7 dicas para emagrecer com saúde

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Manter um peso equilibrado pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas, principalmente, para quem tem problemas com ansiedade ou distúrbios hormonais. No entanto, esse é um dos pré-requisitos para uma vida saudável. Por isso, é fundamental tomar algumas medidas para emagrecer com saúde, sem passar pelo chamado “efeito sanfona”.

O fato é que muita gente ainda recorre a dietas milagrosas, que prometem uma perda de peso rápida. O problema é que elas podem ser eficazes em um primeiro momento, mas a pessoa pode recuperar os quilos perdidos com o tempo, e até ganhar mais. Essa falta de equilíbrio altera as funções do metabolismo, causando grandes prejuízos ao corpo.

Dessa forma, o ideal é procurar manter um estilo de vida saudável, ficando longe do sedentarismo e com uma alimentação adequada. Também devem ser feitas escolhas inteligentes, que contribuam para um melhor funcionamento do organismo.

A seguir, listamos 7 dicas para você emagrecer com saúde e ter mais qualidade de vida. Acompanhe!

1. Faça exercícios físicos

O sedentarismo é um dos principais vilões do emagrecimento saudável. Afinal, quando o organismo consome mais calorias do que gasta, o excesso se acumula no corpo na forma de gordura.

Assim, é fundamental ter uma rotina mais ativa, fazendo escolhas mais saudáveis. É o caso de subir as escadas, em vez de pegar o elevador, não ficar o dia todo sentado ou ir andando até locais próximos, evitando ir de carro.

Além disso, é necessário incluir uma atividade física no dia a dia, que aumente a queima de calorias, como caminhar, correr ou pedalar. Os exercícios físicos, como o treino funcional e a musculação, também devem ser incluídos por contribuir para o gasto calórico e acelerar o metabolismo.

Mas é muito importante que essas atividades façam realmente parte da rotina. De nada adianta fazer uma atividade física semanal. O ideal é cerca de três a cinco vezes por semana, com duração de, pelo menos, meia hora, para conseguir emagrecer com saúde.

2. Coma devagar e respeite a saciedade do corpo

Com a rotina acelerada e cheia de afazeres, muitas pessoas optam por uma refeição rápida, como os chamados fast-foods. Esse tipo de alimento costuma ter muitos sais, gorduras e açúcares, que se acumulam no organismo e contribuem para o ganho de peso. Sem contar que a ingestão rápida dos alimentos ajuda a desacelerar o metabolismo.

Por isso, o melhor é preferir alimentos saudáveis, naturais e consumi-los devagar, mastigando bem. Isso ajuda a aumentar a saciedade, reduzindo a sensação de fome. Da mesma forma, não se deve comer demais, acima da quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo.

3. Coma de tudo, mas em pouca quantidade

Não quer dizer, também, que você não possa comer um doce ou uma coxinha de vez em quando. O problema é esses alimentos pobres em vitaminas e sais minerais e ricos em gordura e carboidratos serem a base da alimentação. Pior ainda é ingeri-los em grandes porções, como no caso dos combos de hambúrguer com batata frita dos fast-foods.

É possível comer de tudo, desde que em quantidades menores e de forma variada. Assim, recomenda-se fazer cerca de três refeições maiores ao dia, com boas quantidades de vegetais, uma pequena porção de proteína e outra menor de carboidratos. Na dieta low carb, por exemplo, você consegue emagrecer com saúde e sem tantas restrições.

4. Evite ficar muito tempo sem comer

Outra dica importante é não demorar muito tempo para se alimentar. Ficar com muita fome contribui para o consumo em excesso. Além do mais, a tendência é buscarmos mais alimentos gordurosos e açucarados para saciar a nossa vontade de comer.

Para tanto, entre as refeições principais, é bom fazer pequenos lanches saudáveis, como frutas, iogurtes naturais e castanhas. Isso ajuda a aumentar a saciedade por mais tempo, reduzindo a sensação de fome nas refeições principais.

5. Beba mais água durante o dia

A água é essencial para diversas funções do organismo, como o metabolismo de inúmeras substâncias e a regulação da temperatura. É a principal responsável pelo equilíbrio nutricional do corpo e a melhora da circulação sanguínea.

Por isso, devemos ingerir boas quantidades de água durante o dia, cerca de 2 a 3 litros, dependendo da necessidade de cada um. Por sinal, muitas vezes em que sentimos vontade de comer, na verdade, estamos com sede. Ou seja, é só tomar um copo d’água para se sentir mais satisfeito.

6. Reduza o consumo de sal e açúcar

Em contrapartida, o excesso de sal no organismo aumenta a sede e a retenção de líquidos no corpo, aumentando o inchaço e a pressão arterial. Por isso, o consumo de alimentos com muito sal contribui substancialmente para a ocorrência de doenças como a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Já o açúcar, quando consumido em excesso, acumula-se nos tecidos na forma de gordura. Ou seja, quem deseja emagrecer com saúde deve evitar doces, bolos e refrigerantes, por exemplo. Quando permanece na circulação sanguínea, ainda favorece os quadros de diabetes.

7. Preste atenção aos sinais do corpo

Muitas vezes, o próprio corpo dá sinais de que alguma coisa não vai bem. Isso dificulta um emagrecimento com saúde e pode trazer mal-estar e diversos outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão ou uma doença metabólica ou um distúrbio hormonal.

Assim, por mais que você mantenha uma alimentação balanceada, faça exercícios físicos regularmente e tenha outros bons hábitos, é possível que ainda não consiga perder peso. Por isso, preste atenção a qualquer alteração, como no caso de:

  • cansaço e desânimo.
  • fraqueza muscular;
  • queda de cabelo persistente;
  • unhas fracas e quebradiças;
  • diarreia ou constipação intestinal recorrentes;
  • inchaço e flacidez.

Dessa forma, nem sempre é fácil emagrecer com saúde sozinho, devido a diversos fatores, incluindo algumas doenças. Se esse for o seu caso, é melhor procurar orientação médica o quanto antes.

Um profissional pode indicar qual a melhor forma de tratamento, tanto pela adoção de novos hábitos quanto pelo uso de medicamentos. Em último caso, ele até pode recomendar um procedimento cirúrgico.

Você tem dificuldade para emagrecer com saúde? Precisa de ajuda profissional? Entre em contato conosco e marque uma consulta com um médico especialista agora mesmo!

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