Dados do IBGE apontam que mais de 35 milhões de brasileiros têm algum problema de visão. Por conta disso, saber o momento certo para se consultar com um oftalmologista é importante para prevenir doenças e cuidar melhor da saúde dos olhos.
Nesse contexto, vamos destacar as 6 doenças mais comuns na nossa população. Além disso, veja quais são as medidas de prevenção e as melhores alternativas de tratamentos para manter a saúde dos olhos em dia. Aproveite a leitura!
Quais são as doenças mais comuns que acometem a visão?
Em linhas gerais, pode-se afirmar que os problemas de visão podem surgir logo depois do nascimento ou se desenvolver ao longo da vida. Porém, as causas variam desde influência genética até problemas relacionados a traumas ou doenças crônicas. Além disso, as doenças oculares também costumam aparecer com o passar da idade.
Mediante isso, listamos os principais problemas de visão que exigem acompanhamento médico especializado. Confira!
1. Catarata
A catarata está entre os problemas oculares mais comuns do envelhecimento. Na verdade, essa doença é considerada a principal causa da cegueira reversível em milhões de pessoas em todo o mundo.
De modo simples, é possível resumir o que acontece com a visão quando se instala a catarata: a estrutura que ajuda na formação das imagens perde sua função e se torna opaca. Consequentemente, essa diminuição da passagem da luz traz dificuldades para enxergar.
No entanto, o problema pode ser resolvido por meio de cirurgia, antes de chegar a esse ponto. Por isso, a melhor forma de evitar o desenvolvimento desses quadros é manter consultas regulares ao oftalmologista. A recomendação é que essas visitas sejam feitas, ao menos, uma vez ao ano.
2. Glaucoma
O glaucoma é uma condição que surge como resultado do aumento da pressão dentro do olho. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade de visitar o oftalmologista e fazer exames periódicos.
Porém, quando esse quadro evolui, a pessoa pode apresentar dor intensa nos olhos, vermelhidão e visão embaçada. É preciso, portanto, ficar atento aos sinais de glaucoma, pois eles variam de acordo com o grau de comprometimento da doença.
3. Miopia
Independentemente da idade, a miopia é um dos problemas de visão mais conhecidos de todas as pessoas que usam óculos. A doença exige o uso de lentes corretivas porque impede a visão de objetos de longe. Além dos óculos, o tratamento recomendado para esses casos é a cirurgia.
4. Hipermetropia
Assim como a miopia, a hipermetropia é muito comum. No entanto, os sintomas são contrários, pois quem tem essa doença apresenta dificuldade para enxergar objetos que estão perto dos olhos. Na maioria das vezes, os indivíduos já nascem com a hipermetropia.
Entre os principais sintomas, destacam-se o desconforto para leituras, dores de cabeça, visão embaçada, problemas de concentração e a necessidade de colocar os objetos muito próximo dos olhos para facilitar a visualização.
5. Ceratocone
O ceratocone é uma doença com características degenerativas e tem relação com o astigmatismo. Ela compromete o formato e a espessura da córnea, região por onde a luz penetra nos olhos. Esse quadro também é conhecido como astigmatismo irregular.
Conforme a doença progride, o formato da córnea deixa de ser esférico e assume um aspecto de cone. Além dessa alteração, que causa o ceratocone, a córnea ainda se torna mais frágil e fina.
Quanto aos sinais mais comuns, destacam-se a dificuldade para enxergar de perto e de longe, a visão borrada, o incômodo com a luz (fotofobia) e a coceira nos olhos. Contudo, para diagnosticar a doença, o oftalmologista faz uma avaliação do histórico do paciente e solicita exames específicos.
Mesmo que as causas do ceratocone não estejam ainda bem esclarecidas, as hipóteses mais prováveis são os fatores genéticos e hereditários. No entanto, a doença pode ser motivada pelo hábito de coçar os olhos com muita frequência.
6. Astigmatismo
O astigmatismo é uma complicação ocular de natureza refrativa. Ou seja, o paciente tem muita dificuldade para focar corretamente os objetos, independentemente de a distância ser curta ou longa.
Logo, esse é um dos distúrbios de visão resultantes da irregularidade da curvatura da córnea. Nessa condição, o paciente passa a ver as imagens deformadas porque ele não consegue ter um ponto de foco definido. O problema pode ser corrigido com lentes, óculos ou cirurgia.
É possível prevenir os problemas de visão?
Sim, mas é necessário adotar alguns cuidados com a saúde, principalmente, relacionados ao estilo de vida. Igualmente relevante é priorizar uma boa alimentação e a manutenção de consultas preventivas com o oftalmologista.
Por isso, enumeramos algumas práticas que ajudam na prevenção de doenças oculares, já que esse é o meio mais seguro e econômico de cuidar dos olhos. Confira!
Evite coçar os olhos
Como você viu, esse hábito pode estimular o desenvolvimento de diferentes tipos de enfermidades oculares. Além do mais, esfregar os olhos com os dedos pode contribuir para a passagem de germes infecciosos presentes nas mãos para o aparelho visual.
Use óculos de sol
Os óculos de sol são indicados para pessoas que têm muita sensibilidade à luz. Somado a isso, esses acessórios funcionam como protetores oculares porque evitam o ressecamento de algumas estruturas externas dos olhos.
Tenha uma boa alimentação
Alguns alimentos são especialmente indicados para melhorar o funcionamento da visão. Por conta disso, opte por vegetais amarelos, como cenoura e mamão. Eles contêm uma grande quantidade de betacaroteno, a base da vitamina A, um dos nutrientes essenciais para a saúde ocular.
Não use colírios sem prescrição médica
Evite a utilização de colírios sem orientação médica. Em alguns casos, além de não resolver o seu problema, essa prática pode piorar a situação. Portanto, se perceber a necessidade de usar colírios ou tem algum desconforto visual, isso pode ser um sinal de que você precisa ir a um oftalmologista.
Por fim, vale destacar que boa parte dos problemas de visão podem ser evitados por meio de ações preventivas. Além dos cuidados de rotina, o auxílio profissional faz muita diferença. Assim sendo, a melhor orientação é consultar um oftalmologista regularmente para diminuir o risco de complicações da saúde dos olhos.
Você precisa resolver algum problema de visão? Entre em contato com o AmorSaúde e marque sua consulta!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
eu tenho esse cartão e uso constante eu só fico triste e o atendimento aos idosos que o cartão de todos não dá prioridade em atendimento, todos estabelecimentos bancos, clinicas, casas lotéricas por isso deixa muito a desejar existe um código dos idosos e o cartão de todos não cumpre, espero que melhore esse lado porque são muitas as reclamações na clinica OBR,