16 terapias integrativas que você precisa conhecer!

9 minutos para ler

Terapias integrativas são aquelas que tem como objetivo promover benefícios para a saúde como um todo, auxiliando tanto o corpo quanto a mente. Ou seja, a prática traz vantagens para a saúde mental e física, visando curar incômodos que estão afligindo o paciente.

Recorrer a esse tipo de processo terapêutico pode proporcionar melhorias significativas no bem-estar. Os benefícios variam desde dores musculares a aumento dos níveis de endorfina – que nada mais é do que o hormônio responsável pelas sensações de prazer e bom humor. 

Saiba mais aqui sobre o que são terapias integrativas, tipos e benefícios:

O que são terapias integrativas?

Quando falamos sobre terapias integrativas, uma sensação de estranheza é provocada, visto que muitas pessoas pensam que ainda não conhecem tal prática. E, na verdade, esse processo terapêutico está presente no dia a dia de grande parte dos indivíduos. 

Em resumo, trata-se de um tipo de terapia que tem como base os conhecimentos convencionais capazes de auxiliar na melhora de inúmeros desconfortos, intercalando entre problemas simples e mais complexos. 

As abordagens usadas nesse processo fazem com que seja mais fácil enfrentar determinados malefícios provenientes da saúde física ou mental. Com isso, o paciente passa a ter um tratamento mais humanizado. 

As terapias integrativas podem ser utilizadas como uma forma de otimização de outros tratamentos da medicina. Diferentes metodologias são aplicadas de acordo com o objetivo dos pacientes. De todo modo, a terapia é completa. 

idoso fazendo terapias integrativas para dores crônicas

Tipos de terapias integrativas 

Assim como falamos anteriormente, há diversos tipos de terapias integrativas e complementares das quais se pode tirar proveito. 

Elas variam de acordo com o objetivo de cada pessoa e pode ser usada como técnica de otimização de determinado tratamento da medicina. Conheça quais são as principais:

1. Fitoterapia

Há milhares de anos atrás, utilizava-se a aplicação de plantas medicinais para a cura de doenças. Por mais que pareça ultrapassado, esta é uma das terapias integrativas que vem sendo bastante aproveitada até hoje. 

Atualmente, tal processo terapêutico recebe o nome de fitoterapia. A técnica é usada por pessoas do mundo inteiro com a finalidade de atuar na prevenção, tratamento e manutenção de saúde. 

Ela pode servir de tratamento para vários problemas, tais como: resfriados e gripes, problemas emocionais, insônia, dores na lombar, alterações intestinais e estomacais, problemas respiratórios e artrite. 

2. Aromaterapia

Os óleos essenciais estão presentes no lar de diversos indivíduos e é bastante notável o quanto promove melhorias assim que fazem efeito. Uma melhora significativa no humor pode ser observada assim que seu aroma é sentido, bem como tranquilidade e calma.

Reconhecido por ser uma das terapias integrativas que mais possuem diversidade, ele pode ser usado através de massagens relaxantes, banhos, inalação e difusores de óleo. 

3. Geoterapia

Proveniente da terra, esta é uma das terapias integrativas que tira proveito de elementos da natureza, como argila, pedras, cristais, barro e água, visando curar doenças e promover uma melhor qualidade de vida

Com seus efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes, torna-se capaz de diminuir dores musculares e tensões. Sua aplicação é feita diretamente nas áreas afetadas e os resultados podem ser notados ligeiramente. 

4. Ioga

Focado na concentração, o ioga faz com que o paciente se concentre apenas em coisas positivas, desviando completamente a atenção de tudo aquilo que transmite preocupação ou ansiedade. Dessa forma, é possível ter uma mente mais relaxada e tranquila, o que consequentemente reduz sintomas físicos. 

5. Florais de Bach

Comumente encontramos essências sendo vendidas em farmácias ou lojas virtuais. Em cada uma delas está escrito o objetivo do tratamento. Elas nada mais são do que os Florais de Bach. 

Edward Bach foi o criador de inúmeras essências com a finalidade de trazer melhoras significativas na saúde mental, como na ansiedade, medo, raiva, agonia e inquietação, tristeza, insônia e impaciência. 

6. Cromoterapia

A finalidade deste processo terapêutico consiste em harmonizar o corpo através da utilização de cores. Cada tonalidade possui um tipo de frequência vibratória para estimular ou relaxar a área a ser tratada. Por meio de suas luzes, pode-se equilibrar as energias corporais. 

7. Biodança

Também chamada de psicodança, a biodança é uma abordagem das terapias integrativas que usufrui da dança para melhorar o humor, renovar as energias, reduzir a timidez e combater a insônia.

Este método combina a dança com a psicologia e envolve o corpo com a mente, podendo ser usado para tratar condições como deficiência motora, transtornos mentais, anorexia, síndrome de Parkinson, hipertensão arterial, Alzheimer e fibromialgia.  

Banner agende sua consulta 60 reais

8. Homeopatia

Caracterizada pela prevenção da intoxicação e estímulo da reação orgânica, a homeopatia faz uso de pequenas dosagens de medicamento homeopático para amenizar sintomas que estão trazendo desconfortos para o indivíduo.

Este método terapêutico está presente nas terapias integrativas, e basicamente faz uso de substâncias que seriam nocivas caso fossem aplicadas em níveis elevados. 

9. Magnetoterapia

A magnetoterapia é uma das terapias integrativas que possui um enorme diferencial, tendo em vista que utiliza campos magnéticos de baixa intensidade para tratar diversas doenças. 

Ela é bastante utilizada por fisioterapeutas para tornar o processo de recuperação mais ágil. Seu uso estimula a regeneração celular, assim como é capaz de diminuir processos inflamatórios e melhorar o fluxo sanguíneo. 

10. Reflexologia

Neste método, massagens à base de pressão são feitas em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas a fim de atuar no tratamento de doenças e amenização de sintomas. 

Acredita-se que tais pontos estão ligados a um órgão ou sistema do corpo, por isso, a pressão é utilizada para promover a cura do malefício que aflige a área tratada. 

11. Auriculoterapia

A auriculoterapia faz parte das terapias integrativas que mais vem sendo aproveitadas. Nesta técnica a orelha é o foco principal, sendo vista como um microssistema capaz de refletir todos os aspectos de saúde do corpo humano. 

Tal abordagem é muito utilizada no tratamento de ansiedade, estresse e depressão. Além do mais, ela não possui contraindicações, podendo ser usufruída tanto por crianças quanto por idosos. 

12. Musicoterapia

Todos nós sabemos o quanto a música é capaz de relaxar e melhorar o humor. Tanto que, sempre que precisamos nos acalmar ou concentrar, colocamos as canções que mais gostamos de ouvir. 

Essa também é a função da musicoterapia, uma das terapias integrativas que pode ser usada para prevenir, tratar ou reabilitar pacientes em inúmeros contextos da saúde. Este processo terapêutico pode ser feito em grupo ou individualmente, transmitindo sensações de acordo com o objetivo do tratamento. 

As emoções são estimuladas por regiões do cérebro que são trabalhadas com a música, de maneira a melhorar o humor, a concentração, a criatividade, a memória e o bem-estar em geral. 

13. Ventosaterapia

Como o próprio nome já indica, a ventosaterapia é uma terapia integrativa e complementar que utiliza ventosas para estimular a circulação do sangue em uma parte específica do corpo. Além disso, ela também libera toxinas e reduz edemas. Dessa forma, consegue promover grande alívio das dores musculares.  

14. Meditação

A meditação corresponde a uma das terapias integrativas mais conhecidas, tanto que é comum tirarmos um tempinho para meditar quando estamos nos sentindo estressados ou ansiosos. 

O motivo disso consiste na capacidade que a prática contém em regular a saúde física e mental através do foco na atenção. Por meio dela, alcançamos um estado de relaxamento que seria difícil de conquistar isoladamente. 

15. Moxabustão

A moxabustão utiliza a queima da erva artemísia para realizar o estímulo de determinados pontos do corpo. Com a liberação do fluxo energia destes pontos, é possível aliviar sintomas nocivos e auxiliar o processo de recuperação. 

O uso de calor de maneira direta ou indireta sobre a pele é capaz de estimular a circulação sanguínea e a renovação das células, entregando vários benefícios no tratamento de dores crônicas e transtornos psicológicos. 

16. Iridologia

Por fim, a iridologia também faz parte das terapias integrativas. Tal processo terapêutico avalia a íris dos olhos para detectar disfunções físicas e emocionais existentes, definindo qual será o melhor caminho a ser seguido. 

paciente aproveitando benefícios das terapias integrativas

LEIA TAMBÉM: Terapia neural: para que serve, benefícios e como é feita?

Quais são os benefícios das terapias integrativas?

Como você viu, o uso das terapias integrativas e complementares é capaz de promover diversos benefícios para a saúde mental e física. Sua forma de atuação corresponde à busca de tratar todos os aspectos necessários em um paciente, proporcionando mais equilíbrio e harmonia. 

Além de possuir menos reações adversas e ser minimamente invasivas, as principais vantagens que esse processo consegue proporcionar são:

  • Melhor a qualidade do sono;
  • Diminui dores crônicas e reduz processos inflamatórios;
  • Alivia quadros de ansiedade e depressão;
  • Deixa o sistema imunológico mais forte;
  • Reduz os problemas respiratórios;
  • Trata a hipertensão arterial;
  • Ameniza a tensão;
  • Estimula a circulação sanguínea e oxigenação do cérebro;
  • Relaxa a musculatura.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

4 thoughts on “16 terapias integrativas que você precisa conhecer!

    1. Olá, Neide!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-la.

  1. É simplesmente impossível utilizar o site ou o aplicativo para agendar consulta.
    SITE: NÃO REGISTRA O CADASTRO
    APLICATIVO INFORMA QUE NÃO HÁ PACIENTE CADASTRADO E NÃO ABRE OPÇÃO PARA CADASTRO

    1. Olá, Daniel!
      Lamentamos por esse ocorrido, te encaminhamos um e-mail no dia de hoje para mais informações sobre esse assunto.
      Pedimos que por gentileza, nos responda para que possamos ajudá-lo.

Deixe um comentário