A cirurgia ortopédica é um procedimento cirúrgico que atua de modo a proporcionar uma melhoria funcional e atuar no processo de recuperação para pacientes que sofreram algum tipo de doença, lesão ou deformidade nos ossos, músculos, articulações, ligamentos, tendões e nervos.
A intervenção cirúrgica pode ser feita em diversas localidades, como coluna, mão, pé, tornozelo, ombro, joelho e quadril, a depender do problema que levou a necessidade de tratamento adequado. É extremamente importante que o paciente não negligencie a realização, a fim de evitar a amputação.
Confira mais aqui o que é cirurgia ortopédica, quando é indicada, tipos, como é feita e quando procurar um ortopedista:
O que é cirurgia ortopédica?
Uma cirurgia ortopédica consiste em um procedimento cirúrgico que tem como finalidade promover um tratamento prático e uma ligeira recuperação para pacientes que foram acometidos por disfunções ósseas, incluindo fraturas e fissuras.
Fora que, a intervenção cirúrgica pode ser indicada para pessoas que estão sofrendo com alguma alteração em todo o sistema locomotor. Ou seja, o tratamento inclui problemas no sistema esquelético, muscular e articular.
Para corrigir as irregularidades de maneira eficaz, o ortopedista se propõe a atender correções de doenças crônicas e atendimentos emergenciais, a depender de sua especialização.
Isso significa que além de tratar problemas que duram por longos períodos e necessitam de atenção médica recorrente, ele também pode se dispor a solucionar determinadas intercorrências.
Quando se trata de lesões ou traumas por acidentes, é necessário que a cirurgia ortopédica seja feita da forma mais rápida possível a fim de evitar maiores complicações. Com isso, evita-se que o paciente tenha sua função locomotora comprometida.
A dor na coluna é considerada uma das principais emergências médicas. Os indivíduos diagnosticados com síndrome da cauda equina, tumor espinhal, infecção espinhal e aneurisma da aorta abdominal.
Muitas vezes, eles deixam de recorrer ao pronto-socorro, o que acaba fazendo com que os sintomas se agravem e a cirurgia ortopédica seja solicitada urgentemente.
Quando se trata de corrigir fraturas cirurgicamente, os profissionais de saúde trabalham no restabelecimento do alinhamento normal do osso, visando alcançar a reparação e a restauração funcional do membro afetado.
Fora isso, é muito comum que as pessoas procurem atendimentos para entorses, luxações, osteoartrose e osteoporose. Grande parte dos casos são solucionados por meio de procedimentos minimamente invasivos, que demoram um curto espaço de tempo para serem concluídos.
Quando a cirurgia ortopédica é indicada?
Existem diversos fatores que levam pessoas a procurar por atendimento médico a fim de realizar a cirurgia ortopédica, especialmente devido ao processo de envelhecimento. O objetivo da intervenção cirúrgica é solucionar disfunções que acometem os sistemas ósseos, articular e muscular.
Entre as principais alterações que podem ser tratadas por meio do procedimento, destacam-se:
- Artrite reumatoide;
- Tumores ósseos;
- Paralisia cerebral;
- Osteoporose;
- Luxações;
- Escoliose, cifose e lordose;
- Cisto facetário;
- Hérnia de disco;
- Estenose do canal vertebral;
- Espondilolistese;
- Dedo em martelo.
Como é feita a cirurgia ortopédica?
A maior parte dos tipos de cirurgia ortopédica leva, em média, uma hora para ser concluída. Em razão dos avanços da medicina, são feitos procedimentos minimamente invasivos. Geralmente, as intervenções cirúrgicas invasivas são solicitadas quando a situação já atingiu um grau mais abrasivo. Portanto, observa-se uma prioridade para pequenas incisões.
Tipos de cirurgia ortopédica
Os tipos de cirurgia ortopédica variam conforme o objetivo do tratamento e a necessidade do paciente. Portanto, cabe ao cirurgião ortopedista avaliar qual intervenção cirúrgica trará resultados mais benéficos para cada situação.
Portanto, pode-se realizar tanto procedimentos minimamente invasivos quanto invasivos, que auxiliam na recuperação de problemas simples ou severos. A seguir, confira quais são:
1. Redução aberta
A redução é um tipo de cirurgia ortopédica que tem como finalidade inserir o osso novamente em seu local de origem. Ou seja, é indicado quando os ossos sofrem um desvio. No caso da redução aberta, o médico ortopedista trabalha para ter acesso ao foco de fratura de forma direta ou indireta.
2. Fixação interna
Enquanto isso, a fixação interna é uma cirurgia ortopédica que utiliza implantes para proporcionar a reparação de um determinado osso. Esse é um procedimento que pode ser feito com placas de parafusos para promover um reposicionamento dos segmentos ósseos. Para levar a estabilização, o controle e as retomadas funcionais, é necessário que o ortopedista atue de maneira criteriosa.
3. Enxerto ósseo
No enxerto ósseo, o cirurgião ortopedista visa remover um fragmento de osso de uma determinada região para posicioná-lo na área onde acontecerá uma reparação. Os principais objetivos desse procedimento é promover maiores sustentações e volumes.
4. Artroplastia
Já a artroplastia é uma cirurgia ortopédica que tem como objetivo atuar na substituição de uma articulação afetada, de maneira a inserir uma prótese no lugar. Ou seja, uma articulação que sofreu danos pode contar com a correção por meio de componentes metálicos e plásticos.
Desse modo, pode-se constatar que além desse papel, o cirurgião ortopedista também atua remodelando ou alinhando as articulações doentes. Um exemplo de intervenção cirúrgica encontrada nesse campo é a substituição articular total.
A partir disso, os pacientes observam uma vasta diminuição dos incômodos. Consequentemente, sua mobilidade restaurada com maiores habilidades para fazer atividades de forma independente.
5. Meniscectomia
Comumente, a meniscectomia é aplicada em joelhos afetados por certos danos. O procedimento visa retirar um menisco danificado. Para entender melhor, pode-se constatar que um menisco é uma parte de cartilagem que atua de modo a amortecer atritos entre os ossos do joelho.
Geralmente, a intervenção cirúrgica é indicada para casos em que os pacientes sentem bastante dor e apresentam sinais de edema. Sua realização é feita por meio da artroscopia, que consiste em método minimamente invasivo com pequenas incisões na pele da articulação. Assim, auxilia no processo de recuperação de maneira eficaz.
6. Transferência tendinosa
O objetivo da transferência tendinosa é que um tendão consiga suprimir a função de outro, que demonstra ausência ou que foi acometido por lesões do nervo que entregaria motricidade ao músculo onde está situado.
Isso significa que essa cirurgia ortopédica almeja imprimir uma nova orientação para a força gerada por um músculo funcional, de modo a contrabalançar a ausência funcional em outro músculo ou tendão. Depois disso, é possível que o paciente recupere sua fonte de sustentação.
7. Fasciotomia
A fasciotomia é uma cirurgia ortopédica que faz com que a fáscia seja cortada para amenizar a pressão nos músculos. Normalmente, sua realização é extremamente útil para casos de síndrome compartimental. Diante disso, impede pressões que desencadeiam a chegada do sangue do músculo e causam isquemia e morte celular dos membros.
8. Amputação
A amputação é um tipo de cirurgia ortopédica que é feita em último caso. Ela é indicada para situações severamente graves que não possuem outra saída. Sendo assim, sua recomendação é direcionada para casos emergentes.
Ela consiste em uma retirada de uma extremidade do corpo por meio da intervenção cirúrgica. Seu uso na medicina tem como finalidade obter uma maior controle da disfunção responsável por afetar o membro.
LEIA TAMBÉM: Fisioterapia ortopédica: conheça as 7 melhores técnicas!
Quando procurar por um ortopedista?
Como você pode perceber ao longo do artigo, o ortopedista não só atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas e doenças que interferem na saúde óssea, mas como também se prontifica a cuidar da saúde do aparelho locomotor como um todo. Então, além dos ossos, também são tratados músculos, ligamentos e articulações.
Sendo assim, é preciso buscar pelo atendimento ortopédico a partir do momento em que surgirem sintomas associados a essas regiões.
Entre os sintomas mais comuns, podemos observar:
- Rigidez articular, especialmente pelo período da manhã;
- Sensação de calor nas articulações;
- Sensação de formigamento;
- Inchaço nas articulações;
- Cansaço e fadiga em excesso;
- Lombalgia.
É importante ressaltar a importância de fazer um check-up anual para conferir se está tudo bem com o corpo. Fora isso, é aconselhado não esperar muito tempo para recorrer a assistência médica quando sinais desagradáveis apareceram.
Cirurgia ortopédica valor
O valor da cirurgia ortopédica varia conforme os materiais utilizados, o hospital e a equipe médica. Em média, o custo varia entre R$5.000 (cinco mil reais) a R$10.000 (dez mil reais). É muito importante realizar uma avaliação médica precisa para saber qual tipo de intervenção cirúrgica será recomendada para o tratamento. Diante disso, os valores do procedimento serão repassados de forma exata. Lembrando que, é fundamental avaliar a experiência do cirurgião ortopedista, visando evitar maiores complicações e obter sucesso nos resultados.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!