Warning: Undefined array key "id" in /home/asblogsystem/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-cta.php on line 401
Warning: Undefined array key "id" in /home/asblogsystem/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-cta.php on line 401
Quando temos algum problema comum de saúde, normalmente, sabemos qual especialidade médica procurar — ou mesmo um clínico geral pode ajudar. No entanto, algumas outras condições necessitam de cuidados profissionais específicos, como é o caso do médico infectologista.
Nesse sentido, mesmo que você não esteja passando por nenhum problema e quer apenas realizar um check-up médico, é interessante saber quais são as possibilidades. De maneira geral, como o próprio nome diz, o médico infectologista é aquele que cuida de doenças classificadas como infecciosas.
Os seus causadores podem ser vírus, bactérias, fungos, entre outros microrganismos. Essa especialidade médica costuma tratar casos de doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase, tuberculose e bronquite, por exemplo.
Então, para quem tem dúvidas sobre quais tipos de doenças são tratadas pelo infectologista e quando procurá-lo, abaixo, explicamos mais sobre o assunto. Confira!
O que é o médico infectologista?
O médico infectologista é aquele que vai identificar e cuidar de pacientes acometidos por doenças infecciosas ou mesmo parasitárias, sendo que diferentes tipos de microrganismos podem ser os causadores das mesmas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, essa especialidade da medicina compreende as seguintes áreas:
- infecções sexualmente transmissíveis;
- infecção hospitalar/resistência antimicrobiana;
- zoonoses e arboviroses (que são o vírus da dengue e febre amarela, por exemplo);
- imunizações (vacinação).
O médico infectologista pode trabalhar em um hospital, clínica ou mesmo consultório. Na sua rotina, ele vai realizar diagnósticos, tratar pacientes com infecções, além de atuar na promoção de medidas preventivas.
Por conta da pandemia da COVID-19, que começou no final de 2019, na China, e rapidamente se espalhou para os outros países, o papel do infectologista na saúde ficou em evidência. Afinal, ele é um dos especialistas que podem falar com propriedade sobre cuidados com coronavírus.
Áreas relacionadas
Outro detalhe interessante é que esse médico pode se especializar em determinadas áreas. Entre elas, controle de infecção hospitalar, infectologia hospitalar, infectologia na saúde pública, pacientes imunossuprimidos e infectologia ambulatorial, por exemplo.
Ou seja, de acordo com as preferências pessoais de cada profissional, pode-se escolher caminhos específicos que vão desde a atuação para fazer diagnóstico e tratar diferentes infecções até o trabalho específico com pacientes que sofrem de doenças onco-hematológicas.
No Brasil, o Dia do Infectologista é celebrado no dia 11 de abril, data que marca o nascimento do médico Emílio Ribas. Ao longo de sua carreira, ele se tornou um importante profissional no país que se dedicou aos cuidados de doenças infecciosas.
O que são doenças infecciosas?
Até aqui, já deu para entender que o infectologista cuida de pacientes com doenças infecciosas e parasitárias. Mas você sabe o que isso quer dizer? A lista dessas enfermidades é extensa, contendo desde agravos já popularmente conhecidos no Brasil, como dengue e influenza, até situações mais complexas e pouco comuns, como a shigelose.
O próprio Ministério da Saúde brasileiro disponibiliza um guia em que lista quase 70 doenças infecciosas. Entre as principais, podemos destacar as seguintes:
- Aids;
- botulismo;
- candidíase;
- cólera;
- coqueluche;
- dengue;
- difteria;
- doença de Chagas;
- doença de Lyme;
- febre amarela;
- febre tifoide;
- gonorreia;
- hanseníase;
- hantaviroses;
- hepatites A, B, C, D e E;
- infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV);
- influenza;
- malária;
- meningite;
- peste;
- raiva;
- tuberculose etc.
As doenças acima são apenas alguns exemplos e, certamente, você já ouviu falar de muitas delas. Ou seja, o papel do médico infectologista não se resume a análises, mas também ao tratamento de enfermidades como essas. Inclusive, algumas são recorrentes no Brasil, como é o caso da dengue.
Mas não podemos nos esquecer também de que o cenário mundial de doenças infecciosas muda de tempos em tempos. Por mais que médicos e cientistas estivessem cientes dos perigos de uma pandemia global se iniciar a qualquer momento, nenhum cenário foi previsto para a situação causada pelo coronavírus, que é mais um que entra para a lista de problemas atendidos pelo infectologista.
Quais são as especialidades da infectologia?
Doenças infecciosas, muitas vezes, com alta capacidade para dizimar populações, são registradas pela humanidade há muito tempo. A peste negra, a epidemia causada pelo HIV, o vírus influenza e, mais recentemente, os casos de coronavírus, são alguns dos casos que vêm desafiando médicos e infectologistas em todo o mundo.
De maneira resumida, podemos falar que as especialidades do infectologista se dividem entre essas três, principalmente:
- saúde pública;
- hospitalar;
- ambulatório.
O médico que se especializa em saúde pública tem o desafio de fazer parte e coordenar campanhas de vigilância, além de estudar fatores epidemiológicos de determinadas regiões. Tudo isso é importante para a prevenção de possíveis surtos que esses microrganismos podem causar.
Normalmente, atuam nos departamentos de saúde de estados e municípios. Já para aquele que prefere se dedicar à área hospitalar, seus principais desafios serão lidar, justamente, com o controle de infecções hospitalares.
Isso porque, em todo hospital, é preciso seguir rígidos protocolos de segurança, como a NR 32. Para implementar as práticas e mesmo fazer o controle das mesmas, é preciso que na equipe responsável pelas ações haja um médico infectologista.
Outra área bastante comum para esses médicos é a ambulatorial, que tem uma alta demanda no dia a dia. Geralmente, o especialista vai tratar de pacientes com HIV, hepatites, doenças sexualmente transmissíveis e infecções em geral.
Aqui, vale ressaltar que nem todas as infecções demandam cuidados complexos e longos tratamentos. Porém, por conta da facilidade de transmissão, a necessidade de atendimento diário para esses pacientes é bem alta.
LEIA TAMBÉM: Infectologista perto de mim: quando e onde devo encontrar?
Quando procurar um médico infectologista?
Não se deve procurar o infectologista apenas quando você já estiver doente, mas ele serve também para aconselhamentos. Geralmente, é importante contar com a ajuda desse especialista quando surgirem os seguintes sinais:
- doenças virais, como dengue, febre amarela, sarampo e caxumba;
- agravos causados por fungos, como micoses;
- doenças bacterianas, como infecções urinárias;
- problemas causados por protozoários, como toxoplasmose;
- aconselhamento sobre vacinação.
Viu a importância do médico infectologista? Lembre-se de não procurar ajuda médica somente quando já estiver doente. Faça exames periódicos, mantenha uma rotina de consultas e exames para avaliar a sua saúde e, claro, não deixe de buscar um especialista sempre que perceber qualquer mudança no seu corpo.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você está em busca de ajuda médica, aproveite e entre em contato conosco para conhecer os nossos especialistas nas mais variadas áreas. Afinal de contas, prevenção é fundamental para manter a sua saúde em dia!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Acho muito importante está especialidade tenho o plano médico o cartão de desconto cartão de todos já consulto muito na clínica amor e saúde excelente darei uma sugestão pra você colocar também urgência e emergência e internação aqui na região do barreiro seria ótimo pra nós desta região o nome já diz tudo amor e saúde .
Agradecemos pela sugestão, Darci! 😊