Aedes aegypti, agente transmissor da ZIKA, dengue e chikungunya Aedes aegypti, agente transmissor da ZIKA, dengue e chikungunya

Zika: o que é e quais são os sintomas dessa arbovirose?

6 minutos para ler

A zika é uma arbovirose provocada pela contaminação da picada do aedes aegypti, podendo ser assintomática ou provocar vários sintomas, que podem variar dos mais simples até os mais complexos.

Na leitura do texto, você verá tudo sobre o caso! Faça a avaliação de Zika Vírus ao final do texto!

O que é Zika?

A Zika é uma arbovirose causada pelo vírus ZIKV, que é transmitida pela picada dos mosquitos Aedes Aegypti, sendo mais frequente as fêmeas.

O primeiro caso de Zika foi diagnosticado em macacos no ano de 1947, na floresta Zika de Kampala, Uganda. Já o primeiro caso em humanos ocorreu em 1953, na Nigéria, sendo o ponto de partida para a expansão do vírus para países da Ásia, África, América do Sul, Central e do Norte e Oceania.

Na minoria dos casos confirmados de Zika são assintomáticos, mas quando acomete a maioria sintomática, pode provocar sintomas semelhantes aos de chikungunya e dengue.

Essa doença pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, e seus grupos de risco são gestantes e pessoas com mais de 60 anos.

Sintomas da Zika

Estudos confirmam que mais de 50% dos pacientes infectados por Zika apresentam sintomas, e o período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias.

Quando a Zika se apresenta em forma sintomática seus sintomas podem variar de mais simples até complicações neurológicas e malformações congênitas. Os sintomas mais comuns da doença são:

  • Febre baixa (menor ou igual a 38,5 ºC) ou ausente;
  • Aparecimento de manchas vermelhas no corpo;
  • Conjuntivite ausente de pus;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira constante;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Inchaço nas articulações;
  • Linfonodos inchados.

Nos casos de sintomas agravantes já foram detectadas duas complicações neurológicas graves: a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença em que o sistema imunológico ataca os nervos periféricos, e a microcefalia, uma malformação congênita grave, em que as gestantes infectadas transmitem o vírus ao feto.

Além disso, esse tipo de transmissão é tão grave que pode resultar em aborto espontâneo e óbito fetal. No mais, atente-se, também, ao aparecimento de outras anomalias neurológicas em qualquer faixa etária, como a encefalites, mielites e neurite óptica, e etc.

BANNER-AMORSAÚDE

Transmissão do Zika vírus

A principal forma de transmissão do ZIKV é através da picada do mosquito Aedes aegypti, agente responsável pela transmissão de doenças como dengue e chikungunya no Brasil.

Porém, existem algumas outras formas de transmissão da doença, como da mãe infectada para feto durante a gravidez (transmissão vertical), transmissão interpessoal durante o contato sexual e transmissão por transfusão de sangue.

Aproximadamente 26% das gestantes infectadas transmitem a virose aos fetos, mas as pesquisas apontam que os riscos do feto desenvolver malformação congênita, como a microcefalia, é maior nas mães infectadas no primeiro trimestre da gravidez e menores no último trimestre.

Quanto aos índices da infecção viral estar presente no sêmen dos homens infectados e sintomáticos, há uma variação de 50% a 60% no primeiro mês de sintomas, e a maioria dos casos da transmissão nas relações sexuais foram identificados dentro de 20 dias após o parceiro infectado começar a ficar doente.

O primeiro caso em que a transmissão do ZIKV ocorreu através da transfusão sanguínea foi relatado no Brasil em 2016. Ademais, já foram detectadas a presença de Zika na saliva, urina e até mesmo no leite materno, porém não foram confirmados casos de transmissão da doença por esses meios.

Uma gestante utilizando repelente, prevenindo a sua saúde e a do bebê.

Estágios do Zika vírus

Existem basicamente três estágios principais:

  • Agudo

Esse estágio normalmente dura de 2 a 7 dias, e a pessoa infectada pode apresentar sintomas moderados como febre, erupção cutânea, dores articulares, conjuntivite, dor de cabeça e dor muscular.

  • Crônico ou Latente

Após o estágio agudo, pode ocorrer um período de latência em que não há mais sintomas evidentes, mas ainda há presença viral no organismo, o que pode durar semanas ou até mesmo meses.

  • Complicações

Mesmo que em menores casos, há um risco de desenvolvimento de complicações, como infecção durante a gravidez e desenvolvimento de problemas congênitos no feto como, por exemplo, a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.

Quanto tempo dura os sintomas do Zika vírus?

Geralmente a duração dos sintomas é de 2 a 7 dias e, em alguns casos, as dores nas articulações podem chegar até a 1 mês.

Qual exame detecta a presença de Zika?

O diagnóstico da arbovirose deverá ser feito por um médico, que poderá solicitar exames laboratoriais de sorologia e biologia molecular para uma detecção precisa (lembrando que esses exames podem ser realizados gratuitamente pelo SUS).

Para avaliar o acometimento neurológico nos recém-nascidos deverão ser realizados exames de imagem, como ultrassom, tomografias e ressonância magnética.

Caso seja confirmada a presença do Zika, o Ministério da Saúde deve ser notificado em até 24 horas. Quando há epidemia de várias arboviroses simultaneamente, caso que tem ocorrido em muitos municípios no Brasil, poderá ser necessária a realização de exames que possam detectar todos os tipos de vírus, com o objetivo de reduzir o número de casos falsos positivos.

Um exame de sangue com diagnóstico positivo para Zika.

Prevenção da arbovirose Zika

Para a prevenção da Zika medidas como a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, com o objetivo de reduzir a infestação de mosquitos, pode ser a melhor solução, mantendo os reservatórios e qualquer recipiente ou local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas e/ou tampas.

Além disso, proteja a sua pele com roupas mais cobertas, como calças e camisas de manga longa, uso de repelentes nas partes expostas do corpo e sobre a roupa, além de repelentes eletrônicos, quando possível.

Mosquiteiros e telas em portas, ar-condicionado (quando possível) e janelas também podem ajudar.

BANNER-AMORSAÚDE

Tratamento da arbovirose Zika

Como ainda não existem antivirais comprovados para a Zika, na presença da doença, indica-se que sejam realizados os seguintes cuidados:

  • Repouso durante o período de duração da febre;
  • Realize uma boa e adequada hidratação;
  • Administração paracetamol ou dipirona em casos de dor e/ou febre;
  • Jamais administre ácido acetilsalicílico;
  • Administração de anti-histamínicos, somente quando recomendados pelo médico.

Caso o paciente tenha a sensação de formigamento de membros ou alterações do nível de consciência, o ideal é procurar ajuda médica imediatamente.

[forminator_quiz id=”8367″]

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário