tipos de exame de sangue tipos de exame de sangue

Quais são os principais tipos de exame de sangue? Entenda aqui

2 minutos para ler

Os exames laboratoriais têm um papel importante na prevenção da saúde, acompanhamento de quadros crônicos e para detectar problemas e doenças. Entre os procedimentos, muitos pacientes ficam perdidos quanto aos diferentes tipos de exame de sangue.

Cada um serve para avaliar um componente, como proteínas, enzimas e gorduras, que estão na corrente sanguínea. Assim, dependendo dos valores encontrados, é possível saber se os níveis estão normais ou alterados.

Com o resultado desses exames, seu médico pode recomendar algum tratamento específico e até orientar quanto a mudanças em seu estilo de vida, como ter uma alimentação mais equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

Muitas doenças não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, por isso, é fundamental colher amostras de sangue em intervalos determinados de modo a avaliar como está sua saúde. Nesse sentido, fazer o check-up médico com periodicidade é uma boa opção se você e sua família quiserem ficar mais tranquilos.

Com esses tipos de exame de sangue, é possível, por exemplo, avaliar um risco cardíaco aumentado ou ainda problemas nos rins, fígado e em outros órgãos. Quer ficar por dentro dos principais? Então, confira o material que preparamos para você e entenda qual é a função de cada um desses exames!

Posts relacionados

Deixe um comentário