doenças de pele doenças de pele

Fique por dentro das principais doenças de pele que existem

6 minutos para ler

Você já sofreu com alguma das doenças de pele existentes? Ou conhece alguém que tem esse tipo de problema? Se sim, sabe que essa condição causa inúmeros desconfortos, desde dores até deformidades que podem afetar a autoestima de uma pessoa.

Por esse fato, é importante conhecer os diferentes tipos de doença de pele e os sintomas de cada um deles. Assim, será possível identificá-los caso algum se manifeste e, dessa forma, você saberá como agir para contornar a situação.

Em vista disso, preparamos este artigo com os principais problemas que acometem a pele. Se você gosta de se informar sobre assuntos relacionados à saúde para poder cuidar de você e dos seus entes queridos, continue a leitura!

Vitiligo

A primeira doença da nossa lista é o vitiligo. Essa é uma condição caracterizada pela descoloração da pele, que se evidencia por manchas brancas de tamanhos variados em certas áreas do corpo.

Esse fato ocorre por conta da perda da melanina, que é a proteína responsável pela coloração dos olhos, do cabelo e, principalmente, da pele. Por ser uma doença autoimune, o próprio sistema de defesa do organismo ataca os melanócitos — células que produzem o pigmento da pele.

O vitiligo atinge aproximadamente 2% da população mundial, normalmente, em pessoas negras. As causas da doença ainda não foram bem identificadas, porém, sabe-se que ela tem predisposição genética. Entre os tratamentos existentes para ela estão:

  • cremes corticoides, cujos efeitos colaterais devem ser observados atentamente;
  • tratamento à base de laser;
  • tratamento cirúrgico;
  • exposição solar controlada.

É necessário que um médico avalie o caso para indicar o procedimento mais adequado e os resultados variarão de pessoa para pessoa. Outro ponto importante de se ressaltar é que as áreas que já perderam completamente a pigmentação são mais difíceis de tratar, podendo até ser algo irreversível.

dermatite atópica

Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema, como também é chamada, é um dos tipos de doenças de pele que existem. Ela é uma inflamação crônica — de longa duração —, não é contagiosa e sua manifestação está relacionada, normalmente, a crises de asma e rinite. Para que fique mais fácil identificá-la, os principais sintomas são:

  • pele seca;
  • irritação;
  • coceira;
  • bolhas de água e crostas.

Outro fato é que essa inflamação aparece, principalmente, nas dobras dos joelhos e dos cotovelos. Porém, também há ocorrências no rosto, nos pulsos, nos tornozelos, nas mãos, nos pés e no pescoço. Em bebês, ela surge mais no rosto e no couro cabeludo, mas é possível que se dê nos braços, pernas, costas e peito.

O tratamento dessa condição foca o controle da inflamação, sendo feito com cremes hidratantes, medicamentos tópicos e anti-histamínicos. Se o caso for muito grave, podem ser usados, até mesmo, antibióticos.

Melasma

O melasma é uma doença de pele que afeta, sobretudo, as mulheres. Isso porque ela está muito frequentemente relacionada ao uso de anticoncepcionais ou às alterações hormonais da gravidez. Porém, também é vista em homens, já que a exposição aos raios solares e a predisposição genética estão entre as potenciais causas dessa condição.

Normalmente, essa doença aparece na região do rosto, sendo caracterizada por manchas escuras na pele, em tom castanho. Entretanto, ela também surge nos braços, no pescoço e no colo. Essas manchas na pele não são malignas, só que geram uma insatisfação no que diz respeito à estética.

Banner agende sua consulta 60 reais

Para isso, existe o tratamento, no qual são usados cremes clareadores. Há, também, certas medidas preventivas para evitar o aparecimento das manchas em questão. Confira:

  • garantir que os níveis hormonais fiquem equilibrados;
  • fazer uso de protetor solar;
  • utilizar acessórios de proteção contra o sol, como chapéu ou boné.

rosácea

Rosácea

A rosácea ou acne rosácea afeta, especialmente, as mulheres. Apesar disso, quando a condição acomete homens, o caso costuma ser bem mais grave. Ela surge, com maior frequência, em pessoas de 30 a 50 anos, de pele e cabelo claros e olhos azuis. Essa doença de pele não tem cura, mas é controlável.

A rosácea se caracteriza pela vermelhidão que se dá em várias áreas do rosto e pelas lesões que evoluem para inchaços, acnes e ressecamentos. Ela também pode causar secura dos olhos.

Existem medicamentos tópicos que reduzem vermelhidão causada pela rosácea, mas a doença pode ser tratada de outras formas. Nessa condição, ocorre uma dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, sendo assim, ao eliminar os fatores que geram esse acontecimento, é possível diminuir os efeitos da doença. Veja algumas das causas dela:

  • fatores psicológicos (como estresse e ansiedade);
  • ingestão de alimentos ou bebidas quentes;
  • uso de medicamentos corticosteroides;
  • consumo de bebida alcoólica;
  • exposição a temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas).

Urticária

Os sintomas da urticária são elevação da pele em até um centímetro, queimação, vermelhidão, inchaço, ardência e, acima de tudo, coceira. Ela pode ser aguda ou crônica, e seu tratamento é definido de acordo com essa definição.

Essa é uma doença que pode ir além de um problema de pele, por isso, é necessária uma atenção especial. Em alguns casos, a condição pode surgir com um angioedema, que é um inchaço que chega em camadas mais profundas da pele, ou seja, atinge os lábios e a língua. Em situações mais graves, ela afeta, até mesmo, a respiração, causando aperto no peito e na garganta, além de dor no estômago.

As lesões desaparecem rapidamente — em cerca de 24 horas —, porém, é possível que elas apareçam novamente em outras regiões do corpo. Essa situação pode durar algumas ou muitas semanas.

Neste texto, vimos como as doenças de pele podem ser incômodas e, inclusive, perigosas. Sendo assim, para evitar que elas apareçam em você e em seus familiares, adote e propague alguns cuidados com a pele.

Entre as boas práticas estão usar protetor solar, manter a pele sempre seca, limpa e hidratada, ingerir bastante líquido, não pegar sol após depilação, e ter cuidado com a exposição direta ao sol. Não deixe de seguir nossas dicas e consultar um dermatologista!

Gostou das informações deste conteúdo? Já entende melhor sobre as doenças de pele mencionadas? Então, aproveite o conhecimento adquirido e compartilhe este artigo em suas redes sociais para aconselhar mais pessoas!

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário