paciente passando por crise de transtornos psicossomáticos paciente passando por crise de transtornos psicossomáticos

Confira 8 principais tipos de transtornos psicossomáticos!

9 minutos para ler

Os transtornos psicossomáticos possuem relação com os problemas emocionais, sendo responsáveis por provocar sintomas físicos que atrapalham a qualidade de vida e o bem-estar.

Confira mais aqui quais são os tipos, como é feito o diagnóstico e melhores tratamentos:

O que são transtornos psicossomáticos?

Os transtornos psicossomáticos se caracterizam por um grupo de doenças que são desencadeadas após um indivíduo passar por episódios recorrentes de desordem emocional. Assim como é de vasto conhecimento, a saúde mental está diretamente ligada com a saúde física e pode afetar as condições dos órgãos do corpo. 

Ou seja, isso significa que os incômodos podem atingir qualquer parte do corpo, com intensidades que variam de leves, moderadas e severas. Entre os principais, estão dores corporais, diarreia ou prisão de ventre, vermelhidão ou hematomas na pele, dificuldade para respirar e sensação de corpo estranho na garganta. 

Grande parte das vezes, os pacientes procuram profissionais de saúde para descobrir a verdadeira causa dos sintomas, mas muitas vezes se frustram pois o fator responsável não é detectado por meio de exames complementares de diagnóstico. 

Assim, os profissionais de saúde começam a suspeitar da existência de transtornos psicossomáticos. Porém, vale enfatizar que se trata de um diagnóstico complexo e difícil, o que exige uma avaliação profunda. 

Quais as principais causas das doenças psicossomáticas?

Assim como falamos anteriormente, os transtornos psicossomáticos são desencadeados pelos desequilíbrios emocionais, portanto, são bastante frequentes em pacientes que não conseguem lidar com seus pensamentos e sentimentos. 

Ou seja, a falta de inteligência emocional ou até mesmo controle pode impactar severamente a qualidade de vida no dia a dia, impactando até mesmo as condições físicas. Até porque, há uma sobrecarga nas funções orgânicas que fazem com que o corpo não consiga funcionar de maneira correta. 

Esses problemas emocionais podem ser desencadeados por diversos fatores, como por exemplo: traumas, perda de um ente querido, problemas de saúde, problemas no relacionamento, problemas com abuso ou violência e insatisfação. 

A partir do momento em que o indivíduo é afetado pelo excesso de estresse, passa a perder um pouco de sua capacidade de coordenação cerebral. Dessa forma, isso impede a liberação de substâncias fundamentais para que a fisiologia do organismo seja ajustada. Caso não receba a devida atenção, os sintomas tendem a evoluir e passam a impedir que a pessoa consiga realizar as atividades do dia a dia de forma tranquila. 

Existem diversos fatores que podem ter haver com a manifestação dessa condição, como é o caso da genética, pensamentos negativos, incapacidade de reagir bem a conflitos, doenças psicológicas não tratadas, isolamento social e guardar muito as coisas para si.

Quais são os sintomas psicossomáticos?

Os transtornos psicossomáticos apresentam sintomas similares a diversos outros fatores, o que dificulta a sua identificação. Mas, é possível suspeitar de sua existência quando os sinais não estão relacionados à existência de outras doenças. 

Lembrando que, os desconfortos podem ser leves, moderados ou severos. Além disso, é possível que eles surjam de forma isolada ou múltipla. 

De todo modo, existem sintomas que fazem parte dos transtornos psicossomáticos que são bastante característicos, como é o caso de:

  • Dores generalizadas;
  • Dificuldade para dormir;
  • Dor de cabeça;
  • Tremores;
  • Sensação de enjoo;
  • Sensação de queimação no estômago ou gastrite;
  • Surgimento de manchas roxas, amarelas ou vermelhas no corpo;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de interesse pelas atividades do dia a dia;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade para concentrar;
  • Desânimo;
  • Fraqueza.

A partir do momento em que o paciente é afetado por essa condição, deixa de assimilar corretamente os seus pensamentos e atitudes, que podem variar entre positivos e negativos. 

É por essa razão que as pessoas que sofrem com transtornos psicossomáticos não conseguem controlar suas emoções, o que as levam a ter comportamentos exacerbados. Assim, acabam se arrependendo e se questionam o motivo de suas ações. 

mulher com sintomas de transtornos psicossomáticos

Quais são os transtornos psicossomáticos?

Como você viu ao longo do artigo, os transtornos psicossomáticos são acarretados por problemas de saúde mental que refletem na saúde física. Neste momento, conheça um pouco mais sobre os principais: 

  • Herpes
  • Enxaquecas
  • Dor de garganta
  • Alergia
  • Insônia
  • Gastrite
  • Problemas urinários
  • Visão turva

1. Herpes

Embora a herpes tenha origem viral e seja transmitida através de contato direto e indireto com a pessoa afetada, é possível que ela faça parte dos transtornos psicossomáticos. O motivo disso é que o vírus permanece “escondido” por um longo período de tempo, até que o sistema imune seja afetado e ele se manifeste de novo. 

Como nós sabemos, os problemas emocionais são capazes de prejudicar severamente a imunidade, o que acaba facilitando uma nova crise de herpes. É muito comum que isso faça os episódios ocorrerem de forma frequente, principalmente na região dos lábios. 

2. Enxaquecas

A enxaqueca também faz parte dos transtornos psicossomáticos e são bastante comuns, aparecendo com bastante frequência. Na maior parte das vezes, essas dores são de difícil controle, principalmente porque o diagnóstico correto da condição não costuma ser rápido. Mesmo com a ajuda de medicamentos, as dores ainda continuam incomodando durante o dia e durante a noite. 

Esses incômodos acometem um ponto específico da cabeça, sendo acompanhados de outros sintomas como náuseas, vômito, estresse e dificuldade para se concentrar. Tudo isso prejudica bastante a realização dos compromissos, o que pode fazer com que o indivíduo tenha ainda mais preocupações. Afinal, assim toda a sua rotina é colocada em jogo.

3. Dor de garganta

A dor de garganta é um dos principais problemas presentes nos transtornos psicossomáticos, surgindo por causa de uma rigidez muscular. Por esse motivo, os pacientes costumam sentir uma sensação de sufocamento, como se houvesse um corpo estranho na garganta. 

4. Alergia

As alergias também podem estar associadas aos problemas emocionais, especialmente se acontecerem na pele. A alergia emocional pode estar relacionada com cansaço, estresse, ansiedade, irritabilidade e tristeza. 

Quando um indivíduo se expõe a essas situações, o corpo tem uma reação inflamatória que causa manchas vermelhas, coceira, descamação, sensação de ardência e até mesmo formação de lesões. 

5. Insônia

Assim como o próprio nome já sugere, a insônia é nada mais nada menos do que a dificuldade para dormir. Uma pessoa afetada por essa condição pode passar noites em claro, despertar no meio da noite ou demorar para adormecer. Grande parte das vezes, essa condição está associada aos transtornos psicossomáticos.  

6. Gastrite

A gastrite é o resultado de um processo inflamatório que acomete o estômago, que provoca sintomas como dor na região abdominal, sensação de queimação, azia, enjoo e perda de apetite. Além de ser causada por estilo de vida não saudável, ela também pode ser um dos transtornos psicossomáticos.

7. Problemas urinários

Os transtornos psicossomáticos também incluem os problemas urinários, já que um indivíduo que está passando por um forte desequilíbrio emocional pode causar muita dor ou dificuldade para urinar. Ou seja, mesmo que de forma inconsciente, o corpo passa a imitar as doenças urológicas.

8. Visão turva

Além disso, os transtornos psicossomáticos também são capazes de provocar alterações na visão, como é o caso da visão turva. Esse quadro consiste na redução de nitidez da visão, o que pode levar o paciente a enfrentar uma sensação de cansaço. 

paciente na terapia tentando obter um diagnóstico de transtornos psicossomáticos

Como diagnosticar doenças psicossomáticas?

Os transtornos psicossomáticos são difíceis de serem identificados, tendo em vista que os sintomas não estão relacionados a doenças. Por essa razão, é comum que os profissionais de saúde não consigam ter clareza sobre a verdadeira causa do transtorno. 

Mas, é importante que eles estejam atentos às relações que as queixas apresentam. Por exemplo, os incômodos podem estar relacionados ao estresse, o que indica que o fator responsável seja um desequilíbrio emocional. 

Caso o médico suspeite da existência de transtornos psicossomáticos, é comum que ele faça um encaminhamento para um psiquiatra ou psicólogo. Durante a consulta com o psiquiatra, o diagnóstico pode ser confirmado, partindo para a realização do tratamento mais adequado. 

Como é feito o tratamento dos transtornos psicossomáticos?

Assim que o psiquiatra obtém o diagnóstico dos transtornos psicossomáticos, o tratamento mais adequado para a condição é indicado. Geralmente, o tratamento é feito com base no uso de medicamentos para controlar os sintomas ou tratar problemas subjacentes, como é o caso de depressão e ansiedade. 

Há também a possibilidade de indicar um acompanhamento com psicólogos, visando aprender a lidar melhor com conflitos e emoções, de maneira a aprimorar o autoconhecimento. Em algumas ocasiões, as terapias integrativas podem ser benéficas, como aromaterapia, ioga, cromoterapia e fitoterapia.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário