Uma nutricionista sentada na mesa do seu consultório, ao lado de um estetoscópio e uma maça verde /o que é nutricionista Uma nutricionista sentada na mesa do seu consultório, ao lado de um estetoscópio e uma maça verde /o que é nutricionista

O que é nutricionista? Saiba TUDO sobre esse profissional!

7 minutos para ler

O nutricionista é o médico responsável por auxiliar os pacientes a manterem hábitos saudáveis em busca de uma melhor qualidade de vida.

Na leitura abaixo, você saberá o que é nutricionista, assim como as áreas de atuação desse profissional. Confira:

O que é nutricionista?

O nutricionista é o profissional responsável por auxiliar os pacientes a manterem hábitos alimentares mais saudáveis, através de avaliações nutricionais, idade, peso, altura, histórico de saúde e estilo de vida que o paciente leva.

Coletadas as informações, cabe a esse profissional desenvolver planos alimentares personalizados de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos do paciente, que pode ser a perda de peso, ganho de massa muscular, controle de doenças e etc.

Feito isso, deverá ser realizado o acompanhamento do progresso e, caso necessário, ajustar os planos alimentares, de acordo com a evolução do paciente.

Também é função do nutricionista promover a educação nutricional do paciente, explicando sobre os nutrientes, grupos alimentares, leituras de rótulos e como escolher alimentos mais saudáveis, inclusive auxiliar no tratamento de distúrbios alimentares.

As funções de um nutricionista

Existem diversas funções que podem ser exercidas por um nutricionista. Segue algumas delas:

  • Avaliação

O nutricionista avalia o paciente, considerando fatores como idade, peso, altura, histórico de saúde, exames laboratoriais e modo de vida, compreendendo os objetivos e necessidades nutricionais.

  • Elaboração de planos alimentares

O nutricionista monta planos alimentares personalizados de acordo com as metas e objetivos do paciente, incluindo recomendações de grupos alimentares, porções balanceadas, horários das refeições e a seleção de alimentos que podem auxiliar no alcance dos objetivos.

  • Orientação nutricional

O nutricionista orienta os pacientes a ter hábitos alimentares mais saudáveis através de uma reeducação nutricional e práticas de alimentação consciente, explicando a importância do consumo de certas substâncias, como compreender os rótulos de alimentos e a escolherem os melhores produtos para não fugir do seu plano alimentar.

  • Acompanhamento e ajustes

O nutricionista deve acompanhar o progresso do paciente e, caso necessário, fazer ajustes nos planos alimentares, sendo possível realizar as mudanças dos objetivos com o passar do tempo.

  • Tratamento de condições específicas

O nutricionista também auxilia no tratamento de doenças como diabetes, doenças cardíacas, distúrbios alimentares, intolerâncias alimentares e alergias, e utiliza a alimentação como parte integrante do tratamento, juntamente com outros profissionais de saúde, em busca de sucesso nas metas almejadas e recuperação do organismo.

  • Educação e promoção da saúde

Esses profissionais podem atuar na promoção da saúde alimentar em bairros, escolas, empresas e/ou instituições, aplicando palestras, workshops e campanhas de conscientização, com intuito de distribuir informações sobre a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios de práticas nutricionais adequadas.

  • Pesquisa e atualização profissional

Os nutricionistas devem estar sempre atualizados sobre os avanços científicos da área da nutrição, aprimorando os conhecimentos através de técnicas de maior qualidade, para orientar e acompanhar seus pacientes.

Uma nutricionista montando dieta para paciente ao lado de verduras legumes

Nutricionista: o que estuda esse profissional?

Para ser um nutricionista o profissional deve ter formação em Nutrição, uma graduação com duração média de 4 anos, e obter o registro do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da unidade federativa em que deseja trabalhar.

Com isso, o nutricionista poderá oferecer orientações nutricionais, montar dietas, ajudar na prevenção e tratamento de doenças alimentares. No final da graduação, o profissional poderá buscar pós-graduações específicas.

Segue algumas opções: Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Pediátrica, Nutrição Funcional, etc. Lembrando que, para se tornar um nutricionista de sucesso, é extremamente importante estar sempre atualizado sobre as pesquisas, tendências e novidades da área, além de habilidades como uma boa comunicação, carisma e muita empatia, especialmente para motivar seus pacientes.

Mas afinal, um nutricionista pode ser chamado de “doutor”?

Através da Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas, um nutricionista pode ser chamado de doutor. Mas, não é obrigatório, é opcional do profissional utilizar a denominação “doutor”.

Onde um nutricionista pode trabalhar?

Um nutricionista pode realizar os seus atendimentos em consultórios e clínicas, além de outros locais como hospitais, escolas, empresas relacionadas a refeições e indústrias alimentícias, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes.

Nutrólogo e nutricionista: qual a diferença?

A principal diferença entre esses profissionais está nas áreas de formação de cada um, uma vez que um nutricionista tem formação em Nutrição, é especializado na ciência dos alimentos e sua função é orientar pacientes sobre como ter hábitos alimentares mais saudáveis.

Enquanto isso, um nutrólogo é formado em Medicina e especializado em Nutrologia.

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

O que é levedura nutricional?

A levedura nutricional é obtida através da fermentação da glicose da cana-de-açúcar ou melaço de beterraba com a levedura Saccharomyces cerevisiae, que normalmente é fortificada e utilizada como suplemento por ser rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

A levedura nutricional pode ser indicada por um nutricionista, por oferecer diversos benefícios para a saúde do paciente que consome, como a redução dos níveis de colesterol “ruim”, prevenção do envelhecimento e fortalecimento do sistema imunológico.

Seu sabor é bem similar ao queijo, e pode ser vendida em farmácias e lojas de produtos naturais, em flocos ou em pó. Geralmente, é consumida crua ou cozida, no iogurte, leite, frutas, arroz, feijão e etc.

Uma nutricionista fazendo anotações em uma prancheta

Por que é importante se consultar com um nutricionista?

O auxílio de um nutricionista pode auxiliar na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida do paciente, através das seguintes ações:

  • Orientação nutricional personalizada

O nutricionista avalia as necessidades e objetivos do paciente, levando em consideração o seu estilo de vida e características físicas. Assim, é possível criar o plano alimentar do paciente, que considera todas as informações coletadas como base para montagem;

  • Prevenção e tratamento de doenças

O nutricionista pode oferecer estratégias alimentares como forma de manter o equilíbrio alimentar e evitar o surgimento de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e etc.;

  • Mudanças de hábitos alimentares

Esse profissional pode fornecer orientações práticas, dar dicas, montar dietas…tudo para que o paciente possua uma alimentação mais saudável e equilibrada.

  • Melhora no desempenho físico e mental

O nutricionista pode atuar no auxílio do desempenho e da recuperação muscular dos atletas em busca de melhor desempenho físico. Além disso, pode indicar quais os melhores nutrientes para manter o humor regulado, assim como a concentração e o bem-estar emocional.

LEIA TAMBÉM: Esgotamento físico e mental: o que fazer nessa situação?

 A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário