Você já conhece o Maio Roxo? Essa é uma campanha dedicada às doenças inflamatórias intestinais (DIIs), com doença de Crohn e retocolite ulcerativa sendo as mais comuns. Ela foi criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e surgiu porque, no dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
A campanha, como tantas outras que ocorrem em outros meses, visa ao diagnóstico precoce. Faz isso, principalmente, ao alertar a população para que se conscientize sobre essas doenças, ou seja, para que se adquira conhecimento suficiente sobre elas, a fim de tratá-las adequadamente, evitando sua evolução.
Pensando em tudo isso, fizemos este artigo para que você possa entender melhor sobre o Maio Roxo e sobre as doenças intestinais inflamatórias. A seguir, vamos explicar melhor como a campanha funciona e como ajuda na conscientização das DIIs. Continue conosco!
O que são as doenças inflamatórias intestinais?
As doenças inflamatórias intestinais causam feridas e úlceras no intestino, que resultam na inflamação intensa no órgão. Elas não têm suas causas bem identificadas ainda, assim como não têm cura, mas existem medicações que possibilitam aos pacientes ter uma vida normal.
Os principais sintomas são dores abdominais, cólicas, diarreia — com sangue ou não —, perda de peso e de apetite, febre e anemia. Tudo isso provoca, inclusive, fadiga e fraqueza no paciente, prejudicando sua qualidade de vida e limitando-o com relação a suas funções, como no trabalho.
Como dissemos, as causas dessas doenças ainda não foram comprovadas, porém, sabe-se que elas são multifatoriais, o que significa que diversos fatores podem provocar a manifestação delas. De acordo com o gastroenterologista José Luiz Amuratti, existem os fatores:
- genéticos — não podem ser controlados, mas sua manifestação pode;
- ambientais — podem ser controlados;
- imunológicos — podem ser minimizados.
Desse modo, pelo fato de os aspectos que provocam as DIIs serem variados, não se tem uma forma de prevenção definida para elas.
Como a campanha Maio Roxo ajuda na conscientização?
Sabendo dos principais sintomas das DIIs, é imprescindível que a pessoa procure atendimento médico — o qual se pode agendar em uma clínica popular — ao notar a presença deles. Assim, é possível um diagnóstico adequado do problema e, consequentemente, o tratamento necessário para que a qualidade de vida do paciente não seja tão afetada.
O papel da campanha Maio Roxo é fazer com que a sociedade tenha o conhecimento preciso para identificar os sintomas e ter a suspeita que guiará a uma consulta médica para identificação e tratamento do problema o mais rápido possível. Isso porque, quanto antes ele for realizado, melhores são os resultados.
Neste texto, você aprendeu o que são as doenças inflamatórias intestinais e a relevância de se conscientizar sobre elas. Além de tudo, foi possível ver o quão importante é divulgar a campanha do Maio Roxo para as outras pessoas. Assim, você faz o seu papel e contribui para que seus amigos e conhecidos tenham um incentivo para dar atenção às DIIs e tratá-las, se necessário.
Achou nosso conteúdo útil? Siga-nos nas redes sociais para não perder os próximos! Estamos no Facebook, no Instagram.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!