Dia do Médico: entenda a importância do papel desse profissional

6 minutos para ler

Quando você pensa na figura de um médico, o que vem à sua mente? Alguém de prestígio e muito respeitado? Essa é a imagem que muita gente tem desse profissional, afinal, ele tem uma nobre missão: cuidar da saúde da população.

É fundamental entender que esse prestígio não é à toa, uma vez que esse profissional dedica anos de sua vida aos estudos e lida com uma série de adversidades e momentos de tensão em seu dia a dia de trabalho.

Então, nada mais justo que reconhecer esses esforços no Dia do Médico. Preparamos este post para que você entenda a origem dessa data e sua importância, além dos desafios enfrentados por esse profissional. Boa leitura!

Dia do Médico: origem da data

Em 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. A data foi escolhida por ser o dia de São Lucas — santo que passou parte da sua vida levando a cura para as pessoas e, por isso, é considerado o padroeiro da Medicina.

Devido à relevância desse profissional e do seu compromisso com a saúde da população, é importante fazer essa celebração para reconhecer o trabalho e esforços de quem se dedica à área.

Papel do médico na sociedade atual

O médico é quem estuda por anos para oferecer cuidados na área da saúde, do diagnóstico à prevenção e tratamento de doenças. Dessa maneira, trabalha para oferecer qualidade de vida e orientar quanto aos bons hábitos que as pessoas devem adotar no dia a dia.

Atualmente, o papel desse profissional se volta para a atenção integral ao paciente: o foco deixa de ser a doença e passa a ser o indivíduo. Assim, ele deve prestar um atendimento humanizado, a fim de realizar uma abordagem mais completa, que leva em conta não só o histórico de saúde da pessoa, mas também suas queixas e sua condição psicológica.

O médico passa a entender que, muitas vezes, o paciente e seu acompanhante estão inseguros e amedrontados com a consulta, afinal, estão passando por um momento de fragilidade.

Missão: acolhimento

O médico é o profissional que tem a missão de acolher a pessoa na consulta, escutá-la, ter paciência e explicar sobre métodos de prevenção, tratamento ou prescrição de medicamentos com calma e de forma que ela entenda e fique mais tranquila.

Trata-se, portanto, de um tratamento personalizado, que leva em conta não só o conhecimento técnico-científico do médico, mas também sua sensibilidade na relação com cada indivíduo.

Por tudo isso, ao lembrar do Dia do Médico, devemos associá-lo a um profissional cuja atuação vai além do tratamento e cura de doenças. Afinal, a profissão envolve, também, oferecer conforto aos pacientes nas mais diferentes situações — cuidado esse que faz parte da essência da profissão.

Desafios da profissão

São vários os desafios que o médico encontra em sua rotina de trabalho. Ele cumpre expedientes longos e exaustivos, lida com momentos difíceis com os pacientes e com situações de pressão, que exigem que ele seja resiliente para superar as adversidades.

Há, ainda, o aspecto relacionado à responsabilidade que essa carreira exige, pois um erro ou desatenção pode prejudicar gravemente a saúde do paciente. É, dessa maneira, um ambiente repleto de cobranças, que ele precisa enfrentar diariamente.

Principalmente para quem atua no sistema público de saúde, pode haver uma série de problemas, entre eles:

  • falta de materiais e medicamentos;
  • hospitais com problemas de infraestrutura;
  • superlotação de unidades de saúde;
  • leitos insuficientes para atender todos os pacientes.

Outra questão envolve a atualização desse profissional, que deve acompanhar as tendências tecnológicas e descobertas científicas que surgem constantemente na área de diagnósticos e tratamentos.

O médico e a democratização da saúde

O Dia do Médico é uma data importante para refletirmos sobre uma questão urgente na área da saúde quando se trata do nosso país: a falta de assistência médica acessível e de qualidade que afeta a população.

As famílias, muitas vezes, não conseguem contar com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que é deficiente em várias localidades brasileiras, nem tampouco arcar com as mensalidades dos planos de saúde ou recorrer a uma consulta particular.

No setor público, é preciso esperar por longas filas até ser atendido e, nos convênios médicos, os reajustes constantes inviabilizam o serviço para muitas pessoas.

Melhor alternativa: clínica médica popular

Nesse contexto, o que fazer? A solução para esse problema é procurar um médico que aposta em iniciativas de democratização da saúde, como aqueles que fazem parcerias com clínicas populares.

Trata-se de um novo modelo de atendimento, espalhado em todos os estados brasileiros, que tem como objetivo prestar assistência médica de qualidade, sem burocracia e a um preço acessível, fazendo um trabalho que coloca o respeito ao paciente em primeiro lugar.

Muitos pacientes que já utilizaram a clínica médica popular aprovam e recomendam o serviço, que traz tranquilidade para cuidar da própria saúde e de toda a família. São clínicas com infraestrutura completa, que oferecem consultas e exames em diversas especialidades. Algumas oferecem, inclusive, assistência na área odontológica.

Além de praticar valores abaixo do mercado, a clínica popular também se destaca pela comodidade que oferece ao paciente. É possível marcar as consultas e exames em um prazo curto e fazer o agendamento de forma ágil, seja pelo call center, seja pelo próprio site.

Para quem está em busca de um serviço diferenciado, esse tipo de unidade de saúde é ideal. Além disso, essas clínicas valorizam o trabalho do médico, disponibilizando equipamentos e materiais de qualidade e mantendo o compromisso de preparar o profissional para acolher o paciente, oferecendo uma atenção integral com o atendimento humanizado.

Se você quer ter um bom atendimento médico, procure instituições que valorizam o trabalho do profissional, como as clínicas populares, onde há reconhecimento do importante papel desse profissional na sociedade. Como resultado disso, ele terá mais preparo e tranquilidade para dar a atenção que você e sua família merecem.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as vantagens do atendimento médico realizado em uma clínica popular!

Posts relacionados

Deixe uma resposta