Diante de algum problema de saúde ou dúvidas sobre o assunto, é importante procurar um médico. Nesse momento, existem duas opções: pronto-atendimento ou consulta, sendo necessário saber quando procurar cada alternativa.
Como ambas incluem o suporte médico, é normal que as pessoas confundam os serviços. Porém, é necessário compreender as características de cada atendimento para saber qual será mais eficiente no seu caso.
Neste conteúdo, você vai entender a diferença entre os dois tipos de atendimento médico e quando escolher cada um. Acompanhe!
Pronto-atendimento
Também conhecida como pronto-socorro, essa opção é voltada aos casos mais urgentes, que precisam de providências imediatas, quando não há tempo hábil para marcar uma consulta médica com o especialista. Assim, ele não deve ser usado em substituição às consultas médicas regulares, mas como medida de emergência.
Quando ir ao pronto-atendimento?
Considerando o funcionamento do pronto-socorro, o ideal é o que o paciente opte por essa modalidade de atendimento diante de situações como:
- dores ou incômodos intensos;
- quadros agudos com sintomas recentes (algumas horas ou poucos dias);
- riscos de agravamento de doença diagnosticada;
- piora dos sintomas de problemas de saúde preexistentes;
- aparecimento de novos sintomas indicados por outros profissionais em atendimentos anteriores;
- vômito constante;
- febre alta que não cede ou acompanhada de alterações de pulsação ou respiração;
- diarreia intensa (mais de 5 evacuações em 12 horas), devido ao risco de desidratação;
- alterações na fala ou na coordenação motora;
- piora súbita de condição médica.
Uma dica para mensurar se a intensidade da dor é indicação para ir ao pronto-atendimento é medi-la com uma classificação de 0 a 10. A ausência de desconforto é representada pelo número 0, enquanto o 10 determina a pior sensação de dor que o paciente já sentiu em toda a sua vida.
Se a nota for acima de 7, é importante procurar atendimento médico imediato, então, essa é a opção ideal. Entre 4 e 7, fica a critério do paciente marcar uma consulta ou procurar o pronto-socorro — em alguns casos, a disponibilidade de agenda do médico pode influenciar na decisão. Nos demais casos, como não se trata de emergência, o ideal é marcar uma consulta para ter um atendimento mais aprofundado.
Em caso de problemas com crianças, como elas têm mais dificuldade para se expressar e identificar sintomas, é comum ficar em dúvida entre o pronto-atendimento e a consulta. A recomendação, nesse caso, é procurar o pediatra imediatamente. Após examiná-la, ele poderá solicitar exames complementares e indicar os melhores tratamentos, incluindo eventuais procedimentos de urgência.
Ainda, é importante ressaltar que em nenhum caso deve-se fazer a automedicação.
Quais as vantagens?
A principal vantagem é a possibilidade de receber o atendimento no mesmo dia: basta se dirigir ao local, onde você passará pela triagem para avaliar a gravidade do caso e, então, será encaminhado para o profissional responsável.
O tratamento é feito direcionado ao problema indicado pela pessoa, resolvendo um desconforto pontual. Além disso, em casos graves, o pronto-atendimento pode ser fundamental para evitar o agravamento da situação, que pode resultar em danos ao paciente ou no óbito.
Quais as desvantagens?
Como o pronto-atendimento é voltado para as situações mais urgentes, é comum que o local seja bastante movimentado. Os casos mais urgentes são atendidos primeiro, devido aos riscos que o paciente corre, então, os quadros considerados mais simples podem exigir um grande tempo de espera.
Outro ponto importante é que, muitas vezes, o tratamento dos sintomas feito no pronto-socorro, com a consequente melhora, faz com que o paciente desista de fazer as consultas que seriam necessárias para complementar o diagnóstico.
Tenha em mente que o objetivo do atendimento, nesses casos, é impedir a morte ou o agravamento de doenças até que o paciente tenha condições de marcar uma consulta. Portanto, mesmo que melhore, vale a pena ir ao médico para verificar se existe algum problema que exija tratamento.
Consulta médica
As consultas médicas são feitas mediante prévio agendamento ou, dependendo do caso, encaixes combinados na recepção. Essas consultas podem ser feitas de forma preventiva, como as consultas anuais ou semestrais para check-ups médicos, ou diante de alguma alteração no organismo que não demande urgência, por não causar dor ou maiores incômodos.
Quando ir à consulta médica?
As consultas são mais indicadas quando o paciente está com doenças ou sintomas que persistem há algum tempo, sem que tenham acontecido grandes alterações de forma repentina. Por exemplo:
- tosse persistente;
- dor crônica leve;
- mal-estar que não é contínuo, mas se manifesta em algumas situações;
- check-up preventivo;
- análise de exames;
- obtenção de receitas médicas para tratamentos de uso contínuo;
- acompanhamento de doenças já diagnosticadas.
A consulta médica também é fundamental após o atendimento em pronto-socorro, a fim de fazer uma avaliação completa do paciente e diagnosticar eventuais doenças.
Quais as vantagens?
Como o médico tem mais tempo disponível, já que o agendamento é feito de modo a reservar um certo período para cada atendimento, os exames costumam ser mais completos, com uma avaliação integral do paciente. É bastante comum que os médicos também peçam exames complementares ou indiquem tratamentos, marcando o retorno do indivíduo para acompanhar a evolução.
Quais as desvantagens?
A principal desvantagem é o tempo de espera para conseguir a consulta. Existem casos em que a agenda do especialista é movimentada, não sendo possível marcar o atendimento em uma data tão próxima. Porém, nesses casos, também existe a opção de tentar um encaixe — quando o paciente se dirige ao local e fica aguardando na recepção por uma brecha na agenda do médico. Assim, é possível solucionar o problema de forma bastante simples.
Caso, mesmo depois de avaliar esses critérios para decidir entre pronto-atendimento e consulta, você ainda esteja com dúvidas sobre qual a melhor opção, vale a pena procurar a emergência.
Lembre-se de que é melhor prevenir e pecar pelo excesso do que correr o risco de não receber suporte médico no tempo necessário para evitar complicações. Nos demais casos, procure uma clínica de confiança para cuidar da sua saúde corretamente.
Gostou do conteúdo? Se você está em busca de atendimento médico de qualidade, entenda agora mesmo como funciona o AmorSaúde, a clínica popular que mais cresce no país!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, entre em contato conosco!