Perna de mulher que sofre pela presença de ferida inflamada. Perna de mulher que sofre pela presença de ferida inflamada.

Ferida inflamada: como tratar as lesões e melhores remédios!

7 minutos para ler

Uma ferida inflamada necessita de cuidados especiais para que não se torne uma infecção. Mas você sabe quais são as melhores formas de tratar essas lesões e quais os remédios podem ser utilizados?

Continue a leitura deste artigo e confira essas e outras informações:

O que é uma ferida inflamada?

A ferida inflamada pode ser designada como uma lesão aberta que ocasiona na ruptura da camada cutânea externa e apresenta sinais como vermelhidão e inchaço.

Um fato interessante é que a inflamação faz parte do processo de cura da ferida, mesmo que exija cuidados especiais para não se agravar, pois serve como profilaxia e combate a partículas estranhas que queiram se estabilizar na pele. Mas, como saber se a ferida está inflamada?

O que pode caracterizar uma ferida inflamada?

As características de um ferimento inflamado costumam ser: sensação de latejo local e ao redor da ferida, dores, vermelhidão, inchaço e sensação de calor. Todas essas reações partem do sistema imunológico, que dilata os vasos sanguíneos para irrigar o sangue e transportar células de defesa, que realizam a recuperação e auxiliam no funcionamento do tecido lesionado, de forma com que a entrada de microrganismos infecciosos seja barrada.

Após esse processo, as células afetadas são regeneradas e voltam a realizar a sua função regularmente.

Pé de um homem que apresenta feridas inflamadas e infeccionadas.

Existe diferença entre uma ferida inflamada e uma ferida infeccionada?

Sim, existem diferenças! Uma ferida inflamada, como dito anteriormente, é uma reação do organismo à lesão ocorrida. Além disso, a inflamação faz parte do processo de cicatrização e é mais fácil de ser tratada, já que necessita de poucos cuidados.

Já a ferida infeccionada é ocasionada pela invasão de microrganismos na lesão, provocando sintomas mais intensos na região cutânea, como a produção de pus, inchaços, vermelhidões intensos e até sintomas físicos como dores, febres, mal-estar e outros.

Os cuidados para uma ferida infeccionada também se diferenciam dos cuidados com uma ferida inflamada, como aplicação de antibióticos tópicos ou orais e, em alguns casos, pode ser necessária a drenagem do líquido da ferida para uma melhor cicatrização. Conte com o apoio do médico infectologista para lhe auxiliar.

Em casos de infecção nas feridas, não deixe de procurar um médico! Dessa forma, a cura é precoce e você estará evitando o surgimento de complicações.

Existe algum remédio para ferida inflamada?

Sim, existem algumas opções de medicamentos que podem ser administrados para tratar ferida inflamada. São alguns deles:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios

Existem alguns medicamentos como ibuprofeno e naproxeno que auxiliam no alívio de dores e reduzem a inflamação, mas a dosagem recomendada e administração desses medicamentos deve ser de indicação médica, para evitar complicações.

  • Pomadas e cremes tópicos

Existem variedades de pomadas e cremes que podem ser aplicados em caso de ferida inflamada e auxiliar na cicatrização. Pomadas com corticosteroide, ingredientes como neomicina, bacitracina ou mupirocina podem ser ideais.

Vale frisar: não administre nenhum tipo de medicamento sem indicação médica, especialmente se você apresentar alergia a uma substância medicamentosa.

  • Curativos especiais

Curativos como hidrocoloides ou filmes transparentes podem proteger as feridas de infecções e auxiliar no processo de cicatrização.

  • Antibióticos

Administrado somente sob prescrição medicamentosa, pode ser de uso tópico ou oral. Antibióticos necessitam de muita cautela durante sua utilização, então lembre-se sempre de realizar a ingestão do fármaco conforme a prescrição médica.

Apesar dos variados cuidados, somente o médico poderá dizer qual a forma ideal de cuidar da ferida inflamada, levando em consideração a gravidade do ferimento e os sintomas que pode estar ocasionando.

Existe algum remédio caseiro para ferida inflamada?

