Uma doença psicossomática é caracterizada pelo surgimento de sintomas físicos em razão de problemas emocionais, o que atrapalha severamente o bem-estar de um indivíduo.
Para entender melhor, confira aqui o que é uma condição psicossomática:
O que é doença psicossomática?
Não é surpresa para ninguém que o corpo também responde à instabilidade da saúde mental. Por exemplo, quando passamos por problemas emocionais de forma prolongada, a nossa saúde física também começa a ser afetada.
Afinal, o corpo e a mente estão diretamente conectados. Portanto, uma doença psicossomática é nada mais nada menos do que uma doença física desencadeada por algum tipo de sofrimento psicológico. Contudo, o sofrimento emocional pode não só causar uma condição psicossomática, como também pode piorar problemas que já existem.
O que causa doença psicossomática?
Existem diversos fatores associados ao surgimento de uma doença psicossomática, os quais devem ser avaliados por um profissional de saúde de maneira individualizada. Neste momento, confira quais são.
Acúmulo de problemas do dia a dia
Com o acúmulo dos problemas do dia a dia, seja em relação ao meio acadêmico, profissional ou pessoal, as pessoas acabam ficando extremamente sobrecarregadas. Em consequência, é gerado um sofrimento difícil de ser suportado, o que acaba acarretando algum tipo de doença psicossomática.
O surgimento dessa condição é ainda mais comum em indivíduos que enfrentam um forte desgaste psicológico no trabalho diariamente, visto que suas aflições começam a se manifestar de forma física.
Um exemplo de distúrbio psíquico capaz de causar condição psicossomática é a Síndrome de Burnout, tendo em vista que causa sintomas como cansaço excessivo, mudanças no apetite, insônia e dor de cabeça.
Problemas financeiros
Os problemas financeiros também podem ser responsáveis pelo surgimento de alguma doença psicossomática, levando em consideração que provoca sentimentos extremos de ansiedade e preocupação. Tal problema pode ser um acúmulo de dívidas, uma perda de uma grande quantia de dinheiro ou dificuldade para alcançar a meta financeira.
Traumas emocionais
Os traumas emocionais podem acontecer tanto na infância quanto na vida adulta. Eles provocam ainda mais malefícios quando atinge um indivíduo que já está fragilizado emocionalmente.
Entre os principais fatores responsáveis pelo trauma que leva a manifestação da doença psicossomática, destacam-se: falta de zelo paterno, perda de um ente querido, rupturas de laços e abuso físico, sexual ou emocional.
Histórico de distúrbios psíquicos
O histórico de distúrbios psíquicos faz com que uma pessoa fique ainda mais vulnerável ao surgimento de uma doença psicossomática, levando em consideração que dificulta o controle dos sentimentos.
Isso faz com que o indivíduo se sinta desgastado emocionalmente, o que em consequência gera sintomas físicos com uma maior facilidade. Entre os transtornos responsáveis por essa condição, podemos citar o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno de depressão maior e o transtorno de personalidade antissocial.
Como são os sintomas psicossomáticos?
Assim como você viu anteriormente, os sintomas de uma doença psicossomática podem aparecer depois de uma situação em que o indivíduo passa por uma grande sobrecarga emocional.
Os principais sinais dessa condição são:
- Ansiedade;
- Dor crônica;
- Coceira;
- Surgimento de erupções cutâneas;
- Fadiga excessiva;
- Sensação de fraqueza;
- Sensação de enjoo e vômito;
- Dor de cabeça;
- Problemas urinários;
- Perda da libido;
- Mudanças no ciclo menstrual;
- Dificuldade para engravidar;
- Diarreia ou constipação;
- Dificuldade para respirar;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Dificuldade para dormir;
- Dor no peito;
- Dor muscular;
- Elevação da pressão arterial;
- Mudanças na visão;
- Sensação de formigamento;
- Queda capilar.
Quais são as doenças psicossomáticas mais comuns?
Como você pôde perceber ao longo do artigo, não existe só um tipo de doença psicossomática. Até porque, os sintomas psicossomáticos podem se manifestar de diferentes maneiras.
1. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico que atinge o trato digestivo e atrapalha severamente a qualidade de vida de um paciente. Essa condição é caracterizada principalmente pela mudança na frequência ou consistência nas fezes, podendo desencadear tanto sinais de diarreia quanto sinais de constipação.
Em consequência, a pessoa afetada pelo distúrbio começa a sentir fortes incômodos no abdômen, que podem piorar ainda mais com situações de estresse. Em alguns casos, pode se tratar de uma doença psicossomática.
2. Enxaqueca
A enxaqueca é uma manifestação psicossomática que acontece com ainda mais frequência, sendo comum em pessoas que passam constantemente por situações de estresse. Grande parte das vezes, ela é acompanhada de sensação de enjoo, vômitos e fotofobia, urgindo a necessidade de ser tratada por provocar um extremo desconforto.
3. Dermatite atópica
A dermatite atópica consiste em uma doença crônica que afeta a saúde cutânea e passa a desencadear sintomas de coceira, descamação e manchas vermelhas na pele. Normalmente, ela possui uma maior incidência em pessoas que possuem histórico médico ou familiar de alergias, mas também tende a agravar em razão de problemas emocionais, tornando-se uma condição psicossomática.
4. Infertilidade
A infertilidade corresponde a um problema caracterizado pela dificuldade para engravidar depois de diversas tentativas durante um ano ou mais. Ela é diagnosticada quando o paciente tem a vida sexual ativa e não faz uso de métodos anticoncepcionais.
É importante deixar claro que essa condição pode acometer tanto homens quanto mulheres, podendo atingir também ambos os casos. Nessa ocasião, os dois não obtêm sucesso nas tentativas. É possível que a dificuldade para engravidar tenha uma relação psicossomática, já que pode surgir em razão de problemas emocionais.
5. Disfunção erétil
A disfunção erétil é uma condição que pode ser chamada de impotência sexual e se caracteriza pela dificuldade em manter uma relação sexual. Grande parte das vezes, esse acontecimento surge em razão de alguma condição psicossomática que pode estar causando um desequilíbrio emocional no indivíduo afetado.
6. Gastrite
Por fim, a gastrite é uma inflamação psicossomática que pode ser decorrente de desequilíbrios emocionais, o que acaba agravando ainda mais o processo inflamatório que acontece no revestimento interno do estômago.
Como diagnosticar uma doença psicossomática?
Uma doença psicossomática deve ser diagnosticada por um profissional de psiquiatria que irá avaliar minuciosamente todos os fatores emocionais e físicos apresentados pelo paciente. Além disso, ele também verifica o histórico médico e familiar, visando identificar se a pessoa é mais vulnerável ou não.
Dependendo da situação, esse profissional de saúde também pode enxergar a necessidade de solicitar exames complementares de diagnóstico a fim de excluir outros problemas de saúde.
Além do mais, também pode surgir a necessidade de avaliar o paciente com bastante precisão para descobrir quais fatores desencadearam a manifestação da condição psicossomática.
Como funciona o tratamento para doença psicossomática?
O profissional de psiquiatria é o médico mais capacitado a avaliar, identificar, tratar e acompanhar uma doença psicossomática, visto que tem a capacidade de cuidar da saúde mental.
Assim como acontece com qualquer condição psíquica, o tratamento é feito por meio da administração de remédios, visando controlar os sintomas que acometem a qualidade de vida do paciente.
Os fármacos podem ser antidepressivos ou ansiolíticos. Lembrando que, cada paciente deve ser feito de forma individualizada, já que podem apresentar sintomas e fatores responsáveis diferentes.
Esse tratamento medicamentoso acontece de forma combinada com a realização da terapia com um psicólogo, o que ajuda o indivíduo a entender e ter controle sobre as suas próprias emoções, adquirindo um maior bem-estar.
Sem contar que, a adoção de um estilo de vida mais saudável é indispensável, podendo ser iniciado com a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Dessa maneira, os pacientes ficam menos suscetíveis ao surgimento de doença psicossomática.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Muito bom o conteúdo.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso Blog, Antonio! 😊💙❤️