São vários os motivos que podem levar uma pessoa a sofrer com a falta de dentes. Mas, independentemente da razão, é muito comum ela procurar por tratamentos que consigam solucionar o problema e recuperar o seu sorriso. Essa situação afeta muita a autoestima e a qualidade de vida e, por isso, muitos procuram o dentista para recorrer à prótese dentária.
Perder total ou parcialmente os dentes compromete ações rotineiras, como falar e comer. Muitos fatores podem levar a esse quadro, como um acidente ou, até mesmo, algum problema bucal. Nesses casos, reabilitar o sorriso é a melhor maneira de recuperar o bem-estar do indivíduo.
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre as próteses dentárias, para que servem e quais são os modelos disponíveis no mercado. Além disso, vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor opção. Confira!
O que é uma prótese dentária?
As próteses dentárias são aparelhos usados para substituir um ou mais dentes com o objetivo de restabelecer o sorriso e a qualidade de vida do paciente. Elas podem ser fixas ou removíveis, e confeccionadas de vários materiais, como porcelana ou acrílico.
Para obter um resultado mais natural e eficiente, as próteses dentárias são sempre moldadas conforme as caraterísticas da arcada dentária do paciente. Entre as principais vantagens, as próteses:
- aumentam a autoestima do paciente;
- proporcionam a mastigação correta dos alimentos;
- melhoram a fala e a dicção.
Além disso, as próteses dentárias auxiliam a impedir que dentes remanescentes se movimentem, ocupando espaços vazios. Isso evita que, a longo prazo, essa situação prejudique a simetria facial e ofereça outros prejuízos à saúde bucal.
Prótese não é implante
É importante lembrar que prótese não é a mesma coisa que implante dentário. Os dois tratamentos têm o mesmo objetivo, que é substituir um ou mais dentes que foram extraídos, mas a prótese entra no lugar da parte visível do dente. Já o implante dentário, traz, até mesmo, uma nova raiz.
Conforme a avaliação do dentista, as próteses podem ser associadas aos implantes ou usadas de maneira independente. Independentemente do tratamento, é fundamental que o paciente realize visitas periódicas ao dentista para garantir boa manutenção e maior durabilidade ao tratamento.
Quais são os principais tipos de prótese dentária?
As próteses dentárias oferecem ao paciente uma aparência mais natural e maior conforto, quando comparadas aos modelos convencionais. Esses aparelhos são feitos em parceria entre o dentista e o técnico em prótese bucal, com base em moldes tirados da boca do paciente.
Existem diferentes tipos de implantes dentários e cada um é desenvolvido para atender às necessidades especiais de cada paciente. Abaixo, separamos os principais modelos disponíveis no mercado odontológico.
Prótese total
A prótese total, também conhecida como dentadura, é colocada na boca do paciente que perdeu todos os dentes. Nesses casos, é reproduzida uma arcada dentária na totalidade, superior e inferior, a partir de moldes da boca de cada paciente. Só assim é possível ter um ajuste anatômico perfeito.
Alguns pacientes podem apresentar um pouco de dificuldade de adaptação e até certa insegurança, por conta da fixação da prótese, mas existem cremes fixadores no mercado que ajudam a contornar esse problema. A higienização da prótese também é algo que precisa de atenção e, hoje, existe uma infinidade de produtos que podem auxiliar nesse processo.
Prótese parcial removível
Para quem tem gengivas saudáveis e teve perda parcial dos dentes, a prótese parcial removível pode ser a mais indicada. É importante que os dentes naturais estejam saudáveis, pois são eles que servirão de apoio para a fixação da estrutura metálica da prótese. Esse tipo de aparelho tem alguns dentes naturais que se prendem por meio de uma ponte móvel.
Ele é indicado para pacientes que ainda têm um número aceitável de dentes na boca, com apenas alguns espaços resultantes da perda dental, e não há a necessidade de extrair ou desgastar os dentes que ainda estão na boca. Essa prótese pode ser retirada facilmente, favorecendo a limpeza que deve ser feita após cada refeição.
Prótese parcial fixa
A prótese parcial fixa é recomendada para pacientes que perderam um número pequeno de dentes, mas que tenham ao menos dois elementos — um dente superior e outro inferior —, para darem suporte à prótese dentária. São as chamadas pontes. Como ela será apoiada nos dentes remanescentes, é preciso que eles sejam desgastados e, por isso, devem estar saudáveis.
Já a coroa é recomendada quando houver apenas a perda parcial de um elemento dentário. Para a higienização, deve-se escovar o dente normalmente, tomando cuidado para que nenhum resto de comida fique acumulado na região da prótese.
Prótese parcial removível flex
A prótese dentária removível flex oferece um resultado estético mais harmonioso ao sorriso. Os grampos que fixam o aparelho são feitos na mesma cor dos dentes e da gengiva, em vez de serem feitos em metal, como a prótese parcial tradicional. Esse grampo “invisível” é a alternativa ideal para quem quer eliminar os danos ao sorriso provocados pelo metal.
Porém, a durabilidade desse tipo de aparelho é inferior ao tratamento utilizado o grampo metálico. Deve-se levar em conta que a troca de dentaduras precisa ser feita a cada quatro anos para suprir a perda óssea progressiva que, naturalmente, acontece. Por esse, lado a questão da durabilidade pode compensar.
Prótese Overdenture
Esse tipo de prótese é uma opção eficiente e simples capaz de substituir prótese removível e dentaduras. Alguns pontos que diferenciam a prótese Overdennture de outros modelos é que ela precisa de poucos implantes e não provoca dores e cortes na gengiva. Além disso, esse aparelho tem custo mais baixo, o que faz dele mais acessível.
A prótese Overdenture oferece estabilidade ao falar ou mastigar, alivia dores mastigatórias ou de cortes na gengiva, deixa a estética mais harmoniosa, tem pouca necessidade de enxertos e preço mais em conta. Além disso, é um aparelho simples e prático.
Como escolher a melhor opção?
Para escolher a melhor prótese dentária, o ideal é buscar a ajuda de um profissional de confiança para uma avaliação detalhada. Só assim, o dentista poderá analisar cada caso e recomentar o melhor tratamento para cada paciente. Além disso, procure conhecer os tipos de prótese, analise a cor e o orçamento disponível, para tomar a melhor decisão.
Portanto, a prótese dentária é uma das alternativas mais viáveis para quem perdeu um ou mais dentes. Esse tratamento devolve a autoestima e melhora a qualidade de vida do paciente. Procure um bom profissional e avalie qual modelo é o mais indicado para você.
Gostou deste post? Deixe seu comentário!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!