Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina. Artrose, hérnia de disco e tendinite, por exemplo, afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes, a solução para esses males depende de ações simples, já que eles apresentam boas respostas aos tratamentos.
Tendo isso em vista, vamos explicar quais são os principais problemas na coluna. Ainda, conheça as melhores alternativas de prevenção e saiba como escolher os tratamentos mais eficazes para reabilitar a saúde e ter mais qualidade de vida. Acompanhe!
O que causa problemas na coluna?
De modo geral, a dor na coluna é causada por uma multiplicidade de fatores, que envolvem aspectos físicos, mentais e emocionais. Mesmo que a dor nas costas seja comum, grande parte das doenças que afetam a coluna vertebral tem origem psicossomática.
Além disso, as doenças da coluna também podem se desenvolver como resultado de má postura. Outro problema são os maus posicionamentos do corpo durante o sono e o uso de travesseiros e colchões inadequados.
No entanto, existem outras condições relacionadas a doenças pré-existentes ou acidentes que podem causar problemas na coluna. Entre eles, os mais comuns são:
- lesões geradas por alguma fratura ou deslocamento do corpo vertebral;
- ruptura da raiz nervosa causada por esforço intenso ou por doenças concomitantes;
- processos inflamatórios;
- desgaste das vértebras ou das articulações de sustentação da coluna;
- discos vertebrais herniados por problemas relacionados à degeneração típica do envelhecimento;
- instabilidade da coluna vertebral resultante de processos infecciosos ou de problemas nas pernas ou pés;
- desequilíbrios nas articulações ou nos músculos decorrentes de diferenças de comprimento dos membros inferiores.
Quais são os principais problemas na coluna?
Listamos os problemas na coluna que mais afetam a população em geral. Veja quais são!
Hérnia de disco
Em vias gerais, a hérnia de disco é uma doença caracterizada pela pressão excessiva causada pelas vértebras sobre o disco intervertebral. Nesse quadro, esse atrito intenso provoca o abaulamento da estrutura e inflamação local.
As hérnias podem ser classificadas conforme a região em que se desenvolvem. Assim, elas podem ser cervicais, torácicas ou lombares, quando afetam o pescoço, as costas e a porção inferior da coluna, respectivamente.
Cervicalgia
A cervicalgia é mais conhecida como torcicolo, e afeta a região do pescoço. Essa doença causa um intenso desconforto nas vértebras cervicais, o que pode provocar dores agudas ou crônicas de longa intensidade.
Lombalgia
Sabe quando surge aquela desconfortável dor crônica nas costas, mais precisamente, na região lombar? Pois bem, ela é conhecida no meio médico como lombalgia. Se não adequadamente tratada, ela pode se agravar e evoluir para problemas de mobilidade.
Cifose
Esse problema de coluna também é chamado de hipercifose. Antigamente, as pessoas que apresentavam essa alteração na coluna eram chamadas de corcunda.
Isso porque essa doença provoca uma curvatura acentuada da coluna, mais precisamente, na porção superior das costas. Além dos inconvenientes estéticos, esse problema também provoca cansaço e dores intensas.
Hiperlordose
De modo bem semelhante à cifose, a hiperlordose é caracterizada por um desvio acentuado da coluna lombar. Em condições mais graves, esse quadro pode comprometer a mobilidade e causar dores bastante incômodas nessa região.
Escoliose
Também é um problema bastante conhecido e muito comum na população, principalmente, nas pessoas de idade mais avançada. Está relacionado à postura e pode comprometer a deambulação. De modo geral, existem variados graus de escoliose, mas todos provocam fortes dores na coluna.
Artrose da coluna
A artrose na coluna é uma das causas mais comuns de doenças reumáticas, que afetam, principalmente, pessoas idosas. A principal característica dessa doença é o desgaste dos ossos e da cartilagem que envolve a coluna vertebral. Esse problema causa o enfraquecimento dos tecidos e ligamentos que dão estrutura à coluna vertebral.
Quais são os sintomas mais comuns?
De modo geral, os sintomas mais evidentes de problemas de coluna são dor no peito e nas costas. No entanto, a intensidade desses desconfortos depende dos níveis de comprometimento das alterações sofridas pela coluna vertebral.
Além disso, esses males estão relacionados à postura ao se sentar, à rotina de trabalho, aos maus hábitos de sono e ao excesso de peso. Por isso, é necessário fazer uma avaliação médica periodicamente para evitar complicações.
Destacamos as principais condições que sinalizam problemas na coluna vertebral. Confira:
- dores de cabeça intensas, consistentes e frequentes;
- fadiga muscular e cansaço excessivo;
- dores na região torácica, lombar e no pescoço;
- dores persistentes nos ombros;
- dores frequentes em qualquer região das costas;
- dores na região lombar e que se estendem para as pernas;
- sensação de fraqueza nas pernas ao caminhar ou levantar;
- tremores ou formigamento nas mãos e nos braços;
- aumento de ansiedade, irritação e estresse;
- perda de sensibilidade em regiões do corpo.
Como evitar problemas na coluna?
Algumas das causas mais comuns dos problemas de colunas podem, sim, ser evitadas por meio de ações simples. Veja as mais importantes:
- cuide de sua postura e evite permanecer sentado por muito tempo de modo desconfortável;
- faça atividades físicas regularmente;
- cuide de sua alimentação para evitar o sobrepeso e forçar a coluna;
- faça alongamentos em intervalos regulares no trabalho ou durante viagens;
- visite regularmente um ortopedista e faça exames específicos para identificar alguma alteração.
Por que é importante procurar ajuda médica?
Caso surjam sintomas suspeitos de complicações na coluna vertebral, o ideal é buscar ajuda médica imediatamente. Assim como acontece com as outras doenças, os problemas da coluna também são mais fáceis de tratar quando descobertos precocemente.
Outro ponto importante é que algumas dessas doenças não apresentam sinais no início. Por isso, mesmo que o incômodo seja apenas estético, não espere a evolução do problema para avaliar o caso.
Por isso, o detalhe que pode fazer a diferença para a saúde de sua coluna é buscar ajuda de um médico logo que perceber algo estranho. Somente um profissional especializado poderá fazer o diagnóstico correto e propor o tratamento mais indicado.
Como você viu, tão importante quanto conhecer os problemas na coluna é saber identificar os sintomas e buscar ajuda profissional de um ortopedista. Igualmente relevante é adotar os métodos de prevenção para evitar a evolução desses males que podem comprometer a qualidade de vida.
Gostou deste artigo? Acompanhe mais novidades pelas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Muito bom, me ajudou muito nas minhas dúvidas, às vezes vou ao médico e acabo esquecendo de detalhes muito importantes, essa matéria foi imprescindível pra mim, muito obrigada!