banner_blog_abril
remédio para infecção urinária remédio para infecção urinária

Qual o melhor remédio para infecção urinária?

8 minutos para ler

O remédio para infecção urinária é a forma mais eficaz de solucionar a condição e os sintomas simples e complexos. Entre os medicamentos, estão os antibióticos, antiespasmódicos e analgésicos, antissépticos e vacinas. 

Os fármacos são prescritos por profissionais de saúde capacitados e qualificados, capazes de identificar o problema, e são administrados a partir da instrução médica. 

Saiba aqui qual o melhor remédio para infecção urinária e conheça outras formas de tratamento:

O que é infecção urinária?

A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença proveniente de microrganismos invasores disseminados nos órgãos do sistema urinário, ou seja, na uretra, bexiga, ureteres e rins. Dependendo do local acometido, o quadro geral pode apresentar uma piora abrasiva, afetando indivíduos de qualquer idade e sexo. 

Os fatores responsáveis pelo surgimento da condição são inúmeros, como baixa ingestão de água, histórico familiar, gestação, má higienização após evacuar ou urinar, atividades sexuais, doenças crônicas e infecções vaginais (vulvovaginite). 

Sintomas de infecção urinária 

Em algumas vezes, a infecção urinária pode ser assintomática e passar despercebida, já que o corpo consegue eliminá-la por conta própria. Porém, é bastante comum que os pacientes relatem sintomas como desconfortos na bexiga, abdômen e costas.

As sensações desagradáveis variam conforme o tipo da infecção e do órgão acometido, sendo as principais:

  • Necessidade constante de urinar, principalmente à noite;
  • Dificuldade miccional (dificuldade para esvaziar a bexiga);
  • Dor e ardência ao urinar;
  • Mau odor e aparência turva na urina;
  • Dor na bexiga, na parte inferior das costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Qual o remédio para infecção urinária mais indicado

Qual o remédio para infecção urinária mais indicado?

Na maioria das situações, os indivíduos que enfrentam a infecção urinária se sentem ansiosos para cessar as sensações desconfortáveis e, por isso, costumam tomar remédios por conta própria, o que se torna um grande risco à saúde, fortalecendo a presença do microrganismo no local afetado. 

Por essa razão, em primeiro lugar, é importante enfatizar que em qualquer sinal de infecção de urina é necessário recorrer à assistência médica e evitar a automedicação, administrando medicações prescritas somente pelo profissional de saúde. 

Conheça alguns remédios que especialistas em infecção urinária podem prescrever:

1. Antibióticos

Os antibióticos estão entre os remédios para infecção urinária mais recomendados, sendo capaz de amenizar os sintomas já na primeira semana de administração. No entanto, é preciso utilizar o fármaco conforme as indicações médicas, tendo em vista que até mesmo quando os sintomas cessam nem todos os microrganismos podem ter sido removidos do organismo.

Sendo assim, quando o uso do antibiótico é interrompido, a bactéria sobrevivente adquire ainda mais força, sendo possível retornar a infecção e retardar os efeitos do fármaco. 

Nitrofurantoína 

A nitrofurantoína é um agente antibacteriano recomendado no tratamento de infecções de urina agudas e crônicas, presente em farmácias e drogarias de forma acessível e com baixo custo, na apresentação de cápsulas de 100 mg. O fármaco pode ser encontrado com os os nomes comerciais Macrodantina ou Nitrofen.

Fosfomicina  

A fosfomicina, também chamada de fosfomicina trometamol, é um remédio para infecção urinária capaz de tratar em curta duração infecções recorrentes causadas por microrganismos invasores, além de ser utilizada como prevenção em período pós-cirúrgico, eliminando bactérias como Proteus spp., Klebsiella spp., Enterobacter spp., Pseudomonas spp. ou Staphylococcus spp e Escherichia coli.

O medicamento pode ser encontrado na apresentação de sachê com 3g de fosfomicina, com o nome comercial Monuril ou Traturil. 

Sulfametoxazol + trimetoprima 

O sulfametoxazol + trimetoprima é outro remédio para infecção urinária responsável por tratar cistite aguda e crônica, pielonefrite, uretrite ou prostatite, por exemplo.

O remédio também contém os nomes comerciais Bactrim, Bactrim F, Subtrax, Benectrin ou Bacteracin, na forma de apresentação de comprimidos ou suspensão oral. 

Fluoroquinolonas 

O ciprofloxacino, também intitulado de cloridrato de ciprofloxacino quando genérico, tem a finalidade de tratar as infecções de urina provenientes de uma invasão bacteriana, desde as mais simples até as mais complexas, como cistite, uretrite ou pielonefrite aguda.

O medicamento é encontrado na apresentação de comprimidos de 500 mg, com os nomes comerciais Cipro, Proflox ou Foritus.

Cefalosporinas 

Por mais que não seja a primeira opção de remédio para infecção urinária, a cefalexina é indicada para tratar cistite em gestantes, visto que a maior parte dos demais antibióticos mais eficazes não são permitidos para o grupo. Além disso, é recomendada para melhorar infecções de urina decorrentes de bactérias. 

O fármaco é encontrado na forma de comprimidos, cápsulas ou suspensão oral, contendo nomes comerciais como Keflex ou Cefagel. 

2. Antiespasmódicos e analgésicos

2. Antiespasmódicos e analgésicos

Enquanto isso, os antiespasmódicos e analgésicos são alguns dos remédios para infecção urinária administrados para amenizar as sensações desagradáveis associadas ao trato urinário, como dor e urgência para urinar, desconforto abdominal e sensação de bexiga cheia. 

Flavoxato 

O flavoxato é um antiespasmódico que tem sido utilizado em diversas síndromes urinárias, podendo ser usado para tratar tanto infecção de urina quanto anormalidades na bexiga ou na próstata. O medicamento contém a capacidade de amenizar dor ou ardência ao urinar e vontade constante de urinar, especialmente no período noturno. 

Como o próprio nome já diz, atua reduzindo as contrações e espasmos da bexiga e trato urinário, diminuindo a incontinência urinária, em especial, nos casos como cistite, prostatite, uretrite, uretrocistite e uretrotrigonite.

Escopolamina 

Já a escopolamina trabalha eficazmente na redução de cólicas, apresentando uma ação específica no controle da dor, eficiente para pacientes que apresentam desconfortos em razão da infecção de urina.

Vale ressaltar que, esse remédio para infecção urinária não é efetivo para eliminar a origem do problema e, em algumas situações, não apresenta eficiência no alívio de incômodos. Por esse motivo, é acompanhado de anti-inflamatórios ou opióides.

Fora isso, alguns analgésicos como o Paracetamol, Ibuprofeno e Fenazopiridina (Pyridium ou Uristat) são recomendados para amenizar sintomas mais intensos, principalmente sensações de dor e ardência ao urinar, como se fosse um anestésico para a bexiga. 

3. Antissépticos

Uma outra opção de remédio para infecção urinária é o antisséptico das vias urinárias, fármacos que possuem eficiência para tratar cistite, uretrite e pielonefrite. Entre os antissépticos, estão a metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin).

A medicação é ideal para reduzir sintomas e servir como uma prevenção para a piora do quadro clínico, impedindo que a infecção chegue até a bexiga ou rins. 

4. Vacina

Por fim, a vacina para infecção urinária, como a Uro-Vaxom, é considerada um meio de tratamento a longo prazo, contendo venda sob prescrição médica e retenção de receita. 

No entanto, é administrada em apresentação de comprimido, diferente das outras vacinas convencionais injetáveis. Os comprimidos são compostos por diversas bactérias atenuadas, cujo objetivo é desenvolver anticorpos até que a resistência do organismo para demais bactérias seja elevada. 

LEIA TAMBÉM: Como saber se estou com infecção urinária? Descubra aqui!

Remédios caseiros para infecção urinária

Os pacientes que buscam por remédio para infecção urinária também podem usufruir de tratamentos caseiros. Embora esse tipo de medicação seja utilizado de forma viável, não deve ser usada como substituta do tratamento médico e sim como um complemento do tratamento instruído pelo profissional de saúde. 

Os remédios naturais apresentam ação antibacteriana, diurética e anti-inflamatória, visando retirar as bactérias das vias urinárias, amenizar as sensações de desconforto ao urinar e auxiliar no processo de recuperação.

Entre as principais medicações caseiras para infecção urinária, estão:

  1. Chá de cavalinha;
  2. Chá de alho e gengibre;
  3. Chá de dente de leão;
  4. Suco de romã;
  5. Chá de salsa;
  6. Suco de cranberry;
  7. Chá de camomila;
  8. Vinagre de maçã;
  9. Probióticos;
  10. Chá de uva-ursi;
  11. Tintura de capuchinha;
  12. Chá de vara-de-ouro;
  13. Chá de rábano-silvestre.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

6 thoughts on “Qual o melhor remédio para infecção urinária?

  1. Faz três dias que estou com ardência quando faço xixi, a cor sai avermelhada e com uns coágulos de sangue, e um incômodo na bexiga,é normal?
    Obs: estou com 2 meses de gravidez…
    Da minha primeira gravidez não senti nada disso estou preocupada 😢..

    1. Olá, Ana Laura!
      É importante que você consulte um médico, para que ele possa solicitar um exame e posteriormente receitar a medicação, para que os sintomas cessem de vez. Se precisar, você pode agendar uma consulta com um de nossos profissionais através do link https://paciente.amorsaude.com.br/ 💙❤️

    1. Olá, Gleiciane! Tudo bem?
      Para entender o motivo que leva o odor forte da urina, é necessário procurar um profissional de saúde, que irá tentar entender sobre como é a sua alimentação, o seu consumo diário de água entre outros fatores, além de solicitar um exame para fechar um diagnóstico. Agende uma consulta com um dos nossos profissionais pelo site https://paciente.amorsaude.com.br/ 😉
      Um abraço!

    1. Olá, Maria José! Esperamos que esteja bem! 🙂

      No Particular a 1ª consulta sai por R$50,00 e a partir da 2ª em diante R$105,00. Agora se você possui o Cartão de TODOS, fica melhor ainda, a especialidade Clínico Geral sai por R$26,00 e as demais especialidades a partir de R$35,00* demais né? 🤩

      * Importante consultar os valores de Sessões/Exames/Procedimentos na clínica.

Deixe um comentário