Entre diversas opções de especialidades médicas, a pediatria está entre elas, com o objetivo de tratar e cuidar de determinada faixa etária.
Neste artigo, você saberá o que é pediatria, assim como quais são as suas subespecialidades e salários médios da profissão. Veja:
O que é pediatria?
A pediatria é uma palavra que se origina do grego paidos, que significa “criança”, e iatreia, que significa “processo de cura”.
Sendo uma das especialidades médicas mais populares, o profissional da saúde da pediatria se dedica na realização de diagnósticos e cuidados de doenças que acometem crianças, pré-adolescentes e adolescentes, podendo estender até os 19 anos de idade.
Também pode oferecer suporte preventivo à família, orientando sobre as melhores formas de alimentar as crianças, quais as vacinas devem ser administradas para cada idade e cuidados para evitar algumas ocasionalidades.
O que é pediatra?
O pediatra é o profissional da saúde formado em medicina e especializado, durante 3 anos, em pediatria, especialidade que estuda, diagnostica, trata e previne patologias que podem acometer as crianças, desde o início da sua vida até o início da fase adulta.
Esse profissional também pode optar por se especializar em alguma especialidade da pediatria. Conheça algumas das mais comuns subespecialidades da medicina pediátrica:
-
Alergologista pediatra
Um alergologista pediatra é o especialista que realiza estudos de doenças alérgicas e causadoras de disfunções do sistema imunológico, que comprometem as defesas do organismo de crianças e adolescentes.
-
Cardiologia pediátrica
Essa subespecialidade da cardiologia e da pediatria se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o coração das crianças, desde o nascimento até o início da fase adulta.
-
Endocrinologia pediátrica
Na endocrinologia pediátrica são tratados os distúrbios endócrinos em crianças como, por exemplo, crescimento anormal, puberdade precoce ou tardia, diabetes, distúrbios da tireoide, e etc.
-
Gastroenterologia pediátrica
As doenças gastrintestinais que acometem crianças, incluindo distúrbios como refluxo gastroesofágico, constipação, doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais, são tratadas por um gastroenterologista pediatra.
-
Infectologia pediátrica
Esses especialistas tratam de infecções que surgem no organismo das crianças e adolescentes, provocadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, incluindo as infecções respiratórias, urinárias e de pele, por exemplo.
-
Medicina do adolescente
É uma subespecialidade responsável por tratar da saúde física e mental dos adolescentes, cuidando das condições relacionadas à sexualidade, transtornos alimentares, problemas de comportamento, etc.
-
Nefrologia pediátrica
Essa subespecialidade é responsável por tratar as doenças renais em crianças, como infecções renais, distúrbios do equilíbrio de fluidos e eletrólitos, insuficiência renal, doenças hereditárias do rim e outras.
-
Neonatologia
Extremamente relevante, a pediatria neonatal cuida dos recém-nascidos prematuros, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças como problemas respiratórios, infecções, distúrbios metabólicos e cardíacos.
-
Neurologia pediátrica
Essa subespecialidade é responsável por diagnosticar e tratar doenças de distúrbios neurológicos em crianças, como epilepsia, paralisia cerebral, distúrbios do desenvolvimento, etc.
-
Nutrologia pediátrica
O nutrólogo pediatra auxilia no controle nutricional adequado das crianças, como forma de prevenção e cuidados de distúrbios alimentares, desnutrição, alergias alimentares, obesidade, etc.
-
Pneumologia pediátrica
Esse médico trata as doenças respiratórias das crianças, como asma, bronquiolite, pneumonia, fibrose cística, entre outras.
-
Reumatologia pediátrica
Especialista que cuida dos distúrbios reumáticos em crianças, como artrite juvenil, lúpus, doenças autoimunes e etc.
O que é puericultura?
A puericultura é o nome que se dá para a consulta periódica das crianças, com o intuito de acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, e prevenir o surgimento de doenças, inclusive realizar o diagnóstico precoce de algumas condições.
Durante a puericultura os pediatras orientam os pais de forma educativa, a promover a saúde da criança, reduzindo os riscos e vulnerabilidades no organismo dessa faixa etária.
Quais doenças são tratadas na pediatria?
Os pediatras podem tratar de diversas doenças que acometem os organismos de crianças, como por exemplo:
- Asma e bronquite;
- Bronquiolite;
- Constipação intestinal;
- Dermatite;
- Diarreia;
- Infecções de garganta;
- Infecções urinárias;
- Micoses;
- Pneumonia;
- Resfriados;
- Verminoses.
Quando procurar o pediatra?
O médico pediatra deve estar presente na vida da criança do nascimento até início da vida adulta, para o acompanhamento seguro do crescimento da criança, observação do calendário de vacinação e prevenção de doenças.
Por isso, o ideal é que esse profissional seja visitado, pelo menos, uma vez ao ano. Nos casos de urgência, mesmo já realizando consultas regulares de acordo com a faixa etária, procure um pediatra em casos de sintomas e anomalias como:
- Queima, quedas, engasgos e ferimentos graves;
- Convulsões e irregularidades na consciência;
- Dificuldades na respiração;
- Febre acima de 39°c (em caso de bebês até 3 meses, acima de 37,8°);
- Intoxicações por alimentos ou medicações;
- Traumas na cabeça;
- Vômitos incontroláveis e frequentes.
Quais são os exames solicitados por um profissional da pediatria?
Os primeiros exames solicitados por um pediatra, nos primeiros dias de vida das crianças, são: testes do pezinho, orelhinha, ouvidinho e linguinha, além de análises físicas nas consultas.
Posteriormente, durante o desenvolvimento da criança, podem ser solicitados exames de rotina, como: fezes e urina, hemograma, glicemia, ureia e creatinina, perfil lipídico, raio-x da idade óssea e testes de alergias e intolerâncias.
Quais tratamentos são recomendados pelo pediatra?
Após o diagnóstico da doença, o pediatra poderá avaliar o melhor tipo de tratamento, que pode incluir a administração de medicamentos, terapias mudanças nos hábitos.
Em alguns casos podem ser solicitadas a realização de cirurgias e, nos casos mais complexos, um encaminhamento com especialista poderá ser necessário.
Onde posso encontrar um pediatra?
Existem diversas áreas de atuação de um pediatra, como por exemplo:
- Hospitais – em alas de internação, emergência, UTI neonatal e pediátrica;
- Clínicas e consultórios – através de consultas para avaliar o desenvolvimento da criança e tratar doenças que acometam essa faixa etária;
- Postos de saúde – auxiliando no tratamento de doenças pouco complexas e orientando os pais sobre formas de fortalecer a imunidade da criança e manter a saúde em dia.
Qual o salário de um profissional da pediatria?
O salário de um pediatra pode variar de acordo com o local de atendimento, horas trabalhadas, experiência profissional e localização. Mas uma média é de R$ 8.862,00 no Brasil.
Fatores como atuação na área da educação médica, associação a planos de saúde ou parcerias em consultórios, também podem ser fatores influentes para alteração da faixa salarial.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!