Quem já sentiu dor de dente, sabe que ela é inesquecível. Alguns tipos de desconforto são tão fortes que fazem com que a pessoa pare de comer, dormir ou, até mesmo, falar. É praticamente impossível fazer qualquer coisa que não seja tentar eliminar essa sensação.
O problema é que as dores de dente não costumam se manifestar do nada. Normalmente, elas nos dão sinais de que vão aparecer, como o surgimento de cáries, a quebra de um dente ou o aparecimento de vermelhidão na região das gengivas.
Então, que tal conhecer algumas das principais causas de dor de dente e descobrir quais são os tratamentos mais frequentemente aplicados para resolver esse problema? Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Quais são as causas da dor de dente?
Veja, a seguir, algumas das possíveis causas para que um dente fique doendo!
- Sensibilidade;
- Cáries;
- Inflamações na gengiva;
- Infiltração em restaurações;
- Abscesso periapical;
- Pulpite;
- Trauma.
1. Sensibilidade
Sensibilidade dentária é o nome dado àquela sensação de “arrepio” que temos quando tomamos ou comemos algo quente ou frio demais, além de outras situações, como o ato de escovar os dentes e muito mais.
Se você está passando por isso, é provável que a região mais interna do seu dente tenha sido afetada, provavelmente, por uma cárie. A dor é outro sinal muito comum, e isso precisa ser avaliado por um profissional.
2. Cáries
Cáries são causadas pela ação das bactérias em nossos dentes. Elas cavam um buraquinho no esmalte, aquele ponto preto observado na dentição.
A partir daí, começam a “comer” a estrutura dentária, podendo chegar a pontos profundos e causar muita dor. Por isso, o ideal é tratá-las o quanto antes, já que o seu avanço pode gerar infecções e, até mesmo, a perda do dente afetado.
3. Inflamações na gengiva
A gengivite é a inflamação na gengiva, tecido que sustenta os dentes. Problemas nessa região também podem deixá-los fragilizados, fazendo com que a dor seja um sintoma presente.
Um dos sinais de que você pode estar com gengivite é o avermelhamento da região, mas isso não é tudo. Se você vê as suas gengivas sangrarem com facilidade, é importante ficar de olho.
4. Infiltração em restaurações
Se você já fez alguma restauração (ou seja, o tratamento de uma cárie) e está sentindo dor no mesmo dente, é possível que esteja passando por uma infiltração. Isso acontece quando o material utilizado já não está mais bom.
É como se a restauração tivesse vencido. Assim, é necessário refazer o procedimento, de preferência, utilizando materiais de boa procedência e com boa durabilidade. Converse com o seu dentista sobre o assunto!
5. Abscesso periapical
Os abscessos são o nome técnico para o acúmulo de pus em uma região. Quando eles são chamados de periapicais, é porque acontecem próximos à raiz do dente.
Podem surgir por uma grande variedade de razões, dentre elas, a infiltração em uma restauração. Outra possível causa para esse problema é uma cárie não tratada, mas o sintoma é sempre o mesmo: a dor. Nesses casos, por conta da infecção, o paciente também pode ter febre.
6. Pulpite
O dente é composto por diversas estruturas, sendo a polpa a mais interna de todas. É nela que estão os nervos e os vasos sanguíneos, fazendo com que essa seja uma área muito sensível e que, consequentemente, causa muita dor.
Pulpite é o nome dado à inflamação nessa região. A principal causa para esse problema é a presença de uma cárie que não foi tratada e, pouco a pouco, foi se infiltrando no dente. Muitas vezes, o tratamento de canal é a única solução para essa situação, que também pode gerar abscessos periapicais.
7. Trauma
Por fim, outra causa da dor de dente é a presença de traumas. Eles são caracterizados por acidentes que acontecem em nossos dentes, como fraturas, pancadas e outros problemas que podem fazer com que a dentição fique quebrada ou “mole”.
Questões como essa podem afetar a polpa do dente, fazendo com que a estrutura fique sensível e o paciente sinta bastante dor e desconforto. É preciso uma intervenção rápida para evitar que a condição se agrave e, assim, o dente seja perdido.
Quais são os tratamentos para a dor de dente?
Há várias formas de tratar uma dor de dente. A escolha ideal dependerá da causa para o problema, mas pode incluir:
- uso de medicações (como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos);
- restauração (remoção da cárie);
- tratamento de canal, entre outros.
Apenas uma avaliação minuciosa com um dentista poderá ajudar a determinar qual é o melhor tratamento para o seu caso. Ele vai avaliar a sua boca com o olhar e as ferramentas necessárias e poderá, em alguns casos, solicitar exames complementares. O mais comum é o raio-X panorâmico, que avalia toda a sua arcada em apenas alguns minutos.
Como tratar a dor de dente?
Se você está sentindo muita dor, há coisas que podem ser feitas para aliviá-la. No entanto, o tratamento é feito exclusivamente no consultório do dentista. Por isso, as medidas para reduzir o desconforto só devem ser feitas até a hora da sua consulta, e não como substituição à opinião de um profissional.
Como vimos, há muitas causas para a dor de dente. Aliviar a dor não é o mesmo que tratá-la, e o problema continuará lá, agindo. Assim, você corre o risco de perder o seu dente ou ter uma infecção séria, caso os dentes não sejam examinados o quanto antes.
Para aliviar a dor até a hora da consulta, é possível tomar analgésicos com moderação. Consulte a opinião de um farmacêutico para saber a dose correta! Além disso, uma compressa gelada na região do desconforto pode ajudar. Outras dicas são escovar o dente afetado, com delicadeza, ou fazer bochechos mornos com água e sal.
Como podemos ver, as causas para a dor de dente são bem variadas. Ou seja: não é possível bater o martelo na razão para o desconforto sem que os seus dentes sejam examinados por um bom profissional. Assim, o tratamento será mais certeiro e você poderá sorrir sem preocupações!
Que tal agendar, agora mesmo, uma consulta com um especialista e lidar com essa dor? Você não precisa sentir isso! Confira as especialidades disponíveis no AmorSaúde e marque a sua visita ao consultório de um profissional!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
A clínica que a nossa Valença precisava!
Atendimento qualidade, esclarecimento sobre o procedimento que devemos realizar, valores
acessível para todos.Equipe da odontologia nota 10.
Que maravilha, Milena. Ficamos muito felizes com a sua satisfação! 😍
Gastei do atendimento hoje.
Que bom, Nanci. Ficamos muito felizes com a sua satisfação! 😊
Eu gostei muito do atendimento
Das meninas da frente
Dos dentistas
Nota 10 😃
Estamos muito felizes com a sua satisfação, Jéssica! 😍
Gostei muito do atendimento de todos indiquei pra minha família toda .agora só passo nesta clínica
Ficamos muito felizes com a sua satisfação, Arthur. Conte sempre conosco para cuidar da saúde com muito amor! 😍