de controle, ciúmes excessivo, tristeza, raiva ou desconfiança. Uma pessoa dependente emocional acaba criando “confusões” em sua própria cabeça e depositando no outro.

Fora que, também passa a ter um enorme receio de ser criticada ou rejeitada. Por esse motivo, esse é um dos sintomas de dependência emocional que mais exige cobranças e validações.  

6. Não priorizar os próprios planos 

Os pacientes dependentes emocionais também deixam todos os seus desejos de lado, mesmo que seja algo planejado há muito tempo. Muitas vezes, desmarca compromissos com amigos ou familiares apenas para ter a companhia de seu parceiro. 

Ou senão, desmarcam viagens ou mudanças para não ter que ficar longe. Grande parte das vezes, isso gera um sentimento de tristeza ou insatisfação. Mas, mesmo assim, a pessoa não consegue se expressar e acaba acreditando que ficar perto do outro é melhor.

7. Necessidade de aprovação

A necessidade de aprovação faz com que um indivíduo faça de tudo para agradar o outro. Mesmo que uma situação seja embaraçosa, o paciente ainda aceita passar por isso só para ser aceito. 

Isso também faz parte dos sintomas de dependência emocional, o que diminui a liberdade de expressão. Assim, as pessoas evitam expressar sua opinião para não gerar conflitos. No entanto, essa atitude é ainda pior, à vista de que acarreta um misto de sentimentos ruins que viram uma bola de neve. 

8. Idolatria 

Por fim, um dos sintomas de dependência emocional é a idolatria. A idolatria é nada mais nada menos do que o ato de colocar o outro em um pedestal. Portanto, tudo que ele faz é certo e deve ser visto como algo extremamente bom. 

Enquanto isso, o paciente não consegue parar de se sabotar, começando a se menosprezar. Dessa forma, deixa de enxergar os erros do parceiro e muitas vezes leva a culpa da situação. Essa é uma consequência de todos os sintomas citados ao longo do artigo. Afinal, os dependentes diminuem a sua capacidade de maneira que ficam irracionais. 

mulher percebendo que tem sintomas de dependência emocional

Afinal, como tratar a dependência emocional? 

O primeiro passo para se livrar dos sintomas de dependência emocional corresponde ao reconhecimento e à aceitação. Logo, é necessário descobrir quais são os fatores responsáveis pelo problema. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um psicólogo. 

Basicamente, o psicólogo irá auxiliar nos seguintes passos:

  • Aceitação;
  • Autoconhecimento;
  • Identificação das causas do problema;
  • Definição de limites para o relacionamento;
  • Desenvolvimento da autoestima e amor próprio. 

A partir desses cuidados, os pacientes se sentem mais confiantes e priorizam as suas próprias vontades e escolhas, de modo com que sua vida seja colocada em primeiro lugar. Eles também aprendem a lidar com a solitude, que é o estado de aproveitamento da própria companhia. 

Vale ressaltar que todo esse processo requer muita paciência. Tendo em vista que até mesmo o reconhecimento da condição é difícil, é preciso levar em conta que nada acontece do dia para a noite. Contudo, com a ajuda de um terapeuta qualificado e experiente, melhorias significativas podem ser visualizadas rapidamente, de forma a amenizar os sintomas de dependência emocional.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário