Todos sabem a importância de manter uma rotina saudável para obter mais qualidade de vida. Além de proporcionar bem-estar, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos pode evitar problemas graves de saúde. A obstrução dos vasos do coração é um resultado muito comum devido ao cultivo dos maus hábitos.
A aterosclerose, como também é conhecida, causa obstrução em diversas artérias do corpo. Muitas doenças do coração podem ocorrer nesses casos, entre elas, o infarto. Por isso, é muito importante controlar os índices de glicose e colesterol no sangue, além de realizar exames periódicos com objetivo de constatar, precocemente, qualquer problema.
Quer saber mais sobre a saúde do coração? Leia este post até o fim e descubra como acontece a obstrução dos vasos sanguíneos, quais os sintomas mais comuns e como prevenir. Acompanhe!
Como acontece a obstrução de vasos do coração?
O infarto agudo do miocárdio é o problema mais recorrente quando se tem a obstrução de vasos do coração. Isso acontece devido ao endurecimento de materiais gordurosos acumulados nas paredes das artérias.
A oclusão da artéria não deixa que o sangue rico em nutrientes e oxigênio chegue aos tecidos, causando muitos problemas cardíacos. O processo de aterosclerose pode entupir qualquer artéria do corpo.
Sintomas
Os sintomas das doenças causadas pela obstrução dos vasos do coração variam de pessoa para pessoa e dependem de alguns fatores. Entre eles, as artérias que foram afetadas, a gravidade do estreitamento e a frequência de atividade física do paciente.
Por isso, é muito importante consultar um cardiologista periodicamente. Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo não está em bom funcionamento, veja:
- dor no peito: conhecida também como angina, é a redução do fluxo de sangue no coração. Esse importante sinal de ataque cardíaco pode surgir como uma sensação de ardor, de peso ou, ainda, como uma tensão;
- fadiga e fraqueza extrema: sentir-se sempre muito cansado pode indicar hipotensão ou insuficiência cardíaca;
- desmaio ou tonteira: pode indicar arritmia, hipotensão ou, também, ataque cardíaco a caminho. Quando o paciente apresenta vista borrada ou perda de visão, pode significar um derrame cerebral;
- pulsação irregular e acelerada: quando acompanhado de dificuldade de respirar, tonturas ou fraqueza, pode indicar ataque cardíaco, arritmia ou insuficiência cardíaca;
- náusea, falta de apetite, inchaço, ansiedade e falta de ar também podem ser indicativos de ataque cardíaco.
Fatores de risco
São muito os fatores de risco para a obstrução dos vasos do coração. Os mais comuns são:
- tabagismo;
- diabetes;
- pressão arterial elevada;
- níveis altos de colesterol no sangue;
- obesidade;
- idade avançada;
- dieta rica em gordura;
- histórico familiar de doenças do coração.
Diagnóstico
Além de observar os sintomas descritos acima, o diagnóstico preciso é de extrema importância para prevenir complicações à saúde do coração. Uma série de exames e acompanhamento médico podem detectar veias obstruídas.
Na rotina de check-up do coração, deve ter o eletrocardiograma e raio-X do tórax. Além desses, outros exames mais específicos podem ser solicitados pelo médico, como:
- cintilografia do miocárdio: feito em duas etapas, esse exame consiste na realização de imagem do corpo em repouso e, posteriormente, submetido a algum estresse, que pode ser físico ou farmacológico;
- exame de imagem do coração: também conhecido como ecocardiograma, trata-se de ultrassom do coração que avalia tamanho, quantidade de sangue bombeando, espessura das paredes e funcionamento das valvas cardíacas;
- teste de esforço: esse exame tem como objetivo analisar a resposta cardíaca do paciente enquanto realiza uma atividade física. Normalmente, esse teste é feito em esteiras ou bicicletas ergométricas, por isso, também é chamado de teste ergométrico;
- M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial): realiza a medição automática da pressão arterial por meio de dispositivo colocado na cintura do paciente. Ele fica conectado por um tubo de plástico a uma braçadeira posicionada no braço;
- holter: trata-se de um monitor portátil que supervisiona a atividade elétrica do coração e suas variações, durante 24 horas. Esse exame é complementar ao eletrocardiograma com objetivo de apontar alterações que não costumam aparecer em testes realizados com menor tempo.
Tratamento
A utilização de medicamentos pode controlar problemas cardíacos. Remédios melhoram o fluxo do sangue no órgão acometido pela problema. Caso não seja possível tratar a doença apenas com uso de medicações, deve-se realizar o tratamento cirúrgico. São dois tipos de procedimentos feitos para desobstruir artérias: angioplastia ou stent e a cirurgia, propriamente dita.
A primeira solução é uma técnica endovascular, pouco invasiva, que consiste na introdução de um pequeno acesso na virilha, com cateteres e fios-guias, que realizam a abertura das artérias obstruídas utilizando balões de angioplastia. Existem casos que precisam da utilização de dispositivos metálicos, conhecidos como stents, para manter aberta a artéria tratada.
Já as cirurgias são indicadas apenas para casos mais avançados e graves de aterosclerose. São feitos cortes para chegar à artéria doente e à revascularização do ponto afetado. Nesses casos, pode ser realizada a retirada da placa obstruída ou a colocação de pontes ou prótese na veia safena para bombear sangue até o local da obstrução.
Quais as dicas para evitar obstrução dos vasos sanguíneos?
Um dos primeiros passos para evitar a obstrução dos vasos do coração é a mudança de hábitos de vida. Por exemplo, pare de fumar e controle a pressão arterial, o colesterol e o diabetes.
Inclua no cardápio alimentos bons para o coração, como as carnes de peixe e o azeite de oliva, além de diminuir o consumo de sal. A prática de atividades físicas deve ser regular — recomenda-se 30 minutos de caminhada diariamente.
Também é fundamental a realização de exames preventivos do coração. Por isso, é muito importante consultar um médico especializado para monitorar e tratar problemas relacionados ao sistema cardiovascular.
Como vimos, optar por uma rotina saudável aliada a consultas periódicas com seu cardiologista, pode prevenir doenças do coração e proporcionar mais qualidade de vida. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios regularmente para evitar a obstrução dos vasos do coração.
Gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro dos mais variados assuntos de saúde de bem-estar? Assine a newsletter e receba conteúdos cheio de amor para sua saúde!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, entre em contato conosco!
Preciso URGENTEMENTE de consulta cardiológica.
Olá Elias, Boa tarde. Tudo bem? Pedimos que localize a Unidade mais próxima de você através do nosso site e entre em contato diretamente para mais informações sobre valores, áreas de atuação, procedimentos, entre outros: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