paciente realizando fisioterapia ortopédica paciente realizando fisioterapia ortopédica

Fisioterapia ortopédica: conheça as 7 melhores técnicas!

9 minutos para ler

A fisioterapia ortopédica nada mais nada menos é do que uma especialidade da fisioterapia recomendada por fisioterapeutas para a melhoria de disfunções originadas nos músculos, ligamentos, tendões e ossos, por exemplo. 

A partir do momento em que esta linha de tratamento começa a ser realizada, os pacientes conseguem observar um rápido andamento do processo de recuperação. 

Confira aqui o que é fisioterapia ortopédica, formas de atuação, recursos utilizados e disfunções tratadas:

O que é fisioterapia ortopédica?

Como você já deve imaginar, a fisioterapia ortopédica é uma especialidade da fisioterapia que tem como objetivo amenizar ou tratar alterações nos ossos e nos músculos. Além disso, é possível que essa linha de tratamento trabalhe para evitar maiores complicações.

Pessoas diagnosticadas com bursite, entorse, luxação e lesão por esforços repetitivos podem tirar proveito das vantagens oferecidas pelas abordagens. Por meio da aplicação da especialidade, os pacientes obtêm uma ligeira reabilitação funcional. 

Para isso, o profissional responsável pelo tratamento deve avaliar de maneira criteriosa o objetivo e as necessidades de forma individual e detalhada. É importante ressaltar que o principal intuito é adquirir um maior bem-estar. 

Inclusive, é válido usufruir dos benefícios oferecidos pela fisioterapia ortopédica para estimular o bom funcionamento da circulação sanguínea e corrigir danos. Fora isso, aconselha-se a realização da linha de tratamento para fortalecer os músculos e os ossos. 

Como a fisioterapia atua nas enfermidades ortopédicas?

A fisioterapia ortopédica necessita de profissionais que atuem de maneira precisa, responsável e benéfica. Os fisioterapeutas devem trabalhar de modo a fazer com que os pacientes passem o menor tempo possível com as deformidades ativas. 

Portanto, contribuem para um rápido processo de cicatrização e consequentemente de recuperação. Ao recorrer a uma avaliação médica e aplicar os recursos no dia a dia, torna-se possível retomar aos compromissos rotineiros em um curto espaço de tempo. 

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, lembrando que o mais importante é não negligenciar o tratamento. Diante disso, inúmeros proveitos são obtidos, incluindo a melhora da postura corporal. 

Entre os principais benefícios que podem ser adquiridos por meio da fisioterapia ortopédica, destacam-se:

  • Tratamento minimamente invasivo;
  • Resultados rápidos e eficazes;
  • Redução dos riscos de quedas;
  • Prática retomada de movimentos perdidos;
  • Amenização da dor;
  • Aceleração do processo de cicatrização.

recursos utilizados na fisioterapia ortopédica

Quais são os recursos utilizados na fisioterapia ortopédica? 

Dentre a fisioterapia ortopédica, conseguimos encontrar diversas abordagens disponíveis para os mais diferentes quadros. Portanto, é aconselhado recorrer à assistência de um fisioterapeuta para avaliar qual técnica mais se encaixa no seu caso. 

É possível usufruir de mais de uma abordagem, a depender da decisão do profissional. Neste momento, confira quais são elas;

  • Pilates
  • Avaliação isocinética
  • Eletroterapia
  • Termoterapia
  • Fototerapia
  • Plataforma vibratória
  • Drenagem linfática

1. Pilates

Não há como falar sobre as abordagens utilizadas na fisioterapia ortopédica sem mencionar o pilates em primeiro lugar. Este recurso da fisioterapia ortopédica pode ser dividido em nível básico, intermediário e avançado, a depender da avaliação do fisioterapeuta. 

Geralmente, é indicado para promover um maior equilíbrio dos músculos, da mobilidade, da força e do alinhamento do corpo, de modo a trabalhar com atividades de baixo impacto. 

2. Avaliação isocinética

A avaliação isocinética nada mais é do que uma análise muscular computadorizada cuja finalidade é avaliar determinadas alterações nos músculos que provocam anormalidades precoces das articulações. Força, potência e resistência muscular podem ser quantificadas através deste mecanismo, visando fazer uma comparação entre o membro que está em bom estado e o membro afetado. 

3. Eletroterapia

A eletroterapia corresponde ao uso da eletricidade como linha de tratamento da dor, podendo também fortalecer os músculos. Com sua utilização, é possível diminuir inchaços e otimizar o processo de cicatrização em abordagens fisioterapêuticas. 

4. Termoterapia

Esta linha de tratamento faz parte da eletroterapia, sendo nada mais nada menos do que a diminuição ou aumento da temperatura de um tecido específico. A elevação é usada para otimizar a circulação de modo a relaxar os músculos. Já a redução atua no combate de inflamações, dores e inchaços. 

Vale ressaltar que estamos falando de um procedimento que não provoca riscos à saúde do paciente, sendo capaz de promover benefícios logo nas primeiras sessões. 

5. Fototerapia

Enquanto isso, a fototerapia é uma forma de fisioterapia ortopédica aplicada frequentemente. Este recurso usa o laser de baixa potência com objetivo de diminuir a dor e acelerar o processo de cicatrização, de maneira a combater as inflamações existentes. 

Banner agende sua consulta 60 reais

6. Plataforma vibratória

A plataforma vibratória consiste em um equipamento capaz de auxiliar na circulação sanguínea, fazendo com que o paciente tenha uma recuperação funcional mais rápida. Além do mais, seus benefícios são direcionados para o tônus muscular e a densidade óssea.

Outras vantagens também podem ser notadas, como é o caso do fortalecimento das articulações, alívio de dores e melhora da postura corporal. Com o uso desse aparelho, uma vibração mecânica é capaz de aprimorar o controle neuromotor. 

De modo geral, este tipo de fisioterapia ortopédica é indicado para pessoas diagnosticadas com dor muscular tardia, dores lombares e osteoporose. 

7. Drenagem linfática

Por último e não menos importante, a drenagem linfática é uma linha de fisioterapia ortopédica que atua diretamente no sistema linfático por meio de massagens com movimentos de pressão feitos de maneira minuciosa. Tais ações são capazes de direcionar a linfa aos gânglios para iniciar a filtragem, fazendo com que o acúmulo de líquido e toxinas da área tratada sejam reduzidos. 

fisioterapeuta atuando na fisioterapia ortopédica

LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre o profissional ortopedista!

Em que situações a fisioterapia ortopédica é indicada?

Existem diversas alterações que podem ser tratadas por meio da aplicação da fisioterapia ortopédica. Com a utilização desta linha de tratamento é possível visualizar melhorias aprimoradas, que são obtidas de uma forma bastante ligeiras.

Conheça as indicações da fisioterapia ortopédica:

  • Bursite
  • Osteoporose
  • Entorse
  • Luxações
  • Dor na região lombar
  • Tendinite
  • Estiramento muscular
  • Lesões por esforços repetitivos

1. Bursite 

A bursite consiste em uma inflamação das bursas que protegem as articulações. Esta condição é responsável por provocar desconfortos em regiões como braços, cotovelos, ombros ou joelhos, urgindo a necessidade de recorrer à assistência da fisioterapia ortopédica. Quando o fisioterapeuta é contatado, atua de maneira a amenizar os incômodos e prevenir maiores complicações. 

2. Osteoporose

A osteoporose é uma condição comumente associada ao processo de envelhecimento, sendo responsável por prejudicar a sustentação dos ossos, acarretando mais fragilidade. O uso da fisioterapia ortopédica é aplicado para evitar manifestações de maiores danos, visando recuperar a força das estruturas desgastadas. 

3. Entorse

Entorse corresponde aos danos que acometem os ligamentos de uma articulação, geralmente dos joelhos ou tornozelos. O quadro é capaz de provocar bastante incômodo, portanto, a fisioterapia ortopédica é aconselhada para reduzir as dores. Dessa forma, é possível fortalecer os músculos e prevenir o surgimento de novas alterações nocivas.  

4. Luxações

Enquanto isso, as luxações acontecem quando as articulações são deslocadas de suas posições de origem. Geralmente, a causa deste problema consiste no excesso de pressão sobre a articulação. 

Esta condição também exige a atuação da ortopedia e fisioterapia em conjunto para promover uma amenização da dor e uma maior cicatrização e sustentação, a fim de fazer com que o paciente consiga retomar as suas atividades cotidianas sem nenhum desconforto. 

5. Dor na região lombar

Também conhecida como lombalgia, a dor na região lombar faz com que os pacientes sintam uma enorme dificuldade em realizar as atividades do dia a dia. Grande parte das vezes, o incômodo aparece de forma constante. A condição pode ser proveniente dos músculos, nervos ou ossos. 

Em certas situações, não é necessário aderir a fisioterapia ortopédica para adquirir melhorias significativas. Contudo, pessoas com lombalgias crônicas ou constantes necessitam usufruir das abordagens para obter a redução do sintoma. 

6. Tendinite

Tendinite é o nome que se dá aos processos inflamatórios dos tendões, uma condição responsável por causar dores, edemas e problemas de mobilidade. À vista disso, é comum que a alteração aconteça nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. 

Neste caso, o paciente pode preencher uma ficha de avaliação fisioterapia ortopédica para usufruir dos benefícios fisioterapêuticos. Através deste cuidado há como retornar às atividades cotidianas. No entanto, é aconselhado evitar esforços excessivos. 

7. Estiramento muscular

O paciente com estiramento muscular precisa do auxílio da fisioterapia ortopédica para que volte a se sentir bem. Quando uma pessoa é diagnosticada com o quadro, passa a ter dificuldade para andar, edemas e sensibilidade na área afetada. Tanto que, apresenta uma maior limitação quando se trata de mobilidade. Por essa razão, é recomendado buscar a ajuda de um fisioterapeuta. 

8. Lesões por esforços repetitivos

Por fim, as lesões por esforços repetitivos possuem uma relação direta com o trabalho, como é o caso de redatores, músicos e atletas. Neste quadro, observa-se danos constantes nos sistemas muscular e esquelético e motor. Como o próprio nome já indica, a condição é causada por esforço excessivo. 

Por meio da fisioterapia ortopédica, há como fortalecer os músculos e proporcionar um alívio ligeiro das dores, bem como prevenir maiores complicações. 

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário