terapeuta realizando um dos tipos de terapia terapeuta realizando um dos tipos de terapia

Veja 17 tipos de terapia que ajudam a cuidar da saúde mental

9 minutos para ler

O psicólogo é o profissional responsável por definir quais os tipos de terapia que mais se encaixam durante o processo terapêutico de um paciente. Diante disso, efeitos ligeiros são notados à medida em que as sessões são feitas.

As abordagens são escolhidas de acordo com a necessidade e o objetivo de cada pessoa. Portanto, em primeiro lugar é preciso passar por uma avaliação psicológica.

Veja aqui quais são os tipos de terapia:

O que é terapia?

Há diversos tipos de terapia existentes e por essa razão um profissional de psicologia deve avaliar qual abordagem mais se encaixa na situação de seu paciente. Feito isso, é possível fazer com que os resultados demorem menos tempo para aparecer.

Algumas pessoas recorrem a essa assistência visando melhorar uma característica específica de sua personalidade, de maneira a diminuir comportamentos negativos. 

O autoconhecimento também é um processo que leva inúmeras pessoas a buscarem o tratamento, tendo em vista que ajuda a aumentar a autonomia de um indivíduo e a compreender certos limites. Com isso, é adquirido uma maior clareza a respeito de pensamentos, emoções e comportamentos.

Contudo, alguns pacientes procuram ajuda profissional para tratar situações mais severas, como é o caso de vícios e traumas. No entanto, isso não significa que as técnicas de psicologia não possam ser usadas em casos mais “simples” para promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar, assim como falamos anteriormente.

É por esse motivo que vários tipos de terapia podem ser usados. Independente de qual for a abordagem escolhida, há como conquistar benefícios que auxiliam a ter uma visão mais positiva da vida. 

terapeuta abordando diferentes tipos de terapia

Quais tipos de terapia existem?

Como você viu, entender quais os tipos de terapia ajuda a obter uma melhor clareza em relação aos seus objetivos e necessidades. Por isso, confira quais são eles. 

1. Psicanálise

A psicanálise corresponde a um campo clínico que investiga a mente humana, de modo a interpretar as representações mentais. Ou seja, durante essa abordagem o psicanalista se conecta com o subconsciente do paciente, interpretando sonhos, crenças, ideias, desejos e lembranças. 

Desse modo, o profissional consegue detectar quais são as aflições que estão atrapalhando o dia a dia do indivíduo, visando identificar a melhor maneira de tratá-las. Assim, os comportamentos inconscientes e prejudiciais são reduzidos gradualmente.

2. Junguiana

Também conhecida como Psicologia Analítica, a terapia Junguiana permite que o paciente consiga viver da maneira que ele realmente é.

Para isso, é necessário que o indivíduo se desprenda do seu consciente e passe a analisar também os aspectos de seu inconsciente, de modo com que ambos fiquem equilibrados. Ou seja, é um dos tipos de terapia que explora a psique e libera a autoexpressão. 

3. Lacaniana

Essa também é um dos tipos de terapia que explora o inconsciente. Em primeiro lugar, o psicanalista lacaniano inicia a sessão com questionamentos a fim de descobrir qual problema está atrapalhando o dia a dia do paciente. Durante esse processo, ele também verifica se a questão pode mesmo ser tratada com terapia lacaniana. 

Logo, há um estímulo que permite que o paciente diga o que deseja abertamente. Com isso, o profissional capta minuciosamente os padrões de suas palavras, de modo que sejam interpretadas. 

Existe ainda a possibilidade de o indivíduo ser interrompido para refletir sobre um assunto específico. A partir disso, é adquirido mais autoconhecimento. 

4. Behaviorismo

Conhecido como comportamentalismo, o Behaviorismo estuda os comportamentos do paciente, levando em consideração as experiências e os condicionamentos. Portanto, acredita que o comportamento do indivíduo é proveniente do ambiente no qual está inserido. Assim, uma investigação ampla sobre as respostas de estímulos específicos é aderida. 

5. Terapia cognitivo-comportamental

Enquanto isso, a terapia cognitivo-comportamental faz parte dos tipos de terapia que investiga os pensamentos, as emoções e os comportamentos. Ela tem como objetivo analisar a maneira com que uma pessoa lida com determinadas ocorrências e a forma como ela é afetada.

Por isso, tem como finalidade identificar maneiras de modificar comportamentos prejudiciais, fazendo com que os pacientes saibam reagir a uma situação de um jeito mais saudável. 

6. Gestalt

A Gestalt está incluída entre os principais tipos de terapia e tem como base três conceitos: o aqui e agora, a consciência e a responsabilidade. Com eles, há como modificar de forma consciente algum acontecimento que está gerando incômodo. 

7. Psicodrama

Usando o teatro para identificar e solucionar questões de natureza psíquica, a psicodrama corresponde a um dos tipos de terapia mais rápidos. O processo terapêutico visa entender os papéis que desempenhamos em nossa rotina. A partir da abordagem, o autoconhecimento faz com que vivamos com mais consciência. 

Banner agende sua consulta 60 reais

8. Terapia positiva

A terapia positiva tem como principal finalidade entregar um melhor bem-estar e qualidade de vida para os pacientes. Para cumprir seu objetivo, trabalha para verificar quais são os fatores responsáveis por gerar felicidade e satisfação. 

Assim que os fatores são identificados, o foco é curar as questões emocionais que estão afligindo a pessoa. É comum que o profissional busque talentos e habilidades para construir um campo positivo. Como o próprio nome já indica, são usados estímulos positivos. 

9. Terapia humanista

A terapia humanista propõe reflexões para que o indivíduo obtenha o autoconhecimento e saiba ter mais controle sobre si. Portanto, o foco do processo terapêutico é totalmente direcionado para o paciente a fim de que ele consiga mudar seus conceitos. Depois que passa a aceitar como verdadeiramente é, começam a ocorrer mudanças significativas.

10. Abordagem integrada da mente 

A abordagem integrada da mente (AIM) também está presente nos tipos de terapia mais ligeiros, funcionando como um tipo de “cirurgia da mente”. Nesse processo, o paciente se torna capaz de solucionar questões do passado que estão prejudicando seu atual cotidiano. 

Com o passar do tempo, os sintomas nocivos são diminuídos. O terapeuta responsável pelas sessões tem como objetivo transmitir mais confiança e segurança. 

11. Hipnoterapia

Utilizando a hipnose como ferramenta terapêutica, a hipnoterapia é considerada um dos tipos de terapia, sendo utilizada para otimizar efeitos de tratamentos de ansiedade, depressão, tabagismo e fobias. O foco do tratamento pode ser tanto emocional e psicológico quanto físico. 

12. Narrativa

A terapia narrativa é um dos tipos de terapia existentes na psicoterapia. A finalidade do processo terapêutico é ajudar um paciente a encontrar resoluções para seus problemas por meio de suas narrativas. Ou seja, transmite mais conhecimento a respeito das capacidades de passar por experiências atuais e futuras. 

13. Experiência somática

Na experiência somática, os pacientes passam a observar as suas sensações corporais de modo a obter mais conhecimento sobre seu próprio corpo. Durante esse processo, as energias presas são liberadas por movimentos ou respiração profunda, por exemplo. Esse método é bastante usado para tratar o transtorno do estresse pós-traumático. 

14. Brainspotting

O brainspotting corresponde a uma ferramenta neurobiológica que tem como objetivo processar traumas por meio de conteúdos contidos na memória. Durante a terapia, o paciente é estimulado a fixar os olhos em pontos específicos, conhecidos como ponto cerebral. 

Desse modo, é possível liberar experiências e sintomas que causam sofrimento. Geralmente, uma pessoa não consegue expelir sua dor de outras maneiras. 

15. EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

Por mais que pareçam ser a mesma coisa, o brainspotting e o Eye Movement Desensitization and Reprocessing são dois tipos de terapia diferentes. O EMDR tem como “alvo” a lembrança traumática. Nele, o terapeuta faz com que o paciente se lembre de traumas a fim de processá-los e deixá-los no passado. 

16. Logoterapia

O sentido da vida é considerado a maior motivação de todas as pessoas. Por essa razão, a logoterapia trabalha na procura de sentido para preservar a saúde mental

O terapeuta auxilia o paciente a lidar com crises existenciais, motivando-o a encontrar uma solução para seus problemas, de modo com que saiba lidar de forma positiva com empecilhos da vida. 

17. Fenomenológico-existencial

A psicoterapia fenomenológico-existencial auxilia na descoberta das razões de determinados sentimentos. Ela faz com que um indivíduo perceba como é responsável por suas próprias ações e consequentemente por seu futuro também. 

Sendo assim, cada um de nós atuamos de forma individual. Portanto, o paciente é estimulado a pensar profundamente sobre a vida e a convivência com as pessoas, com o mundo e consigo. 

paciente em avaliação psicológica para descobrir melhores tipos de terapia

Afinal, como escolher o melhor tipo de terapia?

Embora saber quais são os tipos de terapia sirva de grande ajuda, é importante recorrer a um profissional de psicologia para entender as abordagens que melhor se enquadram no seu caso. 

À vista disso, o terapeuta faz uma avaliação eficaz para visualizar a técnica que mais irá proporcionar efeitos positivos ao longo do tratamento. A análise acontece conforme as queixas relatadas durante a consulta. Por esse motivo, é preciso ser o mais honesto possível. 

Diante disso, os sintomas são reduzidos e a pessoa passa a se sentir melhor, tanto consigo quanto com outras pessoas. 

Existe ainda a possibilidade do profissional recomendar tipos de terapia integrativa. Entre elas, destacam-se as principais:

  • Ioga;
  • Musicoterapia;
  • Acupuntura;
  • Geoterapia;
  • Fitoterapia;
  • Homeopatia;
  • Biodança;
  • Meditação.

Vale ressaltar que o paciente só pode ser liberado das sessões de psicologia a partir do momento em que o psicólogo considera sua alta viável. Portanto, é fundamental não negligenciar o tratamento. Caso seu processo terapêutico ainda não tenha sido iniciado, procure uma clínica de confiança e de qualidade.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário