clínicas populares clínicas populares

Clínicas populares: por que é uma boa opção em tempos de pandemia?

6 minutos para ler

Nos últimos anos, as clínicas populares têm ganhado espaço no mercado da saúde. Voltadas para quem busca atendimento particular de qualidade a um baixo custo, elas trabalham com diversas especialidades. Mas, em meio a um cenário de pandemia, seria essa uma boa opção para cuidar da saúde?

A resposta é sim! De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação ao distanciamento social e a medidas básicas para que as operações sejam realizadas com segurança, esses espaços hospitalares estão totalmente preparados para receber você. Na medida do possível, todos os atendimentos ocorrem dentro da normalidade.

Ainda tem dúvidas e se sente inseguro em frequentar um ambiente hospitalar popular por causa do coronavírus? Confira, neste artigo, por que você pode se tranquilizar a respeito do assunto.

O fluxo de pacientes está menor e é sempre controlado

Não se preocupe: ao chegar em uma clínica médica popular, dificilmente você vai se deparar com uma grande aglomeração de pessoas. Esse, inclusive, é o primeiro fator a ser evitado em qualquer ambiente que preste esse atendimento.

O tempo entre as consultas aumentou, de modo que não há uma quantidade expressiva de pessoas nas salas de espera. Além disso, o estabelecimento preza pelo distanciamento ao posicionar as cadeiras de maneira estratégica. Assim, é possível esperar com conforto, mas fica mais fácil evitar que as pessoas se sentem próximas para aguardar a sua vez.

Por fim, vale frisar que a maioria das clínicas oferece álcool em gel e máscaras faciais para estimular a conscientização e a proteção em relação ao contágio. Ou seja, não é preciso se alarmar caso haja a necessidade de se consultar, porque você terá tudo o que precisa à disposição.

A agilidade das consultas em clínicas populares é prioridade

Outra questão importante é que a agilidade das consultas em clínicas populares é uma prioridade. Qualquer possível atraso é evitado ao máximo, os horários são cumpridos com rigor e todos os médicos e especialistas são aconselhados a se ater estritamente ao necessário.

Com foco, o atendimento acontece com maior rapidez, mas de forma completa para um diagnóstico certeiro. Para completar, com antecedência, todas as salas e consultórios passam por um rigoroso processo de higienização, o que não interfere nos horários previstos e garante mais segurança para quem frequenta o ambiente.

As avaliações de quem tem sintomas gripais são realizadas separadamente, inclusive para que o encaminhamento para outra unidade ou especialista também seja rápida, se houver necessidade. Por causa de todos esses cuidados, você não passa mais tempo que o necessário fora de casa — ideal nos casos que envolvem coronavírus e idosos, certo?

As pré-consultas estão disponíveis para evitar casos graves no ambiente hospitalar

O paciente ainda pode fazer uma pré-consulta com o especialista desejado para otimizar seu tempo e, até mesmo, evitar a necessidade de sair de casa. Ela ocorre por meio de aplicativos ou sistemas online, de maneira segura e confiável.

Todo o procedimento é autorizado pelos órgãos de saúde competentes, diante da necessidade de ampliar a prevenção da contaminação pelo coronavírus. Basta entrar em contato com a clínica e agendar um horário normalmente para esse tipo de atendimento.

Essa alternativa é muito importante, porque ajuda a evitar que casos graves de coronavírus e as crianças circulem pelo mesmo ambiente, por exemplo. Por vezes, a situação também não é grave, e pode receber as orientações necessárias à distância.

Tudo o que você precisa é de um computador, tablet ou smartphone que tenha câmera e microfone, além da internet. Se a visita à clínica realmente for necessária, um novo agendamento é feito conforme a urgência apresentada. Assim, todos os procedimentos e tratamentos ocorrem normalmente de maneira presencial.

A atenção e os esforços dos profissionais estão redobrados

clínicas populares

As clínicas populares, mesmo com um valor acessível, contam com profissionais extremamente competentes e especializados para prestar os atendimentos. Eles já são devidamente capacitados para atender a todas as idades e perfis de pacientes, de acordo com a especialidade em que trabalham.

Contudo, diante do cenário de pandemia, todos redobraram a atenção e os esforços para garantir a segurança de todos — em especial para os casos que envolvem gravidez e o coronavírus, que merecem atenção. As recomendações da OMS são seguidas à risca, porque os profissionais continuam expostos ao exercer suas respectivas funções.

Para não colocar em risco o paciente, usam equipamentos específicos de proteção, além de máscara e luvas. Portanto, tenha total tranquilidade ao estar em contato com o médico e também com os responsáveis pelo atendimento da clínica.

Os padrões de segurança são rígidos, uma vez que a saúde de todos deve vir em primeiro lugar para que a disponibilidade dos atendimentos médicos continue sem interferências.

Os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado

De fato, o cenário da pandemia é alarmante e, por enquanto, não há previsão para que ele chegue ao fim. É natural que todo mundo se sinta inseguro nesse momento, mas é essencial que os cuidados com a saúde não sejam deixados de lado. Agora, é de suma importância manter as consultas e exames em dia para ter certeza de que está tudo bem.

A recomendação é ainda mais forte para pacientes que estão no grupo de risco, como idosos e pessoas com problemas crônicos e respiratórios. Quem faz e precisa de acompanhamento constante, como crianças e gestantes, deve manter a regularidade, para que nenhum tipo de impasse surja e prejudique os resultados do tratamento.

Para aqueles que não se encontram em uma situação delicada ou crítica, é importante ressaltar a opção das consultas online. Dessa forma, as dúvidas a respeito da saúde são sanadas e o paciente pode ficar mais tranquilo, além de devidamente medicado, se houver a necessidade.

Como você pode ver, as clínicas populares estão preparadas para receber você em tempos de pandemia. Com todos os cuidados e orientações em prática para evitar a disseminação do coronavírus, você pode se consultar com segurança e continuar a cuidar da sua saúde para se manter bem física e mentalmente.

Afinal, nesse momento, toda força é necessária para superar as dificuldades, não é mesmo? O AmorSaúde sabe disso e pode ajudar você a continuar saudável e bem disposto para enfrentar esses dias difíceis. Entre em contato conosco e agende seu horário!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta