A saúde bucal é uma preocupação recorrente na vida das pessoas, pois além de ser prejudicial para o funcionamento do organismo, pode acarretar em problemas na autoestima devido à estética. Sendo assim, o implante dentário é uma técnica cada vez mais comum para a recuperação integral de um dente.
Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é um implante dentário, os tipos que encontramos no mercado e quando eles são indicados. Confira!
O que é um implante dentário?
O implante dentário é um tratamento eficaz muito procurado quando há necessidade de substituir um dente por outro. Isso pode acontecer por diversos problemas, por exemplo:
- traumas na região da boca;
- cáries;
- doenças gengivais.
O tratamento consiste em posicionar um cilindro de titânio no tecido ósseo — da parte superior ou inferior da boca — para que uma prótese sirva como uma raiz artificial. Por ser feito de um material biocompatível, é muito provável que o corpo se adapte e não seja preciso repor futuramente.
Sendo individual, o implante depende da necessidade do paciente, tendo vários tamanhos e espessuras. Quando a fala e a mastigação estão comprometidas, está na hora de procurar um dentista. A perda de um dente acarreta no desajuste da mordida e pode prejudicar, além da estética, a saúde da pessoa.
Como é feito o implante dentário?
Como qualquer cirurgia, deve ser feita por um profissional capacitado. Uma maneira de garantir isso é consultar o nome do cirurgião nos órgãos que regulamentam a profissão. Você também pode pedir indicações a familiares, amigos e conhecidos que já tenham passado por um procedimento semelhante.
É preciso higienizar completamente a região para que a anestesia local seja aplicada e não haja dor no momento em que o procedimento é adotado. O dentista faz um corte na gengiva para encontrar o osso em que o implante será feito. Depois, uma pequena perfuração é feita e o pino de titânio é encaixado. O pós-cirúrgico exige cuidado com a medicação correta: analgésicos e antibióticos.
Quais são os tipos de implante dentário?
Para saber qual é o implante dentário adequado para você, o melhor a se fazer é conversar com um cirurgião dentista. Ele poderá indicar corretamente qual é o tratamento adequado a ser feito.
São vários tipos de implantes, dependendo da necessidade do paciente: de apenas um dente, mais do que três, fixo e não fixo são alguns exemplos. Para você se familiarizar, veremos alguns tipos de implantes dentários:
- unitário;
- duplo;
- prótese protocolo;
- prótese overdenture;
- zigomático.
Implante unitário
O implante unitário é o indicado quando a substituição é de um dente apenas ou de poucos dentes que não estão na sequência um do outro. O pino de titânio é inserido para que, depois de dois ou três meses, a prótese seja feita. Não é interessante para o paciente demorar para fazer o procedimento, para que ele seja eficaz e facilmente aceito pelo organismo.
Implante duplo
No caso de o paciente perder mais de dois dentes na sequência, por acidente ou qualquer outro motivo, vale a pena investir no implante duplo. O nome se deve ao fato de ele ter a função de que dois implantes possam substituir os três outros dentes. É interessante para aqueles que desejam reduzir o custo do tratamento.
Prótese protocolo
Para que esse implante com prótese protocolo seja feito com segurança, é necessário que os ossos estejam saudáveis. Nesse caso, quando a maioria dos dentes precisam ser substituídos, são usados de quatro a oito implantes, ou seja, é um processo que exige um pouco mais do corpo. Normalmente, é um implante feito na terceira idade.
Prótese overdenture
O implante com prótese overdenture utiliza de dois a seis implantes. Aqui, estamos tratando de uma dentadura fixa, que pode ser retirada da boca para ser higienizada.
Zigomático
O implante zigomático é recomendado para os pacientes que precisam que o procedimento ocorra no osso zigomático (maçã do rosto). Dessa forma, não é removível, porém, igualmente satisfatório. Essa opção ocorre quando o paciente apresenta atrofia maxilar severa.
Quais são os materiais usados para os implantes dentários?
Vimos as formas e os procedimentos adequados para cada tipo de situação. Agora, conversaremos um pouco sobre os materiais e os formatos dos modelos.
Cerâmica
O implante de cerâmica ainda não foi popularizado entre os dentistas. Mesmo assim, corresponde à cor dos dentes, sendo bem compatíveis. São resistentes à mastigação e não sofrem alterações, como oxidação. Futuramente, tende a ser um implante tão utilizado quanto o de titânio.
Titânio
O implante de titânio é o mais conhecido e utilizado pelos profissionais. Por ter uma taxa de rejeição do corpo muito baixa, ser leve e resistente, é uma ótima opção.
Nanotecnológico
O que temos de mais recente no mercado é o implante nanotecnológico. São partículas que cicatrizam e têm uma fixação mais eficaz em casos mais difíceis. Assim, os resultados são mais rápidos e promissores.
Como encontrar atendimento de qualidade para a realização do implante?
Muitas pessoas têm receio de ir ao dentista por medo do procedimento ou dos preços dos tratamentos. Uma boa opção para quem busca trabalho de qualidade e preço justo são as clínicas populares, cada vez mais presentes na nossa vida. Analisar os profissionais e a infraestrutura da clínica é uma boa maneira de começar a escolher onde você fará seu tratamento.
Sentir-se seguro com o cirurgião dentista é essencial para que não haja problemas futuros. Por isso, buscar profissionais que tirem todas as suas dúvidas e expliquem o passo a passo de todos os procedimentos que serão feitos é fundamental para manter a calma e a confiança durante o processo.
Quando falamos de implante dentário, mesmo sendo uma cirurgia relativamente tranquila, precisa ser acompanhada por uma equipe séria e profissional. O AmorSaúde é uma rede de clínicas referência de mercado, que visa ao atendimento de qualidade e humanizado.
Para nós, a satisfação do paciente é a busca número um do nosso trabalho. Busque ajuda especializada e entre em contato conosco para marcar a sua consulta o quanto antes!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, entre em contato conosco!