homem com câncer de mama masculino homem com câncer de mama masculino

Câncer de mama masculino existe? Confira 7 sintomas!

8 minutos para ler

O câncer de mama masculino é uma condição rara que costuma ser provocada por fatores genéticos. Normalmente, a doença é mais comum depois dos 60 anos de idade. Os pacientes que fazem uso de álcool ou fumo também estão inclusos no grupo de risco.

Quando a manifestação ocorre, é possível observar sintomas como presença de nódulos, inchaço, aumento do volume das mamas, retração do mamilo e pele enrugada. 

Confira mais aqui o que é câncer de mama masculino, o que causa, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento:

O que é câncer de mama masculino?

O câncer de mama masculino possui o mesmo significado que o feminino. Ele corresponde à disseminação irregular de células da mama que é capaz de gerar células anormais. Mas, se distingue quanto a incidência. 

No caso das mulheres, a manifestação desse tumor é muito maior. Por causa disso, muitas pessoas acabam achando que os homens nunca enfrentam essa doença, o que é um pensamento errôneo. Afinal, eles possuem glândulas mamárias e uma pequena quantidade de hormônios femininos.

Grande parte das vezes, o câncer de mama masculino acomete aqueles que têm mais de 60 anos de idade. Além do mais, acaba sendo mais comum em quem tem um grande histórico familiar de câncer de mama e de ovário. 

O que causa câncer de mama masculino?

De modo geral, a principal causa do câncer de mama masculino é a genética. Na maioria das vezes, o surgimento desse tumor acontece em razão da mutação do gene BRCA 2 E BRCA 1. Sendo assim, é comum que os profissionais de saúde solicitem uma avaliação oncogenética

Nas situações em que essas mutações não são achadas, é provável que o fator responsável tenha origem esporádica. Por causa dessa raridade, os homens tendem a apresentar ainda mais problemas. O motivo disso é que eles costumam realizar menos exames de rotina do que as mulheres. 

Existem, ainda, os fatores de risco para o câncer de mama masculino. Entre eles, destacam-se a obesidade e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou fumo. Evitar praticar esses hábitos nocivos é uma ótima forma de prevenção.  

paciente apoiando a prevenção do câncer de mama masculino

Câncer de mama masculino sintomas

Assim como citamos anteriormente, o câncer de mama masculino é uma condição muito rara. Por esse motivo, acaba sendo diagnosticado quando já está em estágios avançados. 

Em razão disso, é extremamente importante que os homens estejam atentos às alterações que aparecem no corpo. Caso haja alguma alteração nas mamas, é necessário procurar por um profissional de saúde imediatamente. 

É válido ressaltar que quanto mais cedo o câncer de mama masculino for diagnosticado, maiores serão as chances de cura. À vista disso, confira quais são os principais sinais:

  • Inchaço e aumento do volume das mamas;
  • Retração do mamilo;
  • Pele enrugada ou ondulada;
  • Nódulo na região da axila;
  • Saída de secreção do mamilo;
  • Dor unilateral na mama;
  • Vermelhidão ou descamação da pele.

1. Inchaço e aumento do volume das mamas 

Uma das primeiras coisas que um homem deve fazer para descobrir se está enfrentando um câncer de mama masculino é observar se há presença de inchaço e aumento do volume mamário. 

A razão para isso é que um dos principais sinais da existência dessa doença consiste na formação de um nódulo. Sendo assim, após o surgimento de algum caroço que antes não existia naquele local, existe um indício da manifestação da condição. 

A partir do momento em que esse sintoma é observado, surge a necessidade de procurar por um profissional de saúde a fim de obter um diagnóstico adequado e preciso. 

2. Retração do mamilo

Na maioria dos casos, a retração do mamilo é um sinal de que há algo de errado na região central da mama, a não ser que a alteração seja congênita – ou seja, que o homem já tenha nascido com esse “achatamento”. Nessas condições, não é necessário se preocupar com o câncer de mama masculino. Mas, quando esse afundamento acontece na vida adulta, é preciso buscar ajuda médica. 

3. Pele enrugada ou ondulada

No câncer de mama masculino, também é comum que os homens apresentem uma textura ondulada ou enrugada na região das mamas. É normal que esse sinal seja acompanhado de inchaço. 

Banner agende sua consulta 60 reais

Contudo, é preciso levar em conta que alguns pacientes já contêm um aumento da glândula mamária, o que não possui uma relação direta com o sintoma desse tumor. De qualquer forma, essa é uma condição que eleva as chances de incidência. 

4. Nódulo na região da axila 

O nódulo na região da axila acontece em razão do aumento dos gânglios linfáticos (linfonodos). A razão para isso é nada mais nada menos do que o processo inflamatório que ocorre na região, podendo ser um sinal de câncer de mama masculino.

5. Saída de secreção do mamilo 

Também é possível que haja uma saída de secreção do mamilo. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que essa secreção ocorre de forma espontânea, involuntária e unilateral. 

Dependendo das características do tumor, podem apresentar uma presença de sangramento, ser transparente ou conter uma textura aquosa. Geralmente, esse sinal é visto com frequência em pacientes que possuem câncer de mama masculino. 

6. Dor unilateral na mama  

Quando a dor do câncer de mama masculino acontece, significa que o tumor já evoluiu para quadros mais severos. Então, o paciente sente o incômodo durante os estágios finais, o que ressalta a importância de fazer o autoexame para avaliar se há presença de caroços ou edemas, além de procurar a ajuda de um especialista. 

7. Vermelhidão ou descamação da pele 

Nessa condição, o indivíduo afetado pelo câncer de mama masculino costuma ter uma vermelhidão na pele, especialmente se houver indícios de processos inflamatórios, como dor e sensação de calor. Além do mais, também é frequente observar a descamação da pele, que pode estar acompanhada de prurido. 

Como diagnosticar câncer de mama masculino?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como reconhecer o câncer de mama masculino. Tendo em vista que se trata de uma condição rara, não é muito comum observar profissionais indicando a realização da mamografia de rotina para os homens, assim como acontece com as mulheres. 

Esse procedimento costuma ser indicado somente quando os pacientes chegam no consultório médico com alguma queixa na região mamária. Portanto, é ainda mais necessário que os homens prestem atenção no seu corpo. Assim, ao observar quaisquer sinais que geram estranheza, aconselha-se conversar com um profissional de mastologia. 

A conversa com o mastologista é importante para distinguir esse tipo de câncer da ginecomastia, uma condição capaz de causar a elevação benigna da glândula mamária masculina. 

Para diagnosticar o câncer de mama masculino, é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Mamografia;
  • Ultrassom de mamas;
  • Ressonância magnética de mamas. 

Basicamente, entende-se que eles devem passar pelos mesmos mecanismos que o público feminino. Entretanto, a diferença é que para as mulheres esses exames são indicados como exames de rotina para rastreamento precoce. Feito isso, o câncer de mama masculino pode ser detectado através da biópsia do nódulo e da análise do patologista. 

homem idoso apoiando a prevenção do câncer de mama masculino

Como prevenir o câncer de mama masculino? 

Só há como prevenir o aparecimento do câncer de mama masculino através da mudança de hábitos e adoção de um estilo de vida mais saudável, o que é capaz de evitar a manifestação de diversas doenças.

Levando isso em consideração, é preciso que os homens sigam os seguintes passos:

  • Evitar consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Manter uma rotina de exercícios físicos;
  • Adotar uma dieta equilibrada e balanceada;
  • Manter o controle de peso. 

Como funciona o tratamento do câncer de mama masculino? 

O tratamento do câncer de mama masculino se distingue do feminino por causa da intervenção cirúrgica. Em suma, a mama masculina é menor e os nódulos aparecem atrás do mamilo. Por isso, não há como realizar processos cirúrgicos convencionais, que removem somente uma parte da região, como é feito para as mulheres. 

No geral, esse tipo de abordagem tem foco na mastectomia total, a qual é responsável por retirar toda a mama, incluindo a aréola e o mamilo. Enquanto isso, a cirurgia axilar que retira um ou mais gânglios da axila também deve ser manuseada. 

Posteriormente, é possível dar seguimento para os tratamentos frequentes ao público feminino, como é o caso da quimioterapia, radioterapia e bloqueio hormonal. Vale ressaltar que a escolha da melhor alternativa a ser seguida varia de acordo com as particularidades de cada câncer de mama masculino, como grau de acometimento, tamanho da lesão e estado geral de saúde do paciente. 

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário