Muitas pessoas têm dificuldades em compreender qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo, acreditando que são os mesmos profissionais, ou que um pode substituir o outro. Mas não é bem assim, pois eles se complementam!
Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre as diferenças na atuação desses profissionais:
O que faz um nutricionista?
O nutricionista é o profissional da saúde responsável por auxiliar os pacientes a realizarem a reeducação alimentar personalizada, com o objetivo de alcançar uma vida mais saudável de acordo com as necessidades do seu organismo.
Durante a consulta com esse profissional, serão realizadas avaliações que levarão em conta aspectos como idade, peso, altura, histórico de saúde e estilo de vida que o paciente leva.
Dessa forma, serão realizados planos alimentares que se encaixam nos objetivos do paciente. Para se tornar um nutricionista, o profissional deve ser graduado em Nutrição.
O que faz um nutrólogo?
O nutrólogo é um médico especialista em nutrologia que pode diagnosticar doenças relacionadas às deficiências alimentares, avaliando o que o paciente precisa, assim como as substâncias que podem lhe fazer bem ou mal. A nutrologia possui algumas subespecialidades, confira:
- Nutrologia Pediátrica: Que realiza cuidados com a saúde nutritiva das crianças.
- Nutrologia Esportiva: Cuida da alimentação de atletas e equipes esportivas, levando sempre consideração a modalidade esportiva praticada.
- Nutrologia Veterinária: estuda os benefícios e malefícios causados pela ingestão de certos nutrientes e avaliam as necessidades do organismo dos animais.
Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?
Apesar de exercerem funções parecidas, os nutricionistas e nutrólogos apresentam algumas diferenças na atuação. Segue alguns exemplos:
-
Formação profissional
O nutricionista é o profissional graduado em Nutrição, com especialização na ciência dos alimentos e que tem como objetivo orientar os pacientes sobre os hábitos de alimentação saudável.
Já o nutrólogo é o profissional da saúde com graduação em Medicina e especialização em Nutrologia. Esse profissional, além de realizar avaliações, também pode auxiliar no controle de distúrbios alimentares, além de diagnosticar, tratar e indicar as melhores formas de prevenção de doenças relacionadas ao metabolismo e ingestão de nutrientes.
O nutrólogo também pode receitar medicações aos pacientes, caso seja necessário.
-
Áreas de atuação
Os nutrólogos possuem 3 opções de especialidades reconhecidas: Nutrição Parenteral e Enteral, Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica e Nutrologia Pediátrica.
Já os nutricionistas podem se especializar em: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes ou Fitoterapia.
-
Tratamento de doenças
Os nutricionistas auxiliam no tratamento de doenças como a diabetes ou hipertensão, por meio da indicação de mudanças nos hábitos alimentares.
Já os nutrólogos realizam avaliação médica e podem prescrever medicamentos para controlar essas e outras doenças relacionadas à alimentação.
LEIA TAMBÉM: Dieta para diabéticos: o que comer e o que é melhor evitar?
Esses profissionais se complementam!
O nutricionista estuda os alimentos de forma mais específica e o nutrólogo tem foco em identificar, diagnosticar e auxiliar no tratamento e prevenção de doenças alimentares.
Por isso, é muito comum a atuação conjunta desses profissionais, pois o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista a criação de uma dieta específica para as necessidades de um paciente.
Ou seja, o trabalho de ambos é essencial para uma alimentação e vida saudável, e quando atuam juntos fornecem tratamento completo e personalizado.
Quando devo procurar um nutricionista?
Se você precisa melhorar sua alimentação e adotar um estilo de vida mais saudável, independente do seu objetivo, ou precisa tratar alguma condição de saúde, como diabetes ou hipertensão, um nutricionista poderá lhe ajudar.
Quando devo procurar um nutrólogo?
Quando você precisa de uma abordagem mais específica e especializada em relação à nutrição. Os nutrólogos também podem diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como obesidade, desnutrição, transtornos alimentares, receitando medicações, caso necessário.
Legislação e regulamentação para nutricionistas e nutrólogos
Os nutricionistas possuem regulamentação pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) e os nutrólogos são médicos especializados, por isso devem ser registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Sempre verifique se o profissional com quem deseja consultar está devidamente registrado nos conselhos profissionais, para sua segurança e qualidade no atendimento.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!