Existem alguns cicatrizantes de origem natural como chás, mel ou compressas de camomila e outras flores e folhas. Esses cicatrizantes estimulam a cicatrização, e diminuindo a inflamação e regenerando a pele.

Porém, só podem ser usados em feridas de menores gravidades, como picadas de insetos, queimaduras, psoríase e outras. Além disso, a aplicação dessas soluções naturais deve ser realizada após limpar e secar a pele, e não substituem os cuidados médicos.

  • Ligadura com mel

O mel possui uma antibiótico natural que combate inflamações na pele, atuando na cicatrização das feridas e auxiliando, através de hidratação, na regeneração dos tecidos. Pessoas que possuem alergia a pólen, mel ou própolis não devem utilizar essa composição.

  • Cataplasma de chá calêndula

A calêndula apresenta propriedades anti-inflamatórias e calmantes, e auxilia na cicatrização natural quando está na forma de cataplasma, proveniente do chá da planta.

  • Compressas de camomila

Além de apresentar propriedade anti-inflamatória, também é um auxilio calmante e combate a alergias presentes, reduzindo as coceiras.

  • Gel de babosa

Apresenta efeito anti-inflamatório e acalma a irritação na pele, além de ser um excelente hidratante e cicatrizante. Mas atenção: não utilize as folhas da babosa, pois ela possui efeito tóxico. Utilize somente o gel transparente interno.

  • Cataplasma de aveia

Contém ação cicatrizante e propriedade antioxidante, além de ser um ótimo calmante e contribuir para redução da inflamação.

  • Compressa de amor-perfeito

É utilizada para efeito anti-inflamatório, antialérgico e analgésico e, quando é aplicado sobre a pele, auxilia na cicatrização das feridas.

  • Emplastro de milefólio

Possui ação anti-inflamatória e antibacteriana e auxilia na circulação sanguínea e na cicatrização de cortes, feridas, picadas de inseto ou varizes.

  • Compressa de confrei

Auxilia na cicatrização, limpeza e hidratação da pele, além de promover a regeneração da pele. Pode ser usado em ferida inflamada, acne, dermatite e outras.

  • Mistura de óleos essenciais

Realiza ação cicatrizante, anti-inflamatória e analgésica, além de auxiliar na regeneração dos tecidos. Para um melhor resultado, deve-se misturar os óleos essenciais com outro óleo vegetal, como o óleo de coco ou óleo de amêndoas doce, para melhor absorção da pele e reduzir possibilidade de irritações.

Uma pessoa realizando tratamento com pomadas para tratamento de feridas inflamadas.

O que é bom para ferida inflamada?

Existem diversas formas de realizar cuidados com a ferida inflamada, para que ela cicatrize de forma mais saudável. Alguns desses cuidados são:

  • Realizar uma boa higiene no local inflamado

Mantena sempre uma boa higienização nos locais onde há inflamação, com antissépticos ou água e sabão. O importante é ter cautela para não ferir ainda mais a área afetada. Essa atitude irá proteger a entrada de microrganismos na ferida e diminuir os riscos de uma infecção.

  • Proteja a ferida inflamada com curativos

Após a realização da limpeza, seque ao redor da área lesionada com toalha limpa e faça um curativo com faze por cima do ferimento.

  • Alimentação saudável + hidratação = cicatrização

O sistema imunológico do organismo é diretamente influenciado por uma boa alimentação e hidratação do corpo. Isso auxilia na cicatrização da ferida inflamada.

  • Busque aprimorar a circulação sanguínea na área atingida

Leves exercícios físicos com movimentos suaves podem auxiliar a mante uma boa circulação sanguínea na área inflamada. O ideal é não abusar nos movimentos, pois pode provocar sangramentos, ainda mais inchaços e dores.

  • Os sintomas se agravaram? Busque auxílio de um profissional da saúde

Em casos onde as feridas apresentam complicações e se transformam em infecções, pode ser necessária uma visita a um médico. Especialmente em casos de maior profundidade, houver formação de pus, apresentar dores fortes e inchaços agravantes.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário