Fazer atividade física: um guia para começar e nunca mais parar

6 minutos para ler

Para adotar um estilo saudável, que traga qualidade de vida, é necessário, além de uma alimentação equilibrada, fazer atividade física. Muita gente conhece os benefícios de se exercitar, principalmente na redução ou manutenção o peso, mas, então, por que é tão difícil deixar o sedentarismo de lado?

Sabemos que a preguiça e a falta de disposição, especialmente para quem convive com uma rotina corrida, podem contribuir para que você não consiga incorporar a atividade física ao seu dia a dia. Porém, independentemente da sua idade, saiba que é preciso mudar essa história.

Precisa de uma forcinha para começar a se exercitar e cuidar melhor da saúde? É só continuar a leitura e acompanhar o guia que preparamos para você!

Faça algo de que goste

Quando falamos em fazer atividade física, não estamos nos referindo, necessariamente, aos exercícios de musculação ou esteira. Algumas pessoas não começam a se exercitar porque dizem não gostar do ambiente de academia e dos equipamentos, mas ninguém precisa fazer exercício físico em uma academia.

Aliás, não caia no erro de começar algo de que você não goste. Além de deixá-lo irritado e sem motivação, isso vai fazer com que você pare rápido, voltando a ter uma vida sedentária.

Reflita sobre as atividades que você realmente tem prazer em fazer. Pode ser futebol, natação, hidroginástica, basquete, dança e até surf, caso tenha a oportunidade de praticá-lo. O importante é gostar de realizar o exercício físico, para ter o compromisso de incluí-lo na rotina.

Não use a falta de dinheiro como desculpa

É necessário destacar os benefícios que a prática da atividade física vai trazer à sua saúde, como:

  • auxílio na saúde do coração;
  • prevenção de doenças;
  • controle da glicose no sangue;
  • aceleração do metabolismo;
  • melhora no sono;
  • redução da gordura corporal;
  • aumento da massa muscular;
  • mais força e equilíbrio;
  • mais disposição;
  • diminuição do estresse.

Bom, deu para notar a imensa lista de benefícios, não é mesmo? Portanto, comece a se exercitar. Muitas pessoas dizem que não conseguem pela falta de dinheiro. Mas será que sempre é preciso pagar uma mensalidade para se movimentar?

Você pode fazer caminhadas no seu bairro ou em alguma praça, verificar se há programas gratuitos de esporte em seu município ou até fazer exercícios em casa (na internet, há vídeos com tutoriais para qualquer um começar a fazer atividade física).

Crie metas e se recompense

Está difícil ter motivação para incluir o movimento do corpo na sua rotina? Então, que tal propor um desafio com a criação de metas e recompensas?

Como funciona? Vamos dar um exemplo: a meta é caminhar por 30 minutos durante 10 dias consecutivos. Caso seja cumprida, você pode se recompensar comprando uma roupa que queira, assistindo a um filme no cinema ou fazendo um passeio diferente.

O recomendado nessa situação é propor metas que sejam realistas. Você não vai pensar em algo que seja impossível de ser realizado, pois o plano pode ir por água abaixo. No caso das recompensas, o ideal é não ser premiado com comida, principalmente guloseimas, já que o objetivo é ter uma vida mais saudável.

Procure companhia

Fazer atividade física pode ser bem entediante para muitas pessoas. Sabe por quê? Porque elas vão fazer o exercício sozinhas, e aí parece que a hora não passa e que aquela atividade é mais uma das obrigações do dia a dia.

A dica é arrumar companhia para se exercitar: um amigo, o vizinho, o colega de trabalho ou até mesmo um familiar, para que você possa bater papo e descontrair enquanto cuida da sua saúde.

Vocês podem frequentar a academia juntos ou se encontrar para uma caminhada ou corrida. Ter uma pessoa para compartilhar esse momento ajuda no comprometimento com a atividade.

Outra dica legal para quem não tem companhia é se movimentar escutando música: traz uma dose de animação, melhorando seu rendimento.

Encaixe na sua rotina

A gente sabe que a rotina com o trabalho e com os filhos é acelerada; por isso, para não ter estresse na hora de fazer atividade física, incorpore-a à sua rotina. Caso você só consiga caminhar no período da noite, estabeleça o horário para essa prática nesse turno.

É importante mexer o corpo em qualquer situação do seu dia a dia, então, você também pode:

  • subir escadas, em vez de usar o elevador ou a escada rolante;
  • parar o carro ou descer do ônibus um quarteirão antes do destino e seguir caminhando.

Pode parecer bobagem, mas, mudando alguns hábitos, você evita a obesidade e também fica livre de uma série de doenças.

Comece devagar

Não adianta querer obter a melhor performance logo que você inicia o exercício físico, caso seja sedentário. Além de sofrer com dores no corpo, há um grande risco de lesões.

Então, comece com atividades leves e, aos poucos, vá aumentando a intensidade. Se a sua ideia é andar de bicicleta, por exemplo, comece com um trajeto pequeno, evitando muitas subidas.

Dessa maneira, você vai se acostumando a esse novo estilo de vida e também se exercita com segurança.

Escolha os melhores horários

Uma dica valiosa é escolher os melhores horários para fazer atividade física ao ar livre. O ideal é priorizar início da manhã ou final da tarde. Com essa precaução, seu rendimento será maior, pois o sol não estará tão intenso. Em qualquer situação, use protetor solar, boné e roupas adequadas para o exercício.

Pare de se sabotar

Para que você comece a se exercitar de vez, a última dica é: pare de se sabotar. Você é o responsável por cuidar da sua própria saúde. Por isso, não invente desculpas para deixar de se movimentar. Como tudo na vida, é preciso força de vontade para que dê certo. Quando você sentir os benefícios para o corpo e até para sua autoestima, vai perceber que fez a escolha certa.

Gostou das nossas dicas para fazer atividade física? O único cuidado antes de incorporá-la à sua vida é passar por uma avaliação médica, para saber se você está liberado para qualquer tipo de exercício.

E se o seu problema é ter um dia a dia atribulado, descubra como cuidar da saúde mesmo com a rotina corrida!

Posts relacionados

Deixe um comentário