doença de inverno doença de inverno

Doença de inverno: quais são as mais comuns e como se prevenir?

6 minutos para ler

Ainda teremos algum tempo de inverno pela frente e, durante essa época do ano, ficamos suscetíveis a diferentes doenças que, na maioria dos casos, podem ser evitadas por meio de cuidados básicos.

No entanto, nem sempre é possível impedir que esses problemas nos atinjam. Nesse caso, o que resta a fazer é marcar uma consulta com um médico capacitado em busca do diagnóstico e do tratamento ideal.

Que tal saber mais sobre o assunto e se preparar para o período mais frio do ano? Para isso, citaremos as principais enfermidades que acometem a população, quais são as suas principais causas, sintomas, tratamentos e como preveni-las. Acompanhe!

Resfriado

Baixa umidade do ar, frio e maior concentração de poluentes contribuem para o surgimento das doenças do inverno. Uma das mais comuns é o resfriado, que é causado por um vírus e gera infecções na garganta e no nariz. Em geral, os principais sintomas são:

  • tosse;
  • espirro;
  • dor de garganta;
  • secreção nasal;
  • dor de cabeça;
  • febre baixa.

O resfriado costuma se instalar e durar apenas por uma semana, não trazendo grandes prejuízos à saúde. Para evitá-lo, é importante lavar as mãos com frequência, alimentar-se bem, praticar atividades físicas e higienizar as superfícies com as quais entramos em contato com frequência.

Já para tratar esse problema, o médico costuma receitar antitérmicos e analgésicos com o intuito de aliviar a dor do paciente. Dessa forma, o resfriado pode ser eliminado em pouco tempo, mas é necessário ir rapidamente a um consultório para que a medicação seja indicada e a enfermidade não se prolongue.

doenças de inverno

Gripe

Diferente do resfriado, a gripe é uma infecção mais severa provocada pelo vírus Influenza. Essa doença causa sintomas como febre (a partir de 37,8º), secreção nasal, dores nos músculos e nas articulações, coriza e dor de garganta.

A transmissão desse vírus pode ocorrer pelo ar — por meio da fala, espirros e tosses — ou pela mão e contato com objetos contaminados. Dessa forma, assim como no caso anterior, é recomendado sempre higienizar as mãos e as superfícies de contato para evitar essa doença.

Vale lembrar que, além de realizar os cuidados básicos de higiene, é possível evitar a gripe com a vacina oferecida anualmente pelos postos de saúde. Portanto, procure saber se a vacina está disponível nos postos próximos e previna-se.

Ainda que a gripe não tenha um tratamento específico, geralmente, o médico indica alguns cuidados, como:

  • repouso;
  • analgésicos para aliviar a dor;
  • descongestionante;
  • hidratação;
  • lavagem nasal.

Pneumonia

Quando as vias respiratórias sofrem infecção ou inflamação causada por bactérias, vírus ou, em poucos casos, fungos, chegando a atingir o pulmão, há um quadro de pneumonia. É importante destacar que essa doença pode, inclusive, ser originada a partir de uma gripe ou crise de bronquite que não foi devidamente tratada.

Para saber se o paciente está com pneumonia, o médico verifica se ele apresenta alguns dos principais sintomas, como tosse com catarro verde ou amarelo, calafrios, febre de 38º e, em casos mais graves, falta de ar, respiração ofegante e dificuldade para respirar.

Após o diagnóstico, é possível iniciar o tratamento, que, geralmente, é composto de antibióticos e analgésicos. No estágio mais avançado da doença, entretanto, pode ser necessária a internação para que o paciente receba os cuidados apropriados.

Ainda que seja possível tratar a doença, é melhor evitá-la, principalmente com a vacina da gripe. Além disso, é importante ficar longe de pessoas que tenham pneumonia e fugir das fumaças de cigarro.

Bronquite

A bronquite é caracterizada pela inflamação dos brônquios, impedindo que o ar chegue aos pulmões. No caso da bronquite aguda, a causa pode ser vírus ou bactérias. Já no caso da doença crônica, o motivo não é, necessariamente, infeccioso, já que pode ter relação com alergias ou contato com cigarros ou fumantes.

Existem sintomas que indicam a instalação de uma bronquite, como a tosse com chiado, tosse com catarro, cansaço, mal-estar, febre e dor no peito. Para tratar essa doença são utilizados vaporizadores, descongestionantes nasais, analgésicos e consumo frequente de água.

No caso crônico, as crises de bronquite costumam ser recorrentes. Já no caso da bronquite aguda, é possível evitar os vírus e bactérias com cuidados básicos de higiene, alimentação balanceada, prática de atividades físicas e horário de sono regular.

doenças respiratorias no inverno

Sinusite

Você já ouviu falar sobre os seios nasais? Eles são cavidades do crânio ao redor do nariz e, quando essa região inflama, aparece a sinusite. Geralmente, essa doença é causada por infecções virais e bacterianas, além de alergias. Dentre os sintomas mais comuns da doença, estão:

  • dor na região da face;
  • secreção nasal;
  • dor de cabeça;
  • nariz entupido;
  • dor nos olhos;
  • pálpebra inchada.

Como existem diferentes tipos de sinusite, o tratamento varia de acordo com cada diagnóstico. Ainda assim, o médico costuma orientar o uso de anti-inflamatórios, descongestionantes, lavagem nasal, anti-histamínicos, corticoides e, no caso da infecção bacteriana, antibióticos.

Para evitar a sinusite, é recomendado evitar o cigarro e outros poluentes, utilizar um umidificador em caso de crises frequentes e consumir frutas e vegetais antioxidantes.

Asma

A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas e pulmões, ocasionando tosse, falta de ar e chiado no peito. As crises podem surgir tanto por predisposição das pessoas que têm doenças inflamatórias no pulmão quanto por fatores alérgicos, como a poeira e o frio. Por isso, ela é considerada uma das doenças mais comuns no inverno.

Para evitar e tratar a asma, é importante eliminar a poeira doméstica regularmente. Além disso, para o tratamento, quem sofre com o problema deve consultar um pneumonologista, que pode indicar o uso de broncodilatadores e corticoides.

É importante reforçar que a maioria das doenças do inverno podem ser evitadas se forem mantidos os seguintes hábitos: beber dois litros de água por dia, higienizar as mãos, manter os ambientes limpos, praticar atividades físicas e adotar uma alimentação saudável e balanceada.

E, falando nisso, que tal ler as dicas que preparamos para ajudar você a se alimentar bem no inverno? Assim, é possível aprender a comer da forma adequada e se manter saudável durante essa época do ano!

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário