infecção urinária infecção urinária

Infecção urinária: o que é, causas, sintomas e tratamentos?

11 minutos para ler

A infecção urinária é uma manifestação decorrente de bactérias que se infiltram nas regiões do trato urinário, atingindo mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil. 

Os pacientes infectados pela doença costumam apresentar necessidade frequente de ir ao banheiro, queimação e ardência ao urinar, febre e dor na parte inferior das costas.

Veja aqui o que é infecção urinária, causas, sintomas, prevenção e tratamentos:

O que é infecção urinária?

A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença resultante da proliferação de microrganismos que alcançam o sistema urinário, sendo os locais mais afetados os rins, ureteres, bexiga e uretra. Por essa razão, a anormalidade pode ser dividida em tipos. 

Por exemplo, a cistite é uma infecção bacteriana característica da bexiga ou do trato urinário inferior, causada pela disseminação da bactéria Escherichia coli e outros microrganismos presentes no intestino, que são deslocados diretamente dessa área para a bexiga. 

Enquanto isso, a uretrite trata-se da inflamação ou infecção da uretra, proveniente de bactérias do trato gastrointestinal, porém, devido ao fato de que a uretra no público feminino está mais perto da vagina, algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) podem desencadear o problema.

Já a pielonefrite se inicia na uretra ou na bexiga e pode ser encaminhada para um ou dois rins. A negligência de seu tratamento pode causar danos permanentes na região ou espalhar a bactéria para a corrente sanguínea, causando uma infecção potencialmente fatal. 

Por fim, quando o problema está situado nos ureteres, é capaz de interferir nos tubos que propele a urina dos rins até a bexiga.

Para tratar adequadamente esses malefícios, é recomendado que o indivíduo procure o urologista, médico responsável por combater as patologias do sistema urinário. 

O que causa infecção urinária?

Quando os microrganismos (bactérias, vírus, fungos e demais parasitas) se habituam no trato urinário, seja pela uretra, que é o canal mais frequente de contaminação, ou pela corrente sanguínea, fator raro mas que pode vir a acontecer, ocorre o que conhecemos por infecção urinária. 

Alguns hábitos não saudáveis podem facilitar a entrada dos patógenos, agentes responsáveis pelo malefício, às vias que permitem a infecção. 

Entre as medidas habituais prejudiciais à saúde do sistema urinário, estão:

  1. baixa hidratação hídrica, sendo que o recomendado é tomar ao menos 2 L de água por dia;
  2. segurar a urina por períodos prolongados;
  3. não limpar corretamente a região íntima;
  4. utilizar o mesmo absorvente por períodos prolongados, sem trocar nos momentos devidos;
  5. utilizar roupas íntimas apertadas, o que provoca uma ausência de ventilação;
  6. uso recorrente de substâncias nocivas que interferem na saúde do trato urinário, como álcool e cigarro.

Por que se manifesta frequentemente em mulheres

Por que se manifesta frequentemente em mulheres?

De fato, a infecção urinária ocorre com uma maior frequência no público feminino, mas qual seria o motivo disso?

Um dos principais fatores responsáveis baseia-se na anatomia feminina, em razão de que o aparelho reprodutor facilita a penetração de germes causadores do problema, devido ao tamanho da uretra das mulheres. Por conter uma curta extensão, as bactérias presentes na flora bacteriana local se transferem para a bexiga e podem, até mesmo, atingir os rins.

Inclusive, a mulher tende a utilizar roupas mais apertadas, como as peças íntimas ou as calças. O hábito traz uma enorme complicação, o que afeta a circulação do ar na região íntima. Por causa da falta de ventilação, os patógenos decorrentes de doenças encontram uma porta de entrada para se fixar, através de um rápido caminho. 

Além disso, a infecção urinária na gravidez também é bastante observada, pois determinados períodos como a gestação podem aumentar as chances do surgimento dos problemas no trato urinário, visto que as alterações mecânica e hormonais podem servir de influência para a manifestação dos sinais maléficos. 

Sendo assim, se você irá dar a luz futuramente, não dispense o acompanhamento pré-natal e converse honestamente com o médico sobre qualquer sintoma que aparecer. Dessa forma, os possíveis quadros mais agravados, como é o caso da pielonefrite (infecção bacteriana situada nos rins) são evitados, de forma a deixar a gestante segura e tranquila. 

Apesar de raro, a infecção urinária masculina acontece especialmente em casos de elevação benigna da próstata ou estreitamento do calibre da uretra (estenoses da uretra). Já a infecção urinária em crianças é encontrada com maior constância, surgindo em virtude de uma manifestação prematura de anomalias congênitas do rim ou do aparelho urinário e alterações na bexiga.

Sintomas de infecção urinária

Antes de falar quais são os sintomas de infecção urinária, é preciso evidenciar que os sinais mais frequentes na irregularidade oscilam de acordo com a área de infecção, independente se o indivíduo é homem ou mulher. Conheça aqui os tipos e saiba identificar se você está com infecção urinária:

Sintomas de cistite

A infecção ou inflamação da bexiga causada pela bactéria Escherichia coli pode fazer com que os sinais prejudiciais oscilem desde aumento de frequência urinária até a dificuldade para urinar.

Os principais sintomas que podemos visualizar, são:

  • aumento da necessidade de ir ao banheiro ou sensação constante de bexiga cheia;
  • dor, queimação ou ardência ao urinar;
  • dificuldade miccional (dificuldade para urinar);
  • hesitação para urinar, esforço e gotejamento (urina gotejante);
  • maior vontade de urinar a noite;
  • coloração alaranjada na urina;

Sintomas de uretrite

A infecção ou inflamação na uretra pode levar os indivíduos, principalmente o público masculino, a apresentar uma secreção.

À vista disso, os principais modos de identificação da uretrite baseiam-se nos seguintes sinais:

  • dor e ardência ao urinar ou durante relações sexuais e ejaculação;
  • forte odor na urina;
  • coceira e sensibilidade local intensa;
  • presença de secreção da uretra.

Sintomas de pielonefrite 

A inflamação renal provocada pelos danos das bactérias aos rins e ureteres, também chamada de infecção do parênquima renal, pode causar sinais que não só consistem em dor e queimação ao urinar, como também em dores nos outros locais do corpo.

Banner agende sua consulta 60 reais

Sendo assim, os sintomas ocasionados pela pielonefrite são: 

  • febre, náuseas e vômitos;
  • calafrios;
  • tremores;
  • dores nas costas, abaixo da última costela e na região lombar;
  • dor ao urinar e nos rins;
  • aumento da frequência urinária;
  • sensação constante de bexiga cheia. 

LEIA TAMBÉM: Infecção urinária masculina: veja os sintomas e como tratar!

O que piora a infecção urinária

O que piora a infecção urinária?

Por mais que muitas pessoas não saibam, ingerir recorrentemente determinados alimentos pode aumentar os riscos de manifestação da infecção urinária, já que o consumo eleva a irritação e faz com que o organismo tenha dificuldade para remover as bactérias causadoras da doença. Além de que, é possível que o hábito não saudável agrave ainda mais o quadro do paciente. 

Entre esses alimentos prejudiciais à saúde do aparelho urinário, estão o café e os alimentos que contêm cafeína (chá verde, chá preto, chá mate, chocolate e guaraná), carnes processadas (salsicha, linguiça, presunto, mortadela, salame, peito de peru e bacon), bebidas alcoólicas, farinha branca e alimentos que contêm farinha (macarrão, tortas, bolos, biscoitos, pizzas e pães).

Como evitar o problema?

Como é de vasto conhecimento, a prevenção é a melhor direção a ser caminhada em qualquer tipo de problema de saúde, especialmente na infecção urinária.

As alterações no trato urinário podem ser evitadas com alguns cuidados básicos, como beber bastante água, já que a bebida auxilia na remoção de bactérias da uretra e da bexiga.

Também é possível acabar com o incômodo urinando frequentemente, tendo em vista que prender o líquido na bexiga por muito tempo é uma atitude completamente prejudicial. O ato de urinar, especialmente depois de relações sexuais, favorece a retirada dos microrganismos presentes no sistema urinário. 

Caso o hábito seja viável, é recomendado se lavar com água e sabão sempre que der. Porém, é necessário ter cuidado com o excesso de lavagem, para não alterar o equilíbrio da flora genital, que atua como uma barreira de escudo para o nosso organismo. 

Portanto, manter a higienização pessoal em dia é fundamental, de maneira a dar continuidade tanto à limpeza da vulva quanto do ânus. Por isso, ao evacuar, é importante passar o papel higiênico de frente para trás.

Para as mulheres, algumas dicas indispensáveis são: parar de usar roupas muito justas que dificultam a ventilação local, retendo calor e umidade, bem como trocar os absorventes higiênicos nos períodos recomendados, são capazes de ajudar prevenir a disseminação bacteriana. 

Por último e não menos importante, interromper vícios como o cigarro, tabaco e outras drogas, e até mesmo os temperos fortes e cafeína, auxilia na redução de irritação do trato urinário.

Como tratar infecção urinária?

Você sabia que nosso próprio organismo tem a função de eliminar as bactérias presentes na infecção do trato urinário? 

É possível que a irregularidade se interrompa isoladamente em poucos dias, contudo, nas situações em que isso não é possível, urge a necessidade de realizar procedimentos específicos com especialistas em infecção urinária.

Os métodos de avaliação costumam ser o levantamento do histórico clínico do indivíduo e os sintomas apresentados na condição, exame de urina tipo I, e urocultura com antibiograma, usado para descobrir o agente infeccioso de maneira a obter um tratamento adequado a partir do uso de um antibiótico eficiente.

Principais remédios para infecção urinária

O tratamento da doença conta com o auxílio de medicações que trabalham eficazmente para destruir as bactérias responsáveis por dores e desconfortos provenientes de alterações na bexiga, rins, ureteres e uretra.

Antibióticos

Entre os remédios mais encontrados nas farmácias para combater a infecção de urina estão os antibióticos, que possuem o papel de diminuir a quantidade de bactérias causadoras dessa infecção no organismo.

Neste caso, é muito utilizado medicamentos como Nitrofurantoína (Macrodantina), Fosfomicina (Monuril), Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim ou Bactrim F), e Penicilinas ou cefalosporina (em especial, a cefalexina). 

Antiespasmódicos e analgésicos

As situações que utilizam os antiespasmódicos e analgésicos como um remédio para infecção de urina necessitam do alívio dos sintomas do problema de trato urinário, como dor, ardência e queimação ao urinar e sensação de peso na barriga.

As medicações usufruídas para este objetivo geralmente são Flavoxato (Urispás),

Escopolamina (Buscopan ou Tropinal), e Hiosciamina (Tropinal).

Antissépticos

Até mesmo os antissépticos são capazes de contribuir para o combate da doença, atuando com a finalidade de amenizar os sinais nocivos e evitar a piora do quadro clínico, que atinge os rins ou a bexiga. 

Os fármacos usados para prevenir o surgimento da infecção urinária recorrente crônica são a metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin).

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário